Claro que esta solução requer que a impressora esteja conecta em USB. Existe um cabo conversor USB/PARALELO, só que requer a impressão através do spooler do Windows.Como fazer: Imprimir em uma impressora USB a partir do DOS no Windows XP
Scott Hanselman tem um post no blog dele sobre a obtenção de uma impressora de rede compartilhada para trabalhar em DOS. Isso não era tudo e o que me fez pensar sobre uma experiência semelhante que tive recentemente.
No meu trabalho anterior eu tive a grande infelicidade de dar suporte a um aplicativo baseado em DOS, um ponto de venda. Quando você vende coisas, você precisa dar recibos. Usávamos a lindinha T-88 da Epson. Eram impressoras muito boas e bastante confiáveis. Quando chegou a hora de comprar equipamento novos, escolhi impressoras com interface USB ao invés de paralelo, pois ao final de tudo, estamos no século 21.
O que eu esqueci foi o fato de que o DOS não reconhece coisa alguma de USB. Com saída paralela, é fácil, simplesmente funciona, até mesmo se quiser usa-la em rede: é muito simples. Antes do Windows XP você podia ir em propriedades da impressora e captura a impressora através de um botão e mapeá-la para uma impressora de rede. No XP você tem que saber o comando NET USE pois deixou de existir a interface gráfica. Estranho isso.
Mas o que você faz quando você não tem a impressora conectada à porta paralela e você está num cenário monousuário? De incio, o primeiro pensamento é que você só vai compartilhar a impressora e depois usar o antigo comando USE NET para capturar a porta da impressora e mapeá-lo para a impressora USB (a ser demonstrado). Isso funciona, ao menos funcionou no escritório no computador Ponto-de-Venda conectada em rede onde executava o programa e aplicava atualizações etc. Uma vez que você desconecta o cabo de rede, a rede deixa de funcionar e a impressora compartilhada também. Não interessa se a impressora estava conectada a vários terminais, pois o Windows preocupa-se em manter-se a conexão em rede.
Minha solução inicial para começar a nova loja em funcionamento, era simplesmente instalar um hub pequeno de 4 portas para conectar-se. O Windows não se importa se existem outros computadores para conectar em rede.
É engraçado como as coisas acontecem como uma fita de backup na mente. O "Loopback Adapter" há cinco ou seis anos atrás, teria sido a primeira solução óbvia e ainda é uma solução para XP.
O para quem não conhece, o Loopback Adapter é basicamente um programa baseado no adaptador de rede que simula uma rede ao vivo.
E foi projetado com o propósito de testar a funcionalidade da rede e a ausência de uma rede. Alguém aí lembra do PWS em Win95? (Que é o servidor web pessoal - você pode até mesmo fazer ASP nele) pacotes trafegam basicamente, para cima e para baixo na pilha TCP/IP através do adaptador e se for alimentado ele retorna a você. Então, agora, na medida em que o Windows trabalha para você pode ainda fazer trabalhar horas extras se necessário.
Então segue como imprimir a partir do DOS em um ambiente offline, como a exemplo das lojas, passo-a-passo:
1) Instale o Microsoft Loopback Adapter
a) No Painel de Controle, clique duas vezes em Adicionar Hardware e Clique em Avançar
b) Quando a procura terminar, escolha "Sim, eu já conectei o hardware" e clique em Avançar
c) Vá até o final da lista e escolha "Adicionar um novo dispositivo de hardware" e clique em Avançar
d) Selecione "Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (avançado)" e clique em Avançar
e) Selecione "Adaptadores de Rede" e clique em Avançar
f) Selecione "Microsoft" na lista Fabricante.
g) Selecione "Microsoft Loopback Adapter" na lista de adaptador de rede e clique em Avançar
h) Clique em Avançar, novamente
i) Clique em Concluir
2) Configure o adaptador
a) O adaptador de loopback é um adaptador de rede virtual e pode ser configurado o mesmo que da placa de rede.
b) Define o adaptador para ter um endereço IP estático como 192.168.1.1 / 255.255.255.0
3) Participação da impressora.
a) Recomendo que você utilize um nome de compartilhamento que irá lembrar. Eu usei "Impressora" nos terminais que foram instalados.
4) Captura a porta da impressora.
a) NET USE LPT1: \\[nome do computador]\Impressora /persistent: yes
Agora, gosto de incentivar a procurar outro método caso não tenha obtido êxito em: http://support.microsoft.com/search/def ... t=1&res=10
Dave
Só porque eu posso ...
Imprimir em USB quando não se tem uma rede
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Imprimir em USB quando não se tem uma rede
Traduzí este artigo com o propósito de atender aqueles que precisam imprimir em impressora USB capturando-a para saída em paralela em numa rede mesmo que o computador esteja monosuário, isto é, o compiutador não esteja conectado a rede alguma. Não testei, portanto não sei se funciona como indicado, mas que estiver nessa situação, poderia recorrer ao uso do "Loopback Adapter" que simula uma rede. Eis a tradução do seguinte artigo: http://geekswithblogs.net/dtotzke/articles/26204.aspx
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.