Perda de registros

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

AndersonR
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Perda de registros

Mensagem por AndersonR »

Tenho um sistema rodando em 6 lojas perfeitamente, pelo menos até uns 2 meses atrás.
Numa determinada loja, tem acontecido um problema que não tenho conseguido solucionar.
No meu sistema de pedidos, trabalho com dois arquivos, um que grava o cabeçalho do pedido, tipo: condições de pagamento, dados do cliente, valor, vendedor, etc,
e o outro arquivo grava os dados dos produtos.
A rotina é bem simples, vou gravando os dados num arquivo temporário, e quando termino, gravo nestes dois arquivos definitivos.
O problema é o seguinte:
após a gravação nos arquivos definitivos, imprimo o pedido, só que tem acontecido uma loucura no sistema.
Depois de impresso o pedido, que utiliza os dados dos arquivos definitivos, alguns registros simplesmente "somem" do sistema.
Eu utilizo sempre os comandos commit e unlock após os appends, mas mesmo assim o problema persiste.
Nas demais lojas, o programa é o mesmo e o problema não acontece.
E mesmo nesta loja onde tem o problema, as vezes se trabalha 3 ou 4 dias sem que o problema ocorra.
Help.............
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Anderson Boa Noite.
Grave esses dados no terminal criar um dir no C:\ caso ele tiver hd.
E toda transação grave em duplicidade nesse dbf depois q atualizar para o definitivo.
No dbf definitivo crie um campo para vc q terminal q realizou aquele pedido.
Qdo acontecer esse lance de sumir verifique se ocorre sempre em um msm terminal...ae vc matou a charada o problema esta na comunicação de rede daquele micro...mas se for aleatório...ae a casa caiu...o problema pode estar no hub...no cabeamento...ou até no servidor....
No sistema de pdv da Marisa deve ter isso até hj...rs...existe um tal de reprocessamento de vendas...eita coisa boa....todos os caixas gravam dados num dbf local...as vezes ocorrem da leitura Z naum bater com o sistema...ae essa rotina pega esse dbf local e dá uma repassada no definitivo....ae sempre dá certo...rs....esse arquivo tb opera qdo a loja esta trabalhando em off-line....por exemplo...qdo o servidor ta fora do ar...os caixas continuam vendendo...qdo uma loja começa a usar demasiadamente essa rotina...eh sinal q o hardware ja ta capengando...rs...ae qm resolve eh o "cara que mexe com os micros"...mtas vezes eles trocam umas placas de rede...tá tudo resolvido...outras vezes a bucha eh maior...

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por marcos.gurupi »

Caro, já aconteceu comigo tb no meu caso era o hd do servidor q estava dando pau, foi substituir o mesmo q resolveu o problema. Fiz um programa q grava informacoes em 4 bd em seguencia pra ver em q situacao ele falhava. Foi assim q encontrei o erro no hd. Obrigado.

Marcos Roberto.
AndersonR
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Perda de registros

Mensagem por AndersonR »

Já troquei o servidor e o problema persistiu, como alternativa, passei a utilizar o processo de abrir-gravar-fechar os arquivos que foram alterados e desde quinta-feira(19/05) está tudo funcionando ok.
Espero que continue assim.
Mas de qualquer forma, valeu a força da galera aí pelas dicas.
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Perda de Registros

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 23 de maio de 2005.

Prezados Srs.,

Anderson, também utilizo algorítmo semelhante para pedidos. Apenas gravo os dois temporários no HD do terminal, utilizando o próprio número do pedido, e ao final do procedimento, incluo os dados no Servidor, pela Rede Local.

Detalhe: direciono o SET TEMP dos terminais para um diretório no HD do terminal, e não no do Servidor. Isso agiliza e evita perdas de dados nas indexações - comum quando as interfaces de rede apresentam falhas intermitentes.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Responder