Acionar Relé COM 1 Clipper
Moderador: Moderadores
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Boa tarde a todos
Amigos Preciso de Uma Função Clipper 5.x (preferivelmente 5.3) e ou alguma lib ou .obj para acionar um relé pela COM1
ou, acender um simples Led, saindo de 3 a 5 V eu ja me dou por satisfeito pois sou tecnico em eletronica ai ja faria o circuito necessario
Agradeço a todos que poderem me ajudar des de já
Amigos Preciso de Uma Função Clipper 5.x (preferivelmente 5.3) e ou alguma lib ou .obj para acionar um relé pela COM1
ou, acender um simples Led, saindo de 3 a 5 V eu ja me dou por satisfeito pois sou tecnico em eletronica ai ja faria o circuito necessario
Agradeço a todos que poderem me ajudar des de já
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Josivan,
Tem que ser necessariamente na porta COM (serial)? Pergunto porque a porta projetada para isso é a LPT (paralela). Via LPT basta você enviar o comando para a porta direcionado ao pino pretendido, pode ser usado inclusive o comando copy.
Como você precisa no máximo 5V, acho que pode ser feito pela LPT, salvo há razão incontornável para uso da COM.
Tem que ser necessariamente na porta COM (serial)? Pergunto porque a porta projetada para isso é a LPT (paralela). Via LPT basta você enviar o comando para a porta direcionado ao pino pretendido, pode ser usado inclusive o comando copy.
Como você precisa no máximo 5V, acho que pode ser feito pela LPT, salvo há razão incontornável para uso da COM.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Amigo jairo sim estou querendo preferivelmente pela serial com1 ja vi comentarios pela net mais nao achei nada , tipo codigo,lib ou obj
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Josivan,
Como você disse Preferencialmente, então veja este exemplo sobre Paralela. Talvez ajude você decidir:
LIGANDO E DESLIGANDO APARELHOS EXTERNOS ATRAVÉS DA PORTA PARALELA
PS: Não entendo nada de eletrônica, apenas encontrei este link há alguns meses a fim de auxiliar um sobrinho a fazer um trabalho. Sei que você usa Clipper, e os exemplos estão em C++, mas o importante é que dá pra entender o raciocínio usado.
Como você disse Preferencialmente, então veja este exemplo sobre Paralela. Talvez ajude você decidir:
LIGANDO E DESLIGANDO APARELHOS EXTERNOS ATRAVÉS DA PORTA PARALELA
PS: Não entendo nada de eletrônica, apenas encontrei este link há alguns meses a fim de auxiliar um sobrinho a fazer um trabalho. Sei que você usa Clipper, e os exemplos estão em C++, mas o importante é que dá pra entender o raciocínio usado.
Abraços, Jairo
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Bem legal mesmo é essa linha de raciocinio mesmo so que queria algum exemplo em com1 e com o clipper 5.3 :%
A parte Clipper em si é simples. A biblioteca CATools tem funções ótimas para ativar e controlar a COM. O "problema" é que a saída é serial e, se você quer ativar determinado sinal, terá de usar (opinião de semi-leigo) um circuito demultiplexador. Como você é técnico em eletrônica, acho que não terá dificuldades. Bastaria então, enviar o byte adequado pela serial para os pinos de controle do demultiplexador, que por sua vez ativararia a saída apropriada. Com o byte devidamente mascarado, você monta uma linha de endereço com o dado no mesmo byte. Acrescente alguns tiristores e você poderá ativar qualquer dispositivo de potência. Fica bem legal.
Os exemplos Clipper dessa biblioteca estão espalhados por todo o fórum. Esse assunto já foi discutido várias vezes. É só fazer a busca no motor de pesquisa que temos. É só inicializar, configurar e usar a porta. Bem simples mesmo.
PS: Se puder, abandone a idéia de usar as portas serial e paralela. As máquinas mais modernas nem vêm mais com essas portas. Tente partir para USB. É um sistema mais complexo, mas além de adquirir experiência em algo mais abrangente, já se resolve o problema futuro de falta de hardware que já é considerado obsoleto.
Os exemplos Clipper dessa biblioteca estão espalhados por todo o fórum. Esse assunto já foi discutido várias vezes. É só fazer a busca no motor de pesquisa que temos. É só inicializar, configurar e usar a porta. Bem simples mesmo.
