Imagem no clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

JUDIVAN CONTABIL
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Imagem no clipper

Mensagem por JUDIVAN CONTABIL »

Bom dia,

Gostaria de saber se alguem possui alguma funcao ou biblioteca que se possa colocar imagens (BMP,JPG,etc...) em uma parte da tela de um sistema desenvolvido em clipper 5.2, se posivel um exemplo. Agedeço Antecipadamente pela colaboracao.

Judivan
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Imagem no clipper

Mensagem por Pablo César »

Judivan, eu não conheço ainda. Mas acredito que isso seria um impossível sendo que o Clipper não é em modo gráfico. Para isso você teria que migrar para Harbour e utilizar uma ferramenta gráfica como FiveWin, HwGUI, HMG ou algo assim que seja compatível e de fácil comprensão para você continuar programando na linguagem xBase.
Outra sugestão é: você poderia chamar um aplicativo de dentro do seu aplicativo Clipper para que exiba a imagem, mas isto irá abrir uma nova sessão e a sua aplicação Clipper ficará em modo janelado. Para quê seria exatamente?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Imagem no clipper

Mensagem por alxsts »

Olá.

Não sei se vale a pena mas, pesquise sobre Ferns' Graphics Library.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Imagem no clipper

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Dependendo da necessidade ou intuito de colocar imagens na aplicação o melhor meio sem ter de mexer muito no aplicativo existente é criar algum disparador para as imagens.

Se voce deseja colocar fotos de produtos em seu controle de estoque ou foto de pessoas em cadastros, armazenas em local próprio, acrescente uma opção de visualizar imagem em seu aplicativo e dispare seu programinha de visualização e retorne ao aplicativo.

Se voce deseja colocar alguma imagem, estilo salva tela em momentos ociosos de uso de seu aplicativo faça o mesmo.

Voce poderia desenvolver usando Clipper mas precisaria de bibliotecas compativeis, como as citadas.

O Clipper 5.3 já vinha com uma biblioteca própria para isto a CLLib(se não me engano) mas não é simples compilar com esta versão sem um retrabalho de codificação.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Imagem no clipper

Mensagem por billy1943 »

Uma .LIB que permite executar gráficos junto com o Clipper é a CLBC, bem antiga.

Precisa mudar a tela para o modo gráfico para executar suas funções e depois retornar ao modo normal.

Há muito tempo eu vi um sistema que a utilizava para catálogo de peças onde constava o .JPG ou .BMP necessário.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Imagem no clipper

Mensagem por Clipper »

Uma opção é a ORBIS.LIB, ela trabalha com arquivos PCX, TIFF e BMP.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Imagem no clipper

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Se eu não me engano, a LLIBG também aceitava bitmaps. Gosto muito desta lib. O código fica emporcalhado é verdade, mas o sistema fica bonitão.

Eu sinceramente não aconselho a fazer isso, mas se precisa muito, então tudo bem.

Agora pensa comigo, quando começamos com o negócio de harbour já uma década atrás (foi em 2002, nossa passou rápido demais!!!) o pessoal falava assim pra gente:

Para de falar de harbour, nós estamos perguntando sobre clipper, não sobre harbour... Agora veja, estamos entrando em 2012, e quero ver quem vai rodar programa em clipper no windows 8. No windows 7 já não tem tela cheia. Daqui a pouco estamos usando Windows 2020 e nego vai estar pergumtando como que faz pra instalar programa clipper e integrar com o gps dentro do iphone.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Imagem no clipper

Mensagem por Clipper »

Daqui a pouco estamos usando Windows 2020 e nego vai estar pergumtando como que faz pra instalar programa clipper e integrar com o gps dentro do iphone.
Eu serei um deles...

Tô na fila....

:D
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Responder