NFe e desconto

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

JulioNSP
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NFe e desconto

Mensagem por JulioNSP »

Quando emitimos uma NFe que contenha itens com e sem ST (substituição Tributária) e usamos o campo de desconto a nível de nota e não a nível de produtos, o retorno vem como: "Rejeição: Total do Desconto difere do somatório dos itens".

Quando emitimos a NFe com produtos sem ST o retorno vem OK.

Estou tratando o desconto da seguinte forma: ex: valor total dos produtos R$ 1.009,00 valor total da NF R$ 1.009,00
valor do desconto R$ 9,00 valor da fatura R$ 1.000,00.

Já tentei colocar o valor total da NFe em R$ 1.000,00 (o que eu acho que sería o certo) mas dá o mesmo erro.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Re: NFe e desconto

Mensagem por billy1943 »

A questão do desconto é semelhante ao frete, logico que aqui este seria em acréscimo.
Não há meios de conciliar a situação, pois tanto um como o outro interferem no cálculo dos tributos (ICMS, principalmente).
Assim, no meu sistema adotamos a norma de trabalhar com o valor unitário já reduzido do desconto oferecido.
No caso do frete, agregamos o frete ao valor unitário.
Não dá erro de forma alguma, e a situação financeira fica inalterada.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Amigo, eu fiz da seguinte forma. O desconto na minha NFE, pode ser informado pelo emitente da nota por valor ou percentual, sobre o valor total da nota. De toda forma, eu calculo o percentual de desconto, e aplico sobre todos os produtos da nota, fazendo entao, com que minha base de calculo de icms, pis e cofins, tambem sofra a reduçao de acordo com o desconto. Eu calculo os tributos, sobre o valor efetivo da transaçao, e nao sobre valor de tabelas.

Mesmo quando nao era NFE, eu usava a mesma regra, desde 1995.

Nao vejo melhor forma de tratar o desconto na nota, e nao tive problemas.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

eu tenho dois campos em meu arquivo de notas sendo, DESCONTO, guarda o valor de desconto geral o qual eu calculo o ICMS que sera abatido da base de calculo e DESCONTOS que armazena a soma dos descontos em cada itens na nota.

Cada item recebe desconto, é calculado o ICMS sobre o valor restante. A soma dos descontos é colocada no campo DESCONTO da nota.
A nota recebe o desconto no geral, o imposto é calculado sobre o restante para ser colocado na base de calculo. Este desconto é somando ao desconto dado nos itens.

Desta forma posso dar descontos tantos nos itens como no geral e nao ter problemas para calcular o imposto.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
janio
Colaborador
Colaborador

NFe e desconto

Mensagem por janio »

Insisto na pergunta inicial.

Se o valor total do produto é R$ 1.009,00 e há um desconto nesse item de R$ 9,00, o VALOR TOTAL DO PRODUTOS na nfe deveria ser R$ 1.009,00, o VALOR TOTAL DA NOTA deveria ser R$ 1.000,00 e o DESCONTO deveria ser R$ 9,00. Ocorre que se fizermos desse jeito, a nfe é rejeitada: "Rejeição: Total do Desconto difere do somatório dos itens". Só passa se o VALOR TOTAL DOS PRODUTOS e o VALOR TOTAL DA NOTA forem R$ 1.000,00.

Lembrando que antes da vs. 2.0 isso não ocorria.

Como resolver isso?

O engraçado é que estou com um DANFE em mãos (nao emitido por mim) em que consta o seguinte:
Valor total dos produtos: 3.364,48
Valor Total da Nota: 3.122,20
Desconto: 0,00

Nos itens não há menção a desconto em nenhum deles, ou seja, V.DESC está 0,00 em todos.

Em dados adicionais há uma mensagem informando: DESCONTO RELATIVO AO ICMS - Icms Disp: 242,28.

A chave para quem quiser consultar é: 26110508789294000194550010000026051000026050

Como ele conseguiu uma nfe dessa passar, é o que eu não sei...
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NFe e desconto

Mensagem por Eros »

Amigo,

Eu acredito que vc esta fazendo confusão com as informações e em especial com a formação dos seu arquivo da nfe.

Valor total dos produtos.: R$ 1.009,00
Valor do Desconto........: R$ 9,00
Valor Total da NFE.......: R$ 1.000,00

É assim mesmo, nenhum problema, é exatamente assim que todos fazemos e funciona sim.

É muito possivel que vc esteja fazendo confusão ao informar os descontos.

No Registro I - Produtos da Nota, tem uma tag especifica do valor do desconto do produto, e evidentemente a soma dos descontos de todos produtos da nfe, (ai vc pode dar desconto em um, alguns ou todos produtos da nfe) deve ser igual ao desconto total da nota.

O problema que vc esta tendo na validação da nfe, nao é por causa de versao da nfe, seja 1.10 ou 2.0.

Me parece sim, em engano seu na formação dos dados das TAG.

Se você achar que precisa de ajuda, (erones007@gmail.com)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

NFe e desconto

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Também tive este problema e acho que o mesmo esta relacionado a nova versão do ambiente.

Minha solução para um problema como este em um cliente cuja NFe possuia mais de 100 registros foi o de ratear o desconto.

Como fiz?

Como o valor do desconto foi dado como global eu dividi o mesmo pela quantidade total de unidades e multipliquei o resultado por cada quantidade de item jogando o desconto nas tags de desconto, desta forma o desconto apareceria na coluna desconto de cada item.

Exemplo:

Tenho 100 itens lançados na NFe e cada um tem 20 unidades
Fiz uma nota de R$ 10.000,00 e dei um desconto de R$ 2.000,00

Então:

Dividi o desconto pelo total de unidades, ou seja, R$ 2.000,00 / (100 x 20) obtendo R$ 1,00 de desconto por unidade.
Joguei R$ 1,00 X 20 como desconto em cada tag de desconto de cada item.

Em resumo.

Some as quantidade unitarias em cada item e divida o valor do desconto global por esta somatoria obtendo um desconto unitário global.

Multiplique este desconto unitário global pela quantidade unitária em cada item e obtenha o desconto nele e jogue na tag de desconto.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Kiko Fernandes
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NFe e desconto

Mensagem por Kiko Fernandes »

Eu também passei por estas situações. Como tenho clientes que trabalham com produtos onde a diferença de valores pode ser muito grande entre um item e outro, acabei rateando o desconto também, mas proporcional ao valor do item.

Exemplo:
Nobreak senoidal 2 x 1.000,00 = 2.000,00
Abraçadeira xxxx 1 x 0,21 = 0,21

Valor total dos produtos: 2.000,21
Desconto: 300,00
Valor total da NFe: 1.700,21

Então eu gero um coeficiente de 15 decimais
desconto/valor bruto da nota = 300,00/2.000,21 = 0,149984251653576

Este coeficiente eu multiplico pelo valor total bruto do item para achar o desconto proporcional.

2.000,00 x 0,149984251653576 = 299,97
0,21 x 0,149984251653576 = 0,03

Então ficaria
Nobreak senoidal 2 x 1.000,00 = 2.000,00 Desconto: 299,97
Abraçadeira xxxx 1 x 0,21 = 0,21 Desconto: 0,03

Valor dos produtos 2.000,21
Desconto: 300,00 (soma dos descontos na coluna vdesc de cada item 299,97+0,03= 300,00)
Valor total da NFe: 1.700,21

Obs: Fique atento com a base de cálculo:
2.000,00 - 299,97 = 1.700,03 x aliq%
0,21 - 0,03 = 0,18 x aliq%
Base de calculo = 1.700,03+0,18= 1.700,21
janio
Colaborador
Colaborador

NFe e desconto

Mensagem por janio »

Pessoal,

Vou fazer uns testes e logo após posto o resultado.

Talvez eu esteja fazendo confusão mesmo.

Obrigado,

Janio
fui...
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NFe e desconto

Mensagem por SandroBelarmino »

janio escreveu:Se o valor total do produto é R$ 1.009,00 e há um desconto nesse item de R$ 9,00, o VALOR TOTAL DO PRODUTOS na nfe deveria ser R$ 1.009,00, o VALOR TOTAL DA NOTA deveria ser R$ 1.000,00 e o DESCONTO deveria ser R$ 9,00. Ocorre que se fizermos desse jeito, a nfe é rejeitada: "Rejeição: Total do Desconto difere do somatório dos itens". Só passa se o VALOR TOTAL DOS PRODUTOS e o VALOR TOTAL DA NOTA forem R$ 1.000,00.

Lembrando que antes da vs. 2.0 isso não ocorria.

Como resolver isso?
Jânio, além de informar o desconto no total da nota, você precisa informar também o valor do desconto no item ou nos itens da nota.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
janio
Colaborador
Colaborador

NFe e desconto

Mensagem por janio »

Sandro e amigos!

Realmente, eu estava fazendo confusão aqui. Eu estava colocando na tag PRODUTOS, no valor total do item, o valor líquido e não o valor Bruto (sem o desconto), como tem que ser. Por isso não estava dando certo. Agora ficou assim e deu certo:

Cabeça da NFe:
Valor dos Produtos: 109,00
Valor da Nota: 100,00
Desconto: 9,00

Desdobramento produtos:
Produto: tal
Quantidade: 1,000
Valor Unitário: 109,00
Desconto: 9,00
Valor Total do Item: 109,00 (e não 100,00 como eu vinha fazendo anteriomente e a sefaz barrava)
fui...
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

NFe e desconto

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Tudo bem que vc encontrou o problema(tipo: comeu bola, com todo o respeito), mas isto acontece, mas todas as informações passadas aqui servem para auxiliar a todos relativo ao assunto.

Responder