Migrar do Clipper Para...
Moderador: Moderadores
Migrar do Clipper Para...
...Harbour ou xHarbour com Hwgui ou Minigui?
Bom dia!
Desde já agradeço àqueles que puderem discorrer.
Abraços!
Bruno
Bom dia!
Desde já agradeço àqueles que puderem discorrer.
Abraços!
Bruno
Editado pela última vez por Maligno em 31 Dez 2010 08:49, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção xHarbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
Razão: O presente tópico foi movido da seção xHarbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Migrar do Clipper Para...
Buneas,
Qual as duvidas ?
Eu aqui uso xHarbour + Hwgui, se eu poder lhe ajudar em algo é só postar as duvidas.
Qual as duvidas ?
Eu aqui uso xHarbour + Hwgui, se eu poder lhe ajudar em algo é só postar as duvidas.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Deixem eu aproveitar o gancho:
Leo:
imagino que antes de optares pela HwGui tenhas testado outras GUI's, talvez até a MiniGUI. Por que optou pela HwGui? Quais são as vantagens/diferenças, roda em Linux/Unix?
Grato
Deixem eu aproveitar o gancho:
Leo:
imagino que antes de optares pela HwGui tenhas testado outras GUI's, talvez até a MiniGUI. Por que optou pela HwGui? Quais são as vantagens/diferenças, roda em Linux/Unix?
Grato
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Olá!
Leonardo Machado, não há dúvidas (ainda!).
Uso o Clipper 5.2e e estou para migrar.
Já decidi: será Harbour ou xHarbour e HwGui ou MiniGui.
Então estou pedindo a opinião dos veteranos antes de migrar.
A propósito, é possível criar sistemas gráficos com as libs nativas do Harbour ou xHarbour?
Aí eu descartaria a HwGui ou MiniGui.
Obrigado!
Bruno
Leonardo Machado, não há dúvidas (ainda!).
Uso o Clipper 5.2e e estou para migrar.
Já decidi: será Harbour ou xHarbour e HwGui ou MiniGui.
Então estou pedindo a opinião dos veteranos antes de migrar.
A propósito, é possível criar sistemas gráficos com as libs nativas do Harbour ou xHarbour?
Aí eu descartaria a HwGui ou MiniGui.
Obrigado!
Bruno
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Alexandre,alxsts escreveu: imagino que antes de optares pela HwGui tenhas testado outras GUI's, talvez até a MiniGUI. Por que optou pela HwGui? Quais são as vantagens/diferenças, roda em Linux/Unix?
Vou tentar em poucas palavras lhe dizer por onde já passei, na época eu comecei com Fivewin, mas tive alguns problemas com a versão do xHarbour para Fivewin e para atualizar o xHarbour eu tinha que comprar uma nova atualização da Fivewin, ai resolvi tentar com Minigui( By,Roberto Lopez ) e até fiz um sisteminha que tenho até hoje, sistema pequeno, mas meu problema com a Minigui era que eu não conseguia usar em conjunto com outras GT, como por exemplo a GTWVT ou GTWVW por que eu tinha que ir migrando aos poucos o sistema, outro problema era que na época meu sistema tinha que ser compatível com Linux e na Minigui eu não conseguiria esse resultado por que a mesma não era compatível com Linux( hoje a Minigui By Roberto Lopez está sendo migrada para QT e ficara compatível para Windows e Linux, mas não sei em que pé anda essa migração ), Bom ai conheci a Hwgui e por ser muito compatível com comandos Clipper( @ GET @ SAY e etc...) foi mais fácil, e além de poder ir migrando aos poucos e poder usar no linux( 90% compatível, algumas das ultimas implementações do Luiz Basso ainda não está compatível na versão Linux ), além de eu poder evoluir as versão de xHarbour ou Harbour e poder compilar com os principais compiladores C disponível no mercado, além da IDE( não é perfeita, mas se tratando de open source está atendendo bem, se pegar o jeito da IDE você consegue adiantar muito serviço, eu particularmente estou muito satisfeito.
Umas das ultimas implementações da Hwgui que está compatível com UTF8, podendo assim compilar a mesma com Windows CE( ainda vou testar ).
O bom mesmo é testar bem cada uma delas e ver o que melhor lhe atende, temos LIB muito boas por ai, e nenhuma é perfeita, então temos que escolher conforme nossas particularidades.
Leonardo Machado
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Bruno,
No Harbour tem a LIB QT, ela faz parte da Contrib, eu particularmente não vejo como Nativa, mas sim como uma contribuição, assim como é a Hwgui porem não está dentro do projeto Harbour, mas o Pai da Hwgui, usa e é um dos desenvolvedor/Administrador do Projeto Harbour. Já no xHarbour e Harbour para Windows tem como você usar a WinApi que são chamadas direta das API do Windows, que é o que a Hwgui e Minigui faz, porem deixa isso em modo mais pratico de se usar e particularmente falando a Hwgui deixa mais compativel com os comandos do Clipper.
No Harbour tem a LIB QT, ela faz parte da Contrib, eu particularmente não vejo como Nativa, mas sim como uma contribuição, assim como é a Hwgui porem não está dentro do projeto Harbour, mas o Pai da Hwgui, usa e é um dos desenvolvedor/Administrador do Projeto Harbour. Já no xHarbour e Harbour para Windows tem como você usar a WinApi que são chamadas direta das API do Windows, que é o que a Hwgui e Minigui faz, porem deixa isso em modo mais pratico de se usar e particularmente falando a Hwgui deixa mais compativel com os comandos do Clipper.
Leonardo Machado
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Obrigado pelos esclarecimentos Leonardo.
Achei um link para um pacote que você criou, contendo a IDE, a HwGUI e um gerador de relatórios.
Baixei e vou dar uma estudada.
Obrigado!
Obrigado pelos esclarecimentos Leonardo.
Achei um link para um pacote que você criou, contendo a IDE, a HwGUI e um gerador de relatórios.
Obrigado!
[]´s
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Esse pacote está um pouco desatualizado, mas ainda está valendo...assim que sobrar um tempo vou atualizar ele.
Leonardo Machado
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Só um conselho, independente da LIB grafica, use o Harbour.
A Minigui tem mais usuários.
A Hwgui é super simples seu aprendizado.
A Minigui portada para QT ampliou seus horizontes muito, e já tem muitas pessoas usando, inclusive no Linux.
A Minigui 4.0 não roda no xHarbour o xHarbour não tem UTF8, não roda no WinCE, etc... está ficando cada véz mais complicado manter a compatibilidade da Hwgui com o xHarbour, pois este parou no tempo.
Como só uso windows continuarei usando a Hwgui, pois atende minhas necessidades muito bem.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
A Minigui tem mais usuários.
A Hwgui é super simples seu aprendizado.
A Minigui portada para QT ampliou seus horizontes muito, e já tem muitas pessoas usando, inclusive no Linux.
A Minigui 4.0 não roda no xHarbour o xHarbour não tem UTF8, não roda no WinCE, etc... está ficando cada véz mais complicado manter a compatibilidade da Hwgui com o xHarbour, pois este parou no tempo.
Como só uso windows continuarei usando a Hwgui, pois atende minhas necessidades muito bem.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Obrigado Itamar pelas informações adicionais.
Obrigado Itamar pelas informações adicionais.
Mas a HwGui roda em Linux/Unix?Itamar M. Lins Jr. escreveu:Como só uso windows continuarei usando a Hwgui, pois atende minhas necessidades muito bem.
[]´s
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Roda, mas não aconselho usar a Hwgui no Linux.Mas a HwGui roda em Linux/Unix?
