Sistema aborta, sem mensagem de erro

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

elo1972
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por elo1972 »

Peço ajuda dos amigos sobre o problema abaixo:

Ola estou com um cliente onde o sistema desenvolvido em clipper ja esta rodando a bastante tempo e tb passou por varias mudanças quais são os problemas momentaneos
- sistema aborta sem mensagem de erro (simplismente fecha sozinho )
- erro de base 1002 (no servidor as x acontece as vezes não )
- erro + + as vezes acontece as vezes nao ja aconteceu no servidor tb )

Procedimentos adotados até o momento

formatação - troca de hd e troca do sistema operacional no servidor
os terminais trabalham com windows XP
verificamos virus e nada foi identificado até o momento
quedas na transmissao da rede tb estao descartadas

gostaria a ajuda se possivel pois o programador é meu amigo e diz que tudo no sistema esta correto a questao é nao encontramos nada na rede tb e nao estamos conseguindo solucionar o problema .

alguem pode me dar uma dica se achar que é parte de sistema ou nao agradeço desde ja

ou se puderem me dar uma dica do que passar para testar ajuda

Obrigado
Editado pela última vez por Pablo César em 25 Set 2012 22:46, em um total de 1 vez.
Razão: Título re-editado. Atendendo item 8 das regras do fórum.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Peço ajuda dos amigos sobre o problema abaixo

Mensagem por Pablo César »

Seja bem vindo ao fórum !
os problemas momentaneos
- sistema aborta sem mensagem de erro (simplismente fecha sozinho ) Se o sistema é acessado desde um atalho, será dificil ler qualquer mensagem que possa dar. Acho dificil que não emita mensagem algum ao abortar. Aconselho que acesse o programa na linha de comando e quando abortar, postar para nós a mensagem de erro.
- erro de base 1002 (no servidor as x acontece as vezes não ) Esse erro pertence a: BASE/1002 Undefined alias. Tem que ver em que linha do seu código está emitindo este erro. E corrigir o seu código.
- erro + + as vezes acontece as vezes nao ja aconteceu no servidor tb ) Não entendi essa mensagem de erro: "erro +" Não tem maiores detalhes quanto a esse erro ?
Veja na cor vermelho as minhas indagações, para poder ajudá-lo melhor: favor responder.
meu amigo e diz que tudo no sistema esta correto
Não, pelo visto há erro de programação, principalmente no erro base 1002.
troca de hd e troca do sistema operacional no servidor
Poderia informar a versão do Windows no servidor ?

As configurações de ambiente, nas estações, poderia listar como estão ? Isto é o SET CLIPPER ? BUFFERS e FILES do CONFIG.NT ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Complementando o que o Pablo Cesar solicitou, informo o que pode aparecer na tela se o executável for chamado no prompt do
Dos, pois se for chamado por um .BAT, quando ocorre o erro, o sistema fecha e devolve o controle ao Windows e não dá para se saber o que de fato causou o erro.
O formato não pode ser tal como se apresenta abaixo pois modifiquei o errorsys.prg que o gera, inclusive grava um arquivo log
de erros, do que extrai um trecho como exemplo.

Olhar a lista apresentada de baixo para cima.

**********************************************************************************************
13/09/11 16:51:30 Erro BASE/1003 Variable does not exist: CNUMERO
13/09/11 16:51:34 LOCKERRHAN(0)
13/09/11 16:51:34 (b)INITHANDL$(0)
13/09/11 16:51:34 (b)GARANT_SQL(53)
13/09/11 16:51:34 GETPOSTVAL(393)
13/09/11 16:51:34 GETREADER(162)
13/09/11 16:51:34 READMODAL(111)
13/09/11 16:51:34 GARANT_SQL(66)
13/09/11 16:51:34 ESTPARA(321)
13/09/11 16:51:34 EST000(661)
*********************************************************************************************

Pelo modelo dá para saber em que rotina e linha o erro ocorreu e qual foi ele.
Aí fica mais fácil saber o que está acontecendo.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

O formato não pode ser tal como se apresenta abaixo pois modifiquei o errorsys.prg que o gera, inclusive grava um arquivo log
de erros, do que extrai um trecho como exemplo.

Olhar a lista apresentada de baixo para cima.

**********************************************************************************************
13/09/11 16:51:30 Erro BASE/1003 Variable does not exist: CNUMERO
13/09/11 16:51:34 LOCKERRHAN(0)
13/09/11 16:51:34 (b)INITHANDL$(0)
13/09/11 16:51:34 (b)GARANT_SQL(53)
13/09/11 16:51:34 GETPOSTVAL(393)
13/09/11 16:51:34 GETREADER(162)
13/09/11 16:51:34 READMODAL(111)
13/09/11 16:51:34 GARANT_SQL(66)
13/09/11 16:51:34 ESTPARA(321)
13/09/11 16:51:34 EST000(661)
Permita-me que esclareça a sua exemplificação de erro. O que o colega diz, é que os erros poderão acontecer mais ou menos algo assim:

Erro BASE/1003 Variable does not exist: CNUMERO
LOCKERRHAN(0)
(b)INITHANDL$(0)
(b)GARANT_SQL(53)
GETPOSTVAL(393)
GETREADER(162)
READMODAL(111)
GARANT_SQL(66)
ESTPARA(321)
EST000(661)

E deverá observar-se debaixo pra cima, isto é, aqui o erro está no módulo EST000.PRG n alinha 661.
E aproveitando a mesma ideia para indicar que seria conveniente, alterar o seu ERRORSYS.PRG para que tais erros possam ser gravados em arquivos e estes para serem revisados pelo programador/analista. Aqui no fórum existem vários exemplos, na seção de Downloads tem este: https://pctoledo.org/forum/fileba ... rro&page=1
E leia sobre: https://pctoledo.org/forum/viewto ... prg#p72055
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
elo1972
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por elo1972 »

Agradeço a todos , e confesso que fiquei surpreso pela atenção que acabei de receber do forum , de imediato , continuem sempre assim pis com atitudes deste tipo todos ganhamos.

Vamos por partes:

- o sistema que esta rodando no servidor é o server 2003
- qto a forma de acesso - mapeamos uma unidade e usamos o executável
- qto ao fechar sozinho as vezes para se ter uma ideia a dona da empresa esta sozinha depois do expediente do nada qdo vai usa o sistema nao esta mais aberto .
- aborta mesmo sem mensagem
- o fato é pq em alguns dias o erro aparece do tipo 1002 e outros nao ? isso é normal , desculpe mais meu conhecimento em programação é muito pequeno
- qto a abortar as vezes ao confirmar uma venda o sistema fecha bagunçando o banco de dados .

Eu disse ao programador o seguinte , se o executavel do sistema fosse copiado direto em cada terminal mapeando somente o banco a chance de acontecer nao seria menor .

Como nao estrou encontrando nada de errado nas maquina pelo menos aparentemente , e ele diz que no sistema esta tudo correto por isso estou aqui pedindo a ajuda de voces .

mais uma vez muito obrigado
Editado pela última vez por Pablo César em 25 Set 2012 22:00, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem editada para formatação de texto em letras minúsculas. Evite postar mensagens com texto TOTALMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS.<br>Veja as Regras do Fórum:<br>7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Agradeço a todos , e confesso que fiquei surpreso pela atenção que acabei de receber do forum , de imediato
Obrigado. Mas acho que deu sorte... rs

Volto a insistir. Execute da linha de comando para resolver esse problema de sair sozinho o sistema. Isso deve descobrir o que está realmente acontecendo. Como não temos os fontes para avaliar isso, você mesmo terá que descobrir e ver nos fontes se não existe alguma opção programada de saída ao estar o sistema inativo. Num sistema que eu tenho, eu utilizo essa opção (de sair do sistema quando está ocioso) para que realize indexação do sistema e apresente um protetor de tela.
o fato é pq em alguns dias o erro aparece do tipo 1002 e outros nao ? isso é normal
Cada erro deve ser tratado deve ser analisado separadamente. Quais outros erros acontecem ?
Eu disse ao programador o seguinte , se o executavel do sistema fosse copiado direto em cada terminal mapeando somente o banco a chance de acontecer nao seria menor .
Sim e não. Isto pode ser rebatível, alias, muitos sistemas funcionam sem problemas tanto de uma forma como de outra.

Código: Selecionar todos

abortar as vezes ao confirmar uma venda o sistema fecha bagunçando o banco de dados
Sim, como eu já disse, cada erro deve ser analisado. Deve estar dando algum erro quando abortar ao confirmar a venda. Isso é muito importante passar-nos. Provavelmente esteja dando erro de índices. Ai os erros viram uma bola de neve. Deve ser tratado.
desculpe mais meu conhecimento em programação é muito pequeno
Sendo assim, leia, estude e se tem intenção de avançar nesta empreitada, aqui é um ambiente bom para aprender. Do contrário, aconselho que fale com o seu amigo programador e peça para ele implementar o ERRORSYS.PRG que possa gravar os erros desse sistema, ai ficará mais fácil em detectar os erros e postar aqui um por um. Do contrário, estaremos dando tiros no escuro...
Eu tinha te perguntado. Pablo César escreveu:As configurações de ambiente, nas estações, poderia listar como estão ? Isto é o SET CLIPPER ? BUFFERS e FILES do CONFIG.NT ?
E quanto a isto, sabe responder ? Seria bom checar e confirmar (muito importante).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Uma dica de alguém q trabalhou algum tempo com sistema em clipper puro e só consegui tranquilidade adotando o seguinte critério...

Server XP rodando uma DLL q permite ter mais de 10 clientes pendurados via TS (não testei com o 2003 talvez funcione de boa)
Terminais XP acessando via TS
o Server bem legal com Nobreak
Ai vc define tipo para cada terminal BATs individuais exemplo Terminal 01 t1.BAT e assim por diante ai vc terá uma lista dos terminais conectados T1, T2, etc e cada um poderá caso o sistema tenha SETs definidos no BAT individuais e o sistema irá rodar local no SERVER, ai vc faz o mapeamento da impressora no BAT redirecionando para cada terminal se for o caso...
Olha desta maneira roda Rápido e super estável, e se cair a conexão de rede ao logar novamente continua de onde estava.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
elo1972
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por elo1972 »

Obrigado mais uma vez pela força de todos .

qto ao programa abortar sozinho ja tentamos desmarcar a opção fechar ao sair e qdo aborta a tela fica preta sem erro

config.nt
FILES=235
BUFFERS O PADRAO DO WINDOWS

NO AUTOEXEC
NO AUTOEXEC.NT
SET CLIPPER=F:235
SET TMP=C:\TMP

--------------------------------------------------
AO AMIGO FLADIMIR QUAL DLL , SERIA poderia me passar mais indormações de como proceder neste caso
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

De uma lida em: Link

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

qto ao programa abortar sozinho ja tentamos desmarcar a opção fechar ao sair e qdo aborta a tela fica preta sem erro
Essa medida de "não fechar ao sair" ajuda na visualização de qualquer mensagem de erro que possa dar: boa medida. Mas relacionado a esta questão, eu disse na minha mensagem anterior, que caberia analisar o seu código, para identificar alguma saída programada. Isto é, quando o programa detecta que o sistema está ocioso, ele poderá fechar e sair do programa. Geralmente isso é feito através de função ativa em background, assim como o faz o KEYSEC da CT.LIB e BGEVENTS.LIB. Precisa verificar se existe essa possibilidade também. Outra coisa que tenho a acrescentar, eu já tive casos de ter esse mesmo sintoma de abortar sem mensagem algum e foi causado por um dano grave a base de dados, não lembro exatamente mas tinha a ver com a integridade de indices.
config.nt
FILES=235
BUFFERS O PADRAO DO WINDOWS
Favor acrescente BUFFERS=60 e faça um boot em cada PC e verifique. Não custa nada isso, pelo menos no meu sistema exige.

Outra questão é que eu particularmente, não tenho confiança na versão do Windows XP no Pack 3. Ele tem demostrado muitas reclamações aqui no fórum, situações atípicas. É pra desconfiar tudo nessa hora. Utilize o pack 2, eis minha outra sugestão.

E sobre a questão de direcionar os erros para arquivo LOG, seria uma medida muito apropriada a ser aplicada. Pense nisso.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Isso se for na dica do XP vai de Pack 2

.

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

gostaria a ajuda se possivel pois o programador é meu amigo e diz que tudo no sistema esta correto
Estava revendo as mensagens e chamou a atenção essa parte.
Talvez ele não seja tão seu amigo, já que está tentando resolver o problema dele.

Rodei meu sistema Clipper em todas as versões de Windows, até no próximo Windows 8, antes de trocar pra Harbour.
O XP que sempre fiz questão de usar foi o XP SP3, mas nunca tive problema com nenhuma versão.

Mentira...
Tive problemas no tempo de W95/W98, antes de começar a usar OSLIB, e quando ainda usava campo memo.
E também num servidor W7, se criar o backup por um terminal acabo tendo problemas com direitos de acesso.

E tive problemas desse tipo, do sistema abortar do nada, nas versões do Blinker anteriores a versão 7.
Sei disso porque sempre usei um esquema de registrar erros FORA do programa, pra me enviar até erros que o Clipper não acusa.
Se dependesse dos usuários, nunca iria ficar sabendo, porque eles consideravam isso normal.

Mas em resumo: são problemas que só o programador pode resolver, portanto somente seu amigo.

De repente é um problema que ele nunca pegou antes, e por isso acha que não é o programa.
Precisa da ajuda dele pra resolver, principalmente se depender de mexer no programa.
Se não tiver jeito, o negócio é partir pra outro programa.

Importante: O problema não é por ser Clipper, porque todo erro tem um motivo e tem solução. Mas dependendo do erro, só o programador consegue mexer no programa, e aí você não consegue corrigir, só o seu amigo. Se ele precisar de ajuda, estamos por aqui.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
elo1972
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por elo1972 »

Caro Jose Obrigado pela resposta , gostaria de perguntar se teria como voce me mandar este esquema para verificar erros por fora .

Desde ja agradeço a atenção mais uma vez a todos

Obs Vou usar todas as dicas e ideias aqui postadas para ver se conseguimos resolver problema do cliente .
elo1972
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por elo1972 »

O Blinker é usada obrigatoriamente ou clipper ou nao necessariamente

Obrigado mais uma vez
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

elo1972 escreveu:O Blinker é usada obrigatoriamente ou clipper ou nao necessariamente
Primeiro você compila em utilizando em Clipper para gerar um arquivo OBJ e depois você utiliza um linkador que pode ser o RTLINK ou BLINKER (nas versões 5 do Clipper, antes utilizava o Tlink, senão me engano).

Enquanto o colega José não fala sobre como resover "por fora"... Outra coisa que pode ser feita. Compilando com a opção /B quew permitirá utilizar o CLD que faz um debug do programa. Isto é, ele irá ser executado linha a linha (passo a passo), podendo parar perto de onde sempre dá erro.

Nosso melhor conselho é você aprender o básico da linguagem, procure ajuda próxima para que dê alguns macetes.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder