Boa tarde a todos,
Estou com o seguinte problema: Tenho um programa em Clipper que estava instalado em um AMD Semprom 512 Mg Ram com o Windows XP. O programa funcionava bem, embora utilizasse quase que 100% CPU. Tive que trocar de máquina pois deu problema na outra. Comprei um Dual Core 2 GB Ram, 500gb HD e pedi para a pessoa que vendeu instalasse o win xp também pois sabia que o sistema nao funcionaria em outro SO e entao coloquei para rodar o programa em clipper e ele fica muito lento. Já alterei o config.nt e autoexec.nt com files buffers etc e mesmo assim não deu certo. Verifiquei e ele quase não usa processamento da cpu ficando a maior parte do tempo em 00 e 01. Para se ter um ideia no computador antigo ele gerava um determinado relatório em menos de 01 min agora leva quase 05 e ainda tem outros relatorios que demoram ainda mais.
Agradeço a quem puder me ajudar, pois não sei como proceder pois não sou programador em clipper, quando entrei na empresa ja tinha esse sistema.
Obrigado
Rodrigo Alexandre
Clipper X Computador Novo
Moderador: Moderadores
-
Rodrigo Alexandre
- Usuário Nível 1

- JoséQuintas
- Administrador

O clipper funciona em todos os Windows, desde que não sejam 64 bits.
Um detalhe desse 100% CPU é que realmente é 100% de CPU, inclusive no que se refere a esquentar demais, e o Dual Core reduz muito a velocidade por causa disso.
Lembro de comentarem sobre programas que alteram o EXE pra evitar 100% de CPU, ou utilitários que ajudam nisso.
Mas nunca usei.
Como não é programador, o ideal seria um desses utilitários.
Alguém do grupo deve conhecer.
Uma última opção, se roda local, seria colocar numa máquina virtual somente com DOS, e aí poder controlar o tempo destinado a ele.
Um detalhe desse 100% CPU é que realmente é 100% de CPU, inclusive no que se refere a esquentar demais, e o Dual Core reduz muito a velocidade por causa disso.
Lembro de comentarem sobre programas que alteram o EXE pra evitar 100% de CPU, ou utilitários que ajudam nisso.
Mas nunca usei.
Como não é programador, o ideal seria um desses utilitários.
Alguém do grupo deve conhecer.
Uma última opção, se roda local, seria colocar numa máquina virtual somente com DOS, e aí poder controlar o tempo destinado a ele.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
-
Rodrigo Alexandre
- Usuário Nível 1

Bom dia José,
Primeiramente obrigado. Bem o que eu não entendo é porque em algumas máquinas que eram teoricamente para rodar mais rápido ele fica bem mais lento.
Obrigado
Rodrigo Alexandre
Primeiramente obrigado. Bem o que eu não entendo é porque em algumas máquinas que eram teoricamente para rodar mais rápido ele fica bem mais lento.
Obrigado
Rodrigo Alexandre
- JoséQuintas
- Administrador

Uma explicação não técnica:
O Clipper tá sempre verificando se foi apertada alguma tecla, muitas vezes por segundo. Ele pergunta e o Windows responde...
Quanto mais rápido o computador, mais vezes ele vai trabalhar, perguntar, Windows responder, e gastar tempo da CPU.
Vai ser só um programa pra introduzir um intervalo entre essas checagens, pra compensar o aumento de velocidade das máquinas atuais.
O Clipper tá sempre verificando se foi apertada alguma tecla, muitas vezes por segundo. Ele pergunta e o Windows responde...
Quanto mais rápido o computador, mais vezes ele vai trabalhar, perguntar, Windows responder, e gastar tempo da CPU.
Vai ser só um programa pra introduzir um intervalo entre essas checagens, pra compensar o aumento de velocidade das máquinas atuais.
José M. C. Quintas
Rodrigo Alexandre, vc tem os FONTES desse programa em Clipper?
Se sim, basta incluir uma função no começo do programa principal e recompilar.
Eu uso a OL_AutoYield(), da LIB OSLib, mas tem outras sugestões aqui no forum. Dê uma pesquisada.
Com isso, o consumo da CPU desgruda dos 100% e tudo fica melhor.
Agora mesmo botei um prg Clipper meu rodando, junto com todo o resto, no Win7 32, a CPU ficou em 15%...
Se sim, basta incluir uma função no começo do programa principal e recompilar.
Eu uso a OL_AutoYield(), da LIB OSLib, mas tem outras sugestões aqui no forum. Dê uma pesquisada.
Com isso, o consumo da CPU desgruda dos 100% e tudo fica melhor.
Agora mesmo botei um prg Clipper meu rodando, junto com todo o resto, no Win7 32, a CPU ficou em 15%...
- alaminojunior
- Colaborador

Se não tiver possibilidade de seguir a sugestão do Eolo, instale o TAMEDOS.
http://www.tamedos.com/downloads/tame60.exe
Com esse cara instalado a CPU é aliviada quando softwares 16bits estiverem rodando.
http://www.tamedos.com/downloads/tame60.exe
Com esse cara instalado a CPU é aliviada quando softwares 16bits estiverem rodando.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG