Etiquetas com Clipper e Presilo

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caros colegas,

Preciso esclarecer algumas coisas e quem puder me ajudar, agradeço antecipadamente.
Tenho sistemas em clipper que emitem etiquetas de código de barras, gerando um arquivo .CSV e imprimindo utilizando o Presilo.
Funciona perfeitamente no Windows XP, alguns clientes passaram a utilizar o Windows 7 e o Presilo não está conseguindo ler o arquivo .CSV.
Isto é normal, alguém já passou por esta ocorrência? O Presilo só funciona no XP? Ou dá para usar também no Seven? Como? O que é preciso fazer?
Caso não seja possível rodar no Windows 7, existe outro software nesta mesma linha que possa substituir o Presilo?
Mais uma vez agradeço a ajuda dos colegas.
Editado pela última vez por Pablo César em 20 Mar 2012 18:06, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Oi Paulo, eu fiquei interessado, pois despertou a minha atenção e decidi pesquisar. A versão que existe disponível do Presilo é 0.4.4 e eu enviei ao Anderson Wilson, autor do produto, acredito que ele é brasileiro, um email perguntando. Quando obtiver resposta, postarei aqui e no meio tempo continuarei a fazer pesquisa a respeito.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mas Paulo, não sei se é minha versão é a mesma que a sua, mas ela roda no Win7. Você poderia explicar melhor como você o utiliza ? Qual seria a dificuldade ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caros colegas,
Primeiramente quero me desculpar por postar inicialmente no local errado.
Pablo, a versão é a mesma 0.4.4.
Utilizo da seguinte maneira:
O sistema em clipper gera um arquivo .CSV com os dados das etiquetas por exemplo: nome do produto e código de barras, no Presilo já existe um modelo de etiqueta previamente montado, este modelo é aberto, através da opção "Mesclar Dados" os dados desejados das etiquetas são colocados no modelo aberto e é feito a impressão. No XP funciona perfeitamente, mas no Windows 7, quando utilizo a opção "Mesclar Dados", surge a seguinte mensagem: "Erro ao abrir Fonte de Dados!", depois segue outra mensagem: "[Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado".
Pablo como você utiliza o Presilo? Será que estou fazendo algo de errado? Desta forma funciona no XP.
Obrigado pela atenção, estou com problemas em alguns clientes, a maioria ainda tem o XP disponível, apenas um tem somente o 7 e não está conseguindo emitir etiquetas. Se puderem me dar uma luz rapidamente...
Paulo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Oi Paulo, você poderia anexar os dois arquivos (csv e psl, compactá-los) para testar aqui ?

Pois se no seu Win7 dá mensagem sobre [Microsoft][ODBC Driver Manager] é porque o driver não estaria presente.

Para verificar os drivers instalados em seu computador, faça os seguintes passos:
Clique em Iniciar->Painel de Controle
Clique em "Ferramentas Administrativas"
Clique em "Fontes de Dados (ODBC)"
Clique na ficha "Drivers" e veja a lista de drivers instalados

Aqui no meu Win7 tem:
  • Arquivos do dBASE
    Arquivos do Excel
    Banco de dados do MS Access
Verifique, porque aqui eu fiz testes e funcionou em Win7.
Pablo como você utiliza o Presilo? Será que estou fazendo algo de errado?
Eu estou seguindo esta breve instrução que o Anderson Vieira (Andril) passou:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... ilo#p60077

E este outro tópico é também inerente a outro erro que o fladimir encontrou:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... ilo#p55560
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Voltei atrás com a minha confirmação de que funciona bem em Win7. Pois eu tinha feito testes com arquivos de dados do tipo xls, mas agora vendo bem fiz testes com arquivo de dados do tipo csv e realmente não está funcionando. Está apresentando o seguinte erro: "Erro ao abrir Fonte de Dados !" (como descrito anteriormente por Paulo)

Só não sei o por quê. Já chequei as configurações regionais para saber se o caracter definido como separador de lista é o ";" ou "," que poderia diferenciar. Mas não é.

E quando vou no menu Ferramentas/Fontes de Dados.../CSV Arquivo Texto para reconfigurar o arquivo de dados,ao selecionar o arquivo csv, não tráz os campos como faz no XP, apenas mostra os campos numa linha só como se fosse apenas um campo concatenado com os outros campos (ver figura abaixo):

Imagem

Sendo que deveria ficar assim:
Imagem

Vou entrar em contato com o Sr. Anderson Wilson e mostrar este tópico para ver se ele entende e dá uma luz.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caro Pablo,

É exatamente isso que ocorre, no meu caso nem chega a mostrar os campos concatenados, pois quando isso ocorria era por falta de alterar o arquivo Schema.ini, com o nome exato do arquivo .CSV e o separador de campos. (no XP)
No Windows 7 não chega a mostrar os campos, dá a mensagem de "Erro na fonte de dados".
Se tiver alguma novidade a respeito, estou aguardando... anciosamente..., tenho que resolver este problema.
Paulo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Consegui que o Presilo consiga ler os campos do CSV criando o arquivo Schema.ini com o seguinte conteúdo:

[nome_do_csv.csv]
ColNameHeader=True
Format=Delimited(;)
DecimalSymbol=.
MaxScanRows=25
CharacterSet=OEM

Obs.: Para utilizar o separador de acordo com o registro do seu Windows, veja também em: correção sobre o separador

Mesmo com o conteúdo ora indicado no "F.A.Qs" a mensagem ao tentar redefinir a "Fonte de Dados..." pelo menu Ferramentas, dá o seguinte erro: Erro ao abrir Fonte de Dados!. Isto me leva a crer que a interpretação do Schema.ini no Win7 se dá de forma diferente. Pois este procedimento faz parte do processo de interpretação do arquivo texto e seus registros. Tal é assim que existe um estatuto da Microsoft no site "Dev Center - Desktop": http://translate.google.com.br/translat ... md%3Dimvns

Paulo, faça um simples teste por favor, digite na linha de comando o nome do arquivo csv (nome completo com ponto e extensão) e você verá que no WinXp abre a planilha com os dados certos em cada coluna e celulas e me relate se está abrindo normal no Win7.

Enviei outro email pro Sr. Anderson, mas temos que aguardar e senão buscar uma forma de converter em xls, aí sim dá certo.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Pablo,

Realizei o teste que você me pediu, digitei o nome do arquivo texto com sua extensão .CSV e abriu uma planilha do Excel, perfeitamente com suas colunas, linhas e células com seus devidos dados nos locais corretos. Portanto funciona pela linha de comando, mas no Presilo não consegue abrir a fonte de dados.
Paulo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Obrigado Paulo,é o que eu temia, nenhum problema com o seu Win7 e sim no Presilo. Ou talvez como o Presilo foi feito em Delphi, pode ser que utilize o BDE - Borland Database Engine e que no WIn7 no esteja.

Ontem relatei todos os testes do que estava acontecendo e o Sr. Anderson respondeu que vai analisar neste fim de semana. Vamos aguardar.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Pablo, eu que agradeço o empenho neste caso.
Então vamos aguardar até o início da próxima semana.
Espero que tenhamos boas novas.
Paulo
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Erro ao abrir fonte de dados não parece ser um erro relativo ao driver e sim a alguma caracter incompativel atrapalhando a montagem pelo ODBC.

Visualizando as imagens reparei N° Copias como nome de campo.

O Excel pode até abrir, mas passando através do ODBC ele pode retornar este tipo de erro.

Verifiquem.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Não sabemos ainda o que causa isso. Fizemos testes com exemplos simples, inclusive eu mudei o nome do campo (eliminando espaços), mas mesmo assim não funcionou. No Excel funciona mas CSV não em Win7.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Nao uso o WIN7 mais aqui monto o arquivo com a extensao .TXT e utilizo tambem o separador ;, vejam um
arquivo gerado pelo sistema.

Código: Selecionar todos

"EAN";"DESCRICAO";"CODIGO";"TM";"TAB3";"CD"
"99999000301618";"Adapt Cachimbo Duplo";"003016";"UN";"     1,00";""
Se o arquivo tiver este formato acima, tente alterar a extensao do seu .CSV para .TXT e altere o seu modelo dentro do Presilio para fonte de dados vinculando ao arquivo TXT.

Outro problema que notei no Presilio, que quando se escolhe um dos seus modelos disponiveis de etiquetas e usa-se uma impressora MATRICIAL (Epson Lx-300) por exemplo, a primeira folha imprime corretamente, porem, da segunda em diante, comeca ja sair fora de posicao ocasionando a impressao falha das etiquetas.

O modelo de etiqueta que meu cliente adquiriu foi um dos PIMACO que estavam disponiveis no Presilio, tentei fazer o ajuste manualmente mais nao teve jeito. Agora em DESKJET aparentemente funciona normalmente. Seria bom o Sr. Anderson (meu xara!) nos esclarecesse essas dúvidas.

Abraços.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

ANDRIL escreveu:Nao uso o WIN7
O problema está em arquivos CSV (arquivos texto, seja TXT também) em WIN7. Arquivos XLS no WIN7, funciona.

Copiei o seu exemplo de txt Anderson e não consegui mesclar. Com ou sem o schema.ini definido. Algo acontece no WIN7...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder