Migrando para Harbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Clipper
Colaborador
Colaborador

Migrando para Harbour

Mensagem por Clipper »

Prezados Colegas

Já protelei bastante, mas agora resolvi mudar para Harbour, e vou precisar muito da ajuda de vocês. Venho então pedir algumas informações e ajuda inicial.

Eu pretendo Mudar para HARBOUR+MINIGUI - Já que é para mudar, então vou logo partir pro modo gráfico.

1 - Essa minha opção Harbour+Minigui é boa ?

2 - Que IDE vocês recomendam ?

3 - Quais as últimas versões, onde baixá-las e como configurar o ambiente de desenvolvimento ?

4 - Vocês me recomendam algo a mais ?

5 - Gostaria de informá-los que nunca trabalhei com nenhum tipo de IDE, e quando tentei nunca fiquei muito a vontade com FORMS, EVENTS, e caisas do tipo. Devia ter estudado um pouquinho de Delphi ou VB.

A princípio é isso. Obrigado.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Re: Migrando para Harbour

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
1 - Essa minha opção Harbour+Minigui é boa ?
A Minigui 4 está com a IDE inacabada.
2 - Que IDE vocês recomendam ?
A melhor IDE é da Hwgui, desenvolvida pelo Luis Basso.
http://www.engersoft.com.br/download/util/xdesigner.rar
A Hwgui é encontrada no SVN.
http://hwgui-project.svn.sourceforge.ne ... ui-project
Use o Mingw para compilar.

Eu mesmo não uso designe faço tudo na mão para mim é bem rápido. Uso a HBIDE.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Migrando para Harbour

Mensagem por Pablo César »

A Minigui 4 está com a IDE inacabada.
Inacabada, eu entendo que foi lançada e que não está totalmente completa. E não é assim, a versão do compilador HMG foi lançado mas a sua IDE ainda não. HMG 4 ainda está sendo desenvolvida porque esta versão tem uma nova base, que é a QT que a sua vez irá proporcionar "portabilidade" ao desenvovimento. E esta tecnologia traz consigo OOP. No entanto a versão 3.0.35 é estável e muita boa por sinal, principalmente para aqueles que está migrando do Clipper. Inclusive ja existe uma versão em testes do HMG que denominou-se 3.0.36.

Marcelo, quer um bom conselho ? Experimente umA e outra versão de biblioteca gráficas. Quer saber da minha opinião ? Mas vou avisando: VOU FICAR BATENDO BOCA COM NINGUÉM, quem gostou que goste e quem não que aguente !. Pois bem, eu posso afirmar de pé juntos que eu senti-me muito mas muito melhor na HMG. Foi só baixar a versão HMG 3.0.35, instalar e em 1 dia e meio eu fiz esse utilitário que postei aqui na seção Downloads, o STRU. E isso fiz completamente sozinho com ajuda de ninguém e sem ter experiência alguma com IDEs para xBase, assim como você. Mas ponha na cabeça que programar em GUI é TOTALMENTE diferente. Eu já nem quero mais fazer nada em modo console... estou muito satisfeito com a versão HMG 3.0.35.
Eu perdí muito tempo perguntando (perdí mais ou menos 3 anos), instalando, testando essas tranqueiras do xHarbour e mais... inclusive pedí mais de uma vez para o colega Itamar me explicar o que devo instalar e caramba quatro... perdí muito tempo. Cheguei a pensar que o [x]Harbour não tinha jeito, que não servia, isso é claro porque o Maligno fala um monte em contra do [x]Harbour. Sei que vou provocar polêmica, pois todos nós temos um ponto de vista, mas não vá trás de uma só pessoa, experimente todas, avalie e veja com seus próprios olhos. Só assim para sentir-se em casa. Com isto, não tiro razão em certas coisas que o Maligno falou e do que um ou outro falou. Sempre algo tem: um pro e um contra... Eu falo por mim mesmo, não quero saber de discusões a respeito, quer ouvir eu falo e falo mesmo ! Acho que HMG 3.0.35 você pode começar a baixar, instalar e compilar todos os exemplos que a pasta "c:\HMG 3.0.35\samples" possui. Você vai gostar, não tenho dúvidas, sem precisar baixar Harbour, BCC... nada disso. Você só instala a IDE que ja vem com tudo, isso traz praticidade e com o tempo você ganha experiência, que é o que está faltando em você. Imagine utilizar essa IDE para compilar seu sistema Clipper, fazendo uma pequiníssima modificação e obter um EXE em 32 bits e ainda freeware (claro que ainda em modo console, não se iluda). Daí você está a um passo, pois o próximo é você fazer a telas gráficas. Não é uma coisa fácil, mas não é impossível também. Se estiver interessado, leia este tópico, perca um dia, mas sei que você vai me agradecer: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=11543

E quanto a dizer qual é a melhor ferramenta, eu ja disse: depende de você, do seu gosto e aptidão. Eu uso em xBase a HMG 3.0.35. Agora se quiser passar para a HMG 4 ou até mesmo a HMG Extended do Fitalov, fica a seu critério e dedicação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Muito obrigado, Itamar e Pablo.

