Ajuda com sistema CLipper travando

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

mustapha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por mustapha »

Pessoal, possuo um sstema em clipper que estava funcionando em uma maquina com o windows xp, como tivemos que trocar a maquina, pois a mesma queimou a placa mae, colocamos um pc novo com o windows 7 32 bits rodando. ate esse momento tudo OK, alterei o autoexec.net e o config.nt

no autoexec coloquei assim
SET CLIPPER=//F:200

e no config.nt coloquei isso
files=210

e ocorre tb que o programa nao roda em full screen, mas deixa isso para dpeois
o principal problema, eh que o programa esta ali funcionando, ateh que bem rapido, e as veze squando ele vai salvar algo, ele trava, fica a tela travada, ae preciso fechar essa tela do dos e abrir o programa denovo, alguem sabe alguma soluçao para isso?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Seja bem vindo ao fórum, Mustapha !

Todo programa feito em Clipper é padrão 16bits e não roda em 32 bits ao menos que você utilize um emulador como o DOSBOX. Só que esta solução deixa o sistema um tanto lento.

Outra solução é você migrar a sua aplicação para Harbour em modo console.

A tela cheia em Windows 7 não funcionará como vinhamos fazendo com Clipper. Voce poderá chegar algo perto utilizando harbour e recursos GT que você encontrará neste tópico por exemplo: https://pctoledo.org/forum/viewto ... la+cheia+7 é o que mais se assemelha a Tela cheia no Win7.

Procure pela palavra DOSBOX que você encontrará aqui no fórum. Alias utilize a opção de pesquisa daqui do fórum antes de postar novo tópico, pois este assunto já foi abordado outras vezes.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
mustapha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por mustapha »

humm, que ruim, pensei que iria rodar, porque ele roda ateh que rapido.. mas as vezes ele congela, em operações de cadastros, a parte ruim eh que eh um programa muito completo e muito dificil de substituir. vou instalar o dosbox e dar uma olhada como ele funciona no forum.. mas sera que nao enrrola muito o uso? porque as pessoas que vao usar o programa, sao pessoas com baixo conhecimento dessa parte de informatica, eles soh sabem sentar no pc abrir o icone do programa e cadastrar nele.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!
Pablo César escreveu:Todo programa feito em Clipper é padrão 16 bits e não roda em 32 bits...
Creio que o Pablo tenha se enganado. Os programas 16 bits rodam em 32 bits. Se assim não fosse, os sistemas Clipper não rodariam no Win XP e o sistema do colega não estaria rodando em Win 7 32 bits. Esses sistemas 16 bits não rodam no Windows 7 64 bits.

Quanto ao fato de não rodar em tela cheia, isso no Windows 7 32 bits não roda mesmo, a menos que se use a solução mencionada (DosBox). Não tenho certeza.

Quanto a mudar para Harbour, certamente seria um avanço mas levaria algum tempo. O problema do colega, neste momento, é fazer a aplicação dele funcionar como antes... agora.

Será que o problema é mesmo na hora de salvar alguma coisa? Quando ainda no XP o sistema foi atualizado quanto àquele problema de consumo de 100% de memória? Você verificou quanto de memória está consumindo no Win 7?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Alexandre (alxsts) escreveu:
Pablo César escreveu:Todo programa feito em Clipper é padrão 16 bits e não roda em 32 bits...
Creio que o Pablo tenha se enganado. Os programas 16 bits rodam em 32 bits. Se assim não fosse, os sistemas Clipper não rodariam no Win XP e o sistema do colega não estaria rodando em Win 7 32 bits. Esses sistemas 16 bits não rodam no Windows 7 64 bits.
O colega tem razão. Fiz confusão. Apesar de que programas de 16bits possam ser executados no WIndows 7 de 32bits, alguns afirmam que não é garantido a sua execução.

Outra dica é: Para modo de compatibilidade, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o executável do programa e em seguida em "Propriedades". Na guia "Compatibilidade" selecione modo de compatibilidade comWindows XP e a opção "Executar como Administrador". Agora tente rodar o programa.

Onde os dados estão ? E se o usuário tem direitos para gravação, teria que ser checado.

Migrar do Clipper para Harbour, com certeza é a melhor opção. Claro que isso demanda um pouco de tempo e conhecimento. O meu conselho para obter uma migração mais rápida é baixar o HMG 3.0.035, instalar e compilar através da IDE. Eu tive melhor entendimento com maior recursos e menos instalações o que me possibilitaram uma in transição menos dolorosa. Procure por HMG e autor Pablo César na pesquisa avançada do fórum. E as dúvidas que tiver na migração, pode postar na seção Minigui, que terei prazer em ajudá-lo.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
mustapha
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por mustapha »

Entao vamos la, mais detalhes sobre o problema,

quanto ao uso de cpu ou memoria, nao posso dizer com toda certeza porque sao 3 funcionarios que usam e eles nao sabem nada sobre isso, e quando chego para ver eles soh dizem "travou mais eu jah fechei e abri denovo", em um dos momentos em que eu vi ele travando, a tela que abre fica com o programa congelado, mas eu posso minimizar ela e continuar trabalhando no windows, tanto que terminei um documento no word, salvei e depois voltei ao programa para ver o que era, e na hora acabei fechando ele e abrindo denovo...

Pontos importantes, uma das funções do programa eh gravar comanadas de serviço e tirar pedidos, ele faz isso normalmente diversas vezes por dia, mas digamos assim, a cada 10 ou 15x que grava algo 1x trava, esta parecendo meio aleatorio, algumas vezes da certo e outras nao, ele roda em somente 1 terminal, antes ele rodava em 3 terminais, mas devido a grandes problemas na rede, acabei optando por deixar ele rodando em 1 terminal soh..

O importante nem eh ele rodar em tela cheia, mas ele funcionar sem travar, pois estou com medo de ele corromper algum dos arquivos que ele grava, que seria o banco de dados dele.. ae sim sera um problema muito grave pra nos aqui.

Obrigado por quem esta ajudando, vamos ver se surge algo novo para tentar
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!
mustapha escreveu:...estou com medo de ele corromper algum dos arquivos que ele grava...
Diante disso, redobre os cuidados com rotinas de back up.

Mais algumas perguntas: você tem os fontes? Conhece programação? Recria os índices com frequência? Quando estiver travado, verifique o consumo de memória pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Até o ano passado meus programas Clipper rodavam normalmente em qualquer Windows 32 bits.
Usava Clipper 5.2 + Blinker 7 + OSLIB + Sixcdx.
Só precisava alguns cuidados simples, local ou rede:
- Evite instalar em pasta com nome "não-dos", tipo em "meus documentos".
- Evite compartilhar impressora com nome "não-dos", prefira "FX1120" ao invés de "Epson FX 1120"
- Sempre usei em modo janela, desde os tempos do W98 quando surgiu o messenger.

No caso do Windows 7 em rede, coloquei pra fazer o backup ao iniciar o servidor, "no servidor".
Isso foi porque havia situações onde o W7 tornava os arquivos particulares ao criar num terminal, e um ZIP criado num terminal nem cópia ou email era permitida por outro.
A única ocorrência diferente foi esta, no momento de criar um ZIP de backup, resolvida fazendo sempre no servidor.

Usar OSLIB é simples: só colocar OL_AutoYield(.t.) no programa principal e linkar com a oslib.lib.
No Blinker, usava a opção "blinker executable extended" pra não ter limitação de memória. Fazendo isso até aumentou um pouco o limite de elementos em um array.

No programa eu tinha uma checagem da pasta temporária, pra eliminar arquivos: directory("temp\*.*")
Isso dava problema quando haviam mais arquivos do que o limite de array do clipper. Por coincidência vi ontem na internet uma solução pra isso, que pega a lista aos blocos, mas como deixei de usar Clipper não baixei, apenas achei interessante.

Importante: Se usa Blinker, use a versão 7, e não as anteriores. Com as anteriores era normal o programa fechar sozinho sem explicação.

E se usar em tela cheia, qualquer alerta do Windows vai interferir na tela, até mesmo recados do messenger.

Outra coisa: Tenho um cliente que usa programa compilado com EXOSPACE. Quando está carregado um com exospace não funciona o outro com blinker. Tem que ser um de cada vez.... esquisito
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Uma opção para uso de Tela Cheia no Windows 7 é usar o TAMEDOS.

Com ele você pode usar a função Fullscreen do mesmo.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Responder