Passos p/ migrar p/ Harbour 3.0
Moderador: Moderadores
-
sergio.kondo
- Usuário Nível 1

Olá Colegas!
Atualmente utilizo xHarbour.org 1.0.0 + HWGUI (v2008/07/08) + Mediator RDD for MySQL + gtWVW + Borland C++ 5.5x. Se tiver que migrar para Harbour 3.0 trocando pelo xHarbour e mantendo as demais ferramentas, quais são os passos necessários? Já baixei o binário da versão 3.0 e eu nunca utilizei o Harbour para compilar um aplicativo à partir do script. O máximo que fiz foi compilar um .prg.
Atualmente utilizo xHarbour.org 1.0.0 + HWGUI (v2008/07/08) + Mediator RDD for MySQL + gtWVW + Borland C++ 5.5x. Se tiver que migrar para Harbour 3.0 trocando pelo xHarbour e mantendo as demais ferramentas, quais são os passos necessários? Já baixei o binário da versão 3.0 e eu nunca utilizei o Harbour para compilar um aplicativo à partir do script. O máximo que fiz foi compilar um .prg.
- momente
- Usuário Nível 3

- Contato:
Sergio,
Acredito que o primeiro passo seria você dar uma estudada hbmk2.exe, comece desenvolvendo um sisteminha para estudo.
eu também ainda estou no xHarbour (1.2.1) em modo console, com a MiniGUI estou utilizando o harbour 3.0 que acompanha a build.
mas vou acompanhar este topico também, pois quero realizar este up.
abraço,
Acredito que o primeiro passo seria você dar uma estudada hbmk2.exe, comece desenvolvendo um sisteminha para estudo.
eu também ainda estou no xHarbour (1.2.1) em modo console, com a MiniGUI estou utilizando o harbour 3.0 que acompanha a build.
mas vou acompanhar este topico também, pois quero realizar este up.
abraço,
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
- jairfab
- Usuário Nível 3

E ai serginho, tudo bem!
Para você compilar existe varias formas, como foi citado hbmk2.exe poderia ser tambem make.exe, Bat etc. Eu particularmente gosto muinto de compilar com make.exe, primeiro que lembra muinto o rmake do clipper, segundo que desta forma eu posso compilar tanto xHarbour como Harbour bastando apensas mudar o apontamento do caminho onde está o compilador.
Para compilar o teu sistema pelo que conheco do dele, está bem facil de migrar, basta você compilar as libs do hwgui e do mediator.
Este final de semana eu quero fazer um teste de compilação de um sistema xharbour + hwgui para harbour 3.00 ...
Para você compilar existe varias formas, como foi citado hbmk2.exe poderia ser tambem make.exe, Bat etc. Eu particularmente gosto muinto de compilar com make.exe, primeiro que lembra muinto o rmake do clipper, segundo que desta forma eu posso compilar tanto xHarbour como Harbour bastando apensas mudar o apontamento do caminho onde está o compilador.
Para compilar o teu sistema pelo que conheco do dele, está bem facil de migrar, basta você compilar as libs do hwgui e do mediator.
Este final de semana eu quero fazer um teste de compilação de um sistema xharbour + hwgui para harbour 3.00 ...
- jairfab
- Usuário Nível 3

Passo 1
Fazer um teste de compilação pode ser com apenas uma mensagem no seu prg.
Passo 2
Compilar a lib hwgui com a sua versao de harbour.
Passo 3
Compilar a lib do mediator, caso ainda nao tenha a lib correspondente a sua versao de harbour.
Passo 4
Montar um script de compilacao pode ser com Make.exe ou ate mesmo um Bat.
Passo 5
Testar a compilacao com um modulo do seu sistema, caso funcione ir acrescentado modulo a modulo até compilar todos os modulos.
Fazer um teste de compilação pode ser com apenas uma mensagem no seu prg.
Passo 2
Compilar a lib hwgui com a sua versao de harbour.
Passo 3
Compilar a lib do mediator, caso ainda nao tenha a lib correspondente a sua versao de harbour.
Passo 4
Montar um script de compilacao pode ser com Make.exe ou ate mesmo um Bat.
Passo 5
Testar a compilacao com um modulo do seu sistema, caso funcione ir acrescentado modulo a modulo até compilar todos os modulos.
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
- jairfab
- Usuário Nível 3

Para compilar direto sem montar o script, utilizando o hbmk2
hbmk2 -inc testes -otesteNfe.exe -lhwgui
Crie um arquivo chamado teste.hbp assim:
-gtwvt
teste.prg
Compile assim:
Hbmk2 teste.hbp
hbmk2 -inc testes -otesteNfe.exe -lhwgui
Crie um arquivo chamado teste.hbp assim:
-gtwvt
teste.prg
Compile assim:
Hbmk2 teste.hbp
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
-
sergio.kondo
- Usuário Nível 1

Olá Jairzinho, tudo bem? O que anda fazendo de bom?
Obrigado pelo retorno!
A princípio gostaria de usar o hbmk2. Qual o procedimento para criar o .hbp? É só listar as lib's acompanhado de '-' e em seguida os prg's? E como faço para usar o compilador BCC 5.5? Quando aciono o hbmk2 nos exemples que vêm junto com Harbour 3.0 ele chama automaticamente o MinGW. Gostaria de mudar este comportamente.
Sérgio
Obrigado pelo retorno!
A princípio gostaria de usar o hbmk2. Qual o procedimento para criar o .hbp? É só listar as lib's acompanhado de '-' e em seguida os prg's? E como faço para usar o compilador BCC 5.5? Quando aciono o hbmk2 nos exemples que vêm junto com Harbour 3.0 ele chama automaticamente o MinGW. Gostaria de mudar este comportamente.
Sérgio
- jairfab
- Usuário Nível 3

Estou trabalhando em uma empresa que desenvolve sistemas para contabilidade, comecei logo que sair dair
Quanto a fazer o script de compilação com hbp, o hbp nada mais é do que uma lista de prg.
ex:
Para compilar as libs do hwgui voce vai encontar os script prontos na pasta do hwgui.
Agora voce pode tentar ajustar a compilacao utilizando um script mais especifico.
Quanto a fazer o script de compilação com hbp, o hbp nada mais é do que uma lista de prg.
ex:
Código: Selecionar todos
test.hpb
arquivo1.prg
arquivo2.prg
arquivo3.prg
hbmk2 @hbactivex.hbp
hbmk2 @hbxml.hbp
hbmk2 @hwg_qhtm.hbp
hbmk2 @hwgui.hbp
hbmk2 @procmisc.hbp
Agora voce pode tentar ajustar a compilacao utilizando um script mais especifico.
# ---------------------------
# Nome do Execut vel
-oproducao
# Bibliotecas
-lhwgui
-lprocmisc
-lhbct
-lhbgt
-lgtwvg
-lgtwvt
-lhbnf
-lhbwin
-lmediator
-lhbtip
# Caminhos dos Includes
-incpath=d:\harbourx\include;c:\projetos\hwgui\include
# Caminho das Libs da HWGui
-Lc:\hwgui\lib
-Lc:\harbour\lib
Hoje vou fazer uma compilacao de um sistema em hwgui, qualquer coisa se nao der certo entre em contato pelo email.
# Outros Parametros
-workdir=.\
-gtgui
-head=native
-n
-nowarn
-inc
-mt
-b
# Prg(s) e Rc(s)
PRODUCAO.RC
PPRO0000.PRG
PPRO0001.PRG
BARRA.PRG
EDITOR.PRG
ERRORSYS.PRG
GETCALC.PRG
GETSYS2.PRG
PFDATA.PRG
PFGERAL.PRG
PFREDE.PRG
PROCGUI.PRG
VLIB.PRG
FONTE.PRG
-
sergio.kondo
- Usuário Nível 1

Jair, obrigado pelos auxílios. Estou começando a entender o hbmk2. Estou achando ele fantástico.
Também estou querendo migrar para harbour, baixei o harbour 3.0 e não encontrei a lib tip com a função TIpClientHttp() alguém sabe algum substituto para o harbour ?
Achei a lib... burrice minha... a lib é a hbtip.lib... hehehehe... tenho que me acostumar com o harbour...
Jair dentro do arquivo PRODUCAO.RC fico um configuracao do icone certo.
voce poderia mostrar quals as definicoes que pra mostar o icon quando o programa carregar.?
voce poderia mostrar quals as definicoes que pra mostar o icon quando o programa carregar.?
-
leandrolinauer
- Usuário Nível 3

Boa tarde amigos.
Estou precisando migrar de xHarbour 1.0.0 (simplex) para Harbour 3.0, mas estou encontrando muita difilcudade.
Estou conseguindo compilar o PRG com harbour 3.0, mas na hora de linkar com HBMK2 da muitos erros.
Alguem poderia me passar o modelo que deve ser usando para HBMK2 linkar o mesmo sistema de xharbour em harbour
Grato
Estou precisando migrar de xHarbour 1.0.0 (simplex) para Harbour 3.0, mas estou encontrando muita difilcudade.
Estou conseguindo compilar o PRG com harbour 3.0, mas na hora de linkar com HBMK2 da muitos erros.
Alguem poderia me passar o modelo que deve ser usando para HBMK2 linkar o mesmo sistema de xharbour em harbour
Grato
Harbour 3.2 + GtWVW + QT + SQLite3 + DBF + SQL (Firebird)
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Ola!
Copia a tela e cola aqui no forum, para que as pessoas possam te ajudar melhor.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Copia a tela e cola aqui no forum, para que as pessoas possam te ajudar melhor.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- jairfab
- Usuário Nível 3

Se o problema maior for o make2 voce pode usar o make ou ate mesmo um BAT eu pessoalmente prefiro o make, assim fica mais facil pra compilar com harbour e quando eu quiser simplismento acrescento o nome xharbour
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Mas que dificuldade é essa de informar o que está ocorrendo.
Fica pedido modelo...
É muito simples gente!
cria-se um arquivo de extenção hbp
projeto.hbp
e compilar:
Onde está a dificuldade nisso ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Fica pedido modelo...
Porque não mostra como está fazendo ?..modelo que deve ser usando para HBMK2 linkar o mesmo sistema de xharbour em harbour
É muito simples gente!
cria-se um arquivo de extenção hbp
projeto.hbp
#Colocar meus prg´s
c:\umdir\meuprg0001.prg
c:\umdir\meuprg0002.prg
c:\doisdir\minhasfuncoes.prg
hbmk2 projeto.hbp
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.