ola pessoal, bom dia.........
TRabalho com manutenção em computadores e vejo a cada visita em lojas ou até mesmo marezinhos aki a grande parcela destes estabelecimentos terem o CLIPPER ( acho que é, devido a tela DOS )instalado nos pcs....daí veio a duvida..por que nao fazer ou aprender clipper?!??!......enfim, do que preciso para aprendercllipper..onde consigo os programs para rodar e criar alguns programas com banco de dados e comc erteza ser um programador em clipper?.........obrigado pessoal.............
Quero começar
Moderador: Moderadores
-
EVERTONULI
- Usuário Nível 1

-
alxsts
- Colaborador

Re: QUERO COMEÇAR
Olá Éverton.
Seja bem-vindo ao fórum!
Para baixar uma instalação completa do Clipper 5.2E, visite o site do colega Maligno. Após fazer o download, copie para a raiz do teu drive C. Apesar de existir o Clipper 5.3B ou C, a 5.2E é considerada a mais estável.
Muitos livros foram publicados sobre Clipper. Atualmente é difícil encontrá-los novos em livrarias. É mais fácil nos chamados "sebos".
Um livro que considero ótimo é:
Rick Spence's Clipper 5.2: Power Programmer's Guide (Editora Sybex 1993) que no Brasil foi lançado com o nome Clipper 5.2 Rick Spence (Editora Makron 1994). Em uma busca rápida, encontrei um no site todaoferta, por 28 Reais.
Outros bons são os do Vidal. Espero que encontre.
Se você tem interesse, estude bem o Clipper pois tem bastante material, inclusive aqui no fórum. Feito isto, aprenda as diferenças entre o Clipper (linguagem para DOS 16 bits) e o Harbour e/ou xHarbour (linguagem 32 bits multiplataforma Windows/Unix/Linux). Depois aprenda uma interface gráfica tipo HWGui, MiniGUI, QT, para desenvolver seus aplicativos com interface gráfica. Ah, domine também um ou dois bancos de dados relacionais tipo Oracle ou SQL Server, incluindo SQL.
Requer dedicação de tempo e perseverança. Você chegará lá. Boa sorte e conte conosco!
Seja bem-vindo ao fórum!
Para baixar uma instalação completa do Clipper 5.2E, visite o site do colega Maligno. Após fazer o download, copie para a raiz do teu drive C. Apesar de existir o Clipper 5.3B ou C, a 5.2E é considerada a mais estável.
Muitos livros foram publicados sobre Clipper. Atualmente é difícil encontrá-los novos em livrarias. É mais fácil nos chamados "sebos".
Um livro que considero ótimo é:
Rick Spence's Clipper 5.2: Power Programmer's Guide (Editora Sybex 1993) que no Brasil foi lançado com o nome Clipper 5.2 Rick Spence (Editora Makron 1994). Em uma busca rápida, encontrei um no site todaoferta, por 28 Reais.
Outros bons são os do Vidal. Espero que encontre.
Se você tem interesse, estude bem o Clipper pois tem bastante material, inclusive aqui no fórum. Feito isto, aprenda as diferenças entre o Clipper (linguagem para DOS 16 bits) e o Harbour e/ou xHarbour (linguagem 32 bits multiplataforma Windows/Unix/Linux). Depois aprenda uma interface gráfica tipo HWGui, MiniGUI, QT, para desenvolver seus aplicativos com interface gráfica. Ah, domine também um ou dois bancos de dados relacionais tipo Oracle ou SQL Server, incluindo SQL.
Requer dedicação de tempo e perseverança. Você chegará lá. Boa sorte e conte conosco!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
-
sambomb
- Usuário Nível 3

Re: QUERO COMEÇAR
Não querendo te levar para outro rumo, mas, eu sugiro que você aprenda (x)Harbour ao invés de clipper pois é uma linguagem mais nova e com maior quantidade de recursos.

Rca Sistemas - Itaocara - RJ