Prezado Pablo sei que a questão de melhor ou pior é muito subjetiva, mas gostei de como você colocou a "coisa", no meu entender essa opção da HMG me parece perfeita inicialmente e quem sabe até posteriormente, na minha opnião a principal dificuldade no inicio é esse problema de x versões disso, x versões daquilo, penso que inicialmete é ter uma ferramenta de aprendizado e então após já estar familiarizado com o ambiente aí sim começar a buscar o que há de melhor.

Prezado Itamar, agradeço sua atenção, mas como bem disse eu quero inicialmente algo mais fácil, apesar de saber o que é e como funciona, não estou minimamente familiarizado com o SVN, neste caso prefiro algo mais direto como a opção proposta pelo Pablo, tenho ainda pensado com muito carinho no Fivewin (que não vem ao caso aqui).

Vou fazer esse teste que o Pablo sugeriu, e vamos ver no que dá.

Obrigado a ambos.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Migrando para Harbour

na minha opnião a principal dificuldade no inicio é esse problema de x versões disso, x versões daquilo, penso que inicialmete é ter uma ferramenta de aprendizado e então após já estar familiarizado com o ambiente aí sim começar a buscar o que há de melhor.
Isso mesmo Marcelo ! Não se afobe por instalar o ultimo do ultimo... ora porque sempre irá existir uma versão melhor do produto. Mas comece com a versão 3.0.35 da HMG. Instale na mesma pasta que sugere a instalação. Veja que existe um fórum oficial (pena que só em inglês e espanhol), mas você aqui conta com uma seção exclusiva e pode contar comigo para qq esclarecimento, não tenha vergonha, nem faça luxo: pergunte ! Só que seria conveniente na seção: MiniGui

Se você se sentir melhor, pode programar na "munheca" como acostumamos dizer, isto é, sem precisar tanto da IDE. Eu ao mesmo que o Itamar utilizo pouco. As vezes faço os "forms" só para saber em que posição colocar os botões, os labels e depois transformo em forma interativa, acho que ocupa menos memória e fica algo bem mais profissional. Mas isso com o tempo, você adquire a prática.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

A Hwgui é bem mais fácil.
Faça como eu fiz, aprendir a usar as duas. Por isso estou afirmando que a Hwgui é melhor para o iniciante.
A Minigui tem muito mais usuários. A IDE do Luis Basso é bem superior a IDE da Minigui.
Quanto a ajuda pedida, é só verificar no forum da Hwgui as postagens, se tem alguma lá sem respostas.
Mas é isso, cada um gosta, acha mais fácil essa ou aquela IDE.
Ás vezes algumas pessoas que está saindo do clipper podem achar dificuldade em algumas coisas, porque com alguma limitação que está sujeito a pessoa possuir não ter a simplicidade de perguntar essa ou aquela questão dando um passo de cada véz, perguntando tudo de uma véz só, e não conseguem entender todas as respostas.
Mas o que é a Minigui? como surgiu a Minigui ? Qual foi o projeto que serviu e serve de modelo para muitas libs gráficas do mundo Harbour ?
O que é a OOHG como surgiu ?
Quem são os primeiros desevolvedores do Harbour ? Porque houve o rompimento e apareceu o xHarbour?
Ciente dessas respostas eu indiquei a Hwgui. Não porque eu goste ou simpatize com a sintaxe apenas. Porque eu sei usar algumas delas, e estou indicando no momento a Hwgui.
Porque é OOP, não abusa das variáveis Private/Public, possue um padrão, tem portabilidade para o Linux e agora sendo ajustada para PocketPC..., é UNICODE...Tem o Przmek como colaborador(desenvolvedor), o seu criador é o Russo Alexander um dos pais do Harbour...
Eu não só uso o Harbour/xHarbour/Minigui/Hwgui.... eu acompanho os seus respectivos foruns converso com alguns do seus desenvolvedores desde o principio da criação de cada uma.
Agora com a versão 4 da Minigui é que ela tornou-se OOP e tem progredido muito também.
Entretanto a HBQT que é a base da Minigui 4, nesse momento esta sofrendo uma série de ajustes...

E ainda tem mais uma BEMMMM novinha com muita documentação saindo do forno.
http://www.marinas-gui.org/projects/mar ... as-gui.htm

Então seja feliz na que voce escolher. Mas não se prenda a nenhuma delas, são apenas nossas ferramentas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Imagine utilizar essa IDE para compilar seu sistema Clipper, fazendo uma pequiníssima modificação e obter um EXE em 32 bits e ainda freeware (claro que ainda em modo console, não se iluda).
Em se tratando de modo console, não precisa pegar a Minigui para isso. O Harbour vem completo, é só fazer o download e usar. Procure nos lugares corretos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Prezado Itamar, agradeço sua atenção, mas como bem disse eu quero inicialmente algo mais fácil, apesar de saber o que é e como funciona, não estou minimamente familiarizado com o SVN, neste caso prefiro algo mais direto como a opção proposta pelo Pablo, tenho ainda pensado com muito carinho no Fivewin (que não vem ao caso aqui).
Então, minha iniciativa é de ensinar a pescar e não dar apenas o peixe, entretanto se quer um pacotão com tudo peça no forum da Hwgui, se não obtiver a resposta eu mando para você. A hwgui tem outro forum na qual os desenvolvedores podem te ajudar, inscreva-se no Yahoo.
http://br.dir.groups.yahoo.com/group/hwguibr/

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

E outra coisa muito importante!
O forum aqui da Hwgui/Clipper On Line é frequentado pelo Luis Basso um dos desenvolvedores que mais tem aperfeiçoado a Hwgui.
Estou lá e muitos outros usuários que podem ajudar.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Marcelo,

Se você é programador que gosta de debugar suas aplicações antes de colocar em produção a hwgui é mais indicada, você pode invocar o debug.
Eu ainda não consegui debugar com a minigui se tem jeito, por favor algum mestre do forum me dê esta dica.

[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Migrando para Harbour

Eu ainda não consegui debugar com a minigui se tem jeito, por favor algum mestre do forum me dê esta dica
Eu não tenho problemas algum na depuração de programas no HMG, se tiver dúvidas, favor abrir um tópico aparte para não haver desvio de assunto.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Migrando para Harbour

General Knowledge do Marinas-GUI escreveu:Marinas GUI is a library that simplifies us HbQt syntax to generate the same graphics applications that HbQt but with a more simple and user-friendly syntax inspired in MiniGUI library created by Roberto Lopez of Argentina some years ago.
Marinas GUI es una librería que nos simplifica la sintaxis de HbQt para poder generar las mismas aplicaciones gráficas que con HbQt pero con una sintaxis mas simple y amigable inspirada en la libreria MiniGUI creada por Roberto López de Argentina hace ya algunos años.
Outros produtos irão sugir como eu disse anteriormente, por isso não dá pra se prender numa só ferramenta. Interessante essa Marina-GUI, ja estou baixando (puxa que é pesada) vou avaliar e farei meus comentários. A princípio tem uma similaridade com HMG 4, obrigado Itamar por compartilhar conosco !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Marcelo,
Eu não quero lhe influenciar na sua escolha, o que posso dizer é o que passei, eu usava a VL e acho que você também usa. Se queres aproveitar seu codigo sem muito trabalho e ainda por cima pode ir migrando aos pouco com certeza a Hwgui é a melhor saida, você pode pegar um instalador no link abaixo, esse instalador já vem com tudo Hwgui+xHarbour+bcc e etc...:
Instalador Hwgui + xHarbour + bcc e etc...
Esse link não é o mais atualizado, mas para começar é um bom caminho.

Exemplo em Hwgui
Exemplo VL + Hwgui + xHarbour

Sem duvida a IDE que o Itamar já postou o link não é a melhor IDE que existe, mas no mundo Harbour/xHarbour FREE é com certeza a melhor. Claro que o Xalier tem uma IDE bem melhor porem é pago.

Foque seu objetivo, por onde deseja começar(telas, banco sql ou compilar seus atuais fonte em xHarbour), se deseja aproveitar codigo, se deseja começar do zero, enfim trace um caminho e foque nele com vontade que verá que tudo é possível com xHarbour. No mais vai postando as duvidas que vamos te ajudando. Não deixe de baixar os exemplos do Download aqui do Forum lá foi postado alguns exemplos bons também.
Se quiser lhe ensino a baixar um sisteminha MEU do SVN do Google. Não tem muito mistério não, se tiver disposto a perder uns 15 min. agente marca um horario e lhe ensino por MSN. Abraços e boa escolha e conte com o forum independente que seja sua escolha.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Novamente obrigado a todos.

Só para esclarecer.

Eu quero começar do 0. Não quero migrar nada, ao contrário, para aprendizado minha intenção é pegar um sistema pequeno desenvolvido em Clipper+VL e desenvolver ele totalmente em modo gráfico com Harbour + Minigui ou Hwgui ou Fivewin. O que eu tenho aqui feito em Clipper irá ficar para o todo sempre em Clipper. Tudo que for novo será novo.

Estou baixando e avaliando todas as possibilidades, já me registrei nos grupos de Minigui e Hwgui do yahoo, já baixei vários exemplos (inclusive sua agenda Leonardo), estou avaliando, estou recebendo muita ajuda do Pablo (inclusive remotamente).

É isso, vou avaliar bem e tentar escolher a que "se pareça mais comigo".

Até logo.

PS. Acabei de ver uns exemplos da HWGUI. Achei legal o demo do Mapa no google maps, funcionou perfeitamente ! :-Y

Marcelo
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

É isso ai Marcelo, faça a escolha e mete ficha ! no mundo xHarbour qualquer escolha se aproveita o conhecimento vindo do CLIPPER. Qualquer duvida posta..abraços.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder