Rotina com bloqueio de arquivo
Moderador: Moderadores
Boa noite,
Por gentileza, já fiz alguns testes utilizando flock() para bloqueio de arquivo, mas não obtive o êxito esperado, por isso recorro a ajuda aqui do grupo.
Preciso de uma rotina exemplo de acesso a arquivo que satisfaça as seguintes condições:
1)-Se o mesmo não estiver bloqueado, bloqueia-o e segue a rotina, com o desbloqueio no final da rotina;
2)-Se o mesmo estiver bloqueado, emite uma mensagem e volta ao início.
Aguardo retorno,
Agradecimentos antecipados,
Gilvandi
Por gentileza, já fiz alguns testes utilizando flock() para bloqueio de arquivo, mas não obtive o êxito esperado, por isso recorro a ajuda aqui do grupo.
Preciso de uma rotina exemplo de acesso a arquivo que satisfaça as seguintes condições:
1)-Se o mesmo não estiver bloqueado, bloqueia-o e segue a rotina, com o desbloqueio no final da rotina;
2)-Se o mesmo estiver bloqueado, emite uma mensagem e volta ao início.
Aguardo retorno,
Agradecimentos antecipados,
Gilvandi
Assunto já discutido no tópico:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... ock#p76113
Aproveito para sugerir o estudo da pasta contrib\xhb que contem bons exemplos para uso imediato...
\harbour\contrib\xhb\ttable.prg
https://pctoledo.org/forum/viewto ... ock#p76113
Aproveito para sugerir o estudo da pasta contrib\xhb que contem bons exemplos para uso imediato...
\harbour\contrib\xhb\ttable.prg
Código: Selecionar todos
NetDbUse( cDataBase, cAlias, nSeconds, cDriver, lNew, lOpenMode, lReadOnly )
NetLock( nType, lReleaseLocks, nSeconds )
NetFunc( bBlock, nSeconds )
NetOpenFiles( aFiles )
NetDelete()
NetReCall()
NetRecLock( nSeconds )
NetFileLock( nSeconds )
NetAppend( nSeconds, lReleaseLocks )
NetCommitAll()
IsLocked( nRecId )
NetError()
SetNetDelay( nSecs )
SetNetMsgColor( cColor )
TableNew( cDBF, cALIAS, cOrderBag, cDRIVER, lNET, cPATH, lNEW, lREADONLY )
GetTable( cAlias )
etc...
M., Ronaldo
by: IMATECH
IMATION TECNOLOGIA
by: IMATECH
IMATION TECNOLOGIA
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Pelos detalhes fornecidos, é mais prático abrir o arquivo de modo exclusivo.. Ao final do processamento fechar o arquivo.
Pelos detalhes fornecidos, é mais prático abrir o arquivo de modo exclusivo.
USE <xcFile> EXCLUSIVE NEW[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre,
Bom dia...
Ok, mas eu te pergunto: digamos que eu abra o arquivo em modo exclusive, se outra estação for abrir o mesmo arquivo não dará um erro?
Gilvandi
Bom dia...
Ok, mas eu te pergunto: digamos que eu abra o arquivo em modo exclusive, se outra estação for abrir o mesmo arquivo não dará um erro?
Gilvandi
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Sim, a outra estação não conseguirá acessar o arquivo até que você o feche. O mesmo acontece com o arquivo se você colocar um FLock() nele.
Nos dois casos, o intuito é exatamente evitar que outros usuários acessem o arquivo. Não é isso que você precisa?
Sim, a outra estação não conseguirá acessar o arquivo até que você o feche. O mesmo acontece com o arquivo se você colocar um FLock() nele.
Nos dois casos, o intuito é exatamente evitar que outros usuários acessem o arquivo. Não é isso que você precisa?
[]´s
Alexandre,
Boa tarde...
Sim, é isso mesmo que preciso, porém queria que, na tentativa de acesso ao arquivo por outra estação o sistema emita um aviso dizendo que o mesmo está inacessível e saísse da rotina, entendeu?
Como você aconselhou, já coloquei a abertura do arquivo em modo EXCLUSIVE, fiz alguns testes e funcionou OK. Mas não quero que a outra estação saia do programa em virtude de um erro por não conseguir acessar o arquivo, gostaria que o sistema fizesse uma crítica apenas.
Gilvandi
Boa tarde...
Sim, é isso mesmo que preciso, porém queria que, na tentativa de acesso ao arquivo por outra estação o sistema emita um aviso dizendo que o mesmo está inacessível e saísse da rotina, entendeu?
Como você aconselhou, já coloquei a abertura do arquivo em modo EXCLUSIVE, fiz alguns testes e funcionou OK. Mas não quero que a outra estação saia do programa em virtude de um erro por não conseguir acessar o arquivo, gostaria que o sistema fizesse uma crítica apenas.
