Como evitar cópia não autorizada ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

williamgustavo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por williamgustavo »

Bom dia Srs!

Tenho uma aplicação antiga desenvolvida em 1997 com Clipper 5.2 que foi solicitada por um cliente para voltar a entrar em produção. Porém a mesma não possui nenhum dificultador para se evitar a cópia não autorizada.Gostaria de obter dos participantes do fórum algumas idéias sobre métodos de bloqueio ou ferramentas que possam me ajudar a evitar a utilização por terceiros não autorizados.

Desde já agradeço.

[]s
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Re: Como evitar cópia não autorizada ?

Mensagem por billy1943 »

O xará não informou se ele possui os fontes desse sistema.

Se ele os tiver, existem um monte de .LIBs e funções de proteção, não propriamente contra a cópia desse sistema, mas sim de seu funcionamento através de senhas, arquivos criptografados, etc.

Evitar que alguém copie um sistema é impossível, mas torne também impossível que ele funcione.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
williamgustavo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa noite Billy!

Sim, eu possuo os fontes. Porém uma das deficiências deste aplicativo está no fato de não ter nenhum mecanismo que forneça um controle sobre a sua instalação por terceiros não autorizado. Gostaria de algumas sugestões de bibliotecas ou ferramentas que me permitam ter este controle... como por exemplo exigir uma senha/contrassenha para que o usuário possa utilizar o sistema ou algo que amarre o programa ao hardware do usuário que o adquiriu. Não gostaria de reinventar a roda pois tenho pouco tempo ...

Obrigado

[]s
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Existem várias maneiras de fazer isso, isso vai depender de como você deseja. Exemplos :

Por Hardware : Vincular o sistema ao endereço MAC da placa de Rede
Vantagem : O endereço MAC é único, então o sistema só irá rodar na máquina liberada
Desvantagem : O computador terá que ter placa de rede e nunca poderá ser desativada
Eu pessoalmente gosto dessa opção pois todos os meus clientes usam meus sistemas em rede, sendo assim sempre terão que ter a placa funcionando.

Por Software : Em alguns sistemas é impressindivel que os reletórios/recibos/pedidos sejam impressos com os dados da empresa.
Neste caso basta fazer o cadastro do cliente no sistema e não permitir que os dados sejam alterados, ou se forem que o sistema bloqueie e solicite uma senha de validação dos novos dados
Porém é uma solução que não pode ser aplicada em sistemas onde esses dados não façam diferença

Por Software : Baseado em um prazo de utilização com posterior renovação
Util para quem cobra mensalidade/trimestralidade/semestralidade/anuidade
A desvantagem é que deve ser ter muito cuidado com as possiveis tentativas de burlar o sistema e ter todo o controle sobre os prazos e liberações

Por Contrato : Contrato com o cliente por cessão de uso por tempo determinado
Idem a anterior, sem esquecer que deverá ter o mesmo controle dos prazos e etc...

Mesclado : A mescla de controle por software e hardware
A grande vantagem é a maior segurança
A desvantagem é a maior possibilidade de bloqueios indesejaveis.

"Cada caso é um caso"

No que precisar estaremos aqui para ajudar.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
williamgustavo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Boa tarde Clipper ! Primeiramente obrigado por responder.

Realmente a opção por bloqueio por MAC Address é muito boa. Saberia me dizer onde posso encontrar exemplos a este respeito? Tenho porém um limitação ... tem que ser algo compatível com o Clipper 5.2... Não posso migrar de imediato para Harbor pois não há tempo hábil para isso.

Valeu mesmo.

[]s
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Acrescentando ao que o colega Clipper/Marcelo já informou, chamo a atenção para o seguinte:

1. colocar sistemas amarrados em hardware não é muito producente,visto as constantes trocas que fazemos hoje, instalando terminais das mais variadas capacidades e sistemas operacionais, ou seja, vão conviver XP, Vista, Seven, etc,.

2. não podemos esquecer que hoje predominam redes, é difícil haver um sistema do "eu sozinho";

3. Para proteger um sistema, na dica de gravar/listar a empresa em tudo o que fizer, coloque num banco o nome da empresa de forma aberta e em outro banco o nome da empresa criptografado, e, se não conferir o sistema sai do ar;

4. Coloque um arquivo de senhas com níveis diferentes para os operador e dentro das rotinas verifique se o operador terá acesso a ela;

Poderia enumerar muitas outras, mas não sei o porte do sistema, e, as vezes, proteção demais até atrapalha ...
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
jairfab
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jairfab »

Evitar nao tem como evitar, eu pessoalmente passei a tirar proveito disto, coloquei tempo de validade, assim o sistema funciona por um periodo determinado e nao adinata volta a data do computador que o sistema vai depende de qualquer forma de um contra senha, assim eu tenho controle dos clientes, e das maquinas que utiliza o sistema.

