this program cannot be run in dos mode - no server 2003

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

edegar_metodo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por edegar_metodo »

Amigos, a questão é simples, dei uma procurada nos posts antigos e não localizei a solução, então vamos ao problema:

gero os meu relatórios em .rtf e chamo via swpruncmd("wordview tela.rtf"), funciona sem problema, mas ao rodar em win 2003, aparece a mensagem

this program cannot be run in dos mode

e o interessante é que já efetuei o seguinte procedimento:

1 - Prompt do Dos

2- Executei o Tela.Bat ( @echo off
wordview tela.rtf )
Funciona sem problema.

3- Executei o MeuProg.exe (ai fiz a seguinte alteração em vez de chamar o wordview, chamei o tela.bat)

e o meu problema continuou, então o que fazer?

estando no dos executando o arquivo tela.bat (estou no dos) não da a mensagem, mas quando executo o programa em clipper que por sua vez executa o tela.bat
aparece a tal mensagem.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Veja se algo parecido com isto está acontecendo com você nesse servidor.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
edegar_metodo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Pablo agradeço, mas... não é isto que esta ocorrendo, a mensagem referida neste post, (ja passei por problemas parecidos) ocorre quando algum programa fica mal instalado e coloca arquivos no autoexec.nt, o config.nt até hoje não causou o referido problema. Tem mais um detalhe, resolvi instalar o tamedos v6.0 para fazer um teste, e com ele também não funcionou, e agora estou com a seguinte duvida, tenho um programa funcionando em um material de construção, que para fazer a impressão de forma que preciso (sem ficar a toda hora perguntando em qual impressora deseja imprimir), fiz uma rotina onde cadastro os relatórios / terminais / impressoras, quando mando imprimir o programa gera o arquivo .rtf com as informações necessárias, no servidor tenho o meu ""gerenciador de impressão"" ..rs... que pega este arquivo imprime via word para a impressora indicada, tudo funcionando, mas... como eram poucas maquinas estou usando o XP unlimited, mas agora quero substituir para o win2003, ..ops.. apenas informando o meu ""gerenciador de impressão"" esta compilado com o xHarbour, e agora diante deste problema sera que funciona? se funcionar vou fazer o mesmo, criar um arquivo que verifica se existe o relatório e carregue o wordview.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Ao invés de usar wordview arquivo.rtf tente start wordview arquivo.rtf, lembrando que a pasta windows\system32 deve estar patheada no seu ambiente.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
edegar_metodo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Rochinha,

tentei mas não deu certo e o problema ficou maior, para que você possa entender fiz o seguinte programa

teste.prg
run notepad

clipper teste
rtlink fi teste
teste

como viu é bem simples vai apenas chamar o notepad, e funciona, mas quando mudo para:
run start notepad

ai ele da a mensagem
comando ou nome de arquivo invalido

usei o rtlink por ser facil a compilação, mas no programa em questão estou o blinker
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Boa tarde.
Tente

Código: Selecionar todos

cCmd := "cmd /c start /max notepad.exe"
run &cCmd.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Como disse anteriormente é necessário que na sessão DOS do seu aplicativo os caminhados estejam bem PATHeados.

Em todo caso cabe também voce colocar o write.exe/wordpad.exe na mesma pasta de seu aplicativo.

No caso do wordview.exe coloque em uma pasta interna de seu aplicativo e chame direcionando para a pasta, run pasta\wordview.exe.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
edegar_metodo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

ops,,,,

deu certo,

Rochinha agradeço a atenção, e Dudu agora entendi o que aconteceu o Start na verdade precisa do cmd para funcionar...rs... logo se eu colocar apenas o

run notepad.exe (não usei o start então não preciso do cmd) se colocar apenas

run cmd /c notepad.exe (funciona mas não ficou maximizado) então

run cmd /c start /max notepad (tudo funcionando,, vale lembrar que este fiz em casa, amanhã faço no win2003, ops,, alegria de pobre dura pouco...

no win2003 continua não funcionando... entrei no servidor da empresa e compilei o exemplo e a mensagem continua...rsrsrsrs
Responder