NFe Consultar na SEFAZ pelo numero do emitente
Moderador: Moderadores
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Tenho duas NFe's que não encontro nenhum registro nos meus arquivos, tentei inutilizar esses numeros e o retorno da SEFAZ foi ( ERRO: Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado). Alguem sabe como posso fazer a consulta na SEFAZ para tentar identifica-las?
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Tente gerar a chave manualmente, verificando pela sequencia de notas o possível mês de emissão e consultar ...
Pode ser que dê certo.
[]'s
Ana
Pode ser que dê certo.
[]'s
Ana
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Ana, já fiz isso gerei uma chave com esse meu numero interno nas duas notas e quando consultei no site elas não constavam.
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Julio, você verificou a possibilidade de elas já estarem inutilizadas?
Caso não, consulte se os números aparecem na lista das inutilizadas.
Caso não, consulte se os números aparecem na lista das inutilizadas.
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Kiko, com certeza não tinham sido inutilizadas anteriormente mas, como eu faria essa consulta de NFe's inutilizadas? Aqui no meu sistema não há registros dessas ocorrências e na SEFAZ tem como consultar?
Sds.
Julio.
Sds.
Julio.
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Julio, este é o link do portal nacional
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/co ... 1QjUXR4PY=
Você informa o CNPJ da empresa e o ano.
Então você poderá ver todos os número que foram inutilizados.
Seria uma tentativa, se alguem inutilizou e não ficou registrado vc saberá.
Caso não esteja, ai não sei te dizer o que pode ter acontecido.
Obs.: Pode ser que vc encontre tambem o link para consulta de inutilização na SEFAZ do teu estado.
Boa sorte!
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/co ... 1QjUXR4PY=
Você informa o CNPJ da empresa e o ano.
Então você poderá ver todos os número que foram inutilizados.
Seria uma tentativa, se alguem inutilizou e não ficou registrado vc saberá.
Caso não esteja, ai não sei te dizer o que pode ter acontecido.
Obs.: Pode ser que vc encontre tambem o link para consulta de inutilização na SEFAZ do teu estado.
Boa sorte!
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Kiko, obrigado pelo link, entrei lá e vi que as duas nfs que procuro não foram inutilizadas.
Mas valeu mesmo pela dica.
Sds.
Julio.
Mas valeu mesmo pela dica.
Sds.
Julio.
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Julio então acho que tem a ver com o prazo para inutilização de NFe.
--------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
Julio pode ser que a tua situação seja igual a relatada pelo pessoal destes foruns.
Minha dúvida quanto ao retornou da mensagem que diz que a faixa de núm. já foi utilizada. Ai não sei se quando sai fora do prazo o retorno seria mesmo este.
1 - A chave que vc montou para fazer a consulta seguiu o padrão do ACBrNFeMonitor? Ou seja no número aleatório é informado o mesmo núm. da nota?
2 - Você considerou o período da emissão da nota. Se ela foi emitido na versão 1 a chave tem diferença, não é montada igual a da versão 2.
Boa Sorte!
--------------------------------------------------------------------
Fonte: http://nfebrasil.ning.com/forum/topics/ ... ent%3A8970Qual o procedimento para a seguinte situação:
No mês passado houve uma quebra de sequência na númeração de NFe, a quebra ocorreu porque uma delas não foi criada deixando uma lacuna na sequência, mas é preciso inutilizar o número conforme o Ajuste Sinief 07/05 até decimo dia do mês subsequente.
Mas como fazer se a nota não chegou a ser criada, pois o emissor não terá como localizá-la, devo editar uma nota com o número a ser inutilizado para poder apresentar a informação e não ser penalizado?
-------------------------------------------------------------------
Fonte: http://tiorsitec.wordpress.com/2010/05/ ... apos-prazoEu também perdi o prazo para inutilização de numeração de NF-e.
Em Setembro de 2009, ocorreu um erro operacional. Dois números de NF-e ficaram sem autorização. Ou seja, houve quebra na sequência das notas.
Descobri o “furo” em 15 de outubro. Ou seja, já não era mais possível inutilizar os dois números através do sistema eletrônico.
Qual foi a solução? Denúncia espontânea junto à SEF/MG.
Na realidade não houve penalidade, mas foi preciso o registro da ocorrência formalmente junto à autoridade fiscal.
Recomendo a consulta aos procedimentos em sua Unidade da Federação.
Julio pode ser que a tua situação seja igual a relatada pelo pessoal destes foruns.
Minha dúvida quanto ao retornou da mensagem que diz que a faixa de núm. já foi utilizada. Ai não sei se quando sai fora do prazo o retorno seria mesmo este.
1 - A chave que vc montou para fazer a consulta seguiu o padrão do ACBrNFeMonitor? Ou seja no número aleatório é informado o mesmo núm. da nota?
