Uma imobiliária me solicitou que fosse ver o que estava atrapalhando a velocidade da internet na loja. Passou algum tempo e o dono gostou do serviço e quer que eu substitua o técnico que prestava os serviços gerais de informática da loja (não vou colocar meu sistema na loja) vou prestar serviço de configuracao de rede (8 maquinas), internet, ajuda para os atentendes com dúvidas no software da imobiliária (outra empresa), fazer a ponte técnica de suporte entre a imobiliária e a empresa que mantem o sistema, formatar máquinas e ainda consultoria de informática.
Bom, gostaria que os amigos opnassem sobre qual valor mensal seria justo, lembrando que sou programador/desenvolvedor (tempo escasso) mais como é bem próximo de onde estou fica fácil estar presente (coisa que o suporte atual não consegue prestar e o que irrita o próprietário). Sempre demora dias para aparecer e nem sempre soluciona o problema.
E ai quanto vale a minha disponibilidade + esses serviços citados?
Conto com suas opniões.
Me ajudem a decidir quanto cobro pela prestação de serviço!
Moderador: Moderadores
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
É difícil opinar nesse assunto, por vários motivos, região, infra-estrutura do cliente, distância do cliente até vc, seu tempo disponível, etc etc etc.... mas vamos lá... "A bíblia diz q na multidão dos conselhos há sabedora", ou seja, vamos começar a trocar ideia e acredito q o colega conseguirá decidir...
Vc pode basear por máquina algo em torno de 30,00 por máquina e prever em contrato o número de visitas semanais sem custo extra, definir os serviços q irá prestar, para não começarem a pedir pra vc fazer até o trabalho de escola do filho do dono da empresa q te contratou, e assim por diante... eu acredito q sem ir muito a fundo na tua realidade, o q poderia mudar totalmente o q eu estou falando aki, mas diante do exposto, 30,00 por maquina a nivel técnico de suporte, talvez uns 40,00 dado ao fato q fara a ponte entre o sistema deles com a empresa q desenvolveu e ai precisa de conhecimento tipo o nosso, poderia chegar a um valor mensal justo para ambos....
Mas veja bem o q eu disse no ínicio é dificil mensurar um valor ideal, isso acredito q somente cada um analisando bem a situação q esta inserido pode definir...
[]´s
Vc pode basear por máquina algo em torno de 30,00 por máquina e prever em contrato o número de visitas semanais sem custo extra, definir os serviços q irá prestar, para não começarem a pedir pra vc fazer até o trabalho de escola do filho do dono da empresa q te contratou, e assim por diante... eu acredito q sem ir muito a fundo na tua realidade, o q poderia mudar totalmente o q eu estou falando aki, mas diante do exposto, 30,00 por maquina a nivel técnico de suporte, talvez uns 40,00 dado ao fato q fara a ponte entre o sistema deles com a empresa q desenvolveu e ai precisa de conhecimento tipo o nosso, poderia chegar a um valor mensal justo para ambos....
Mas veja bem o q eu disse no ínicio é dificil mensurar um valor ideal, isso acredito q somente cada um analisando bem a situação q esta inserido pode definir...
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Fladimir, eu nunca fiz contrato deste tipo, apenas de uso de software, queira ou não acho mais fácil pois depedente exclusivamente de nós (desenvolvedores) a manutenção. Como citei, são vários serviços inclusos e um pouco fora do hoje eu faço (não que não saiba) mais pelo tempo que ocupa. Creio que pelo que conversei no local, o suporte atual não cobra menos de 500 pilas p/ mes, o problema é que como não tenho referência de valores tenho receio de cobrar de mais e supervalorizar o meu serviço ou cobrar de menos e me arrepender depois. Aquela idéia, to pagando...né! Valeu pela opnião. Abraços.
Andril se precisar de um modelo tem vários na internet, posso procurar e te enviar uns 2 se for o caso, qto ao valor, como foi exposto, entendo e tb já compartilhei de receio de cobrar abusivamente, mas somente vc poderá mensurar realmente o valor q pode propor ao seu cliente, tente levar em conta o q já foi dito, valor de mercado, sua disponibilidade, distancia entre o cliente e vc, se todo trabalho deverá ser presencial ou vc podera executar remotamente, etc etc....
Faz assim relaciona linha a linha e divide em 2 colunas tipo Prós.... Contras... ai depois vc analisa essa tabela e terá uma visão melhor para poder decidir....
Exemplo:
Prós: Contras
===================================== ==============================================
Posso executar a maioria do suporte remoto Quando precisa ir por tal motivo o cliente é 60 km de distancia e a estrada é ruim e pedagiada
Posso instalar Linux nos terminais pois o Infra estrutura do cliente precisa de investimentos a curto prazo pois esta muito defasada e pode
software deles é Web e consequentemente prejudicar os trabalhos gerando muito suporte
isso geraria pouca manutenção (evita vírus, etc)
E por ai vai....
[]´s
Faz assim relaciona linha a linha e divide em 2 colunas tipo Prós.... Contras... ai depois vc analisa essa tabela e terá uma visão melhor para poder decidir....
Exemplo:
Prós: Contras
===================================== ==============================================
Posso executar a maioria do suporte remoto Quando precisa ir por tal motivo o cliente é 60 km de distancia e a estrada é ruim e pedagiada
Posso instalar Linux nos terminais pois o Infra estrutura do cliente precisa de investimentos a curto prazo pois esta muito defasada e pode
software deles é Web e consequentemente prejudicar os trabalhos gerando muito suporte
isso geraria pouca manutenção (evita vírus, etc)
E por ai vai....
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Fladimir, obrigado mais uma vez. Gostaria sim, se possivel.fladimir escreveu:posso procurar e te enviar uns 2 se for o caso,
Abraços
Andril, abre este link e veja várias possibilidades e discussões sobre o q vc precisa... eu abri algumas e várias podem t ajudar...
[]´s
[]´s
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.