Se você encontrar alguma dificuldade no windows, imagine no linux. Já tem um bom tempo sem "commits" no CVS da Hwgui pelo Alexander para o Linux->GTK, só ele mexe nisso e não está completa, se não fosse o Luis Basso, estaria já estudando a HBQT essa sim tem horizontes, pois n desenvolvedores estão trabalhando nela, vide a HBIDE/Minigui feita com HBQT.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Só repassando o poste do Roberto Lopez.
Atenção para a data do post: 11 de Agosto de 2010 6:38 pm
Itamar M. Lins Jr.
Atenção para a data do post: 11 de Agosto de 2010 6:38 pm
Saudações,Está muito claro para mim que o Windows é o passado.
Dispositivos que não tem o Windows instalado estão se tornando cada vez mais populares e as pessoas não se preocupam muito com isso. (No caso se é Windows/Linux/WinCE, o pessoal quer é usar).
QT-framework (acessível a nós através HBQT) oferece compatibilidade com as seguintes plataformas:
- Embedded Linux
- Mac OSX
- Windows
- Linux/X11
- CE / Windows Mobile
- Symbian
- Maemo
É óbvio que é hora de mudar, assim decidi o seguinte:
1. Vou parar qualquer novo desenvolvimento baseado no Windows API (HMG 3.0 será a última).
2. O próximo grande lançamento HMG (HMG 4.0) será baseada HMG ojects HBQT por isso vai ser:
a. Full OOP padrão.
b. Completamente compatível com HMG estilo semi-POO.
c. Multi-plataforma
3. Eu ainda vou trabalhar na HMG 3.0 para fazer a manutenção (correção de bugs só).
4. Após o desenvolvimento de base na versão 4 HMG ser completada, eu vou criar uma equipe (Se houver voluntários) para terminar o trabalho.
IMHO, o trabalho da equipe será bem-sucedida desde:
a. HMG janelas e eventos propriedades e métodos de controles (objectivos do nosso projecto) sejam totalmente documentadas.
b. Classes QT serão totalmente documentadas.
c. QT é extremamente de alto nível em relação ao Windows API.
d. Classes QT tem. prg invólucros nível (HBQT) assim, nenhuma programação C é necessária.
e. QT fornece funcionalidades avançadas (ie: Pictures de inclusão para a caixa de texto já incorporadas).
f. Então, é apenas uma questão de encaixe dos componentes adequados nos lugares certos:)
5. Se formos bem sucedidos, a HMG 4 será seu projeto.
6. Desde que eu tenho muito a aprender ea investigação ainda (adicionado ao ocupações meus outros), como já anunciado, eu vou reduzir a minha participação no fórum por algum tempo (não se preocupe:)).
7. Felizmente, para a HMG aniversário de 10 anos, eu vou ser outro usuário / contribuinte:)
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Olá!
Huuuummmmm...
Muito bom! Muito bom!
Estou avaliando cada palavra, cada proposta, cada comentário...
A propósito, sobre esta citação do Alexandre:
Também tenho interesse em baixar e avaliar.
Obrigado!
Bruno
Huuuummmmm...
Muito bom! Muito bom!
Estou avaliando cada palavra, cada proposta, cada comentário...
A propósito, sobre esta citação do Alexandre:
Alexandre ou Leonardo, poderia postar aqui este link?Obrigado pelos esclarecimentos Leonardo.
Também tenho interesse em baixar e avaliar.
Obrigado!
Bruno
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Bruno,
Está no link abaixo, como eu falei, está um pouco desatualizado mas ainda testá valendo ! e da pra usar com tranqüilidade.
Instalador:
http://www.4shared.com/file/rUleMdD4/hw ... rbour.html
Todos:
http://www.4shared.com/dir/9103314/4c5c ... aring.html
Está no link abaixo, como eu falei, está um pouco desatualizado mas ainda testá valendo ! e da pra usar com tranqüilidade.
Instalador:
http://www.4shared.com/file/rUleMdD4/hw ... rbour.html
Todos:
http://www.4shared.com/dir/9103314/4c5c ... aring.html
Leonardo Machado