Métodos para gerar o arquivo da NFPaulista, qual o melhor?

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Métodos para gerar o arquivo da NFPaulista, qual o melhor?

Mensagem por ANDRIL »

Pessoal, praticamente terminei a emissão do cupom fiscal no meu aplicativo. Agora estou com uma dúvida sobre a geração do arquivo da NFPaulista em se tratando das impressoras BEMATECH e DARUMA:

a) deixar o cliente gerar pelo aplicativos dos fabricante, tipo WinMFD2 por exemplo;
b) criar um programinha em xharbour para usar a Dll, assim executo dentro do meu sistema;
c) usar os monitores para tal função, neste caso, não acho muito viavel por que já uso AcbrEcfMonitor e ter dois sistemas de monitoramento...

Gostaria de quem já esta tendo que gerar o arquivo qual o melhor método.
Também gostaria de saber se tem alguma forma de emitir os comandos de GERAÇÃO do arquivo diretamente pelo AcbrEcfMonitor.

Abraços.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: Métodos para gerar o arquivo da NFPaulista, qual o melhor?

Mensagem por alaminojunior »

Andril, até então eu estava usando os aplicativos dos fabricantes mesmo. Pois eu mesmo fazia a extração dos arquivos para o cliente. Ocorre que a clientela está aumentando, e o com isso o tempo para prestar tal serviço está encurtando.
Ainda não codifiquei as funções, mas já estudei a respeito e vou embutir no sistema uma função que extraia os arquivos diariamente após a redução Z.
No caso da Bematech, basta editar o bemafi32.ini na chave UF. Basta deixar UF=SP que a dll se encarrega de extrair o arquivo pronto para a pasta que estiver configurada no mesmo INI. Este é o modo mais simples, ou você pode chamar a função que extrai os arquivos logo após a redução Z.
No caso da Daruma é possível o mesmo artifício, porém a configuração é feita no Registro do Windows (para o caso de extração diária automática) ou rodar a função específica, sempre após a redução Z.
Feito isso, com os arquivos dentro de uma pasta pré determinada, basta o usuário copiar e colar os arquivos no CD e já era.
Dê uma lida nos manuais das dll´s da Daruma e Bematech, para pegar mais detalhes.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Alaminojunior, não tinha me tocado que a cada redução Z tem que se criar o arquivo, isto é, os arquivos são diários, ou podem ser extraidos em uma única operação informando o periodo tipo 01 a 30 de cada mês, parece que o WinMFD da Bematech tem essa opção.

No caso de ser diario, se obtermos os dados da redução Z temos como montar nosso próprio arquivo? Sem o uso das DLLs dos fabricantes ou tem que ter mais dados? E os dados da SoftHowse?

Voce teria um arquivo ja pronto para ser passado para o governo, para mim verificar a estrutura dele?

Os arquivos gerados tanto pelo acbrmonitor(usando os rfds) como os das dlls que pussuem a extensão estranha (0..9,A..Z, etc) para cada dia ja sao entao os arquivo formados, o lojista tem que mandar todos que estao na pasta do determinado mes para o Governo, atraves de qual sistema?

Pensei que encima desses arquivos, ainda seria gerado um unico arquivo com os dados, acho que estava errado.

Desculpe ai pelas indagações, mais meu, essas coisas do governo quanto mais eu leio, menos eu entendo e como não tenho experiência de nada na área fiscal, me perco.

Abraços e bom Domingo.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Alaminojunior, não tinha me tocado que a cada redução Z tem que se criar o arquivo, isto é, os arquivos são diários, ou podem ser extraidos em uma única operação informando o periodo tipo 01 a 30 de cada mês, parece que o WinMFD da Bematech tem essa opção.
Segundo reza a legislação, a criação tem de ser diária, sempre após a redução Z, claro.

