Qual lib usar ?
Moderador: Moderadores
Qual lib usar ?
Ola pessoal
Sou um velho clippeiro que a muito mudou de profissão, porém programação, principalmente em texto, esta no sangue.
Sempre acompahei a distancia, o nascimento de Harbour e Minigui, agora resolvi fuçar um pouco e surgiu uma grande duvida que recorro a voces:
Como sei o que cada "lib" faz? Tem algum help ou tutorial por ai?
Explico melhor.
Levei mais tempo para descobrir que a função HB_SendMail pertence a "tip.lib" do que para por para funcionar minha rotina;
Agora preciso usar o comando ShellExecute e nem imagino em qual lib esta.
É isso mesmo ou estou no caminho errado?
No mais parabens ao exelente forum.
Abraços a todos
Vali
Sou um velho clippeiro que a muito mudou de profissão, porém programação, principalmente em texto, esta no sangue.
Sempre acompahei a distancia, o nascimento de Harbour e Minigui, agora resolvi fuçar um pouco e surgiu uma grande duvida que recorro a voces:
Como sei o que cada "lib" faz? Tem algum help ou tutorial por ai?
Explico melhor.
Levei mais tempo para descobrir que a função HB_SendMail pertence a "tip.lib" do que para por para funcionar minha rotina;
É isso mesmo ou estou no caminho errado?
No mais parabens ao exelente forum.
Abraços a todos
Vali
-
alxsts
- Colaborador

Qual lib usar ?
Olá!
Seja bem-vindo ao fórum Vali!
Como "clippeiro velho", você deve lembrar-se do companheiro Norton Guides (NG).
Tanto no Harbour como do xHarbour, na pasta DOC, você encontrará um arquivo de ajuda do Windows (.CHM), que é muito semelhante ao NG.
Na descição de cada comando e função, ao final do texto, sempre consta a lib onde está a funcionalidade.
Tanto no Harbour como do xHarbour, na pasta DOC, você encontrará um arquivo de ajuda do Windows (.CHM), que é muito semelhante ao NG.
Na descição de cada comando e função, ao final do texto, sempre consta a lib onde está a funcionalidade.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- Jairo Maia
- Moderador
Qual lib usar ?
Olá Alexandre,
Minha instalação do Harbour é a "Harbour Nightly Win 2.1.0", e como não encontrei o arquivo que você citou, reinstalei. Vc tem certeza que tem o "Reference Guide" do Harbour?
Quando preciso de alguma informação, uso o manual de referencia do xHarbour, e ajuda prá caramba, mas ocorre que as vezes o que está em uma Lib do xHB foi trocada no HB, e ainda levando em conta que várias funções no Harbour tiveram seus nomes trocados, assim, se tem o "Harbour Reference Guide", também gostaria de saber onde encontrar.
Em busca na internet, podemos encontrar este site: Harbour Reference Guide, mas me parece que está muito desatualizado, para não dizer abandonado.
Minha instalação do Harbour é a "Harbour Nightly Win 2.1.0", e como não encontrei o arquivo que você citou, reinstalei. Vc tem certeza que tem o "Reference Guide" do Harbour?
Quando preciso de alguma informação, uso o manual de referencia do xHarbour, e ajuda prá caramba, mas ocorre que as vezes o que está em uma Lib do xHB foi trocada no HB, e ainda levando em conta que várias funções no Harbour tiveram seus nomes trocados, assim, se tem o "Harbour Reference Guide", também gostaria de saber onde encontrar.
Em busca na internet, podemos encontrar este site: Harbour Reference Guide, mas me parece que está muito desatualizado, para não dizer abandonado.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Qual lib usar ?
Ok, agradeço a dica, porem o problema continua, pois nos DOC´s só temos as lib´s nativas do Harbour.alxsts escreveu:Olá!
Vejo dezenas de exemplos na internet os quais nao consigo compilar por não saber qual lib anexar.
Por exemplo: em uma dica deste forum que descobri que HB_sendmail pertence a tip.lib e este comando não esta listado na documentação do Harbour.
Agora queria testar o comando Shellexecute, que tambem nao é documentado pelo Harbour, mais não sei como encontrar sua respectiva lib.
- Dr.Microso
- Usuário Nível 3

Qual lib usar ?
Colegas, saudações!
