correr aplicações clipper no Freedos

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

AlexCunha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

correr aplicações clipper no Freedos

Mensagem por AlexCunha »

Olá

Parece que o pessoal por aqui consegue executar aplicações no FreeDos.

Eu instalei a versão 0.9sr1. Quando executo os programas clipper, obtenho uma mensagem "unrecoverable erro 650: Processor stack fault"

Já mexi no files do config.sys

Como tenho de configurar o freeDos ?

Agradeço ajudas.

ac
AlexCunha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por AlexCunha »

Uma nota adicional: andei lendo o forum e encontrei mensagens sobre o mesmo problema.

https://pctoledo.org/forum/viewto ... ecoverable

No meu caso, o mesmo programa está funcionando bem em msDos e nos vários windows, somente no freeDos dá esse problema.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Eu tenho um cliente que usa o uma aplicação em Clipper com terminais burros com o uso do Freedos, servidor Samba e funciona perfeitamente. Veja o tópico https://pctoledo.org/forum/viewto ... highlight=

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
AlexCunha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por AlexCunha »

Clipper escreveu:Eu tenho um cliente que usa o uma aplicação em Clipper com terminais burros com o uso do Freedos, servidor Samba e funciona perfeitamente. Veja o tópico https://pctoledo.org/forum/viewto ... highlight=

Marcelo
Caro Marcelo,

O artigo em causa é de grande valia para outro dos meus problemas e estou seguindo o guia.
Mas no que refere a conseguir executar aplicações clipper sobre o freeDos sem a mensagem de erro que indiquei, não descobri a solução.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Este erro (pelo menos que eu saiba) não é relativo ao freedos e sim do próprio Clipper, qual a versão do Clipper que você usa ? Qual o micro ?

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Programas linkados com Blinker ou exospace em modo extendido causam erros no freedos. Tu tem se utilizado de algum desses linkadores?
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Estranho.

Meu sistema foi linkado pelo Blinker 7.0 e está rodando sem problemas no Freedos, porém eu não uso o gerenciador de memória padrão do Freedos, existe uma versão do HIMEM e do EMM386 melhores que os originais do Freedos.

Até logo.

Marcelo
AlexCunha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por AlexCunha »

Clipper escreveu:Prezado Colega
Este erro (pelo menos que eu saiba) não é relativo ao freedos e sim do próprio Clipper, qual a versão do Clipper que você usa ? Qual o micro ?

Até logo.
Marcelo
Bem, o executavel corre sem problemas em MSdos 6.22 e sobre o Dos nos vários windows.
Foi utilizado:
- clipper 5.2
- blinker 2.0
Estou a ensaiar o freeDos + este programa clipper numa PC dinossaurico (cyrix 686 pr200)

Eu estou a pegar numa situação em que o desenvolvimento do software esteve parado anos. E as ferramentas não foram nunca actualizadas.
Acham que mudando p/ blinker mais recente reolve esse problema ?
Tenho que alterar alguma coisa no processo de gerar o executável para actualizar para um blinker mais recente ?

Qual é mesmo esse gestor de memória alternativo p/ o freeDos ?

grato pela preciosa ajuda

ac
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Vou querer saber tbm onde estão esses gerenciadores. Se possível passa pra nós o local onde estão.

Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Aí deve ter uns 10...

Vai isntalando e testando...

http://www.undercoverdesign.com/dosghos ... p#freeware

Até logo.

Marcelo
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Ali apenas diz que o cara usa no dos (ms-dos e não freedos) dele os gerenciadores de memória do win98, além de que apenas coloca ali pra download diversas versões de TEXT MODE-Dos para donwload, sendo que minha idéia é continuar o uso do Freedos e uso dele nos clientes, se possível em conjunto com TCP/IP...

Deixa quieto, vou verificar se funciona bem aquele emm386.exe da novela e ver se fica melhor.

Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Eu não disse que era para ler o que estava escrito, disse que era para baixar as versões free e testar, porque eu não lembro de qual foi que tirei o HIMEM e o EMM386.

Se quiser pegar o do DR-DOS aí vai o link.

ftp://public.planetmirror.com/pub/drdos/BETA/

Prezado Alex

Se preferir você pode baixar e usar o DR-DOS ao invés do FREEDOS, inclusive o DR-DOS é recomendado pela própria Novell para clientes DOS.

http://www.undercoverdesign.com/dosghos ... .asp#drdos

Até logo.

Marcelo
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Clipper escreveu:Eu não disse que era para ler o que estava escrito, disse que era para baixar as versões free e testar...
Marcelo, acho que um dos principais motivos de eu ter meus 32 anos de idade é por ler antes de ir metendo a mão. Confiança cega não combina comigo.

Alem do mais nem todos temos banda larga para baixar 300 versões diferentes de TM-Dos, portanto um pouco mais de praticidade seria bem vinda.

E mesmo eu que tenho banda larga (agora uma turbo 150) acho um saco ter que ficar baixando um monte de programas para saber qual que funciona como eu quero.

Outra coisa DR-dos é um programa comercial, se alguem está tentando usar freedos é justamente para poder se livrar da obrigação de licensas comerciais como nosso colega lusitano que no momento deve estar super preocupado com os problemas que o Registro de Patentes Europeu anda causando.

Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Então avisa pro pessoal da Caldera, eles ainda não sabem que a versão Lite do DR-DOS é paga, justamente a qual eu passei o link, realmente é verdade que ficar baixando programa e testando é um saco, mas se a gente não meter a mão e fazer não vai aprender nunca, é por isso que eu meto a mão e faço, pra não ficar o tempo todo precisnado dos outros, tá certo que muitas vezes perco tempo, quebro a cara, mas na maioria das vezes tiro muito proveito disso.

Fui...

Marcelo
Responder