Gerar arquivo XML para NFS-e

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Olá Pessoal,

Estou tentando gerar um arquivo no formato XML para atender a Nota Fiscal Eletronica de Serviços, e vi anteriormente algumas discussões sobre esse tema. No entanto gostaria de saber se alguém já gerou o XML para NFS-e ?

Estou utilizando Fcreate e FwriteLine para gerar o Arquivo, mas a formatação não está de acordo com o padrão XML. Consigo gerar o arquivo, mas não está abrindo no editor XML para que eu verifique se o layout está OK.

Se alguem tiver alguma dica ou já tenha feito o XML para NFS-e e puder me enviar eu agradeço.

Abraços,

Tadeu
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Amigo, para ficar mais fácil que alguem possa lhe orientar, seria interessante que voce postasse o arquivo .xml para alguem verificar ou que voce conseguisse relatar o problema, erro ou dificuldade que esta tendo. Seu registro superficial do problema, ficará mais dificil alguem conseguir te ajudar no ponto necessário.
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Oi Eros,

Obrigado pela dica, estou anexado o arquivo que eu gerei com a extensao XML.
RPS.XML
(24.24 KiB) Baixado 669 vezes
Estou utilizando o comando FwriteLine("arquivo", "Conteudo') para gravar as linhas no RPS.XML.

Fico no aguardo de novos comentários..

Abraços,,
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

Tadeu
Parece-me que o erro que está dando no seu xml não tem nada a ver com a maneira de gravação.
O erro deve ser na estrutura do seu xml (tag aberta que não foi fechada, etc...)
Estou testando a NFSe e estou gravando assim:
SET DEVICE TO PRINT
SET PRINTER TO rps.xml
......................
SET PRINTER TO

Um problema que temos aqui em Santos é que a extensão xml deve estar em letra minuscula. (pelo menos para importar o lote de rps
pelo site da Prefeitura que é o meu caso)

Reinaldo
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

Tadeu

Esqueci... renomeie seu arquivo para TXT e abra em qualquer editor, assim poderá conferir a estrutura.

Reinaldo
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Oi Reinaldo,

Valeu pela dica... Já estou conseguindo gerar o arquivo no formato XML, uma outra dúvida que tenho agora é com relação a assinatura digital que será obrigatório utilizarmos aqui em Manaus... Como eu faço para escrever isso no final do arquivo ? É possível fazer esse processo através do Clipper, você sabe se existe alguma função para isso....

Grande abraço...

Tadeu
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

Tadeu
1- Aqui em Santos e em outras cidades se vc vai importar Lote de RPS pelo site não precisa certificado
pois vc entra pelo site da Prefeitura utilizando senha. Será que ai não é igual? Se vcs usam o sistema
GINFES da EICON é igual.

2- Eu não sei como funciona esse esquema de certificado

Verifique melhor esse assunto. Talvez outro colega possa te ajudar

Reinaldo
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Oi Reinaldo,

É isso mesmo, vou gerar o arquivo de RPS e utilizar o site da prefeitura para carregar o arquivo... Vou fazer o teste e verificar se consigo fazer a validação no ambiente de homologação. Qualquer dúvida ou problema eu aviso...

Valeu mais uma vez pela dica..

Abraços,

Tadeu
beltrani_mi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por beltrani_mi »

Bom dia amigos!

Meu sistema gera arquivos XML normalmente utilizando a estrutura set devi to printer e set printer to nomedoarquivo.xml, apesar de não ser para nota fiscal eletrônica e sim para intercambio com as instituições bancárias.

Quanto ao problema da geração da extensão do arquivo em letra minúscula, no windows XP funciona utilizando a função lf_frename(nomedoarquivo,lower(nomedoarquivo)).

No windows7 só renomeando manualmente.

Espero ter ajudado.

Grato.
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Olá Amigos,

Obrigado pelas dicas.... O arquivo no formato XML eu consegui gerar e aparentemente está OK. Contudo não estou conseguindo validar no site da prefeitura, acredito que seja algum detalhe na estrutura do mesmo. Já revisei com base no Layout fornecido no site da prefeitura, mas infelizmente o sistema deles so diz que tem erro e não sinaliza onde pode ser este erro. Se alguém já tiver um arquivo que tenha sido validado pelo site da prefeitura no formato XML e puder me enviar para eu comparar eu agradeço.

Estou anexand o XML que eu gerei caso alguem queira dar uma olhada....

Valeu pessoal...

Tadeu
RPS.xml
(2.17 KiB) Baixado 306 vezes
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

Tira a aliquota, tira o ValorIssRetido (vc colocou opção 2 que é NÃO RETER ISS então essa TAG não pode aparecer) e
o correto é ValorLiquidoNfse
Voce não teria que informar os dados do Tomador (CNPJ, nome, endereço,bairro, uf, codigo cidade)?

Reinaldo
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Eu corrigi o campo relativo ao ISS Retido para "1"... Antes eu tinha feito sem a aliquota e sem o valor retido do ISS, coloquei novamente pensando que poderia ser por causa da ausencia de informações nesses campos...

Com relação aos dados do tomador, é o seguinte o sistema que eu tenho é para motel e é muito dificil os clientes se identificarem para efeito de emissão de nota de serviço, por isso, esses campos na maioria das vezes ficam em branco... Como não sao obrigatórios imaginei que não teria problemas... Quando eu tento carregar dar a seguinte mensagem : "Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de entrada.

"
RPS.xml
(2.17 KiB) Baixado 225 vezes
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

faça um arquivo com os dados do tomador para ver se é isso; se for, vc terá que entrar em contato com a Prefeitura para ver como
resolve
realmente como se trata de motel acho que não pode ter retenção
Sugestão: Para poder fazer muitos testes e rapidamente, faça um arquivo TXT, edite fazendo as alterações que deseja,
renomeie para XML e envie; só não esqueça de alterar o nro do lote e o nro do rps quando o arquivo for aceito para não dar erro
de duplicidade.
Faça um lote com apenas um RPS
Eu fiz desse jeito e aos pouco fui percebendo como é o layout para vários tipos de NFSs
Tadeu
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Tadeu »

Oi Reinaldo,

Me passa um arquivo que você fez e conseguiu carregar no site com sucesso, para eu dar um olhada na estrutura e compara com o meu...

Obrigado..

Tadeu
reinaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por reinaldo »

anexo
Anexos
nfs17.xml
(2.18 KiB) Baixado 563 vezes
Responder