PS: Se puder, abandone a idéia de usar as portas serial e paralela. As máquinas mais modernas nem vêm mais com essas portas. Tente partir para USB. É um sistema mais complexo, mas além de adquirir experiência em algo mais abrangente, já se resolve o problema futuro de falta de hardware que já é considerado obsoleto.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Amigo Maligno Muito obg, te explicar é um pouco dificil , mais vamos lá trata-se de um sistema que é 100% dos pra voce ter uma ideia antes eram tipo uma placa daquelas de rede antiga isa e nelas rodava o sistema, esse sistema estamos portando pra hd , na serial com 1 em determinado tempo ela abilita um relé que roda um motor durante um tempo determinado e depois desliga , eu ja vi exemplos mais eu particurlar-mente nao conheço nada de envios de bit´s pela serial com1 rolei a madrugra pra ver se entendia :%
Se a sua necessidade é DOS com a porta COM, melhor ainda. Fica tudo bem mais fácil. Você só precisa, como eu disse, abrir a porta, configurá-la, montar o byte e enviá-lo, fechando a porta em seguida. Os passos são esses. Você só precisa resolvê-los um a um, na seqüência.
Da forma como disse, imagino que a eletrônica já está pronta. Se estiver mesmo, falta bem pouco. Está? Se não, esqueça a parte software e faça primeiro o hardware ou, pelo menos, faça um hardware de teste, com alguns LEDs, pra testar o software.
Ajudaria se você também explicasse como terá de ser o byte enviado, se você utiliza DEMUX, se tem linha de controle a endereçar, etc.
Da forma como disse, imagino que a eletrônica já está pronta. Se estiver mesmo, falta bem pouco. Está? Se não, esqueça a parte software e faça primeiro o hardware ou, pelo menos, faça um hardware de teste, com alguns LEDs, pra testar o software.
Ajudaria se você também explicasse como terá de ser o byte enviado, se você utiliza DEMUX, se tem linha de controle a endereçar, etc.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Nascimento
- Usuário Nível 4

amigos não lembro quem, mais um menbro daqui entrou em contato comigo sobre essa postagem, depois de anos dessa postagem estudei .c para micro-controladores
voltei a ler o post que o amigo Jairo Maia postou sobre porta-parelela em fim criei uma lib para harbour que acionar cargas pela lpt1
caso alguem tenha interesse disponibilizarei, a lib e o exemplo ligando do d0 ao d7 da lpt
o unico problema é que nao consegui ainda ler os pinos que estao ligados e so desligar o que eu quero baseado no retorno por hora ainda não vi como :%
entao se vc ligar um pino consequentemente desliga o outro , tambem coloquei na lib para ligar todos e desligar todos
so nao garanto suporte a lib, mais garanto o funcionamento pois testei a mesma
voltei a ler o post que o amigo Jairo Maia postou sobre porta-parelela em fim criei uma lib para harbour que acionar cargas pela lpt1
caso alguem tenha interesse disponibilizarei, a lib e o exemplo ligando do d0 ao d7 da lpt
o unico problema é que nao consegui ainda ler os pinos que estao ligados e so desligar o que eu quero baseado no retorno por hora ainda não vi como :%
entao se vc ligar um pino consequentemente desliga o outro , tambem coloquei na lib para ligar todos e desligar todos
so nao garanto suporte a lib, mais garanto o funcionamento pois testei a mesma
- Nascimento
- Usuário Nível 4

observo que muitos colegas estao usando meu email para pedir a lib e o demo, amigos por favor usem aqui o forum
o que falei foi dependendo do interesse disponibilizarei sem problemas, no momento estou um pouco atarefado
mais caso haja interesse por favor deixa aqui registrado ok que assim me dedicarei a fazer um demo bem comentado para que não haja duvidas quanto ao uso
att: Nascimento
o que falei foi dependendo do interesse disponibilizarei sem problemas, no momento estou um pouco atarefado
mais caso haja interesse por favor deixa aqui registrado ok que assim me dedicarei a fazer um demo bem comentado para que não haja duvidas quanto ao uso
att: Nascimento