Imprimir condensado usando WIN_PRN

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Pessoal,

Estou tentando implementar a impressão em um sistema que em Clipper usa o PRWIN, e funciona corretamente. Em harbour, compilei e rodei o exemplo da pasta contrib\hbwin\tests chamado TESTPRN, e naquele exemplo tem exatamente a fonte que eu gostaria de usar, a saber: Draft 17cpi.

O problema é que quanto mais tento entender aquele exemplo, mais leigo me sinto. No exemplo abaixo, a função PrintWinPrn() imprime, mas não há meio de eu fazê-la imprimir no modo condensado, em qualidade draft.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Código: Selecionar todos

/*
   Libs:  -lxhb -lhbwin
*/

Function Main()
 Local eol := Chr(13) + Chr(10), cCupom, nPrn, aPrn := Win_PrinterList()

Clear Screen

cCupom := "         NOME E SLOGAN DA LOJA          " + eol
 cCupom += "Boleto: 00000001 - 20/03/2012 - 08:33:31" + eol
 cCupom += "========================================" + eol
 cCupom += "        VENDA AVULSA DE PRODUTOS        " + eol
 cCupom += "Codigo        Descricao do produto      " + eol
 cCupom += "     Qtde     Unitario        Valor Item" + eol
 cCupom += "----------------------------------------" + eol
 cCupom += "0000000000001 => COCA - 600 ML          " + eol
 cCupom += "         1 Un x      1,00  =        1,00" + eol
 cCupom += "----------------------------------------" + eol
 cCupom += "                                        " + eol
 cCupom += "VALOR TOTAL DA COMPRA .....=>       1,00" + eol
 cCupom += "       Atendido Por: ATENDENTE 1        " + eol

MemoWrit( "vendas.tmp", cCupom )

While nPrn != 0
  @ 1, 0 SAY "Selecione a impressora:"
  @ 2, 0 TO MaxRow(), MaxCol()
  nPrn := AChoice( 3, 1, MaxRow() - 1, MaxCol() - 1, aPrn, .T.,, nPrn )
  IF nPrn != 0
   PrintWinPrn( "vendas.tmp", aPrn[ nPrn ] )
  Endi
 EndDo

Clear Screen

Return Nil

Function PrintWinPrn( cArq, cPrint )
 Local oPrn, aPrn := GetPrinters(), n := 0

oPrn := Win_Prn():New(cPrint)
 oPrn :Copies := 1
 oPrn :CharSet(255)
 oPrn :SetFont( "Lucida Console", 8, { 3, -50 } )

If !oPrn:Create()
  Alert("Nao foi criado o documento de Impressao")
  Return nil
 EndIf

If !oPrn:StartDoc("Imprimindo Documento")
  Alert("Erro na Impressora")
  Return nil
 EndIf

HB_CDPSelect("PT850")

SetPrc(0,0)
 cText := MemoRead( cArq ) 
 nLinh := MlCount( cText )
 For n := 1 to nLinh
  oPrn:TextOut(HB_AnsiToOem(MemoLine(cText,,n)),.t.)
 Next
 oPrn:EndDoc()

HB_CDPSelect( "PTISO")

Return .t.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Tente trocar alinha 49 por:

oPrn:SetFont('courier new',17,{1,17}, 0,.F.,.F.)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Pablo,

Muito Obrigado. Funcionou a impressão condensada em 17cpi. Entendi também como controlar a compressão. Valeu Mesmo!!!

Fiz também algumas modificações, e está imprimindo em qualidade rascunho, era também o que eu precisava.

Porém, continuo com um problema que não tenho idéia de como resolver, a saber: NÃO PODE DAR O EJECT. Tentei encontrar no arquivo hbwin.ch que elemento poderia neutralizar isso. mas não achei. Já abusando de sua paciência, Tens idéia de como posso fazer isso?

Ocorre que este tipo de impressão é feita em bobina, e não pode ter o eject após imprimir. Tentei com FormType e BinNumber, mas não dá resultado, acho que nada a ver para isso:

FUNC PrintWinPrn( cArq, cPrint )
 Local oPrn, aPrn := GetPrinters(), n := 0

oPrn := Win_Prn():New(cPrint)

oPrn :FormType := WIN_DMPAPER_USER   // (??)
 oPrn :BinNumber := WIN_DMBIN_TRACTOR  // (??)

oPrn :SetPrintQuality( WIN_DMRES_DRAFT )  // modo draft OK

If !oPrn:Create()
  Alert("Nao foi criado o documento de Impressao")
  Return nil
 EndIf

If !oPrn:StartDoc("Imprimindo Documento")
  Alert("Erro na Impressora")
  Return nil
 EndIf

SetPrc(0,0)

cText := MemoRead( cArq ) 
 nLinh := MlCount( cText )

oPrn :SetFont( "Courier New", 12, { 1, 17 }, 0, .F., .F. )
 oPrn:CharSet( 0 )  // Reset default charset

For n := 1 to nLinh
  oPrn:TextOut( MemoLine(cText,,n), .T. )
 Next

oPrn:EndDoc()

Return .t.
Abraços, Jairo
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Olá Jairo, já experimentou remover as linhas 6 e 7 do seu código exemplo este ultimo ? Não tenho certeza, mas acho que senão definir o tamanho e não utilizar oPrn:NewPage() não irá dar esse salto de página por conta do tamanho, experimente.

E creio que deveria inserir uma linha com oPrn:Destroy() após oPrn:EndDoc() para eliminar qualquer vestígio de impressão no spool do SO.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Pablo,

Obrigado por advertir sobre o Destroy(), precisa ter sim. Também fiz os testes com sua sugestão, não tive resultado. Mesmo assim, obrigado pela sua sempre prestativa atenção.

Li e reli todas as classes do Win32Prn do xharbour (que podem ser aplicadas com Win_Prn), nada há lá que evite este eject. Setei a classe :FormType := WIN_DMPAPER_USER, acredito que esta opção seria permitir que se usasse formulário definido pelo usuário.

Se assim fosse, como imprimo primeiro em arquivo, depois carrego o arquivo e envio a impressora, e se tenho as classes LineHeight() e PageHeight(), sei o tamnho do papel que preciso, e defino com PageHeight(NovoTamanho).

Se envio à tela, o harbour acusa que assumiu o novo tamanho, e teoricamente, defino o tamanho da impressão + 2 linhas por exemplo, este eject deveria parar duas linhas depois, pois é o fim da página, mas não acontece assim.

O PRWIN é construído em xHarbour, e não dá eject após a impressão. Como o Vagner fez isso não sei.

Pesquisando, ancontrei este tópico, que contém 118 tipos de papel que podem ser definidas no xHarbour, e obviamente também em harbour, mas curiosamente, nada sobre bobina por exemplo. Será que um recurso tão simples do Clipper não tem no Harbour? Acredito que sim, a questão é descobrir.

Tipos de formulário: https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=7400
Abraços, Jairo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

É parece que o salto de página no final, não tem como evitar. Então por quê não utilizas o PRINTFILERAW() ao invés do Win32Prn ? No PRINTFILERAW você faria igualzinho como no Clipper.
O PRWIN é construído em xHarbour, e não dá eject após a impressão. Como o Vagner fez isso não sei.
Ele deve ter usado o PRINTFILERAW() pois o utilitário lê linha a linha de um arquivo texto, não é ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Caro Pablo,

Eu gostaria de ter evitado usar o PrintFileRaw(), porque esta função imprime somente em impressoras com suporte RAW. Ocorre que você tem razão, cupons são impressos em impressoras matriciais e térmicas, e todas têm suporte RAW.

Assim, para impressão de cupons uso a função com PrintFileRaw(), e os relatórios que são impressos nos variados tipos de impressoras, principalmente multifuncionais, uso a função Win_Prn(), pois para relatórios já enfrentei problemas de não poder imprimir.
pois o utilitário lê linha a linha de um arquivo texto, não é ?
A questão de ler linha a linha foi uma adaptação para minha situação, mas ao usar PrintFileRaw(), não é necessario, ficando assim:

PrintFileRaw( cImpressora, cArquivo, [cTituloImpressora] )
Mais uma vez, Muito Obrigado por sua atenção.
PROBLEMA RESOLVIDO
Abraços, Jairo
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por microvolution »

GENTE 3 anos se passaram desde a última postagem...
e vem cá eu traveis...

acabei de aprender a imprimir em portas USB.
Usando a linha:

nRet   := Win_PrintFileRaw(cPrint,cArq+'.PRN',cTit)
Onde:
cPrint -> contém a impressora padrão
cArq -> o conteúdo do arquivo gerado
cTit -> um título qualquer.

Acontece, que quando imprimia nas impressoras matriciais (famosas EPSON lx 300 e companhia limitada...) utilizava caracteres especiais do famoso chr(27)+"@..." para imprimir condensado, draft, normal, italic, bold, etc, etc...

Então, se eu fosse imprimir meu relatório em impressora LPT1 sairia normal, mas, aqui no lugar de sair condensado e aplicar os comandos, ele imprimiu apenas DRAFT 80 colunas, sendo que deveria ser em 160.

O que devo fazer?

vlw
PS: HMG 3.0.35 ou 3.0.46 que estou testando e compilando!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Via win_PrintFileRaw() , já tentou enviar @ ... say chr(27)+chr(15)+"TEXTO COMPRIMIDO" para ver se funciona ?
Porque eu uso assim aqui e funciona.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

olá bomdia!
não sei se já falei, mas eu usava no clipper e meu código permanece ainda como era. Veja parte do meu código:

@ prow()+1,15 say 'DOCUMENTO AUXILIAR DE VENDA - v1.1'
           @ prow()+1,19 say 'NAO EH VALIDO COMO RECIBO E/OU COMO GRANTIA DE MERCADORIA(S)'
           @ prow()+1,30 say 'ESTE DOCUMENTO NAO COMPROVA PAGAMENTO'
           @ prow(),pcol() say chr (27) + chr (33) + '5'   // Era '3' e mudei p/ '5' somente para teste. W09/02/02.	// imprime condensado. 20-10-11w.
           //@ prow(),pcol() say chr (27) + 'W' + '0'	// imprime condensado. 20-10-11w.
           @ prow(),pcol() say CHR(27)+'(s16.67H' 	// mudei p/ esta linha em 3/6/15w pois vi na internet esse código para condensado em impressoras HP.
           @ prow()+1,0  say '----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------'
           @ prow()+1,30 say ltrim (NOME_EMPRESA) + ' - ' + ltrim (DCI10017->EDENDEREC) + ' - ' + ltrim(transform (DCI10017->NUFONE,pNUFONE)) // era EDFONE - mudei p/ NUFONE pois no arquivo DCI10017 o correto é NUFONE. 26/2/14w
Então, prezado
professor Itamar
e os demais que lerem este post, você me sugere mudar para @SAY no lugar de @prow? Simples assim? se for, farei um CTRL+H e substituir as entradas... correto?

abraços!
Grato,

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Eu não uso dessa forma.
1) Evite mexer no seu código.
Coloque antes isso:

SET PRINTER TO seurelatorio.prn
SET DEVICE TO PRINTER
...
@ prow() ... say chr(27)+chr(14) ....
...
SET DEVICE TO
SET PRINTER TO
...
Win_PrinteFileaw(cPrint,"seurelatorio.prn","DOC AUX VDA")

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Prezado Itamar,
acho q mais ou menos tô percebendo o que está acontecendo. Crei uma variável pública de nome CLI que ela recebe o conteúdo do cliente atual e nesse caso é 0001. Na variável cArq e no PRINTFILERAW eu faço assim:

cArq := CLI
nRet   := Win_PrintFileRaw(cPrint,cArq+'.PRN',cTit)
Aí o texto vai para esse arquivo. Na próxima impressão, vai o texto, e aí, vai acumulando as informações.
Então, percebi isso, pois estava cada vez mais imprimindo as folhas acumulativas.
toda vez que sai do aplicativo (módulo) e no clipper eu uso asism para excluir, mas, não está excluindo (estou testando no win 7 64 bits):

! del &CLI..PRN // assim não exclui
      ! del CLI.PRN // assim também não exclui
No mais, vou excluir manualmente e ver se o CONDENSADO está pegando.
vou testar e postar aqui, enquanto isso, alguém tente descobrir como excluir o arquivo "MEUARQUIVO.PRN" no caso "CLI.PRN" no harbour/hmg 3.0.xx.
té breve
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Ah! mais uma informação para sua análise.
Eis aqui o conteúdo do arquivo 0001.PRN que é gerado (que funcionava no clipper em impressoras LPT1 LX 300).
NOME CORRETO DO ARQUIVO: "0001.PRN"
NOME CORRETO DO ARQUIVO: "0001.PRN"
0001_PRN.png (8.81 KiB) Exibido 7371 vezes
Veja o conteúdo texto dele:

