Ajuda,
Moderador: Moderadores
-
erico.santana
- Usuário Nível 1

Ajuda,
Ola pessoal sou novato na linguagem e no forum, estou tentando fazer algo simples para aprendizado, uma situação e a seguinte tenho um campo character com tamanho 1 ele pode estar preenchido ou nao, quando ele nao estiver preenchido gostaria de salvar o numero 1 em outro campo do mesmo dbf, isso percorrendo todos os registros, qual a ideia pessoal? alguma dica, algum lugar aonde possa achar algo do genero para ler, obrigado
Ajuda,
Amigo, seja bem vindo ao forum.
Para fazer isso há algumas maneiras, como é para aprendizado, vou postar aqui um código que envolve um loop.
Como disse, há diversas maneiras de fazer isso, inclusive usando apenas uma linha, com a função DbEval(), mais em se tratando de aprendizado, já se tem aqui, mais algumas noções sobre a linguagem.
Boa sorte.
Abraços.
Para fazer isso há algumas maneiras, como é para aprendizado, vou postar aqui um código que envolve um loop.
Código: Selecionar todos
//--limpa a tela no inicio do sistema
cls
//--A tabela.dbf é o banco de dados, nela tem dois campos com a seguinte estrutura:
//--CMP1 C,1 e CMP2 C,1 ou seja, os 2 campos aqui são do tipo caracter com tamanho de um caracter, ok
USE TABELA.DBF
//--posiciona o ponteiro no topo da tabela
go top
//--condicao, que diz: faça enquanto o fim da tabela nao for encontrado.
DO WHILE !EOF()
//--percorre a tabela inteira do inicio ao fim avaliando o primeiro campo e se CMP1 for vazio ou seja
//--ter apenas um espaco. Tambem pode-se utilizar a funcao EMPTY() para testar se o campo é vazio, assim
//-- if empty(CMP1)=.T.
if CMP1=" "
//--se for vazio, preenche o campo CMP2 com o numero "1" caracter
replace CMP2 with "1"
//--funcao que força a gravar a alteracao no disco HD
dbcommit()
endif
//--vamos para o proximo registro e recomeça o procedimento
//--ate que a tabela seja toda percorrida
SKIP +1
ENDDO
//--aqui fechamos a tabela.dbf
close
//--encerramos o sistema
quit
Boa sorte.
Abraços.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
-
erico.santana
- Usuário Nível 1

Ajuda,
Andril Boa noite, e obrigado pela ajuda, eu consegui enteder bem o codigo ali, lhe agradeço, estou precisando fazer uns bicos em um sistema clipper e to tendo que aprender, a minha area e totalmente diferente, agradeço sua ajuda...
Muito Obrigado
Muito Obrigado