Dev. clipper/harbour/xbase IDE

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

bencz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por bencz »

Olá.
Eu estava aqui trabalhando no meu projeto, do compilador de clipper, e me deparei com algo interessante... bom, é tranquilamente possivel, se desenvolver um IDE p/ o xhb/hb em C#, e buscando na internet algumas coisas, encontrei isso: http://www.codeproject.com/Articles/161 ... ghlighting

Mas ao mesmo tempo q encontro ferramentas e classes extraordinárias p/ o C#, me deparo com outras coisas, como o QT e o GtkMM, que eu gosto muito de trabalhar, com o principal motivo, é de q é em C++, sou apaixonado por essa linguagem, acho ela muito incrível... mas sendo assim, já seria possivel iniciar o IDE, com varias funções e coisas a mais, p/ poder se trabalhar com essas linguagens, pois, os IDES q tem hoje por ai, nao são la muito agradáveis de se usar, comparando com o Eclipse, Visual Studio, NetBeans... então, como idéia, já baseada nas outras idéias de dev. de um IDE, seria legal dar inicio no dev. de um IDE, com funções aprimoradas, p/ assim, melhorar o desenvolvimento dos programas... bom, fazer um programa 100% open source, é um dos meus principios.

Bom, aguardo idéias e sugestões.
Imagem
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Alexandre,
O Importante é o projeto começar, todo e qualquer projeto tem que iniciar por alguém e por algum lado, projeto open source é como uma sopa de pedra, comece por alguém e por alguma necessidade e vai crescendo conforme vai atiçando o interesse dos outros colegas, então inicie mostre que vale a pena outros colegas lhe ajudarem e terem beneficio(não financeiro, mas produtividade ou algo assim).
Boa sorte e sucesso.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Imatech
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Imatech »

Ou simplesmente experimente/use hbIde:

http://sourceforge.net/projects/harbour ... e/download
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Sendo prático:
Adoraria uma IDE igual à do VB6, e nem cores tem no editor dela.
Pra editar fontes tem vários editores disponíveis, aqui uso o Programmers Notepad.

Porque se usa uma IDE?
Pra facilitar acesso a recursos da linguagem.
Criar uma classe nos fontes, e poder tirar proveito durante a edição, com o editor mostrando as variáveis e métodos em "autocompletar"
Acrescentar um componente, e a edição mostrar variáveis e métodos em "autocompletar"

Estas coisas são as que facilitam edição/digitação específica para o Harbour.
E é o que atrairia mais usuários.
A parte gráfica do Harbour tem tanta opção, que fica difícil uma IDE ajudar nisso, ela teria que ter algo como um conversor de minigui/hwgui/etc.

Aprendi muito de VB, ADO, e componentes pra VB apenas por usar a IDE.
Exemplo:
Dim x as adodb.connection
x.

Ao digitar x., já aparecem todas as variáveis e métodos da conexão ado.
adodb.connection não é um tipo de variável, é uma classe.
Falta isso na edição do fonte Harbour: A IDE vira um manual on-the-fly.
Mas não só de coisas externas, das classes que criamos também. Esse acima foi só um exemplo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
clodoaldomonteiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por clodoaldomonteiro »

Estou de pleno acordo com o amigo e se precisar de mim, para testar e coisa parecido, estarei aki.

E um bom começo, deria ver o xDev Studio, do Vailton, ele é muito completo, falta pouca coisa mesmo.
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Responder