Reiniciar Máquina em Dos e Windows !!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

FFC
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Reiniciar Máquina em Dos e Windows !!!

Mensagem por FFC »

É possivel reiniciar máquinas em DOS e Windows via Clipper ?

agradeço desde já.
FFC
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por FFC »

Então se ninguém sabe é pq não é possivel né !!!

:cry:
Guinomo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Guinomo »

Colega eu copiei esta resposta do forum da revista InfoExame. Não testei ainda. (www.infoexame.com.br)

Resposta dada por Vailton Renato em 17/06/2004

Bom o seu problema é simples, pois há 2 soluções:

Se vc estiver rodando SÓ VIA DOS e não pelo windows faça o seguinte:

Execute o aplicativo DEBUG q vem com o DOS e digite na sequencia estes comandos:

a
jmp ffff:0000
<dê um ENTER para gerar 1 linha em branco>
rcx
5
n reboot.com
w
q

Com os comandos acima vc gera um programa chamado REBOOT.COM, q fará q ao ser executado ele reinicie a CPU.

Vc pode chamá-lo através de um programa em clipper via RUN/!... isto resolve se vc nao estiver rodando em Windows.

Se for Windows, precisa usar a função Shutdown, mas agora não me lembro... dá pra reiniciar usando o comando START do Win mas aí tenho q pesquisar mais...

Esta dica resolve o seu problema?

Um forte abraço

Marcos U. Bueno 8)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

É preciso lembrar que há uma sutil diferença entre dois tipos de boot em DOS. Da forma como o colega postou, será dado um boot "quente". Ou seja, não será feita qualquer checagem do BIOS ou RAM. Para uma partida "fria" (como se fosse pressionado o reset), será necessário mudar o conteúdo de uma variável. Após o boot normal, uma área de dados do BIOS muda este valor para 1234 (hexa). Se mantido, no próximo boot, a partida será a "quente". Não me lembro exatamente onde este valor é armazenado. Se tiver interesse nessa sutileza, me diga que depois eu pesquisarei para você. Se bem que, se você pesquisar na Net deverá encontrar pequenos utilitários DOS para isso. Procure por "WARMBOOT.COM" e "COLDBOOT.COM".

Quanto ao boot para Windows, é possível usando uma DLL do próprio Windows (qualquer versão) através do programa RUNDLL.EXE. Infelizmente não me lembro qual é essa DLL desalmada. Mas também nunca usei. Eu fiz um programa bombril só para acessar funcionalidades da API do Windows (mil e uma utilidades) que, entre outras coisas, me faz o reboot (qualquer Windows) e o desligamente total (qualquer windows tb, mas apenas para fontes ATX - óbvio). Separei a parte de boot e subi para a Net. Se quiser, descarregue da minha página. Não está publicada, mas eis o link para download.
Exemplos de uso:

Código: Selecionar todos

wboot -reboot
wboot -poweroff
Em ambos os cados, evidentemente, você deve "matar" sua aplicação para que a janela DOS não fique "travada" no encerramento.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Responder