controlar estoque total na loja matriz

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

ola pessoal,
Tenho o mesmo sistema instalado em duas lojas, uma loja em cada cidade, gostaria de saber se tem como controlar somente o estoque na loja matriz, ou seja o estoque seria a soma da loja matriz mais o estoque da loja filial para nao ter que cadastrar o estoque duas vezes a cada atualizacao quando chegar mais mercadorias.
Alguem aqui ja fez isso, como sera que as grandes lojas controlam esse estoque, em uma loja que fiz uma compra, o vendedor mostrou o estoque referente a soma de todas as lojas. O intuito sereia que quando o usuario aceçasse o estoque no sistema, o estoque que ali aparecer é referente a soma das duas lojas.

desde ja obrigado.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Para isso você teria de ter um sistema "on line" via internet, no qual as transações de todas as movimentações de entrada e saída na(s) filial(ais) seriam processadas tão logo sejam efetivadas, pois um controle de estoque desatualizado não vale nada.

As transações geradas nas filiais são imediatamente colocadas em um arquivo de log e transferidas para a matriz que as processa.
É bom também haver um arquivo de retorno para conferência de transações porventura não processadas ou com erros.

Somente assim você terá um controle entre matriz e filiais.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

amigo, desculpe minha ignorancia, mas o que é um arquivo de log, seria a extensao de algum arquivo, como se usa ?

obrigado.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Em Clipper seria difícil resolver isso, pois como citei anteriormente é preciso utilizar a internet, em tempo real.
Eu conheci aplicações em Delphi utilizando FireBird para fazer tal serviço, juntamente com sistemas de estoque em Clipper.

Pesquise para ver se acha algo que se encaixe nas suas necessidades.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Na minha opinião dá para fazer isso tranquilamente, o problema basicamente é ter uma conexão estável e direta Filial->Matriz.

Você precisará ter algum tipo de conexão entre a matriz e a filial, essa conexão precisará ser estável e contínua.

Após efetuado o movimento (venda, cancelamento, entrada, etc...) o computador na filial gera o registro se conecta e abre o banco de dados que está na matriz e faz a atualização do registro.
Pode ser via Terminal Service, VPN, SSH, Wireless.

Essa atualização poderia até ser feita em segundo plano para evitar que o computador local fique esperando pelo remoto por lentidão na rede ou em caso de falha na conexão.

Neste caso eu teria um banco de dados que serviria apenas para o controle de estoque que seria algo do tipo :

CODIGO - NUMERICO - 13
ESTMAT - NUMERICO - 9
ESTFIL - NUMERICO - 9

Esse arquivo conterá apenas os estoques de cada produto na matriz e na filial. Porque eu faria assim ?
Como será um banco de dados que será acessado e manipulado remotamente acho interessante que ele seja o mais resumido possível e que tenha o minimo de arquivos de índices possíveis.

Outra forma seria enviando arquivos de "log" como mencionado anteriormente.

Neste caso a cada movimento é gerado um arquivo contendo um registro do tipo :

ITE002345.LOG
7891234567890 5 S

Onde :
7891234567890 é o código do produto
5 a quantidade movimentada
S Tipo de movimento (E=entrada S=saída)

Esse arquivo de log é criado e direcionado para uma pasta no servidor.
No servidor um programa faz o monitoramento, e envia o arquivo de log via (Termianl service, VPN, SSH, Wireless) para um computador na matriz.
Na matriz um programa faz o monitoramento e processa o arquivo ao receber.
Creio que com uma conexão de 300kbps esse processo todo deve demorar uns 5 segundos.

No final do dia você poderia ter uma rotina de verificação da sincronia do estoque, verificando se todos os arquivos de "log" foram processados corretamente, ou algo do tipo.

Esse é um tema que tem uma gama muito grande de possibilidades, eu apenas exemplifiquei duas delas.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Responder