importar arquivo XML em clipper 5.3

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Amparo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Amparo »

ola pessoal

gostaria de saber dos colegas se o nome do arquivo XML das NFe tem que seguir um padrao ou nao, ou seja eu recebo varios XML dos fornecedores e vem assim:

35...86398.xml
35...25712-dest.xml
35...74902 - NF-e.xml ( com espaços entre o numero da nf e o - )
35...16941_nfeproc.xml

na verdade o que eu gostaria de fazer, é assim que o pessoal do ALMOXARIFADO receber uma danfe eles baterem o leitor de codigo de barra e o aplicativo procurar em um diretorio especifico ( onde sera gravado o arquivo XML ) e efetuar o pre lançamento da nota fiscal, acontece que na DANFE so tem o numero da chave de acesso da nf-e no codigo de barra, e nao tem -dest.xml, - NF-e.xml ou _nfeproc.xml
e eu nao sei como vou procurar o arquivo que corresponde a batida do codigo de barra.

alguem tem alguma ideia?

abraço
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Se você receber o DANFE de uma nota e também já tiver recebido e o tiver salvado em um diretório específico (provisório) o .XML correspondente a ela, basta apenas pesquisar pela chave de acesso nos .XML daquela pasta, o que poderá ser feito pela funções da LFN.LIB (nomes longos), e ir percorrendo os .XML até encontrar a chave de acesso no campo:

<chNFe>.............</chNFe>

Para facilitar isole os .XML pelo seu final: NFE tem como final: procNFe.xml
Veja no exemplo abaixo onde estão a chave de acesso e o protocolo da NFe:

- <protNFe versao="2.00">
- <infProt>
<tpAmb>2</tpAmb>
<verAplic>SP_NFE_PL_006i</verAplic>
<chNFe>35111000255889000158550040000226251877941118</chNFe>
<dhRecbto>2011-10-10T14:19:20</dhRecbto>
<nProt>135110007514481</nProt>
<digVal>l6v1JOimT3kNhY4I7lQbQ6+nxOI=</digVal>
<cStat>100</cStat>
<xMotivo>Autorizado o uso da NF-e</xMotivo>
</infProt>
</protNFe>
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Até existe um padrão, mas ninguém obedece.
O melhor é fazer como mencionado, procurando dentro do XML.
Obs. Como referência, grandes empresas de Petróleo, nacionais ou multinacionais, também não seguem o padrão definido pelo governo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Amparo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Amparo »

ola amigos

eu acho isso uma loucura, mas fui bem claro aos meus clientes sobre esta situação.

ja consultei varios forum e em alguns me passaram que os seus clientes nao vao aceitar arquivos XML fora do padrao do manual ( isso deveria ser feito por todos, a final o Brasil é uma bagunça so, e ta na hora de começar a arrumar esta bagunça, nao sou o ze certinho mas deviamos pensar no assunto) passei esta informação aos meus clientes, claro que elas vao houvir das empresas IDIOTAS, eu nao vou mudar meu sistema de 1 milhao, como ja escutei de uma multinacional mesmo mostrando que seu sistemima estava errado.

Uma saida que dei aos meus clientes é renomear o arquivo XML quando receber o email e estiver fora do padrao, clicando em SALVAR COMO e mudando o nome para o padrao.

infelizmente esse é o Brasil.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Isto é verdade, amigo Amparo e outros que sentem na carne quando outros não querem seguir coisas uniformes como nomes de arquivos .XML;

Ontem mesmo minha rotina de entrada de compras através de .XML dava erro porque o fornecedor "inventou" de mudar o nome do .XML para colocar no final "_versao2.0Procnfe.xml".

Dava erro na minha rotina até renomear o dito cujo.

Outras empresas estão descumprindo também a norma de colocar o EAN13 dos produtos nos campos indicados, ou não colocando-os
em todos.

Isto é o Brasil, onde falta maior colaboração.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Responder