Programa feito em Clipper funcionando em 2 pcs lig. em rede

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

NarcisoRN
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por NarcisoRN »

Prezados,

Estou precisando resolver um problema e vim aqui pedir ajuda. Tenho um cliente que é dono de uma central de radio-taxis. Para controlar todas as chamadas dos clientes ele usa um programa feito em clipper onde ele cadastra o cliente que liga, o taxi que vai fazer o atendimento...etc...etc. O programa está instalado num PC que denominarei de PC01, alem deste, ele possui outro PC que chamarei de PC02 que é ligado ao primeiro via um cabo de rede Cross-Over. Acontece que o PC01 apresentou um problema e enquanto estava na autorizada, ele me pediu para instalar o HD dele no PC02, a fim de que o serviço não ficasse parado. Instalei e o sistema dele ficou funcionando de boa. Quando o PC01 saiu da autorizada, ele me pediu que colocasse o HD do PC02 nele e formatasse instalando novamente o Windows XP. Fiz isso e depois fiz o mapeamento de rede criando um atalho para o sistema de taxi que se encontrava no PC02. Deixei tudo como estava antes, só que o Ao acessar o sistema do segundo PC, ele faz tudo normalmente, mas na hora de pressionar enter para ir à proxima janela, dá um erro do tipo "Houve um problema no sistema..Office Pro...etc...etc" dai se eu pressionar enter novamente a janela fecha e eu retorno para Windows. A pergunta é: Oque pode ter acontecido para que o PC cliente não consiga mais ter acesso ao sistema? Deixei tudo como estava antes, a não ser o fato do PC cliente ter sido formatado, mas ficou tudo como estava antes. Ja tentei adicionar alguns paramentros de configuração do tipo:

Autoexec.bat
----------------
SET CLIPPER=F200

Config.sys
-------------
FILES=225
BUFFERS=80
STACKS=9,256

Fiz isso no PC cliente, mas não funcionou. AS duas maquinas roda windows XP sp3. Teria mais alguma coisa que eu pudesse tentar?

grato
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Oi Narciso, seja bem vindo ao fórum !

Você cita Autoexec.bat e Config.sys e no Windows Xp não são mais utilizados esses arquivos.
Na seção de Downloads daqui do fórum você encontrará uma aplicativo que faz a configuração no XP pra você.

Veja: https://pctoledo.org/forum/fileba ... t=c&page=1

Na minha opinião e a de muitos colegas aqui relataram problemas com o XP SP3.

Você também disse que fez toda a configuração de rede, lembrando que precisará compartilhar o novo HD no servidor (digam os o PC que o programa se encontra). Não sei agora se é o PC01 ou PC02.

Outra coisa, você não colocou a mensagem de erro completa o que dificulta a detecção do erro. Mas por vias da dúvidas, você não copiou o atalho, foi ? Se for, delete e crie ele de novo, mas faça manualmente.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
NarcisoRN
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por NarcisoRN »

Oi Narciso, seja bem vindo ao fórum !

Você cita Autoexec.bat e Config.sys e no Windows Xp não são mais utilizados esses arquivos.
Na seção de Downloads daqui do fórum você encontrará uma aplicativo que faz a configuração no XP pra você.

Veja: filebase.php?d=1&id=150&c_old=0&what=c&page=1

Na minha opinião e a de muitos colegas aqui relataram problemas com o XP SP3.

Você também disse que fez toda a configuração de rede, lembrando que precisará compartilhar o novo HD no servidor (digam os o PC que o programa se encontra). Não sei agora se é o PC01 ou PC02.

Outra coisa, você não colocou a mensagem de erro completa o que dificulta a detecção do erro. Mas por vias da dúvidas, você não copiou o atalho, foi ? Se for, delete e crie ele de novo, mas faça manualmente.
Olá Pablo,

Obrigado pela resposta e atenção. Eu andei "mexendo" com clipper por volta de 1985, antes disso era so Dbase, atualmente trabalho com hardware e desenvolvimento so se for voltado para Web. Hoje me deparei com essa situação e confesso, fiquei meio perdido rsrsrs, afinal de contas, ja estou chegando aos 53 anos e a cabeça ja começa a falhar rsrsrs. Vc mencionou algo que eu não prestei atenção,foi com relação ao Xp SP3, esse PC que eu formatei, eu instalei exatamente o dito cujo, acredito que o outro PC possa estar como o SP2, vou verificar isso amanhã. Eu trouxe o programa num Pendrive, mas aqui no meu PC ele não roda porque uso o Win 7 64 bits, aliás, todos os pcs aqui de casa tem o seven 64 instalado, não tenho nehuma maquina com Xp. Não sei se valeria a pena emular o XP no seven para fazer alguns testes. Desculpa a falta de clareza com relação a mensagem de erro, eu não tomei nota da mesma e acabei relatando-a de forma incompleta, mas o que eu percebi, é que o erro era causado pelo sistema e não pelo Windows XP. Com relação ao HD, eu fiz mapeamento de rede na pasta em questão e tambem testei acessando o programa pela rede e rodando o executável do mesmo. O PC2 passa a ser o PC que atua digamos, como servidor, é onde o sisteminha se encontra instalado e o PC1 seria o cliente que roda o sistema atraves de um atalho. Amanhã voltarei no cliente e tomarei nota da mensagem de erro e assim sendo, postarei aqui para vc ter uma ideia da mesma. De qualquer forma, ja vou levar o programinha que vc me indicou e ver se consigo fazer algo com ele que me permita acessar o sistema do PC1 como antigamente.

Um grande abraço
Marcos
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Voce tem certeza de ter instalado na nova configuração todos os aplicativos que existiam antes?

Voce menciona, Office PRO. Porque um executável Clipper diria isto? talvez porque faça uso de alguma peculiaridade do mesmo.

Se depois de reconfigurados os IPs e as maquinas se enxergarem o resto é configuração como o amigo Pablo passou.

Instale o Office PRO, e veja se resolve.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder