Qual a forma ideal de imprimir ???

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

jjr_rs
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por jjr_rs »

Meus amigos Pablo César e Sygecom,

Antes de tudo, peço desculpa a vocês pois acabei me expressando de forma incorreta.

Sim, entendo que não exista a melhor forma, pois existem "n" situações... Na verdade o que eu estava a procura era uma possibilidade de imprimir direto na LPT1, independente a impressora que estivesse conectada a ela e assim, se possível, mandar sair comprimido (por exemplo) e assim, mesmo sem ter um dbf com os comandos relativos a cada impressora, que o próprio OS (neste caso windows) "traduzisse" esse comando para a impressora que alí estivesse a espera.... fosse ela matricial, jato de tinta ou laser...

Mas mesmo assim, sem dúvida nenhuma, estou levando muito em consideração o que disseram e também o exemplo referenciado pelo Pablo César ( Stru, que utiliza o win_prn() ).

Estou dando uma estudada nesse exemplo e na própria função, para ver até onde posso utilizá-la.

Volto a agradecer a ajuda de todos vocês !!! Sei que a mudança de xHarbour para utilizar ambiente gráfico (no meu caso a Minigui), não deveria ser tão complicada, mas as vezes acabamos nos perdendo em situações simples que, acabam nos deixando confusos em alguns momentos (esse foi o meu caso...).

Logo que possível darei retorno aos amigos sobre a solução obtida.

Abraços !
Bahsis Sistemas de Gestão
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Na verdade o que eu estava a procura era uma possibilidade de imprimir direto na LPT1, independente a impressora que estivesse conectada a ela
Então você pode seguir o conselho que eu te dei, caso você queira em modo texto:
- Gere arquivo texto, com as formatações (comprimido, negrito) que a impressora possui
- Logo após de fechar o arquivo após: SET ALTERNATE TO (caso use *opção 1) ou SET DEVICE TO SCREEN (caso use *opção 2) ou FCLOSE(FH1) (caso use *opção 3), você pode apenas colocar COPY FILE(nome_arquivo) TO (porta_impressora)
e assim, mesmo sem ter um dbf com os comandos relativos a cada impressora, que o próprio OS (neste caso windows) "traduzisse" esse comando para a impressora que alí estivesse a espera.... fosse ela matricial, jato de tinta ou laser...
Se você quiser que o Windows "traduza" os comandos de formatação de impressão de acordo a impressora instalada, você terá que imprimir em modo gráfico, considerando certas desvantagens (como já citei) por ser a impressão em impressoras matriciais: será mais barulhentas, menos econômico, mais demorado. O que você pode fazer é como o colega Leonardo (sygecom) falou, você verificar que tipo de impressora é e manter no seu prg as duas formas de impressão: gráfica e texto e selecionar uma ou outra, conforme função que apresentei.
o exemplo referenciado pelo Pablo César ( Stru, que utiliza o win_prn() ).

Estou dando uma estudada nesse exemplo e na própria função, para ver até onde posso utilizá-la.
Mas lembre, esse exemplo é no modo gráfico. Só postei porque você pediu.
Sei que a mudança de xHarbour para utilizar ambiente gráfico (no meu caso a Minigui)
O meu conselho, já que você está começando a migrar seu sistema em Clipper, utilize Harbour em lugar de xHarbour. Os exemplos que citei, foram feito em Harbour e já que você encontra-se um pouco confuso: eu te aconselho a você compilar através da IDE da HMG 3.0.35, que na minha opinião facilita muito as compilações e você terá mais contato com os exemplos em modo GUI/Windows quando no futuro migrar tudo para modo gráfico. Veja é apenas o meu ponto de vista, falo por experiência própria. Mesmo você ter que compilar em modo console as suas aplicações, você pode utilizar a IDE da HMG. Quiser seguir o meu conselho sobre HMG, veja este tópico: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=12658

Observação: * são as opções que citei na minha primeira mensagem deste tópico.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Responder