Se alguem copia para uma maquina diferente o sistema passa a operar como demo e funciona por trina dias, assim o cliente passa a conhecer o sistema, e acaba pedindo para fazer a liberação, desta forma qqqquando eles fazer copia acaba me ajudando a divulgar o sistema.
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado William

Abaixo um exemplo para pegar o MAC.

Código: Selecionar todos

CLS
COMANDO="IPCONFIG /ALL >ENDMAC.MAC"
RUN &COMANDO
DBCREATE("RETORNO.DBF",{{"RET","C",80,0}})
USE RETORNO
APPEND FROM ENDMAC.MAC SDF
LOCATE FOR "ENDERE"$UPPER(RET)

IF EOF()
   @ 10,00 SAY "MAC nao encontrado !"
   USE
   FERASE("RETORNO.DBF")
   FERASE("ENDMACO.MAC")
ELSE
   MAC=RIGHT(TRIM(RET),17)
   @ 10,00 SAY "MAC -> "+MAC
   USE
   FERASE("RETORNO.DBF")
   FERASE("ENDMAC.MAC")
ENDIF
Como pode ver é simples e usa apenas comandos/funções nativas do Clipper além é claro do comando IPCONFIG do Windows.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Eu tambem fiz amarracao de segurança atraves de data. Foi a forma menos problema e mais eficiente de evitar pirataria... O sistema funciona com data de validade, e se copiado ilegalmente, transforma-se em copia demonstraçao.

Esse negocio de amarrar ao mac, serial de HD, Hand Prot, é so pra te dar dor de cabeça.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Tecnicamente não vejo muita diferença entre usar o endereço MAC ou um prazo de validade.

Ambos precisam eventualmente de uma nova liberação.

O prazo de validade é útil quando se cobra por periodo de uso, mas não acho conveniente quando se quer bloquear uma cópia não autorizada, já que o sujeito pode ir lá e copiar novamente. Imaginemos que um sujeito que tem a cópia autorizada resolva ceder uma cópia a um amigo, ele poderia continuar cedendo enquanto fosse cliente.

Hand Prot é um bom método mas requer hardware especifico e é caro.
Serial do HD é muito bom se for o do firmware. Se for o número de série do volume é péssimo pois pode ser facilmente modificado
Mac é uma solução mais simples mas funciona bem e você só terá que fazer nova liberação caso dê algum problema na placa de rede ou na placa mãe
Arquivo oculto no HD é fácil de burlar e todo vez que formatar o HD precisará de nova liberação.

Até logo.

Marcelo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Rede não é minha praia, mas um amigo me comentou que esse número de placa pode ser alterado por um comando qualquer de rede. Pelo sim, pelo não, vincular a autorização ao número de série de fábrica do HD me parece uma idéia melhor, haja vista que esse número não pode ser alterado de forma alguma. A biblioteca WAPI tem uma função que retorna esse número.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Pode-se alterar o MAC da placa via Windows pelo gerenciador de dispositivos, essa alterção era muito usada para clonagem de endereço MAC para uso de internet via cabo, porém essa alteração só fica visivel no ambiente gráfico.

O comando IPCONFIG sempre retorna o endereço MAC real, mesmo se alterado no Windows.

Até logo.

Marcelo
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Maligno escreveu:vincular a autorização ao número de série de fábrica do HD me parece uma idéia melhor
Me corrija se tiver errado, mais apenas HD com a tecnologia S.M.A.R.T habilitada podem fornecer esses dados do HD, e não são todos que tem ou mesmo os que tem, muitas vezes estão desabilitadas no SETUP do PC. Pergunto isso por que aqui no meu HD retornou nulo o resultado e não tem tecnologia S.M.A.R.T.

Se fosse todos HDs essa seria a melhor saída sem dúvida.
Abraços.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Exatamente. Só os que têm a tecnologia S.M.A.R.T. Mas os que não têm, acredito eu, são minoria nos dias de hoje. Todos os novos vem com esse recurso. E se não me falha a memória, a leitura do número de série independe da configuração do setup da máquina.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Na minha opinião, a melhor opção é a combinação de tais informações e quando elas faltam, sempre dá-se um jeito para acrescentar outra informação da máquina. O problema em tudo isso é que quanto mais complexo for a formula mais dificil se faz na manutenção. E o usuário não é culpado quando algo falha...

Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Responder