Começar e recomeçar e tentar até conseguir

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Mensagens: 907
Registrado em: 07 Jul 2004 13:54
Localização: Ilha Solteira-sp

Começar e recomeçar e tentar até conseguir

Mensagem por Mário Isa »

Amigos,
Agora estou realmente intencionado em começar a migrar para five.

O q realmente quero perguntar é:

a) Em DOS eu posso imprimir em qq impressora matricial direto para uma porta lpt1. se for uma impressora da rede basta net use lpt2: \\computador\impressora /YES > nul e pronto, envio a impressão e pronto. se for uma impressora não dos eu posso utilizar o prwin ou o pagescript e assim conseguir imprimir em todas e ainda.... através desse recurso imprimir .bmp e etc.

segundo o pouco que sei, em five eu tenho uma facilidade e ferramentas para formatar relatórios em modo gráfico mas se for imprimir em modo texto...... tenho q separar uns comandos a parte só para imprimir no velho modo de 240 cps nas matriciais.

e assim posso concluir: é mais fácil partir do baixo nível (em impressão) para o alto do que do alto para o baixo.

b) em DOS eu posso me conectar facilimamente com as impressoras fiscais em windows necessitarei das .dll fornecidas. até aí tudo ok.

c) em DOS - na rede eu coloco o programa no servidor e nas estações mapeio unidades e faço atalho para aquele mapeamento. e todo o programa normal. em windows tb seria assim?

d) ouvi dizer que há vírus especialistas em atacar aplicações 16 bits como é o caso das aplic five. Outro dia estava num cliente meu, seu cpt estava lotadinho de vírus, a internet parada, o ie travando porém o meu programinha DOS rodava normalmente. Será q ainda compensa migrar?

até agora, amigos, são essas dúvidas que me impedem de avançar para o five ou xHarbour.

Espero que possam me esclarecer.
Mário
Avatar do usuário
rochinha
Administrador
Administrador
Mensagens: 4664
Registrado em: 18 Ago 2003 20:43
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

"...Em DOS eu posso imprimir em qq impressora matricial...". Sim é possivel este tipo de controle também através do FiveWin, da mesma forma como fazemos no velho DOS. Eu mesmo tenho feito testes de controle de impressões para cheques, boletos e notas fiscais usando uma classe de controle de impressões totalmente modificada outra e com preview. Quanto a imagens não fiz nenhum avanço mas isto não é problema para o FiveWin pois será possivel utilizar até graficos do CorelDraw em seus impressos.

"...b) em DOS eu posso me conectar facilimamente com as impressoras fiscais em windows necessitarei das .dll fornecidas...".
Voce poderá usar os métodos antigos de escrita em modo texto usando os comandos Fwrite/Fopen/Fclose e também as .DLLs.

"...na rede eu coloco o programa no servidor e nas estações mapeio unidades...". Nào muda em nada o fato de antigamente ser em DOS e depois em FiveWin o trabalho com mapeamentos. A facilidade estará em pode de dentro de seu programa abrir as janelas de mapeamento e configurá-las tornando seu aplicativo mais profissional.

"...ouvi dizer que há vírus especialistas em atacar aplicações 16 bits...". O seu velho Clipper é 16bits, as máquinas 8bits( velhos XTs ) foram erradicadas e o fato do mesmo não ter sido infectado é que os virus encontrados nesta máquina eram essencialmente virus de ataque em massa e disseminação e não os do tipo destrutivos como os velhissimos Stoned, Freddy, Michelangelo e Leandro e Kelly. Os virus que vemos hoje não são individualistas e sim corporativistas, com o intuito de causar panes na internet e diminuir o desempenho de corporações inteiras, desta forma os nossos pobres HD's estão sendo poupados.

Não perca tempo pensando, comece a testar e praticar.

Veja o exemplo colocado em http://www.softclever.com/downloads/dosprint.zip

Compile usando BUILD DOSPRINT

@braços :xau
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Mensagens: 907
Registrado em: 07 Jul 2004 13:54
Localização: Ilha Solteira-sp

Mensagem por Mário Isa »

obrigado pela força Rochinha.
Vou começar agora mesmo e, ao longo do tempo, perguntar.....
vou perguntar mmmmuuuiiiittoooo.
Responder