No caso de ser diario, se obtermos os dados da redução Z temos como montar nosso próprio arquivo? Sem o uso das DLLs dos fabricantes ou tem que ter mais dados? E os dados da SoftHowse?
Quando eu tinha um cliente utilizando uma Schalter 2.04 matricial, até cheguei a defender e adotar esta idéia, mas com as DLL´s dando-nos o arquivo PRONTO na bandeja, passei a usá-las.

Voce teria um arquivo ja pronto para ser passado para o governo, para mim verificar a estrutura dele?
Os arquivos gerados tanto pelo acbrmonitor(usando os rfds) como os das dlls que pussuem a extensão estranha (0..9,A..Z, etc) para cada dia ja sao entao os arquivo formados

Por incrível que pareça não tenho nenhum aqui. Mas são eles mesmos. Note que algumas DLL´s geram o arquivo final para ser transmitido com a nomenclatura 8:3, e um outro de nome mais extenso com extensão .mfd ou .rfd. Estes últimos não servem para transmissão.

...o lojista tem que mandar todos que estao na pasta do determinado mes para o Governo, atraves de qual sistema?
Os arquivos são transmitidos, utilizando o próprio site da Sefaz/SP, utilizando login e senha. Geralmente quem faz a transmissão é o contabilista, mas depende do acordo entre eles (contribuinte e contador)
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Alaminojunior, grato por suas respostas.
Ate+ a próxima (creio que não irá demorar!)
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

eu tb tenho o mm prob do Alamino / onde eu mesmo me propus a gerar e o pessoal tá ficando grande / ainda bem né ? :D

daí eu tô atrás de pegar arquivos q geram os tais n.f.p. mas q possam ser executados via DOS / do tipo na linha do cmd:

programagerador.exe 01112010 31112010 g

seria:

programaexecutavel.exe datainicial datafinal letraqueidentificaqueéprágerar

a DARUMA eu já sei que tem um é o
CMD_uDecoder.exe
esta é a sintaxe:
* Comando:
cmd_udecoder [nome dos arquivos binarios sem extensao] [opcoes]
Opcoes:
/? = Help
-DOS = Informa que o arquivo foi gerado no DOS
-MF0 = Nao gera TXT MF
-MFD0 = Nao gera TXT MFD
-NFxx = Gera NF Estadual para UF = xx
-AD0 = Nao Assina arquivos
-MSG0 = Nao mostra Mensagens da DarumaD.dll
-MSG1 = Mostra Mensagens da DarumaD.dll em Janela
-MSG2 = Mostra Mensagens da DarumaD.dll no Console (Default)

mas ainda estou procurando da bematech e outras para ver se tem...

daí eu executo esses comandos remotamente pelo meu programa / sem ter q conectar no computer do cliente /
se der certo vai ficar bom
Mário
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Mario Isa, obrigado por responder, acabei por esquecer este tópico tão importante. Legal esta opção via prompt, acho que assim fica ate mais profissional, da impressao de ser nossos sistema que gera, rs.

Se voce tiver um exemplo de linha de comando completo, conforme voce usa, para poder exemplificar aqui, ficaria grato.

E quanto a Bematech, será que eles tem esta opção?
Abraços
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

boa tarde desculpe a demora em responder / é q não chegou o e-mail falando q vc tinha respondido /

a sintaxe da DARUMA está neste tópico

prás DATAREGIS eu tô sendo ajudado por um programador delphi que está alterando o programa gerador / o qual a DATAREGIS no cedeu / em DELPHI / para que / uma vez a presença de um arquivo config.ini (ou qq outro nome) / com os dados da geração ali como
porta
modelo
data inicial
e final

ele mesmo já parte gerando / e gera minimizado / ou hidden /
eu mesmo executo de dentro do meu /

é q a grande maioria dos meus é DATAREGIS ECF-IF-QUICK-3202 /

Prás bematech eu ainda não tenho o gerador automatico / mas estou atrás/

Se tiver interesse no projetinho q gera automatico me fala.

Obrigado.
:xau
Responder