Compilar Postgres + Harbour + MSVC
Moderador: Moderadores
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Olá amigos, acabei de baixar e compilar o Harbour do SVN, mas a lib HBPGSQL não foi compilada. Bom, como posso compilar agora esta lib usando o Harbour e MSVC?
Abraços,
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Compilar Postgres + Harbour + MSVC
Buenas Toledo,
Aqui já deixo as variaveis de ambiente configuradas para ser gerado as LIB na compilação do Harbour do SVN, uso assim:
@echo off
set HB_COMPILER=msvc
set HB_INSTALL_PREFIX=D:\devel\hb-%HB_COMPILER%
set HB_BUILD_IMPLIB=yes
set HB_WITH_PGSQL=d:\pgsql\include
set HB_DIR_PGSQL=d:\pgsql
Para gerar a LIB somente dela depois do Harbour em mãos, primeiro tens que gerar a LIBPG.LIB apartir da LIBPQ.DLL, depois pode usar o hbmk2 mesmo para gerar a LIB da contrib, os fontes são pouco e ficaria assim:
1ºPasso LIB da DLL:
a LIB.EXE da terceira linha se encontra na instalação do MSVC, no meu caso está em:C:\devel\msvc\VC\bin\lib.exe
2ºPasso gerar a LIB da Contrib usando hbmk2:
Aqui já deixo as variaveis de ambiente configuradas para ser gerado as LIB na compilação do Harbour do SVN, uso assim:
@echo off
set HB_COMPILER=msvc
set HB_INSTALL_PREFIX=D:\devel\hb-%HB_COMPILER%
set HB_BUILD_IMPLIB=yes
Para gerar a LIB somente dela depois do Harbour em mãos, primeiro tens que gerar a LIBPG.LIB apartir da LIBPQ.DLL, depois pode usar o hbmk2 mesmo para gerar a LIB da contrib, os fontes são pouco e ficaria assim:
1ºPasso LIB da DLL:
Código: Selecionar todos
c:\devel\bcc55\bin\impdef.exe libpq.def libpq.dll
del libpq.lib
lib /def:libpq.def
2ºPasso gerar a LIB da Contrib usando hbmk2:
hbmk2 -llibpq.lib -hblib -ohbpgsql *.prg *.c Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Leonardo, obrigado pela ajuda... deu certinho!
Abraços,
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
Não entendi, não uso mais o BCC somente o MSVC, consigo compilar o Harbour sem problemas, mas ao tentar gerar a lib HBPGSQL na pasta contrib com o seguinte comando:
retorna o erro:
ao verificar o script observei q faz referencias a estrutura do Linux.
Não entendi a explicação do Leonardo para gerar a lib usando um comando da pasta BCC e depois um da MSVC...
Alguém poderia ajudar....
Sds.
hbmk2 @hbpgsql.hbp Código: Selecionar todos
hbmk2: Warning: Missing dependency: pgsqlNão entendi a explicação do Leonardo para gerar a lib usando um comando da pasta BCC e depois um da MSVC...
Alguém poderia ajudar....
Sds.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Olá nobres colegas, resolvi retomar este tópico por 2 motivos, 1 q desejo migrar do DBF para PostGres e outro q não deu certo retomando a partir da explicação do Leonardo.
Baixei via SVN o harbour, compilei ok (D:\dev\harbour)
Tenho instalado o MSVC o qual trabalho (Pasta Padrão Arquivos de Programas....)
Tenho instaldo o Postgres (D:\PGSQL)
Peguei a Dll e extrai a lib conforme orientação do Leonardo, após isso, coloquei a lib dentro da pasta contrib\hbpgsql e rodei o hbmk2 conforme exposto acima e o erro permanece conforme abaixo:
Baixei via SVN o harbour, compilei ok (D:\dev\harbour)
Tenho instalado o MSVC o qual trabalho (Pasta Padrão Arquivos de Programas....)
Tenho instaldo o Postgres (D:\PGSQL)
Peguei a Dll e extrai a lib conforme orientação do Leonardo, após isso, coloquei a lib dentro da pasta contrib\hbpgsql e rodei o hbmk2 conforme exposto acima e o erro permanece conforme abaixo:
D:\DEV\harbour\contrib\hbpgsql>hbmk2 -llibpq.lib -hblib -ohbpgsql *.prg *.c
hbmk2: Processing environment options: -compiler=msvc
Harbour 2.1.0rc2 (Rev. 16438)
Copyright (c) 1999-2011, http://harbour-project.org/
Compiling 'hdbcpg.prg'...
Lines 1845, Functions/Procedures 46
Generating C source output to 'C:\DOCUME~1\Familia\CONFIG~1\Temp\hbmk_gjj8fp.dir
\hdbcpg.c'... Done.
Compiling 'tpostgre.prg'...
Lines 2259, Functions/Procedures 46
Generating C source output to 'C:\DOCUME~1\Familia\CONFIG~1\Temp\hbmk_gjj8fp.dir
\tpostgre.c'... Done.
hdbcpg.c
tpostgre.c
POSTGRES.C
POSTGRES.C(1296) : warning C4090: 'function' : different 'const' qualifiers
Generating Code...Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Alguém poderia auxiliar?
Outra questão, como na pasta bin do Postgres tem a DLL não seria possivel utiliza-la diretamente e evitar tudo isto?
Sds.
:)Pos
Outra questão, como na pasta bin do Postgres tem a DLL não seria possivel utiliza-la diretamente e evitar tudo isto?
Sds.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Fladir,
Não vi erro no seu resultado, apenas um aviso.
Sobre de usar a pasta BIN, claro que pode sim, a unica coisa que não sei como automatizar esse processo para pegar onde está essa pasta BIN por que cada um pode instalar onde quiser.
Não vi erro no seu resultado, apenas um aviso.
Sobre de usar a pasta BIN, claro que pode sim, a unica coisa que não sei como automatizar esse processo para pegar onde está essa pasta BIN por que cada um pode instalar onde quiser.
Leonardo Machado
Verdade Leonardo, gerou a lib, fui ver na pasta e ta lah, acho q pq ontem a noite depois de tanto erro ai vi o aviso e já subentendi q era um erro e nem analisei direito.
Obrigado vou dar continuidade....
Mas a minha pergunta era a seguinte, pq todo o trabalho pra gerar a lib se eu tenho a Dll qdo instalo o Postgres, tipo não da pra usar ela no Harbour ao inves da LIB?
....
Após dar continuidade, coloquei a lib na pasta ..\harbour\lib\win\msvc
Na pasta TESTS, ao tentar compilar o exemplo test.prg da seguinte maneira: hbmk2 test.prg -lhbpgsql
Da um erro falando q falta a libpq.lib
Ai compilo da seguinte forma: hbmk2 test.prg -lhbpgsql -llibpq (apos colocar a lib na pasta tests)
O executavel gerado ao rodar apresenta a seguinte mensagem: "Este aplicativo, não pode ser iniciado porque não foi encontrado LIBPQ.DLL....."
Ao copiar da pasta d:\pgsql\bin a DLL acima pra pasta Tests o test.exe roda e apresenta outra mensagem:
"Não foi possivel localizar o número ordinal 3188 na biblioteca de vinculo dinamico LIBEAY32.dll"
Alguém saberia auxiliar?
Sds.
Obrigado vou dar continuidade....
Mas a minha pergunta era a seguinte, pq todo o trabalho pra gerar a lib se eu tenho a Dll qdo instalo o Postgres, tipo não da pra usar ela no Harbour ao inves da LIB?
....
Após dar continuidade, coloquei a lib na pasta ..\harbour\lib\win\msvc
Na pasta TESTS, ao tentar compilar o exemplo test.prg da seguinte maneira: hbmk2 test.prg -lhbpgsql
Ai compilo da seguinte forma: hbmk2 test.prg -lhbpgsql -llibpq (apos colocar a lib na pasta tests)
O executavel gerado ao rodar apresenta a seguinte mensagem: "Este aplicativo, não pode ser iniciado porque não foi encontrado LIBPQ.DLL....."
Ao copiar da pasta d:\pgsql\bin a DLL acima pra pasta Tests o test.exe roda e apresenta outra mensagem:
"Não foi possivel localizar o número ordinal 3188 na biblioteca de vinculo dinamico LIBEAY32.dll"
Alguém saberia auxiliar?
Sds.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Da sim, mas é exatamente o que a LIB faz, ela facilita o uso da DLL. Ou talvez pode pegar os fontes da LIB e compilar com seu aplicativo em vez de gerar a LIB.fladimir escreveu: Mas a minha pergunta era a seguinte, pq todo o trabalho pra gerar a lib se eu tenho a Dll qdo instalo o Postgres, tipo não da pra usar ela no Harbour ao inves da LIB?
Está no caminho, acontece que nessas versão mais nova do Postgresql agora vem varias DLL para poder rodar o aplicativo e todas essas DLL devem acompanhar seu aplicativo para o cliente. Copie todas as DLL da pasta \postgresql\bin. Em versão mais antiga do Postgresql era só enviar o aplicativo junto com a LIBPQ.DLL, mas fazer o que, temos que acompanhar a evolução.fladimir escreveu: Após dar continuidade, coloquei a lib na pasta ..\harbour\lib\win\msvc
Leonardo Machado
Deu certo copiei as Dlls da Pasta d:\pgsql\bin e funcionou.
Obrigado Leonardo e demais colegas
Sds.
Obrigado Leonardo e demais colegas
Sds.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Pessoal,
Estou retomando o assunto porque estou interessado em testar o postgresql.
Para gerar a lib com a compilação para mingw como eu faço?
Basta setar estas variáveis de ambiente ou isso mudou?
set HB_BUILD_IMPLIB=yes
Senhores,
Já consegui gerar a lib para postgre com o mingw, agora vou aos testes.
[]´s
Estou retomando o assunto porque estou interessado em testar o postgresql.
Para gerar a lib com a compilação para mingw como eu faço?
Basta setar estas variáveis de ambiente ou isso mudou?
set HB_BUILD_IMPLIB=yes
Senhores,
Já consegui gerar a lib para postgre com o mingw, agora vou aos testes.
[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Olá Bom dia.
Prezados meu nome é Robson, eu como muitos aqui ( ou por ai ) tiveram que migrar para outras ferramentas ( eu passei a utilizar o MS-VFP que utiliza o mesmo dialeto X-base mais, que agora foi descontinuado e hoje aqui na empresa passamos a utilizar Java para Web ).
Descobri o Habour assim por um acaso e lendo o tópico "Como instalar o Harbour versão 2014 usando os fontes" https://pctoledo.org/forum/viewto ... 926#p87926 do Sr. Itamar M. Lins instalei, e rapidamente fiz as alterações necessárias chegando a compilar e executar no Windows 7 , o que me deixou bem animado porque avaliando como desenvolvedor não vejo desvantagens no emprego do aplicativo com o que desenvolvo hoje, a não ser por conta da base de dados.
O Postgre é velho conhecido e sempre gostei muito dele, porém não consegui ainda botar para funcionar, na pasta contrib temos um exemplo só que me enrolei com as lib´s , não sei se deveria já ter gerado os fontes do Habour com as lib´s ( li que tem umas variáveis de ambiente que precisam estar configuradas ) mais entendo que podem ser geradas posteriormente, e existe ainda a lib do próprio banco que igualmente entendi que a mesma pode ser copiada da pasta do banco.
Este topico fala de MSVC que deve ser o compilador utilizado e pela forma como instalei o Habour estou utilizando o compilador gcc (tdm-2) 4.8.1 e gostaria de obter uma ajuda dos senhores que já conseguiram colocar um aplicativo utilizando um banco de dados relacional.
Agradeço e estou disponivel para ajudar nesta etapa.
Robson
Prezados meu nome é Robson, eu como muitos aqui ( ou por ai ) tiveram que migrar para outras ferramentas ( eu passei a utilizar o MS-VFP que utiliza o mesmo dialeto X-base mais, que agora foi descontinuado e hoje aqui na empresa passamos a utilizar Java para Web ).
Descobri o Habour assim por um acaso e lendo o tópico "Como instalar o Harbour versão 2014 usando os fontes" https://pctoledo.org/forum/viewto ... 926#p87926 do Sr. Itamar M. Lins instalei, e rapidamente fiz as alterações necessárias chegando a compilar e executar no Windows 7 , o que me deixou bem animado porque avaliando como desenvolvedor não vejo desvantagens no emprego do aplicativo com o que desenvolvo hoje, a não ser por conta da base de dados.
O Postgre é velho conhecido e sempre gostei muito dele, porém não consegui ainda botar para funcionar, na pasta contrib temos um exemplo só que me enrolei com as lib´s , não sei se deveria já ter gerado os fontes do Habour com as lib´s ( li que tem umas variáveis de ambiente que precisam estar configuradas ) mais entendo que podem ser geradas posteriormente, e existe ainda a lib do próprio banco que igualmente entendi que a mesma pode ser copiada da pasta do banco.
Este topico fala de MSVC que deve ser o compilador utilizado e pela forma como instalei o Habour estou utilizando o compilador gcc (tdm-2) 4.8.1 e gostaria de obter uma ajuda dos senhores que já conseguiram colocar um aplicativo utilizando um banco de dados relacional.
Agradeço e estou disponivel para ajudar nesta etapa.
Robson
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Robson,
Diga os erro que está tentando na hora de compilar os exemplos ou executar.
Diga os erro que está tentando na hora de compilar os exemplos ou executar.
Leonardo Machado
Olá Leonardo bom dia.
Prezado os erros eram os arquivos .H do postgre mais tive um avanço neste fim de semana.
Observei que precisava criar uma lib, usando o comando hbmk2 -llibpq.lib -hblib -ohbpgsql *.prg *.c dos erros que se apresentaram foram a falta de arquivos .h que encontrei na pasta do postgre ( estranhei porque coloquei as variáveis de ambiente BUILD_IMPLIB, DIR_PGSQL e WITH_PGSQL ) então
fui copiando aos poucos os arquivos para a pasta contribh\bpgsql e ao final obtive um arquivo libhbpgsql.a e posteriormente foi copia-lo para a pasta C:\hb32\lib\win\mingw mais vi que lá já existia um ( acredito que qdo recompilei o Habour gerei ele, a diferença entre ambos é o tamanho 67 e 62KB ).
Seguindo fui compilar o test.prg ( hbmk2 test.prg -lhbpgsql ) não tive problemas tudo Ok gerei o .exe e consegui acesso ao banco e acho que agora estou pronto para prosseguir, notei também que documentação a respeito do acesso a banco é um pouco escasso mais vou ver os outros prg´s na pasta tests
Prezado os erros eram os arquivos .H do postgre mais tive um avanço neste fim de semana.
Observei que precisava criar uma lib, usando o comando hbmk2 -llibpq.lib -hblib -ohbpgsql *.prg *.c dos erros que se apresentaram foram a falta de arquivos .h que encontrei na pasta do postgre ( estranhei porque coloquei as variáveis de ambiente BUILD_IMPLIB, DIR_PGSQL e WITH_PGSQL ) então
fui copiando aos poucos os arquivos para a pasta contribh\bpgsql e ao final obtive um arquivo libhbpgsql.a e posteriormente foi copia-lo para a pasta C:\hb32\lib\win\mingw mais vi que lá já existia um ( acredito que qdo recompilei o Habour gerei ele, a diferença entre ambos é o tamanho 67 e 62KB ).
Seguindo fui compilar o test.prg ( hbmk2 test.prg -lhbpgsql ) não tive problemas tudo Ok gerei o .exe e consegui acesso ao banco e acho que agora estou pronto para prosseguir, notei também que documentação a respeito do acesso a banco é um pouco escasso mais vou ver os outros prg´s na pasta tests