Boa Noite pessoal
estou fazendo um teste com o MiniGui com o seu IDE, instalei e estou compilando um programa clipper no seu IDE, o problema que estou parado em um erro: Harbour: D:/xharbour/flock.prg(1) Error E0001 Statement not allowed outside of procedure or function
Esse error está na linha 1 que tem: sec=time().
Como eu resolvo isso???
Agradeço desde a atenção.
[]´s
Alexandre M.Soares
HMG IDE nao reconhece a função time() do clipper
Moderador: Moderadores
-
theflash31
- Usuário Nível 1

-
Euclides
- Usuário Nível 3

Olá Alexandre,
Embora eu não ´mecha´ com MiniGui, nem com a sua IDE e que entrei neste setor por engano, eu não resisti de ver este ´post´, mais pelo título.
O problema está provávelmente, na falta do "Function Main()", ou qualquer outro identificador na linha #1.
Depois, é recomandado encerrar o conjunto de instruções com um "return nil".
Espero ter ajudado, T+, Euclides.
Embora eu não ´mecha´ com MiniGui, nem com a sua IDE e que entrei neste setor por engano, eu não resisti de ver este ´post´, mais pelo título.
O problema está provávelmente, na falta do "Function Main()", ou qualquer outro identificador na linha #1.
Depois, é recomandado encerrar o conjunto de instruções com um "return nil".
Espero ter ajudado, T+, Euclides.
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Alexandre,
O que o colega Euclides disse está correto, porém, se aplica ao xHarbour. Tem certeza que está usando a HMG IDE para compilar? Ela usa o Harbour e não o xHarbour.
O que o colega Euclides disse está correto, porém, se aplica ao xHarbour. Tem certeza que está usando a HMG IDE para compilar? Ela usa o Harbour e não o xHarbour.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- JoséQuintas
- Administrador

O erro se refere a ter um comando que deveria estar dentro de uma função mas está fora.
Por acaso não seria a declaração do programa?
Tente compilar com Clipper usando /n, e veja se não dá o mesmo erro.
ARQUIVO.PRG
? "ola"
RETURN
Isso dá erro.
Teria que ser:
ARQUIVO.PRG
PROCEDURE Arquivo // Caso seja o programa principal, obrigatório que o nome seja Main
? "Ola"
RETURN
No Clipper o default é compilar sem /n, mas no Harbour o default é com /n (se já não for obrigatório)
Por acaso não seria a declaração do programa?
Tente compilar com Clipper usando /n, e veja se não dá o mesmo erro.
ARQUIVO.PRG
? "ola"
RETURN
Isso dá erro.
Teria que ser:
ARQUIVO.PRG
PROCEDURE Arquivo // Caso seja o programa principal, obrigatório que o nome seja Main
? "Ola"
RETURN
No Clipper o default é compilar sem /n, mas no Harbour o default é com /n (se já não for obrigatório)
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
-
Euclides
- Usuário Nível 3

Olá pessoal.
Belo fim de semana... todo mundo ligado...
Tanto o Harbour como o xHarbour emitem a mensagem E0001 (statement no allowed...) se o programa não começar com um "Function...".
Compiland com "clipper <programa> /n", receberá a mensagem C2006 que no final das contas é a mesma coisa.
Bom resto de domingo...
Euclides
Belo fim de semana... todo mundo ligado...
Tanto o Harbour como o xHarbour emitem a mensagem E0001 (statement no allowed...) se o programa não começar com um "Function...".
Compiland com "clipper <programa> /n", receberá a mensagem C2006 que no final das contas é a mesma coisa.
Bom resto de domingo...
Euclides
-
theflash31
- Usuário Nível 1

Amigos.
Obrigado pelas dicas, agora o cara tá funcionando, coloquei o dito cujo em uma função e deu certo.
Obrigadooooo Galera
Alexandre M.Soares
Obrigado pelas dicas, agora o cara tá funcionando, coloquei o dito cujo em uma função e deu certo.
Obrigadooooo Galera
Alexandre M.Soares