Então... Novamente, a pergunta que não quer calar: qual lib usar?
Considerando a quantidade de recursos que cada vez mais "recheiam" o Harbour, hoje, qual seria a melhor e mais rápida fonte de pesquisa para saber em qual LIB se encontra aquela "bendita" Function "x"?
Um abraço!
Então... Novamente, a pergunta que não quer calar: qual lib usar?
Considerando a quantidade de recursos que cada vez mais "recheiam" o Harbour, hoje, qual seria a melhor e mais rápida fonte de pesquisa para saber em qual LIB se encontra aquela "bendita" Function "x"?
Um abraço!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Qual lib usar ?
Procure no google.
Entretanto o Changelog ajuda a achar muitas funções, pois praticamente tudo que ocorre está documentado lá.
O problema é que algumas funções no Harbour possem outros nomes e são quase equivalentes.
Vasculhando o changelog achei essas:
E essa extraida da Hwgui:
Então a Hwgui, possue função semelhente nativa, a também Minigui...
As pessoas que estão chegando é preciso entender que a diversidade é uma coisa boa, pode parecer complicado no inicio, mas a função mrun que postei por exemplo só funciona no windows assim como a sheelexecute, mas provavelmente a hb_processopen funcione em qualquer OS.
No caso da WAPI_SHELLEXECUTE(), é preciso linkar a HBWIN, que é a recomendada, para o OS WinX.
E os exemplos estão na pasta contrib\hbwin\test no Harbour. Caso precise de ajuda quanto a mais exemplos ou entender a sintaxe, poste suas dúvidas em inglês no site de usuários internacional do Harbour no google.
http://groups.google.com/group/harbour-users/?pli=1
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Entretanto o Changelog ajuda a achar muitas funções, pois praticamente tudo que ocorre está documentado lá.
O problema é que algumas funções no Harbour possem outros nomes e são quase equivalentes.
Vasculhando o changelog achei essas:
Tem essa que também:WAPI_SHELLEXECUTE()
hb_processOpen()
Código: Selecionar todos
Function mRun(cComando,lFlag)
*
*
Local oShell,lRet
lFlag := if( lFlag = NIL, .F., lFlag )
oShell:=Win_OleCreateObject("WScript.Shell")
lRet :=oShell:Run("%ComSpec% /c " + cComando, 0, lFlag)
oShell:=Nil
Return iif(lRet=0,.t.,.f.)
Código: Selecionar todos
/*
* ShellExecute( cFile, cOperation, cParams, cDir, nFlag )
*/
HB_FUNC( SHELLEXECUTE )
{
#if defined( HB_OS_WIN_CE )
hb_retni( -1 );
#else
void * hOperation;
void * hFile;
void * hParameters;
void * hDirectory;
LPCTSTR lpDirectory;
lpDirectory = HB_PARSTR( 4, &hDirectory , NULL );
if( lpDirectory == NULL )
lpDirectory = TEXT( "C:\\" );
hb_retnl( ( LONG ) ShellExecute( GetActiveWindow(),
HB_PARSTRDEF( 2, &hOperation, NULL ),
HB_PARSTR( 1, &hFile, NULL ),
HB_PARSTR( 3, &hParameters, NULL ),
lpDirectory,
HB_ISNUM( 5 ) ? hb_parni( 5 ) : SW_SHOWNORMAL ) );
hb_strfree( hOperation );
hb_strfree( hFile );
hb_strfree( hParameters );
hb_strfree( hDirectory );
#endif
}
As pessoas que estão chegando é preciso entender que a diversidade é uma coisa boa, pode parecer complicado no inicio, mas a função mrun que postei por exemplo só funciona no windows assim como a sheelexecute, mas provavelmente a hb_processopen funcione em qualquer OS.
No caso da WAPI_SHELLEXECUTE(), é preciso linkar a HBWIN, que é a recomendada, para o OS WinX.
E os exemplos estão na pasta contrib\hbwin\test no Harbour. Caso precise de ajuda quanto a mais exemplos ou entender a sintaxe, poste suas dúvidas em inglês no site de usuários internacional do Harbour no google.
http://groups.google.com/group/harbour-users/?pli=1
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Dr.Microso
- Usuário Nível 3

Qual lib usar ?
Olá Itamar, salve!
Não consigo imaginar quem programe, ainda mais em Harbour e viva sem o Google.
Vivendo do que vivemos, moramos dentro de sua pesquisa.
Acredito que quando chegamos a postar aqui, ou já passamos beeeem por lá ou procuramos comodidade (quem já fez o caminho e achou).
Fez-me até lembrar uma situação que me ocorreu essa semana...
Minha filha mais nova (3.5 anos) adoeceu repentinamente apresentando letargia e febre alta, fui à sua pediatra particular, no consultório, a secretária (novata) disse-me que a médica estava indisposta e não iria nem olhar... Ai lasquei: qual é a recomendação?
- Ah... Leve-a ao pronto-atendimento do SUS (Google)...
Se ela tivesse pelo menos me indicado outra pediatra/hospital conveniado que segurasse a peteca da "indisposta"...
Porém, fui prontamente atendido quando ela percebeu que eu não voltaria mais...
A dúvida foi bem respondida: não existe (ainda) um manual ou algo que o valha neste sentido, ao contrário do que havia ficado subentendido nos posts acima (e o que eu precisava exatamente).
Gostei da dica do Changelog.
Pelo jeito e por hora, ficamos ainda à procurar essas informações básicas (que já poderiam estar concentradas em algum lugar - é coisa simples: function=>lib) em fóruns, Harbour Group, Yahoo groups, etc. Veja o Lázarus, FreePascal, Qt...
Mui grato!
Pô colega, aí num vale (sério, to gargalhando até agora...até me fez muito bem...) porque é a primeira escolha óbvia.Itamar M. Lins Jr. escreveu:"Procure no Google."
Não consigo imaginar quem programe, ainda mais em Harbour e viva sem o Google.
Vivendo do que vivemos, moramos dentro de sua pesquisa.
Acredito que quando chegamos a postar aqui, ou já passamos beeeem por lá ou procuramos comodidade (quem já fez o caminho e achou).
Fez-me até lembrar uma situação que me ocorreu essa semana...
Minha filha mais nova (3.5 anos) adoeceu repentinamente apresentando letargia e febre alta, fui à sua pediatra particular, no consultório, a secretária (novata) disse-me que a médica estava indisposta e não iria nem olhar... Ai lasquei: qual é a recomendação?
- Ah... Leve-a ao pronto-atendimento do SUS (Google)...
Se ela tivesse pelo menos me indicado outra pediatra/hospital conveniado que segurasse a peteca da "indisposta"...
Porém, fui prontamente atendido quando ela percebeu que eu não voltaria mais...
A dúvida foi bem respondida: não existe (ainda) um manual ou algo que o valha neste sentido, ao contrário do que havia ficado subentendido nos posts acima (e o que eu precisava exatamente).
Gostei da dica do Changelog.
Pelo jeito e por hora, ficamos ainda à procurar essas informações básicas (que já poderiam estar concentradas em algum lugar - é coisa simples: function=>lib) em fóruns, Harbour Group, Yahoo groups, etc. Veja o Lázarus, FreePascal, Qt...
Mui grato!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Qual lib usar ?
Olá Francis,
Eu acredito que essa resposta depende muito dos objetivos de cada um. No meu ponto de vista para quem vai começar um projeto novo o melhor caminho é o Xailer e para quem quer ir migrando aos poucos o melhor caminho é a Hwgui. E quando ao xHarbour e Harbour todos sabem que o Harbour ainda não tem um SQLRDD e um Help(.CHM) porem está mais avançado em outras ferramentas como MT, porem ambos são projetos estáveis. Eu particularmente uso xHarbour 1.2.1 + Hwgui 2.17 + SQLRDD.
Eu acredito que essa resposta depende muito dos objetivos de cada um. No meu ponto de vista para quem vai começar um projeto novo o melhor caminho é o Xailer e para quem quer ir migrando aos poucos o melhor caminho é a Hwgui. E quando ao xHarbour e Harbour todos sabem que o Harbour ainda não tem um SQLRDD e um Help(.CHM) porem está mais avançado em outras ferramentas como MT, porem ambos são projetos estáveis. Eu particularmente uso xHarbour 1.2.1 + Hwgui 2.17 + SQLRDD.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Qual lib usar ?
Outra coisa que está existindo é que alguns novos usuários estão começando pelo xHarbour, depois querem mudar para o Harbour.
Acredite, quem não está pensando em usar o SQLRDD que é vendido pela .com não há necessidade de começar pelo xHarbour.
O xHarbour está parado há mais de 3 anos, fica algumas pessoas querendo segurar pessoas na distribuição A ou B, no final acaba atrapalhando quem está começando.
O Harbour está muito melhor e bem mais padronizado e mais fácil de usar do que o xHarbour. Mas é melhor, porque o xHarbour está parado, sem as correções no dia que resolverem fazer as tais correções e acrecentar as contribuições que só tem no Harbour, fica show também, entretanto o xHarbour está parado só isso.
Existiu uma época que o xHarbour estava mais evoluido do que o Harbour.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Acredite, quem não está pensando em usar o SQLRDD que é vendido pela .com não há necessidade de começar pelo xHarbour.
O xHarbour está parado há mais de 3 anos, fica algumas pessoas querendo segurar pessoas na distribuição A ou B, no final acaba atrapalhando quem está começando.
O Harbour está muito melhor e bem mais padronizado e mais fácil de usar do que o xHarbour. Mas é melhor, porque o xHarbour está parado, sem as correções no dia que resolverem fazer as tais correções e acrecentar as contribuições que só tem no Harbour, fica show também, entretanto o xHarbour está parado só isso.
Existiu uma época que o xHarbour estava mais evoluido do que o Harbour.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Dr.Microso
- Usuário Nível 3

Qual lib usar ?
Olá Leonardo!
Citei algumas linguagens free (poderia citar mais umas trocentas) que possuem uma fonte de referência melhor estruturada para Function => LIB.
O foco da discussão é uma Rápida Referência LIB-Functions para o Harbour .
Não entendi, ou parece-me que sua colocação está fora de contexto.sygecom escreveu:"Eu acredito que essa resposta depende muito dos objetivos de cada um..."
Citei algumas linguagens free (poderia citar mais umas trocentas) que possuem uma fonte de referência melhor estruturada para Function => LIB.
O foco da discussão é uma Rápida Referência LIB-Functions para o Harbour .
Vali escreveu:"...Explico melhor.
Agora preciso usar o comando ShellExecute e nem imagino em qual lib esta...."
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Qual lib usar ?
Não está fora do contexto não.
O Topico diz:
O Topico diz:
Você postou:QUAL LIB USAR ?
Ou está havendo um desvio de assunto aqui, abraços.Dr.Microso escreveu: Então... Novamente, a pergunta que não quer calar: qual lib usar?
Leonardo Machado
- Dr.Microso
- Usuário Nível 3

Qual lib usar ?
É pura interpretação.
Note que apenas respeitei o título do tópico, postei aqui na tentativa de não abrir outro.
Em tempo
Que ver uma coisa "fina"?
A HbQt vale-se de algumas DLLs para facultar a GUI e suas funções que foram portadas.
Para saber seu conteúdo, procure no pacote harbour-nightly-src os seguintes arquivos:
- QtCore.txt
- QtGui.txt
- QtNetwork.txt
Viu?
Aí sim, dá "tesão". Não deve ter doído nada e poupa um tempão (oh, até rimou...).
Uma produtiva semana a todos.
Note que apenas respeitei o título do tópico, postei aqui na tentativa de não abrir outro.
HB_SendMail e ShellExecute não remetem diretamente à uma Lib GUI.Vali escreveu:Como sei o que cada "lib" faz? Tem algum help ou tutorial por ai?
Explico melhor.
Acho que o título teria sido mais feliz se fosse: "Em que bendita LIB está???" (risos)Dr.Microso escreveu:"... a melhor e mais rápida fonte de pesquisa para saber em qual LIB se encontra aquela "bendita" Function "x"?"
Em tempo
Que ver uma coisa "fina"?
A HbQt vale-se de algumas DLLs para facultar a GUI e suas funções que foram portadas.
Para saber seu conteúdo, procure no pacote harbour-nightly-src os seguintes arquivos:
- QtCore.txt
- QtGui.txt
- QtNetwork.txt
Viu?
Aí sim, dá "tesão". Não deve ter doído nada e poupa um tempão (oh, até rimou...).
Uma produtiva semana a todos.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Qual lib usar ?
No meu ver o certo seria abrir um novo tópico. Mas agora já foi....abraços
Leonardo Machado