Bom Dia Amigos...
Estou fazendo um programa com atualização automatica.E esbarrei em um problema...
Para atualizar, preciso finalizar o exe para substituir pelo novo. Mais o Programa é executado via rede...Ou seja o Exe não está local.
Tem algum comando para finalizar o programa via rede?!?
Abraços...
Finalizar programa pela rede...
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Eu não tenho conhecimento que exista algo assim via rede. Mas se for instalado um programa residente (como no tray) um programa que verifique a existência de um arquivo, por exemplo, poderia acionar um outro procedimento para "derrubar" a execução de determinado programa. No entanto, acho essa prática pouco segura e muito radical. Talvez dando uma mensagem para que o usuário feche ele mesmo, seria a forma mais segura, pois poderiam ficar dados sem atualizar ou até mesmo poderia causar corrupção de arquivos. Também acho que não compesaria manter um programa residente que verifique a todo instante (minuto a minuto ou tantos segundos a tantos segundos) o que pode vir a causar uma atividade desnecessária, pois essas atualizações provavelmente ocorrem em forma eventual e não frequente a todo instante.
Eu acostumo fazer essa verificação dentro do próprio programa, na saída de cada opção de menu, onde verifica a existência de determinado arquivo em determinada pasta e sugere ao usuário a saída imedita para manutenção. Pensei em colocar também uma mensagem instantânea via rede a todos, mas nem sempre pode ser utilizado o mesmo utilitário, pois numa rede podem haver diferente versões de Windows.
Bom espero ter contribuido para uma tomada de decisão sobre essa questão e esperando que talvez venham a contribuir com novas idéias.
Eu acostumo fazer essa verificação dentro do próprio programa, na saída de cada opção de menu, onde verifica a existência de determinado arquivo em determinada pasta e sugere ao usuário a saída imedita para manutenção. Pensei em colocar também uma mensagem instantânea via rede a todos, mas nem sempre pode ser utilizado o mesmo utilitário, pois numa rede podem haver diferente versões de Windows.
Bom espero ter contribuido para uma tomada de decisão sobre essa questão e esperando que talvez venham a contribuir com novas idéias.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
alxsts
- Colaborador

Re: Finalizar programa pela rede...
Olá!
Também acho perigoso derrubar usuários. Como foi dito, pode gerar problemas na sua base de dados, como corrupção de tabelas e arquivos de índice.
O ideal seria atualizar a versão quando todos os usuários estão fora do sistema. Uma opção seria renomear o executável (mesmo enquanto em uso) e copiar a nova versão. Assim, cada novo acesso ao sistema, acessaria a versão nova. Isso é possível a partir do Windows XP. Já no WIn9X não será possível renomear.
Também acho perigoso derrubar usuários. Como foi dito, pode gerar problemas na sua base de dados, como corrupção de tabelas e arquivos de índice.
O ideal seria atualizar a versão quando todos os usuários estão fora do sistema. Uma opção seria renomear o executável (mesmo enquanto em uso) e copiar a nova versão. Assim, cada novo acesso ao sistema, acessaria a versão nova. Isso é possível a partir do Windows XP. Já no WIn9X não será possível renomear.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Legal ! Não sabia disso ! Mas em Win98 ou inferior, tenho certeza que não dá pra fazer isso, já em XP ainda não fiz o teste. Obrigado Alexandre pela dica !Uma opção seria renomear o executável (mesmo enquanto em uso) e copiar a nova versão. Assim, cada novo acesso ao sistema, acessaria a versão nova. Isso é possível a partir do Windows XP. Já no WIn9X não será possível renomear.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Re: Finalizar programa pela rede...
ok... Pensei Realmente nessa opção de renomear, mais em algumas atualizações criticas em que altero o layout da minha base de dados é perigoso...
Vou criar uma rotina mesmo pra conferir se está executando, se estiver, eu paro a atualização e envio menssagem para fechar o programa em todas as maquinas!
So dai concluo minha atualização.
Abraços e obrigado...
Vou criar uma rotina mesmo pra conferir se está executando, se estiver, eu paro a atualização e envio menssagem para fechar o programa em todas as maquinas!
So dai concluo minha atualização.
Abraços e obrigado...