organizando dados em banco de dados

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Gelson
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

organizando dados em banco de dados

Mensagem por Gelson »

Olá, pessoal

Estou com o seguinte problema:

Tenho no meu banco de dados um arquivo chamado data.dbf (data_movim), e este armazem as datas do lançamentos que são feitos no programa, e outro arquivo chamado movim.dbf (dat_lanc,nome,conta,valor,doc) as datas sempre devem vir na sequencia, porém tem acontecido das pessoas mudarem a data do sistema do micro e quando faço os lancamentos ficam todos com as datas erradas e os lançamentos ficam da sequencia no arquivo movim(ex. documento do dia 10/05 é lançado em 11/05,etc..) Coloquei um say date() na minha tela inicial, porém na pressa acabo passando batido.Só descubro isto quando vou tirar algum relatório e o sistema me retorna que a data não foi encontrada na tabela. Ai tenho que editar o arquivo pelo dbu e acertar tudo na mão.

Existe a possibilidade de antes dos lançamentos serem feitos, o sistema consultar o arquivo datas.dbf para ver se as datas estão na sequencia e caso afirmativo ele me infromar ?

O que posso fazer para caso do movim.dbf, as datas sempre ficarem na sequencia ? se auto ordenarem. Tem como ?
kiko
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por kiko »

vc pode comparar com a ultima data lançada?

se a ultima data gravada for menor que a data que o usuario quer gravar, vc naum deixa, trava, manda um alerta, desliga o comp. dele, qualquer coisa...hehehehehehe...
eu faria dessa forma...

[z]
Gelson
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Gelson »

Olá, Kiko . como vai você ?

obrigado pela sugestão, acho que vou fazer isto mesmo.
Mas quanto a organização das informações no arquivo movim.?! É que tenho um monte de registros tudo fora da seguencia. Gostaria de saber se no clipper tem como usar uma rotina ou coisa do tipo para organizar os dados pela data, já que este movim possui os campos(conta,ct,dat_lanc,valor)

um abraço.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Coloque um VALID no GET que pega a data em questão que não deve possuir data menor que a atual

M->MYVAR := DATE()
@..GET M->MYVAR ... VALID M->MYVAR>=DATE()

@braços :?)
Gelson
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Gelson »

Olá, Rocinha

Valeu pela sugestão, muito obrigado.
Responder