Pesquisar em uma Grid (MiniGui)
Moderador: Moderadores
Ola a todos, sou novato aqui e preciso de ajuda, montei um programinha simples em MiniGui com uma grid que lista todos os dados de um banco em DBF, gostaria de criar campos para consultar que me mostre somente os dados filtrados nessa grid, até montei os campos para pesquisa mais eles ainda não funcionam pois não sei como fazer, alguém poderia me ajudar...
.
Editado pela última vez por Pablo César em 04 Mar 2013 12:30, em um total de 2 vezes.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Harbour.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Harbour.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Seja bem vindo ao fórum !
Favor notar que a sua pergunta é específica de MiniGui e aqui nós temos uma seção especial para isso.
Se bem que Harbour une a todos praticamente, tudo dependerá saber qual é o tipo de banco de dados. Se você domina as antigas funções em Clipper como: Seek, Locate (não aconselho por deixar lento), Set Filter (depende o caso, também não aconselho). Então você poderá criar a sua própria função de pesquisa e retornar ao Grid na posição que atendeu a sua busca.
Favor notar que a sua pergunta é específica de MiniGui e aqui nós temos uma seção especial para isso.
Se bem que Harbour une a todos praticamente, tudo dependerá saber qual é o tipo de banco de dados. Se você domina as antigas funções em Clipper como: Seek, Locate (não aconselho por deixar lento), Set Filter (depende o caso, também não aconselho). Então você poderá criar a sua própria função de pesquisa e retornar ao Grid na posição que atendeu a sua busca.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Obrigado pela recepcao, meu banco de dados é DBF, domino alguns comandos em clipper como Set Filter to, só que não estou conseguindo encaixá-la do programa, ainda é muito confuso esse modo visual, olha meu anexo da imagem, aqueles dois Textbox e o Button ainda não funcionam, tentei colocar o filtro no PRG do clique do Button mais não deu certo, veja como está minhas Fontes:
MAIN.PRG
MAIN.FMG
Nota de Moderação:
por Pablo César: Citação removida por ser desnecessária.
MAIN.PRG
Código: Selecionar todos
#INCLUDE <hmg.ch>
FUNCTION Main
PUBLIC bBackColor:={ || IF( THIS.CELLROWINDEX/2==INT(THIS.CELLROWINDEX/2),;
{ 234,244,255 },{ 255,255,255 } ) }, v_getpesqnome
REQUEST DBFCDX
RDDSETDEFAULT( "DBFCDX" )
DBUSEAREA(.t.,,"sgf97.dbf","dbf",,.f.)
SET INDEX TO "sgf97.cdx"
dbf->( OrdSetFocus("nome") )
IF NETERR()
RETURN nil
ENDIF
Load Window Main
Main.Center
Main.Activate
RETURN nil
FUNCTION grid_data_columnwhen()
LOCAL aColumnWhen
// { || .T. } PERMITE A EDICAO
// { || .F. } NAO PERMITE A EDICAO
aColumnWhen := { { || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. },;
{ || .F. } }
RETURN aColumnWhen
FUNCTION grid_data_columncontrols()
LOCAL aColumnControls
aColumnControls := { { "TEXTBOX","CHARACTER" },;
{ "TEXTBOX","CHARACTER" },;
{ "TEXTBOX","CHARACTER" } }
RETURN aColumnControls
FUNCTION grid_data_columnfields()
LOCAL aColumnFields
aColumnFields := { "dbf->nb",;
"dbf->nome",;
"dbf->mun",;
"dbf->cpf",;
"dbf->nasc",;
"dbf->nit",;
"dbf->esp",;
"dbf->der",;
"dbf->desp",;
"dbf->conc",;
"dbf->tel"}
RETURN aColumnFields
FUNCTION grid_data_headers()
LOCAL aheaders
aheaders := { "Beneficio",;
"Nome",;
"Municipio",;
"CPF",;
"Nascimento",;
"NIT",;
"Esp",;
"Der",;
"Desp",;
"Conc",;
"Tel"}
RETURN aheaders
FUNCTION grid_data_widths()
LOCAL awidths := {}
