Fundo de Tela

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Fundo de Tela

Mensagem por edgolveia »

Ola pessoal, bom dia....
Estou me iniciando agora neste fabuloso soft de desenvolvimento CLIPPER....

Formidavel!!! até mesmo pela simplicidade embora com resultados robustos..

Estive vendo em alguns exemplos feito pelo mestre TOLEDO e cheguei a procurar mas nao encontrei..que editor é utilizado para ficar com fundo azul e os textos diferenciados por função e textos normais??

*Estou utilizando o excel para definir coordenads de tela..é assim mesmo ou tem outro edityor que mostra tambem as coordenadas..

nao estava entendendo sobre tantos "@" que apareciam tornavam bordas fantasticas...
valewwwwww
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

FUNDO DE TELA

Mensagem por Pablo César »

Seja bem vindo ao fórum !
Estive vendo em alguns exemplos feito pelo mestre TOLEDO e cheguei a procurar mas nao encontrei..que editor é utilizado para ficar com fundo azul e os textos diferenciados por função e textos normais??
Existem vários editor de Textos, era muito comum utilizar o QEdit (você encontra na seção de Downloads daqui do fórum) mas não é gráfico. Eu utilizo muito o Notepad++ que você pode baixá-lo gratuitamente no Baixaki, Superdownloads e quando ao reconhecimento de funções e palavras da linguagem xBase, você pode configurar. Na minha opinião o uso do QEdit com Clipper, pode ser de grande ajuda pois você poderá utilizar o NG (Norton Guide) que permite você acessar a sintaxe de cada comando e funções do Clipper e de bibliotecas também, bastando se posicionar com o editor no comando/função e pressiona umas teclas para acessar a sintaxe. Isso é muito importante para você que está começando.
Estou utilizando o excel para definir coordenads de tela..é assim mesmo ou tem outro edityor que mostra tambem as coordenadas..
Você utiliza o Excel para ver as coordenadas de um texto em modo console ? Nunca vi, você poderia mostrar um exemplo de como você faz ?

Não sei se você já teve a oportunidade de conhecer geradores de programas como: Miro e Gas, são softwares brasileiros e não gratuitos. Eles oferecem um interface para confeccionar telas.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

FUNDO DE TELA

Mensagem por edgolveia »

Bom dia, obrigado pela indicação do QEDIT..ja vou estuda-lo...

Sobre o excel, eu configurei para aparecer ( no menu opçoes ) o modo L1c1..que em vez de letras nas colunas aparece numeros..redimensionei a tela para aparecer 25 linhas e 80 colunas e criei a tela do usuario, digo posicionando o que queria que aparecesse e depois é só ver posiçao dos numeros e colocar as coordenadas....existe outra maneira gratuita?? esse GAS faz isso?
valewwwwwww
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

FUNDO DE TELA

Mensagem por edgolveia »

Só uma duvida relacionada...para que os comandos clipper se destaquem tem de configurar?..nai vi pelas ferramentas relacionado a linguagem clipper..até fortran tem por que nao tem clipper???
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

FUNDO DE TELA

obrigado pela indicação do QEDIT..ja vou estuda-lo...
Eu utilizo uma batch que deixo na pasta do Windows onde sempre tem path e pode ser chamado de qualquer lugar. Aí nessa batch eu coloco: C:\NG\NG QE3 %1 %2 %3 %4 o NG é uma pasta onde tenho todos os .NGs que serve para mostra sintaxe de comandos e funções seja do Clipper como de bibliotecas. Então além de chamar o Qedit.exe (que é o editor também chamar o Norton Guide) que geralmente é é chamado com Shift F1 (senão me engano) mas essa telas pode ser redefinidas.
existe outra maneira gratuita?? esse GAS faz isso?
O GAS não é gratuito.
Sobre o excel, eu configurei para aparecer ( no menu opçoes ) o modo L1c1..
Nossa ! Quê trabalheira. Olha, eu não sei como os outros colegas trabalham com desenvolvimento em modo console. Mas eu quando desenvolvo algo em modo console (do tipo DOS, não g´rafico, assim como o modo do Clipper). Eu faço um layout das telas com o próprio editor de texto, faço cada janela, exibo os says os gets tudo como se tivessem máscaras e posicionando-me em cada campo, eu tenho as coordenas no editor de texto mesmo. Ahh esqueci de dizer qie QEdit também você pode abrir duas janelas ou mais, repartidas. O que facilita para alternar de janela em janela. Então o arquivo layout é faço mais ou menos assim:

Código: Selecionar todos

┌──────────────────── Alerta sobre a Multa/Diária ────────────────────┐
     │                                                                     │
     │ O valor indicado para multa näo está obedecendo a regra de cobrança │
     │ por "Diária" que é composta pela seguinte equaçäo:                  │
     │    <Valor_locaçäo> DIVIDIDO <Prazo_locaçäo> IGUAL <valor_multa>     │
     │         R$ 0,00       /         2 dias        =      R$ 0,00        │
     │                      O valor sugerido é: R$ 0,00                    │
     │        Confirma mesmo assim o valor de R$ 0,00 como multa ?         │
     │                Alterar valor         Confirma valor                 │
     └─────────────────────────────────────────────────────────────────────┘
Então você pode usar o próprio editor de textos para elaborar as telas e ver através dele as coordenadas, inclusive para copiar/colar as strings que irá exibir na tela. Veja na figura abaixo como demostra o que eu digo sobre a tela que passei:
Imagem
Só uma duvida relacionada...para que os comandos clipper se destaquem tem de configurar?
Você quer dizer para destacar comandos/funções do Clipper destacados no editor de textos ? Sim, tem que configurar. Se por acaso interessar por utilizar o Notepad ++, posso passar o arquivo para que reconheça os comandos/funções da linguagem xBase. Mas lembre, este editor é modo gráfico e o QEdit não é. Pois como mencionei antes, o QEdot poderia ser utilizado para você criar as suas telas em Clipper.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

FUNDO DE TELA

Mensagem por edgolveia »

Ok entao,,,obrigado pelas indicações e explicações..

Só para fecharmos este tópico..
Eu utilizo uma batch na pasta windows onde sempre tem path e pode ser chamado de qualquer lugar. Aí nessa batch eu coloco: C:\NG\NG QE3 %1 %2 %3 %4 o NG é uma pasta onde tenho todos os .NGs que serve para mostra sintaxe de comandos e funções seja do Clipper como de bibliotecas. Então além de chamar o Qedit.exe (que é o editor também chamar o Norton Guide) que geralmente é é chamado com Shift F1 (senão me engano) mas essa telas pode ser redefinidas.
...puxa como faz isso???.....gostaria de entrar na programação e o clipper vai me ajudar muito...

Esse fundo azul que respondeu..tambem é configurado? com as letras destacadas...ficou muito boa a visualização.

E...
Se por acaso interessar por utilizar o Notepad ++, posso passar o arquivo para que reconheça os comandos/funções da linguagem xBase.
opa..quero sim.......

valewwwwwwww
Editado pela última vez por Pablo César em 10 Jun 2012 22:25, em um total de 4 vezes.
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ quote ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r0
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

FUNDO DE TELA

...puxa como faz isso???
Como faz isso, oquê exatamente ? Mudar o hotkey para chamar o NG ? Criar a batch ? Sobre a pasta NG ? O quê seria ? Seja específico.
Esse fundo azul que respondeu..tambem é configurado? com as letras destacadas...ficou muito boa a visualização.
Esse em cor azul é o QEdit. E não dá para reconhecer os comandos/funções da linguagem de programação. Só no Notepad++ que daria.

Pode baixar o Notepad++ aqui: http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm instale e depois descompacte o arquivo aqui em anexo e copie o arquivo xBase.xml para dentro da pasta C:\Arquivos de programas\Notepad++.

Chame o Notepad++ e se não estiver o editor em português, altere o idioma para Português. Menu Settings/Preferences/General/Localization ou Language...

Para inserir o reconhecimento de diferenciação de cores para a linguagem de programação:

Vai no menu visualizar/Defiições de usuario clique em importar e selecione o arquivo xbase.xml que você copiou.
Anexos
xbase.rar
(4.37 KiB) Baixado 158 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

FUNDO DE TELA

Mensagem por edgolveia »

Bom...a cor nao é tao importante agora..nao deu pelo xbase..vou ver este Qedit para ver.....

sobre o excel, criando a primeira mascara nao complica nao...heheheh
Pablo César escreveu:Eu utilizo uma batch que deixo na pasta do Windows onde sempre tem path e pode ser chamado de qualquer lugar. Aí nessa batch eu coloco: C:\NG\NG QE3 %1 %2 %3 %4 o NG é uma pasta onde tenho todos os .NGs que serve para mostra sintaxe de comandos e funções seja do Clipper como de bibliotecas. Então além de chamar o Qedit.exe (que é o editor também chamar o Norton Guide) que geralmente é é chamado com Shift F1 (senão me engano) mas essa telas pode ser redefinidas.
A duvida foi em criar este batch mesmo....a muito tempo nao vejo programas DOS....

..de qualquer forma muito obrigado pelas orientações..........
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Advertindo ==> Colega, atente para a mensagem sobre utilizar as tags "Quote", assim você deixa o seu texto mais entendível.
Editado pela última vez por Pablo César em 23 Mar 2013 05:30, em um total de 3 vezes.
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ quote ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r0
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Fundo de Tela

Bom...a cor nao é tao importante agora..nao deu pelo xbase..vou ver este Qedit para ver.....
Qual foi a parte do procedimento não deu certo ? Você baixou e instalou o Notepad++ ? Se bem que para o seu caso em Clipper, seria mais conveniente utilizar o QEdit.
sobre o excel, criando a primeira mascara nao complica nao...heheheh
Disponibilize então anexando a planilha/modelo. Assim podemos apreciar mais uma técnica para definir coordenadas.
A duvida foi em criar este batch mesmo....a muito tempo nao vejo programas DOS....
Criar um arquivo .BAT você pode fazê-lo tanto na linha de comando (em DOS, como você diz) ou mesmo atravez do botão direito do mouse clicando dentro da pasta em que deseja criar o arquivo e seleciona Novo/Documento Texto/coloque o nome do arquivo: teste.bat (por exemplo)/Responda Sim para alterar o nome e pronto ! Mas eu preparei dois arquivos que você precisará descompactá-los de acordo com os seus nome: o arquivo Pasta_ng.rar descompacte na pasta C:\NG e o outro arquivo Pasta_Windows_System32.rar descompacte na pasta C:\Windows\System32. Deste modo você terá o que eu dizia sobre o editor e o NG. O NG que disponibilizei está em português para facilitar a sua comprensão, mas lembre que essa versão pertence a versão 5.0 do Clipper. Por falar nisso, você instalou a versão 5.2e que indiquei ?
Anexos
Pasta_ng.rar
(285.49 KiB) Baixado 95 vezes
Pasta_Windows_System32.rar
(33.37 KiB) Baixado 103 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Fundo de Tela

Mensagem por edgolveia »

Pablo escreveu:Qual foi a parte do procedimento não deu certo ? Você baixou e instalou o Notepad++ ? Se bem que para o seu caso em Clipper, seria mais conveniente utilizar o QEdit.
-Mesmo importando xbase e configurando cores de fundo e texto nao ficaram naquela forma...
-Qedit pediu licença para instalar

anexei a planilha para comprovarem eficacia do projeto...hehehe
PAblo escreveu: Por falar nisso, você instalou a versão 5.2e que indiquei ?
- Opa..isso consegui!!!..até no vista foi da mesma forma..ja estou utilizando em meus estudos....show de bola..cada dia pirado neste sistema..Só espero nao apagar esta chama...hehehe
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Fundo de Tela

Mesmo importando xbase e configurando cores de fundo e texto nao ficaram naquela forma...
Você conseguiu colocar em português ? Se sim, então vá no menu "Linguagem" e selecione "xBase". Como não tenho detalhes, talvez seja isso.
Qedit pediu licença para instalar
Com certeza, você não pegou e nem instalou os arquivo anexado na minha mensagem anterior... senão estaria tudo beleza ! (digo isto porque os arquivos mencionam que ninguém fez download ainda), ai ai ai !!
anexei a planilha para comprovarem eficacia do projeto...hehehe
Cadê ?
até no vista foi da mesma forma
Vista ? JOGUE FORA ! Não presta esse SO. Se for mexer com Clipper, fique com o WinXP Pack 2 (não instale o 3).

Obs.: Ahhh parabéns conseguiu fazer citações, legal !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Fundo de Tela

Mensagem por edgolveia »

segue anexo..mandei em figura
o arquivo em excel nao foi aceito pelo tamanho!!!
agora vai........
Nova Imagem.rar
(84.13 KiB) Baixado 125 vezes
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Fundo de Tela

Compacte o arquivo Excel e anexe ele.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Fundo de Tela

Mensagem por edgolveia »

Ok..agora consegui compactar no tamanho adequado para envio..antes nao tinha dado certo.....
Anexos
Pasta1.rar
(3.76 KiB) Baixado 116 vezes
Responder