Gilvandi
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Gilvandi, o Ronaldo passou várias funções para estudo, uma delas acho que iria fazer o que você precisa (NetDbUse), mas vou passar um função que muita gente aqui no fórum deve utilizar:
Modo de usar:
Abraços,
FUNCTION Abre_Dbf(xcArquivo,xcAlias,lModo,nTentativa)
LOCAL lSempre
lSempre := (nTentativa == 0)
IF EMPTY(SELECT(xcAlias))
DO WHILE (lSempre .OR. nTentativa > 0) .AND. INKEY() <> 27
IF lModo && .T. ABRE ARQUIVO EXCLUSIVO ...
USE (xBase+xcArquivo) ALIAS (xcAlias) EXCLUSIVE NEW
ELSE && .F. ABRE ARQUIVO COMPARTILHADO ...
USE (xBase+xcArquivo) ALIAS (xcAlias) SHARED NEW
END
IF (.NOT. NETERR()) && COM SUCESSO ...
RETURN (.T.)
END
INKEY(1) && TENTATIVAS 1 SEGUNDO ...
nTentativa := nTentativa - 1
END
ELSE
SELE SELECT(xcAlias)
RETURN (.T.)
ENDIF
RETURN (.F.)Código: Selecionar todos
IF !Abre_Dbf("Arquivo","Alias",.T.,10)
MsgInfo("Não foi possível abrir o Arquivo")
RETURN
ENDIFToledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Toledo,
Boa tarde...
Obrigado pela atenção... vou pegar essa rotina que vc dispôs aí e fazer uns testes mais tarde...
Gilvandi
Boa tarde...
Obrigado pela atenção... vou pegar essa rotina que vc dispôs aí e fazer uns testes mais tarde...
Gilvandi
Olá a todos
Toledo, sempre usei uma rotina parecida com essa sua.
Esses dias fazendo um teste + detalhado, percebi o seguinte:
Se tentar abrir um arquivo como exclusivo e o esse mesmo arquivo já foi aberto em outro terminal como exclusivo, o sistema da erro na abertura e trava o sistema antes do neterr
pergunto: para que serve o neterr?
Poka
Toledo, sempre usei uma rotina parecida com essa sua.
Esses dias fazendo um teste + detalhado, percebi o seguinte:
Se tentar abrir um arquivo como exclusivo e o esse mesmo arquivo já foi aberto em outro terminal como exclusivo, o sistema da erro na abertura e trava o sistema antes do neterr
pergunto: para que serve o neterr?
func abre_dbf(xNomearq,xModo,xAlias)
// verifica se houve erro na abertura do arquivo
local val:=.t.
if ! xmodo // tenta abrir conmpartilhado
IF empty(select(xAlias))
use (xnomearq) alias (xalias) shared new
endif
else
// exclusivo
IF empty(select(xAlias))
use (xnomearq) alias (xalias) exclusive new
endif
endif
if neterr()
val=.f. // nao abriu
endif
retu (val)
[code]- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ele serve para retornar o erro justamente de compartilhamento do arquivo. Ai o programa não será abortado no caso que você trate esse erro.pergunto: para que serve o neterr?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo,
obrigado por responder.
Eu já uso o neterr, acontece que o erro dá na linha
USE (XNOMEARQ)
não chega até a linha do neterr.
Sempre achei que o neterr "trabalhasse" igual as funcões FOPEN() e FERROR(), onde
o erro não trava no fopen() e voce testa na função ferror(), a não ser que na minha rotina esteja faltando algo.
Poka
obrigado por responder.
Eu já uso o neterr, acontece que o erro dá na linha
USE (XNOMEARQ)
não chega até a linha do neterr.
Sempre achei que o neterr "trabalhasse" igual as funcões FOPEN() e FERROR(), onde
o erro não trava no fopen() e voce testa na função ferror(), a não ser que na minha rotina esteja faltando algo.
Poka
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Eu não sei como você está usando ao ponto de dizer que não esteja funcionando. Olha eu fiz estes testes de exemplos baseado um no código do Toledo e o outro do Maligno. Aqui está funcionando perfeitamente.
Faça os testes indicados nesse tópico com os executáveis em anexo, para comparar casa a caso (aconselho que sejam feito na linha de comando).
*Digo não iguais, porque o FOpen tem mais opções que o USE. O FOpen pode abrir os arquivos em modo:
Apesar de que o USE pode abrir também em READONLY, isto é impedido quando é aberto em modo EXCLUSIVE. Já isto pode ou não acontecer com FOpen(), tudo depende com qual modo você irá abrir o arquivo (ver tabela acima). Faça outro comparativo abrindo em ReadOnly com estes exemplos aqui em anexo.
Não funcionam exatamente iguais*, mas dá para obter o mesmo resultado.Sempre achei que o neterr "trabalhasse" igual as funcões FOPEN() e FERROR()
Faça os testes indicados nesse tópico com os executáveis em anexo, para comparar casa a caso (aconselho que sejam feito na linha de comando).
*Digo não iguais, porque o FOpen tem mais opções que o USE. O FOpen pode abrir os arquivos em modo:
|  Modo  |  Valor  |
|  READ  |  0  |
|  WRITE  |  1  |
|  READWRITE  |  2  |
|  EXCLUSIVE  |  16  |
|  DENYWRITE  |  32  |
|  DENYREAD  |  48  |
|  DENYNONE  |  64  |
- Anexos
-
TESTES.rar- (168.73 KiB) Baixado 310 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Pablo,
Mais uma vez obrigado pela sua paciência e dedicação.
1) testei a sua rotina
Resultado:
perfeito, era isso mesmo que eu imaginava que fizesse, mas no meu sistema dava erro. No meu sistema trabalho normal abrindo os arquivos, mas num caso de precisar abrir exclusivo dava erro. Por isso a minha pergunta "para que servia o neterr?".
2) No meu sistema desativei a minha rotina, coloquei a sua.
Resultado:
O erro continua
FALHA DBFCDX\1001 ERRO DE ABERTURA: ARQUIVO.DBF
na linha do USE NOMEARQ antes do neterr.
3) Criei novo projeto com as mesmas configurações iniciais que utilizo (achei que pudesse ser alguma configuração que estivesse causando o erro), utilizo Harbour + Minigui.
Resultado:
perfeito, sem nenhum erro.
Vou continuar "quebrando a cabeça" por aqui para ver se descubro qual o problema, (pelo menos agora sei que o neterr funciona como o esperado) "
Assim que solucionar o problema volto nesse tópico para postar o resultado.
Um abraço
Poka
Mais uma vez obrigado pela sua paciência e dedicação.
1) testei a sua rotina
Resultado:
perfeito, era isso mesmo que eu imaginava que fizesse, mas no meu sistema dava erro. No meu sistema trabalho normal abrindo os arquivos, mas num caso de precisar abrir exclusivo dava erro. Por isso a minha pergunta "para que servia o neterr?".
2) No meu sistema desativei a minha rotina, coloquei a sua.
Resultado:
O erro continua
3) Criei novo projeto com as mesmas configurações iniciais que utilizo (achei que pudesse ser alguma configuração que estivesse causando o erro), utilizo Harbour + Minigui.
Resultado:
perfeito, sem nenhum erro.
Vou continuar "quebrando a cabeça" por aqui para ver se descubro qual o problema, (pelo menos agora sei que o neterr funciona como o esperado) "
Assim que solucionar o problema volto nesse tópico para postar o resultado.
Um abraço
Poka
- Pablo César
- Usuário Nível 7

O NetErr() irá dar retorno de erro, quando este for tentar abrir em modo EXCLUSIVO, pois se tiver alguma estação aberto antes, seja em modo COMPARTILHADO ou EXCLUSIVO, irá dar erro igual.Poka escreveu:num caso de precisar abrir exclusivo dava erro. Por isso a minha pergunta "para que servia o neterr?"
A abertura em modo EXCLUSIVO tem que ser evitado o máximo possível em uma rede. Tudo tem que ser avaliado, buscar outra solução pode ser o caso.
Se nessa linha só contiver USE NOMEARQ sem mais nada. Então é o mesmo que abrir em modo EXCLUSIVO e se outra estação estiver com o arquivo aberto, evidentemente irá dar erro. Aconselho também abrir o DBF antes e depois os índices após ter passado pelo NetErr().O erro continua
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Pablo
Resolvido!!
Quando comecei a utilizar o x(harbour), devo ter copiado de alguma rotina exemplo, por isso o neterr não estva funcionando como devia.
Obrigado Pablo
Poka
Resolvido!!
Esse texto estava na rotina inicial, que serve para todos os sistemas. Foi só desativar que funcionou corretamente.PUBL OERRANTES, OERR
// LMYERROR = .T. - SI OCURRIO REALMENTE UN ERROR, .F. - PARA CONTROLAR LOS BREAK
PUBL LMYERROR := .F.
ERRORBLOCK({ |OBJERR| MYERRORFUNC(OBJERR) })
Quando comecei a utilizar o x(harbour), devo ter copiado de alguma rotina exemplo, por isso o neterr não estva funcionando como devia.
Obrigado Pablo
Poka