2 - Você considerou o período da emissão da nota. Se ela foi emitido na versão 1 a chave tem diferença, não é montada igual a da versão 2.
Boa Sorte!
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Kiko, essas duas NFe's são desse mês julho/2011, portanto não seria problema de prazo para inutilização, percebi essa falha numa auditoria logo depois da ocorrência. Quanto à montagem manual da chave, montei o arquivo txt com a mesma data e numero de cada uma dessas nfe's e deixei o ACBrNFeMonitor criar o XML aí ele criou a chave e foi com essa que tentei fazer a consulta, mas a resposta foi de que não havia nenhuma NFe com essa chave.
Inicialmente e antes de decidir pela inutilização eu pesquisei nos arquivos do meu sistema e em nenhum deles havia o registro dessas notas, também pesquisei no log da ferramenta ACBrNFeMonitor e nele também não constam essas duas emissões. Como a geração e o envio do arquivo XML das NFe's são feitos por essa ferramenta, fiquei com a certeza de que teria havido algum problema operacional interno, ainda não identificado e elas não teriam mesmo sido transmitidas. O problema que quando envio o arquivo de inutilização recebo o retorno informando que uma das notas já foi usada, o pior, já que a informação é de uma e não todas as notas da faixa foram utilizadas eu tentei então enviar a inutilização de cada uma delas em separado para pelo menos saber qual delas já tinha sido utilizada, mas mesmo assim para as duas notas o retorno foi o mesmo.
Inicialmente e antes de decidir pela inutilização eu pesquisei nos arquivos do meu sistema e em nenhum deles havia o registro dessas notas, também pesquisei no log da ferramenta ACBrNFeMonitor e nele também não constam essas duas emissões. Como a geração e o envio do arquivo XML das NFe's são feitos por essa ferramenta, fiquei com a certeza de que teria havido algum problema operacional interno, ainda não identificado e elas não teriam mesmo sido transmitidas. O problema que quando envio o arquivo de inutilização recebo o retorno informando que uma das notas já foi usada, o pior, já que a informação é de uma e não todas as notas da faixa foram utilizadas eu tentei então enviar a inutilização de cada uma delas em separado para pelo menos saber qual delas já tinha sido utilizada, mas mesmo assim para as duas notas o retorno foi o mesmo.
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Julio, esta consulta vc fez pelo site ou pelo sistema?
Se a nota teve um problema, exemplo: Faltou a IE do cliente, se você consultar pelo site a mensagem é que a nota não existe.
Se você fizer a consulta pelo teu sistema, no retorno vc tem a informação que faltou a IE ou outra informação.
A consulta deverá ser feita pelo teu sistema.
Se a nota teve um problema, exemplo: Faltou a IE do cliente, se você consultar pelo site a mensagem é que a nota não existe.
Se você fizer a consulta pelo teu sistema, no retorno vc tem a informação que faltou a IE ou outra informação.
A consulta deverá ser feita pelo teu sistema.
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Kiko, quanto ao prazo de inutilização, acho que não seja esse o problema pois, a data provavel da emissao dessas duas NFe's é 08/07/2011 que é bem recente. Quanto à consulta que fiz, foi pelo site da SEFAZ mesmo, não imaginei que seria diferente em fazer a consulta pelo sistema, até porque para eu fazer a consulta pelo meu sistema seria pelo meu numero e não pela chave. Mas tenho como montar uma consulta usando o ACBrNFeMonitor seria esse tipo de consulta que você sugeriu?
Sds.
Julio.
Sds.
Julio.
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Existe, diferença Julio em algumas situações....não imaginei que seria diferente em fazer a consulta pelo sistema...
Por exemplo vc emite uma nota para um determinado cliente, este cliente possui IE e no momento de emitir vc deixa em branco ou informa ISENTO, neste caso vc receberá uma mensagem de "REJEIÇÃO: IE do destinatário não informada". Porque antes de autorizar a nota a SEFAZ verificou que o destinatário possui IE e portanto é obrigatório informar.
Bom neste instante o número da nota foi consumido e ela esta na SEFAZ com toda a informação, porém falta a IE.
Neste caso se decidir não informar a IE a nota ficará "Pendente" lá. Se tentar cancelar, não será possível pois ela não foi autorizada ainda, logo não é possível cancelar, se eu tento inutilizar recebo a mensagem que este número já foi usado.
Agora vem a questão, como eu tenho a chave (não estou falando do XML apenas a chave, se eu for no site e digitar o número dela vou receber uma mensagem que esta nota "Não consta na base de dados da SEFAZ", pois a mesma não recebeu autorização, mas seu eu fizer a consulta pelo sistema que esta emitindo ela, com o certificado dela no retorno receberei a mensagem do porque ela esta parada ("pendente" lá, então verei a informação "IE do destinatário não informada", então devo colocar a IE que faltou e enviar novamente, ai teria a autorização e a nota passaria a aparecer para consulta no site.
O comando seria este:
NFe.ConsultarNFe(cArqXML)
Em cArqXML informe a chave da sua nota entre aspas.
NFE.ConsultarNFe("99999999999999999999999999999999999999999999")
Se vc tem a chave, vc pode criar o arquivo TXT com o comando acima, enviar para o ACBrNFeMonitor no diretório que ele está monitorando e procure pelo arquivo de retorno e veja as informações.
Obs.: Este teste terá que ser feito com o certificado do emitente desta nota.
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Júlio,
Pergunto isso pq esse erro se obtem quando se tenta inutilizar uma faixa, em que algum número desta faixa tenha sido utilizado, cancelado ou denegado.
P.ex: se a primeira nota tem número 1, e a outra número 3, e vc tenta inutilizar a nota 1 e 3, o sistema entende que vc está inutilizando a faixa de notas 1 a 3, e como a nota 2 foi utilizada, retorna esse erro que vc postou.
Que erro vc obtém se tenta inutilizar uma por vez?
A numeração destas notas estão em sequência?JulioNSP escreveu:ERRO: Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado
Pergunto isso pq esse erro se obtem quando se tenta inutilizar uma faixa, em que algum número desta faixa tenha sido utilizado, cancelado ou denegado.
P.ex: se a primeira nota tem número 1, e a outra número 3, e vc tenta inutilizar a nota 1 e 3, o sistema entende que vc está inutilizando a faixa de notas 1 a 3, e como a nota 2 foi utilizada, retorna esse erro que vc postou.
Que erro vc obtém se tenta inutilizar uma por vez?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Oi Jairo, então parece que está complicado a situação do Julio, mas vamos tentando, tomara que ele consiga.
Quanto a tua pergunta:
Quanto a tua pergunta:
"Que erro vc obtém se tenta inutilizar uma por vez? "
[ por JulioNSP » 20 Jul 2011 17:12 ]
...eu tentei então enviar a inutilização de cada uma delas em separado para pelo menos saber qual delas já tinha sido utilizada, mas mesmo assim para as duas notas o retorno foi o mesmo.
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Kiko, seguindo a sua sugestão de consultar pelo meu sistema, gerei uma chave com o numero da nf e mandei pelo ACBrNFeMonitor, pelo retorno comecei a descobrir o que realmente havia ocorrido:
No retorno dessa consulta veio uma informação de que o mes da emissão estava errado, dai fui pesquisar na documentação do sistema e achei a informação que as primeiras duas NFe's emitidas estavam com a numeração de testes e não as de produção, isso em 04/02/2011 (data do inicio em produção) então fizemos o cancelamento das mesmas no mesmo momento. Eu só não lembrava disso, então pegando a chave gerada naquela época com mes de emissão "02" consegui consultar no site e a resposta foi: OK: Cancelamento de NF-e homologado. Isso para as duas.
Agora estou recuperando o XML de cada uma delas para imprimir os DANFE's e deixar junto com o lote desse mes para não esquecer mais. De qualquer maneira infelizmente o tópico não foi resolvido, ou seja, não conseguimos ainda fazer a consulta pelo numero gerado na empresa, só pela chave e, pela quantidade de acessos que teve nesse tópico deve ter muita gente interessada nisso. Então, se alguem souber por gentileza poste aqui.
Meu muito obrigado, Ana, Kiko e Jairo pelas dicas, sem as quais não teria resolvido o meu problema.
No retorno dessa consulta veio uma informação de que o mes da emissão estava errado, dai fui pesquisar na documentação do sistema e achei a informação que as primeiras duas NFe's emitidas estavam com a numeração de testes e não as de produção, isso em 04/02/2011 (data do inicio em produção) então fizemos o cancelamento das mesmas no mesmo momento. Eu só não lembrava disso, então pegando a chave gerada naquela época com mes de emissão "02" consegui consultar no site e a resposta foi: OK: Cancelamento de NF-e homologado. Isso para as duas.
Agora estou recuperando o XML de cada uma delas para imprimir os DANFE's e deixar junto com o lote desse mes para não esquecer mais. De qualquer maneira infelizmente o tópico não foi resolvido, ou seja, não conseguimos ainda fazer a consulta pelo numero gerado na empresa, só pela chave e, pela quantidade de acessos que teve nesse tópico deve ter muita gente interessada nisso. Então, se alguem souber por gentileza poste aqui.
Meu muito obrigado, Ana, Kiko e Jairo pelas dicas, sem as quais não teria resolvido o meu problema.