PRATICA: Calculos CST e CSOSN em notas

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Após várias horas de labuta quebrando a cabeça para montar todos os cálculos possiveis e imagináveis para compor os resultados de uma operação de comércio, cheguei a concluir uma super-planilha para facilitar minha vida.

Bom provavelmente não irá ajudar aos velhos amigos, mas aos novos que estão enveredando por estas estradas tortuosas, barrentas e tempestuosas da programação.

A planilha esta livre para download meu site, situacao.xls.

Ela é composta de 3 áreas distintas, onde:

A lateral esquerda é a área que deveremos colocar os valores da operação de cálculos, como quantidade, preço unitário, taxas, impostos, redução e alguns campos configuradores e modificadores que aceitam SIM ou NÃO.

Imagem

A parte central é a representação visual da área da nota fiscal para que tenhamos idéia do resultado final.

Imagem

A lateral direita demonstra quais as tags do conjunto imposto, desta forma não erramos ao preencher tags desnecessárias ou necessárias.

Imagem

A planilha não contempla cálculos referentes as situações de importação e é livre para modificações, alterações e criticas.

Para entender os cálculos estarei apresentando algumas imagens e exemplos das tags posteriormente.
Editado pela última vez por Toledo em 14 Out 2015 20:06, em um total de 2 vezes.
Razão: Mensagem editada para corrigir o link que estava quebrado.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Parabéns, com certeza não foi uma tarefa fácil...

Obrigado por compartilhar conosco...

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Obrigado por disponibilizar mais essa ferramenta.

Grande Rochinha.
Abraços
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Realmente não, mas é necessário além da obtenção dos resultados analisar as práticas reais e criticar para consertar possiveis falhas.

Observação: Os campos sim/não precisam ser digitados, não tive tempo de colocar algum controle. E seus conteúdos influenciam a somatória e cálculos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

O link passado anteriormente bem como outros meus não está funcionando simplesmente pela falta do WWW, portanto se acessarem algum de meus links e ele não funcionar verifiquem se o mesmo está com http://www., senão, acrescentem e caso ainda assim o link não funcione me contactem pelo email do rodapé.

O novo link é:

http://www.5volution.com.br/downloads/forum/CST_CSOSN/situacao.xls

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Não sei se a fórmula está errada, ou se é porque usei o Open Office mas...
O cálculo da substituição tributária sai sempre o mesmo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

JoséQuintas,
Não sei se a fórmula está errada, ou se é porque usei o Open Office mas...
O cálculo da substituição tributária sai sempre o mesmo.
Pode ser sim, pois a planilha que estava no meu site sumiu e tive de colocar a única que encontrei.

Se possível peço a você, bem como outros colegas para ajudar na sua manutenção, conforme suas disposições.

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Em planilha é muito complicado.
Talvez simplifique fazer em Harbour mesmo.

Além disso, usar função traduzida parece ridículo.
Tava olhando a lista de funções disponíveis: AmorLinc(), Verdadeiro(), Combina(), Crescimento()
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

JoséQuintas,
Se voce usa outro office de planilha realmente encontrará estes nomes de funções, mas eu não usei nenhuma além de SOMA() e SE().

O que seria legal e auxiliaria a manutenção é descobrir as discrepâncias, como o seu exemplo citado, no cálculo da substituição tributária, mostrar qual os valores que você obteve e quais a planilha mostrou.

A busca pela montagem desta planilha foi agrupar em uma unica interface o cálculo de cada uma das CSTs e CSOSNs envolvidas.

Para que ela chegue ao ESTADO DA ARTE precisaria de mais analise.

Os cálculos existentes em cada uma me serviram para moldar os cálculos feitos na geração da minha nota fiscal eletrônica e foi broca.

Eu voltei a este tópico justamente porque fui indagado pelo link quebrado, por um estudante de contabilidade, que em suas buscas na internet, parou aqui.

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Ok.

Os nomes foram da lista de funções disponíveis, e não das funções utilizadas.

Mas já pensei no que faltou: campos temporários.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Exemplo:

Valor ICMS = Alíquota do Cálculo * Valor base do Cálculo

Alíquota do Cálculo = Conforme CST, pode ser zero ou alíquota digitada

Apesar de aumentar a quantidade de "campos" e fórmulas da planilha, divide por "assunto", e descomplica as fórmulas.

Trabalhar com planilha e fórmulas de planilha não é minha praia.
Acho que este ano foi a primeira vez que olhei isso.

Se fosse mexer com isso, acho que apelaria pro Excel e VBA, só pra poder usar nome de variável ao invés de célula como referência.
Só que teria que brigar com antivírus barrando isso depois.... rs
José M. C. Quintas

Responder