Bom dia.
Tenho a necessidade de documentar uma aplicação legada em Clipper 5.2.
Gostaria de saber dos Sr(a)s se alguém possui alguma ferramenta que faz a documentação do banco (Diagrama Entidade Relacionamento - DER) DBFs. Eu tentei via Delphi importar os DBFS para um banco Firebird a partir da aplicativo de apoio da Borland chamada DataPump. Ele consegue criar a estrutura no FireBird inclusive com os dados porém não crias as PK e FK. Se alguém souber de uma ferramenta que faz isso nativamente no para os DBfs e puder compartilhar eu agradeço.
[]s
Ferramenta para gerar DER dos Dbfs
Moderador: Moderadores
-
williamgustavo
- Usuário Nível 1

- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Tenho pra mim que DBF Architect seria o que vc precisa.
Tenho pra mim que DBF Architect seria o que vc precisa.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Jairo Maia
- Moderador
Olá William,
Em clipper, as tabelas não registram esta informação. Estas informações são definidas nos arquivos Indices, e controlados via código de programação.
Para descobrir as chaves de cada arquivo indice, se vc conhece o conceito utilizado pelo projetista, vc pode montar algo em clipper, abrir cada tabela (DBF), e depois cada indice deste arquivo, e usar o comando IndexKey() para cada indice. IndexKey() retorna a chave definida para cada um deles.
Obviamente, estou pressupondo que vc tenha acesso a todos os arquivos, ou seja, tanto as tabelas como seus indices. Uma vez conhecida cada chave de indice, vc precisa definir o PK (Primary Key), e o FK (Foreign Key) para o arquivo destino.
Em clipper, as tabelas não registram esta informação. Estas informações são definidas nos arquivos Indices, e controlados via código de programação.
Para descobrir as chaves de cada arquivo indice, se vc conhece o conceito utilizado pelo projetista, vc pode montar algo em clipper, abrir cada tabela (DBF), e depois cada indice deste arquivo, e usar o comando IndexKey() para cada indice. IndexKey() retorna a chave definida para cada um deles.
Obviamente, estou pressupondo que vc tenha acesso a todos os arquivos, ou seja, tanto as tabelas como seus indices. Uma vez conhecida cada chave de indice, vc precisa definir o PK (Primary Key), e o FK (Foreign Key) para o arquivo destino.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Não conheço sua situação, mas se você está pensando em migrar para outra ferramenta Windows, considere a hipótese de reescrever as bases de dados. É muito provável que, sendo código legado, você terá de fazer um porrilhão de ajustes futuros, até porque com um SGBD moderno, sempre haverá montes de recursos que você vai querer implementar, e aproveitar essas bases do Clipper só vai atrapalhar. Então pode se tornar mais viável reescrever do zero, aproveitando apenas o conhecimento. Migrar bases de dados do passado pode se tornar a corda da sua forca no futuro.
Ademais, é como o colega já disse: o Clipper nem de longe tem suporte a PK e FK. Vai ter que fazer isso no braço, e vai precisar não apenas ler os códigos dos índices, mas também os códigos do sistema para bem entender como se processam todos esses relacionamentos. Sem falar que depois, ainda vai ter que (ou querer) escrever domínios, triggers, generators, índices, estabelecer regras de update/delete, etc.
Ademais, é como o colega já disse: o Clipper nem de longe tem suporte a PK e FK. Vai ter que fazer isso no braço, e vai precisar não apenas ler os códigos dos índices, mas também os códigos do sistema para bem entender como se processam todos esses relacionamentos. Sem falar que depois, ainda vai ter que (ou querer) escrever domínios, triggers, generators, índices, estabelecer regras de update/delete, etc.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Não entendi nada, quem sabe se eu enteder possa ajudar, pra q serve o DER e PK e FK 
Sem querer fugir do tópico nobres moderadores, mas acredito q não seja necessário novo tópico apenas alguém q possa elucidar minha dúvida acima dentro deste para dar continuidade ao mesmo.
Sds.
Sucesso!!!
Sem querer fugir do tópico nobres moderadores, mas acredito q não seja necessário novo tópico apenas alguém q possa elucidar minha dúvida acima dentro deste para dar continuidade ao mesmo.
Sds.
Sucesso!!!
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
-
sambomb
- Usuário Nível 3

DER - Diagrama entidade relacionamento http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_e ... cionamento
PK - Primary Key http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_prim%C3%A1ria
FK - Foreign Key http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_estrangeira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional
PK - Primary Key http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_prim%C3%A1ria
FK - Foreign Key http://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_estrangeira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
Mais ou menos: PK (chave primária) é aquele índice que você tem no Clipper, para acelerar a busca de ítens. FK (chave estrangeira) é a chave primária de uma tabela auxiliar. Exemplo: cadastro de cliente que tem endereço, mas que reside em outra tabela. Na tabela principal você grava apenas a chave estrangeira, que é a chave primária na tabela de endereços. O diagrama de relacionamentos identifica as PKs e FKs e mostra seus relacionamentos.fladimir escreveu:pra q serve o DER e PK e FK
Em SGBDs você tem também outros recursos. Há vários livros legais sobre SQL no meu site. Clique aqui pra visitar a página. Obs: todos em inglês.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---