Ajuda para mudar para o harbour...

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlos_dornelas »

Pessoal, estou precisando de ajuda de vocës para tentar entender como converter e compilar um projeto no harbour. Ateh agora estava utilizando o xharbour .99.70 + bcc + gtwvw + minigui + hbprinter. Estou querendo converter um projeto grande, com varios PRGs, RCs, etc. Nesse projeto eu utilizo o Hbmake e funciona tudo certinho. Gostaria de entender a utilidade dos varios arquivos que o Hbmk2 utiliza para compilar um projeto, como o HBP, HBM, HBC, etc.

Bom, como a minigui e a hbprinter nao vem junto com o pacote harbour nightly, eu baixei o ultimo pacote da HMG extended compilada com o Mingw e aí já surgiram as primeiras duvidas: onde copiá-las? na pasta HB32\ADDONS ou HB32\LIB? e quanto aos arquivos minigui.ch e winprint.ch, devo mante-los na mesma pasta do meu projeto?

Outra coisa que me veio agora: com o xharbour e hbmake, eu precisava editar o arquivo .BC e colocar a minigui.lib antes das demais para conseguir rodar a gtwvw sem conflitos. Terei que fazer algo com relaçäo ao Hbmk2?

Já viram que estou meio perdidäo né...

Antonio Carlos
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Antonio, deixe eu entender. Mas você quer Minigui com gtwvw ? Você quer compilar em modo console ou modo GUI ?

Posso talvez estar errado, mas quando falamos em Minigui ou até HMG, as bibliotecas não são lib pois terão que ser compiladas, não creio que possa ser usadas qualquer lib.

Caso você quiser compilar em modo console e você tem muita dificuldades nas compilações, aceite a minha dica: utilize a IDE HMG que ela se encarrega de compilar de acordo a demanda de funções, assim facilitando o trabalho de compilação. Só que terá que abrir mão de gtwvw. Quais funções você utiliza desta biblioteca ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlos_dornelas »

Pablo, meu projeto é gráfico utilizando a gtwvw. Da minigui eu utilizo a exibiçäo de mensagens (msgstop, msginfo, msgyesno), o set multiple off, e principalmente, a hbprinter.lib que näo funciona sem a minigui.lib. Tudo funciona muito bem, desde que no .BC do hbmake seja informada a lib minigui antes das demais (eu edito manualmente o bc).

Eu já consegui gerar as libs gtwvw, minigui e hbprinter, mas estou perdido em relaçäo a onde colocar essas libs e includes para que fique no padrao do harbour. O harbour estou utilizando o nightly com mingw e está instalado na pasta padräo C:\hb32. Quando gerei a lib gtwvw, ela foi copiada automaticamente para a pasta HB32\ADDONS\GTWVW, mas näo aconteceu o mesmo com a minigui e hbprinter. Bom aí tambem näo consegui entender bem o que devo informar nos arquivos HBP, HBC, HBM utilizado pelo hbmk2 e o resultado eh que pelas mensagens o hbmk2 näo está encontrando as libs já compiladas (minigui e hbprint). Enfim estou empacado nisso e a coisa näo anda. Eu gostaria muito de migrar esse projeto para o harbour por ele estar muito melhor, principalmente com a possibilidade de se utilizar mt, pois gostaria de implementar tais recursos no projeto, mas com o xharbou näo dá.

Antonio Carlos
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

carlos_dornelas escreveu:estou perdido em relaçäo a onde colocar essas libs e includes para que fique no padrao do harbour...//...

gerei a lib gtwvw, ela foi copiada automaticamente para a pasta HB32\ADDONS\GTWVW ...//...

tambem näo consegui entender bem o que devo informar nos arquivos HBP, HBC, HBM utilizado pelo hbmk2
Não sei te dizer isso. Eu não sou tão fã do gtwvw nem de compilação manual...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Imatech
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Imatech »

Olá !

Pesquise pelo forum e pratique com os exemplos das pastas ( foco nos arquivos .hbp .hbc .hbm nas pastas com exemplos/tests ):
harbour\contrib
harbour\extras
harbour\tests

Logo vai estar dominando o assunto...

.hbp ( Harbour Project File ) - Especifico para o projeto de compilação
.hbc ( Harbour Compiler Settings ) - Geralmente é complemento para .hbp
.hbm ( Harbour Make/Model ) - Será utilizado por qualquer compilação

Digite HBMK2 -Help para ter uma descrição + detalhada e completa ;)
.
.
.
Links para começar:

HMG 3.x + WVG = Harbour Multi GT
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=13124

MiniGui + HBMK2: Exemplo de Script *.hbp
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=13122
.
.
.
Sucesso...