@W1
Nao Vale Como Cupom Fiscal!5W0
================================================================================================================================================================
  Sistema de Controle Comercial Avancado - SiCCA v3.4 - todos os direitos reservados 1998/2014!5
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
               DOCUMENTO AUXILIAR DE VENDA - ORDEM DE SERVI€O VEICULAR (O.S.V.) - v1.1
                   NAO EH VALIDO COMO RECIBO E/OU COMO GRANTIA DE MERCADORIA(S)
                              ESTE DOCUMENTO NAO COMPROVA PAGAMENTO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                              MVINFO Sistemas & Automa‡ão             - teste1                                   - (31)3824-1556
04/06/2015                                                                                                                                              13:15:38
O.S.V. Numero... : 000001
                                                                 D A D O S   D O   C L I E N T E
Cliente.. : 0001-WAL                                     
Endereco. : DESC                           - 111            
Bairro... : DESC                          
Fone..... : (  )    -    
                                                            D A D O S   D O   V E I C U L O
Marca/Modelo.....: FIAT / UNO MILLE FIRE 1.0                Placas......: xxx-xxxx           Extintor(S/N) S            Combustivel...: GASOLINA
Ano Fabric/Modelo: 2004 / 2005 Observacoes.: 2PORTAS - MOTOR 1.0 - C/ ALARME, SOM, MàDULO ROADSTAR 1000W, GRADE FRONTAL QUEBRADA, CAPUT TRAZEIRO.
Data/Hora Entrada: 28/05/2015 / 03:00:21                    KM Entrada..:     141                                       Vend./Mecanico: 01-W - SYSTEM ADM    
Data/Hora Saida..:   /  /     /                             KM Saida....:       0                                       Operador......:01-W - SYSTEM ADMINIS
DEFEITO(S) RECLAMADO(S):                                                                                                               STATUS O.S.V.:  1
                                                            P E C A S   /   P R O D U T O S
CODIGO         DESCRICAO DO PRODUTO/PECA                                           QUANT        GRADE   VR. UNITARIO       VR. TOTAL        %DESC.      VR.DESC.
                                                                                                           Sub-Total.       0,00
                                                       S E R V I C O S   /   M A O   D E   O B R A
CODIGO         DESCRICAO DO SERVICO                                           	   QUANT             VR. UNITARIO          VR. TOTAL       %DESC.     VR.DESC.
                                                                                                           Sub-Total.       0,00
                                                                                                    Total Bruto.       0,00
                                                                                                      Desconto..       0,00       Total a Pagar.....       0,00

Ass.: ___________________________________________________
                                             EH VEDADA A AUTENTICACAO DESTE DOCUMENTO

= MVinfo Sistemas - (31) 3824.1556 / 9711.1556 / 8854.1556 / 8758.1556 Copyrigth 1998-2014 =====================================================================

aqui no final, tem um caractere oculto que refere-se ao EJECT.
Esse formulário está imprimindo normalmente,só não aplica CONDENSADO, etc...
Impressora HP C4280. Não testei noutra pois só testarei no cliente, semana que vem,quando isso aqui estiver resolvido.
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Eu não uso dessa forma.
1) Evite mexer no seu código.
Coloque antes isso:

SET DEVICE TO PRINTER
...
@ prow() ... say chr(27)+chr(14) ....
...
SET DEVICE TO
SET PRINTER TO
...
Win_PrinteFileaw(cPrint,"seurelatorio.prn","DOC AUX VDA")

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Ah! no meu caso está assim:

[b]SET DEVICE TO PRINTER
[/b]...
Está ao contrário a ordem, será que é isso? :%
Grato,

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Para apagar use:
ferase("seuarquivo.qualquercoisa")
Lembre-se do PATH, seu EXE pode está em uma lugar e seu arquivo em outro.
ferase("\lugar\do\arquivo\arquivo.xyz")

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder