Erro na primeira compilação...

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Marcio_Carneiro »

Olá, amigos
Estimulado pela necessidade, estou tentando compilar meu sistema clipper em harbour.
Baixei o pacote que tem para donwoad no forum, e ele instalou tudo. Achei prático e fácil
Visualizando um dos exemplos que baixei, verifiquei o arquivo *.xbp, que parece tem as diretivas de compilação.
Copiei para minha pasta, alterei ela e fui compilar. Após a compilação, ao que acho linkar, ele dá erro na primeira rotina onde faz referência a outras functions existentes em outros módulos do programa.

O log do erro:
Type: C >>>ilink32.exe -Gn -s -ap -L"c:\xHarbour\lib" -L"c:\bcc55\lib" -L"c:\bcc55\lib\psdk" c0x32.obj "obj\ACENTUAC.obj" "obj\ADMIN.obj" "obj\ADMINGC.obj" "obj\APR.obj" "obj\APRESENT.obj" "obj\ARQUIV.obj" "obj\ARQUIVOS.obj" "obj\ARQ_CONF.obj" "obj\AUDIT.obj" "obj\BACKUP.obj" "obj\BANCOS.obj" "obj\CALC.obj" "obj\CALEND.obj" "obj\CAMPOS.obj" "obj\CENTCUST.obj" "obj\CHEQUES.obj" "obj\CHEQ_DEP.obj" "obj\CHEQ_LOC.obj" "obj\CHEQ_REL.obj" "obj\CLIENTES.obj" "obj\CLI_CAD.obj" "obj\CLI_HIS.obj" "obj\CLI_REL.obj" "obj\CMD_IF.obj" "obj\COMPRAS.obj" "obj\CONTAS.obj" "obj\CONT_COR.obj" "obj\CONT_MOV.obj" "obj\CONT_PAG.obj" "obj\CONT_REC.obj" "obj\CORES.obj" "obj\CR_BAIXA.obj" "obj\Cr_bparc.obj" "obj\CR_BVAL.obj" "obj\CR_BVALO.obj" "obj\DIAADIA.obj" "obj\DUPLICAT.obj" "obj\EDIT.obj" "obj\ENTRADA.obj" "obj\ERRO.obj" "obj\ETARGOX.obj" "obj\ETIQUETA.obj" "obj\exp_impf.obj" "obj\EXTRAS.obj" "obj\FORNECED.obj" "obj\FOR_HIS.obj" "obj\GRUPCOMP.obj" "obj\GRUPOS.obj" "obj\IMPR.obj" "obj\IMP_FIS.obj" "obj\INDICE.obj" "obj\JANELAS.obj" "obj\LICENCA.obj" "obj\LISTAR.obj" "obj\MALA.obj" "obj\MISC.obj" "obj\NERRO.obj" "obj\ORCAMENT.obj" "obj\PARTGC.obj" "obj\PEDIDOS.obj" "obj\PesqProd.obj" "obj\PLANCONT.obj" "obj\PLANOS.obj" "obj\PROC1.obj" "obj\PROC2.obj" "obj\PROC3.obj" "obj\PRODUTOS.obj" "obj\PROTEGE.obj" "obj\PRO_CALC.obj" "obj\PRO_COMP.obj" "obj\PRO_NENT.obj" "obj\PRO_PER.obj" "obj\PRO_PRE.obj" "obj\PRO_REL.obj" "obj\RAND.obj" "obj\RECIBOS.obj" "obj\REFINANC.obj" "obj\RELAT.obj" "obj\REL_CX.obj" "obj\SCC.obj" "obj\SENHA.obj" "obj\SORTEIO.obj" "obj\SUBGRUPO.obj" "obj\VENDAS.obj" "obj\VENDEDOR.obj" "obj\VEN_REL.obj" "obj\VISOR.obj" , "scc.exe", , "c:\xHarbour\lib\codepage.lib" "vm.lib" "rtl.lib" "macro.lib" "pp.lib" "common.lib" "lang.lib" "gtwin.lib" "rdd.lib" "dbfntx.lib" "dbfnsx.lib" "dbfcdx.lib" "dbffpt.lib" "debug.lib" "pcrepos.lib" "hsx.lib" "hbsix.lib" "ct.lib" "zlib.lib" "codepage.lib" cw32.lib import32.lib odbc32.lib , , <<<

Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland
Error: Unresolved external '_HB_FUN_INIT_MENU' referenced from C:\PROG\SALC_XHARBOUR\OBJ\ADMIN.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN_INC_MENUD' referenced from C:\PROG\SALC_XHARBOUR\OBJ\ADMIN.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN_INC_MENU' referenced from C:\PROG\SALC_XHARBOUR\OBJ\ADMIN.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN_DO_MENU' referenced from C:\PROG\SALC_XHARBOUR\OBJ\ADMIN.OBJ

Imagino que seja na referências a estas outras funções. onde posso estar errando?
Meu arquivo *.xbp:
CINI =
C_OUTPUTFOLDER =
DEFFILE =
INCLUDEFOLDERS = C:\xharbour\contrib\visuallib;
LAUTORUN =
LDEBUG = .F.
LGUI = .F.
LIBFOLDERS =
LMT = .F.
LNOAUTOFWH = .F.
LPRG_CLASSICDEBUG = .F.
LPRG_DEBUG = .F.
LUSEDLL = .F.
MAPFILE =
MYC_FLAGS =
MYDEFINES =
MYLINK_FLAGS =
MYPRG_FLAGS =
MYRC_FLAGS =
MYSLY_FLAGS =
OUTPUTFOLDER = obj
PRG_OUTPUTFOLDER =
RC_OUTPUTFOLDER =
RUNARGUMENTS =
SLY_OUTPUTFOLDER =
STARTIN =
TARGETFOLDER =

[*.prg]
MYC_FLAGS =
MYDEFINES =
MYPRG_FLAGS =

[c:\xHarbour\lib\codepage.lib]
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Estimulado pela necessidade, estou tentando compilar meu sistema clipper em harbour.
Oi Marcio, eu acho que você deve ter baixado e instalado Instalador "xHarbour 1.2.1 + Hwgui 2.17 + Exemplos", mas veja este é para xHarbour não para Harbour.
Assim como eu tive, vejo que você está com dificuldade em entrar no mundo dos 32 bits do Harbour.
Vai parecer muito tendencioso da minha parte indicar esta ferramenta, mas vou falar sobre a minha exeriência.
Eu perdia muito tempo, instalando e instalando Harbour, xHrabour e um monte de porcalhada, testando e dando sempre contra a parede. Não houve produto como o HMG foi apresentado. Foi apenas instalar o HMG e saí compilando na boa, apartir daí recuperei a minha confiança e vontade de programar na linguagem xBase. Foi muito simples, prático, intuitivo e a minha vontade é não largar mais dela. Após a instalação da IDE HMG, que ocorre na pasta C:\hmg.3.0.35 (versão indicada) e dentro as suas subpastas Harbour, MINGW (biblioteca gráfica) e a SAMPLES que contém exemplos pronto para serem compilados. Você poderá compilá-los desde a linha de comando Build <nome do prg> ou através da própria IDE. Para obter com detalhes de telas (um passo a passo) aconselho ler este tópico, de preferência baixe o arquivo doc deste tópico:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 543#p66474 leia esse arquivo com vontade você encontrará os links onde baixar o HMG versão 3.0.35 que é a versão mais prática para você começar.

Hoje ja tem a versão 3.0.40 e a versão HMG4 que é com QT e consequentemente, multiplataforma. Mas isso é para ser visto mais pela frente.

Vale a pena mesmo ler o .doc e faça o teste, você poderá para inicio começar a compilar seus sistemas em Clipper modo console com talvez pouquíssima alteração de código.

Depois disso, você estará a um passo de pode converter seus sistema em GUI, já pensou no modo gráfico em Windows ? Não é impossível nem tão longe, basta ser dedicado e persistente. Mas comece compilando em modo console (ficando com o memso aspecto que tinha no Clipper, as mesmas telas) através da IDE do HMG, que ela se encarregará de configurar scripts de compilação e puxar a bibliotecas automaticamente que o seu sistema precisa.

O Harbour está muito mais avançado que o xHarbour e praticamente tudo que o xHarbour tinha o Harbour tem, então comece com o pé direito, comece mesmo com Harbour !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Muito obrigado pela atenção!
Eu realmente baixei este pacote xharbour do site, e achei prático a insatalação.
A outra vez que baixei este harbour, era tanta configuração, que você ficava em dúvida, se estava errado
a compilação ou a instalação. Aí, ficava para ver depois e nunca olhava.
Quero gerar harbour modo console, e este pacote, com estes arquivos xbp, não utilizando hbmake, ficou prático.
Visitei o link que você me informou, e fui no sourceforge e baixei a 4.bin.win.2011.23.11 e outra 3.036.
Pergunto qual usar?
Um grande abraço
Marcio
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Visitei o link que você me informou, e fui no sourceforge e baixei a 4.bin.win.2011.23.11 e outra 3.036.
Com certeza você não leu com atenção as minhas indicações.
Pergunto qual usar?
Eu disse para você baixar hmg.3.0.35 (versão indicada).

O link no arquivo .doc para baixar o hmg.3.0.35 diz em: http://download844.mediafire.com/mq90wa ... 3.0.35.exe mas este link redireciona para outro link e as vezes demora ou dá erro (coisas que acontecem na internet). Convém então você baixar no site oficial mesmo, onde estarão disponíveis todas as versões até o momento, então veja em: http://www.hmgforum.com/site/index.php? ... 0&Itemid=2 mas lembre baixe a versão 3.0.35 que tem a opção na IDE de console=.T.
Agora se você quiser baixar a 3.0.40 que utiliza o Harbour 3.1.0dev (Rev. 17111) mas daí a instrução para compilar em modo console é outra e isso demanda outro tópico para você abrir na seção MiniGui.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Marcio_Carneiro
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Obrigado pela atenção.
Mas fui com muita sede ao copo... e baixei várias versões do hmg.
Mas baixei a 3.0.35 e já compilei meu sistema, as outras versões do hmg vou guardar para mais a frente.
Ele compilou beleza, agora tenho que vasculhar todo sistema procurando possíveis erro.
O erro que aparece relatado por mim no primeiro tópico é deconrrente da ausência de um prg, e somente compilando agora novamente encontrei o erro.
Uma pergunta: naquela tela onde importo os arquivos, tem como selecionar mais de um ou tem que ser um a um.
Com sua vasta sabedoria, onde é mais comum aparecerem os erros?
Mesmo o exe. fica o dobro do tamanho, a sua execução vai ser mais rápida na rede?
Um grande braço
Responder