awidths := { 85, 280, 180, 100, 100, 100, 50, 100, 50, 100, 100 }
RETURN awidths
FUNCTION grid_data_justify()
LOCAL ajustify := {}
ajustify := { GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_LEFT,;
GRID_JTFY_LEFT,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER,;
GRID_JTFY_CENTER }
RETURN ajustify
FUNCTION grid_data_DynamicBackColor()
LOCAL aDynamicBackColor := {}
aDynamicBackColor := { bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor,;
bBackColor }
RETURN aDynamicBackColorCódigo: Selecionar todos
* HMG-IDE Form Designer Generated Code
* (c) Roberto Lopez - http://sites.google.com/site/hmgweb
DEFINE WINDOW TEMPLATE AT 33 , 428 WIDTH 1352 HEIGHT 719 VIRTUAL WIDTH Nil VIRTUAL HEIGHT Nil TITLE "Sistema de Indeferidos - By Hacker" ICON NIL MAIN CURSOR NIL ON INIT main_form_oninit() ON RELEASE Nil ON INTERACTIVECLOSE main_form_oninteractiveclose() ON MOUSECLICK Nil ON MOUSEDRAG Nil ON MOUSEMOVE Nil ON SIZE Nil ON MAXIMIZE Nil ON MINIMIZE Nil ON PAINT Nil BACKCOLOR Nil NOTIFYICON NIL NOTIFYTOOLTIP NIL ON NOTIFYCLICK Nil ON GOTFOCUS Nil ON LOSTFOCUS Nil ON SCROLLUP Nil ON SCROLLDOWN Nil ON SCROLLLEFT Nil ON SCROLLRIGHT Nil ON HSCROLLBOX Nil ON VSCROLLBOX Nil
DEFINE FRAME TextPesqNome
ROW 10
COL 90
WIDTH 390
HEIGHT 50
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
CAPTION "Nome"
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
OPAQUE .T.
END FRAME
DEFINE TEXTBOX GetPesqNome
ROW 20
COL 140
WIDTH 300
HEIGHT 30
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
ONCHANGE Nil
ONGOTFOCUS Nil
ONLOSTFOCUS Nil
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
ONENTER Nil
HELPID Nil
TABSTOP .T.
VISIBLE .T.
READONLY .F.
RIGHTALIGN .F.
DISABLEDBACKCOLOR Nil
DISABLEDFONTCOLOR Nil
CASECONVERT NONE
MAXLENGTH 30
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
INPUTMASK Nil
FORMAT Nil
VALUE ""
END TEXTBOX
DEFINE FRAME TextPesqNum
ROW 10
COL 500
WIDTH 450
HEIGHT 50
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
CAPTION "Municipio"
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
OPAQUE .T.
END FRAME
DEFINE TEXTBOX GetPesqMun
ROW 20
COL 570
WIDTH 340
HEIGHT 30
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
ONCHANGE Nil
ONGOTFOCUS Nil
ONLOSTFOCUS Nil
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
ONENTER Nil
HELPID Nil
TABSTOP .T.
VISIBLE .T.
READONLY .F.
RIGHTALIGN .F.
DISABLEDBACKCOLOR Nil
DISABLEDFONTCOLOR Nil
CASECONVERT NONE
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
INPUTMASK Nil
FORMAT Nil
VALUE ""
END TEXTBOX
DEFINE BUTTON BotaoPesqGeral
ROW 20
COL 1190
WIDTH 120
HEIGHT 30
ACTION main_botaopesqgeral_action()
CAPTION "Pesquisa"
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
ONGOTFOCUS Nil
ONLOSTFOCUS Nil
HELPID Nil
FLAT .F.
TABSTOP .T.
VISIBLE .T.
TRANSPARENT .F.
MULTILINE .F.
PICTURE Nil
PICTALIGNMENT TOP
END BUTTON
DEFINE LABEL LabelGetPEsqNome
ROW 30
COL 980
WIDTH 120
HEIGHT 24
VALUE ""
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
HELPID Nil
VISIBLE .T.
TRANSPARENT .T.
ACTION Nil
AUTOSIZE .F.
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
END LABEL
DEFINE GRID Grid_Data
ROW 70
COL 10
WIDTH 1320
HEIGHT 610
ITEMS Nil
VALUE Nil
WIDTHS grid_data_widths()
HEADERS grid_data_headers()
FONTNAME "Courier New"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
ONCHANGE Nil
ONGOTFOCUS Nil
ONLOSTFOCUS Nil
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
ONDBLCLICK Nil
ONHEADCLICK Nil
ONQUERYDATA Nil
MULTISELECT .F.
ALLOWEDIT .T.
VIRTUAL .F.
DYNAMICBACKCOLOR grid_data_dynamicbackcolor()
DYNAMICFORECOLOR Nil
COLUMNWHEN Nil
COLUMNVALID Nil
COLUMNCONTROLS grid_data_columncontrols()
SHOWHEADERS .T.
CELLNAVIGATION .F.
NOLINES .F.
HELPID Nil
IMAGE Nil
JUSTIFY grid_data_justify()
ITEMCOUNT Nil
BACKCOLOR NIL
FONTCOLOR NIL
HEADERIMAGES Nil
ROWSOURCE "dbf"
COLUMNFIELDS grid_data_columnfields()
ALLOWAPPEND .T.
ALLOWDELETE .T.
BUFFERED .F.
DYNAMICDISPLAY Nil
ONSAVE Nil
LOCKCOLUMNS 0
END GRID
END WINDOWpor Pablo César: Citação removida por ser desnecessária.
Editado pela última vez por Pablo César em 04 Mar 2013 12:41, em um total de 4 vezes.
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r1
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r1
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ahhh agora com código fontes, torna-se muito mais fácil de ajudar.
O fórum possui um recurso de anexar arquivos, mas terá que compactá-los (Prgs, Fmgs, executáveis são dispensáveis), podendo ser com ZIP ou RAR.
Me dá um tempinho que irei responder, agora tenho que almoçar, mas terei prazer de ajudar.
O fórum possui um recurso de anexar arquivos, mas terá que compactá-los (Prgs, Fmgs, executáveis são dispensáveis), podendo ser com ZIP ou RAR.
Entendo perfeitamente.ainda é muito confuso esse modo visual
Me dá um tempinho que irei responder, agora tenho que almoçar, mas terei prazer de ajudar.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Só mais uma coisinha, você não poderia lista a estrutura do seu bd ou ao anexar seu dbf. O arquivo de índice, qual são as chaves de indexação ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Pesquisar em uma Grid (HMG ID)
Segue em anexo, banco de dados, o arquivo com apenas alguns registros SGF97.DBF, o arquivo de indices é SGF97.CDX e as chaves de indexação são as mesmas que pretendo fazer como pesquisa que são NB = (BENEFICIO), NOME (NOME) e MUN (MUNICIPIO). Aproveitar este post para alterar uma informação que passei incorretamente, o programa que estou usando para compilação é o HMG ID e não o MINIGUI que pensei que fosse a mesma coisa.
- Anexos
-
SGF97.rar- (1.19 KiB) Baixado 408 vezes
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Olá, demorei porque fiquei me batendo com o posicionamento após o seek e a exibição em modo. Também levei um tempinho para normalizar a exibição em telas menores, por isso disponibilizei funções que captam o tamanho da tela (resolução). Abreviei os TextBoxes que tinham para apenas um, adicionando um ComboBox para selecionar os três campos. Dá para melhorar disponibilizando a procura por SUBSTRING, através do LOCATE ou WildSeek. Criei funções vazias para main_form_oninit() e main_form_oninteractiveclose() para poder executar. Espero que tenha gostado, teste e veja se fica funcional.
Ahh ia esquecendo: eu acostumo colar o fmg dentro do prg, isso facilita a inteiração durante a edição do PRG.
Ahh ia esquecendo: eu acostumo colar o fmg dentro do prg, isso facilita a inteiração durante a edição do PRG.
- Anexos
-
Teste73.rar- (2.86 KiB) Baixado 544 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Obrigado mesmo, ficou melhor do que eu imaginava, só gostaria de trocar o comando DBSeek por um outro que me liste somente o que estou procurando, parecido com o set filter to.... tentei o DBFilter() mais nao funcionou...
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Veja com a opção de LOCATE se fica bem.
- Anexos
-
Teste73.rar- (793.76 KiB) Baixado 501 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Obrigado pela atenção, mas ainda não deu, tipo, se eu colocar para procuar em municipio e digitar "ARACATUBA", somente os registros da cidade de Aracatuba apareceriam na Grid. Hein como posso te contratar para concluir isso pra mim, ninguém trabalha de graça e depois postamos o resultado aqui para compartilhar com todos. O que acha...
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Obrigado, mas aqui ajudamos uns aos outros e tenho certeza que você fará o mesmo quando você se sentir em condições de ajudar a outros. Aqui acontece muito de ser uma troca recíproca. :)Posguanabara escreveu:Hein como posso te contratar para concluir isso pra mim, ninguém trabalha de graça e depois postamos o resultado aqui para compartilhar com todos. O que acha...
Ok, veja se assim resolve. Eu particularmente não gosto muito do SET FILTER, pois deixa um tanto lento.guanabara escreveu:se eu colocar para procurar em municipio e digitar "ARACATUBA", somente os registros da cidade de Aracatuba apareceriam na Grid.
Adicionei um função que não deixa digitar uma máscara que não seja aceita (por exemplo caracteres ALFA no campo Beneficio). Isso porque não é conseguido mudar o INPUTMASK on-the-fly do TEXTBOX. Mas acho que a função irá dar um resultado aceitável.
Não sei se percebeu, mas também adicionei uma função de autoajuste do tamanho de cada coluna do Grid.
Qual é o seu nome ?
- Anexos
-
Teste73.rar- (3.75 KiB) Baixado 376 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Irei ajudar sim, de preferencia comandos para Clipper em Dos..É verdade, o Set Filter deixa o sistema muito lento, pois o banco de dados é muito grande. Meu nome é Wellington. Já tá parecendo um programa da Totvs com tantas linhas de comandos... hehehehhe. A intenção principal desse sistema é que quando eu filtrar por qualquer uma da opções eu exporte o resultado para um arquivo de preferencia XML.
Pablo, bom dia, estou me identificando parcialmente com o código e fiz uma breve legenda de seu conteúdo, quando te passei o código inicial somente com o grid sem os comandos de pesquisa que você me fez, aquele código eu já havia adquirido em pesquisas na net, não fui eu quem elaborei por isso não tinha nenhuma intimidade com o mesmo, tem um comando na pesquisa do botton que é:
Main.Grid_Data.Value := {dbf->(recno()),nVal}
nesse comando a ordem de pesquisa mudava conforme a ordem do banco de dados, fiz algumas pequisas aqui no forum e
achei o comando:
ordkeyno() que me traz na mesma ordem do index. Daí ficou bem mais rápido, uma outra coisa eliminei de quase todo sistema o comando Main.Grid_Data.Refresh, entendi que serve para atualizar a tela depois da pesquisa, só que quando uso ele fica muito lento as pesquisa, tem algum outro que possa substitui-lo
A minha idéia era que quando abrisse o programa a grid ficasse em branco, sem puxar dados do banco, e só apareceriam as informações na grid após clicar no Botton Pesquisa, como faço ?? E pra finalizar o programa, se puder me ajudar preciso de um outro botton ao lado do botão pesquisa que chamasse "EXPORTAR DADOS", e que após o clique me gerasse um arquivo para ser lido no excel com todas as informações do filtro pesquisado.. Desculpa te pedir tanta coisa, mas não tenho a quem pedir. Vi que o site é de alguém chamado Toledo daqui da cidade de Araçatuba, ele é parente dos donos da faculdade Toledo daqui da cidade ?? Segue código atualizado...
nesse comando a ordem de pesquisa mudava conforme a ordem do banco de dados, fiz algumas pequisas aqui no forum e
achei o comando:
ordkeyno() que me traz na mesma ordem do index. Daí ficou bem mais rápido, uma outra coisa eliminei de quase todo sistema o comando Main.Grid_Data.Refresh, entendi que serve para atualizar a tela depois da pesquisa, só que quando uso ele fica muito lento as pesquisa, tem algum outro que possa substitui-lo
- Anexos
-
Teste75.zip- (5.06 KiB) Baixado 574 vezes
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Isso é bom. É essencial entender o código.guanabara escreveu:Pablo, bom dia, estou me identificando parcialmente com o código e fiz uma breve legenda de seu conteúdo
Parabéns, descobriu algo que eu não reconhecia... Só que eu retornei o que havia feito inicialmente. Isto é, cada vez que mudar o ComboBox, ele ordena o Grid de acordo e graças ao seu OrdKeyNo() pode retornar ao grid na posição onde está o grid.tem um comando na pesquisa do botton que é:
nesse comando a ordem de pesquisa mudava conforme a ordem do banco de dados, fiz algumas pequisas aqui no forum e achei o comando: ordkeyno() que me traz na mesma ordem do index.
Realmente, o grid fica lento com o Refresh, devido ao volume dos dados. Mas é necessário nesses casos. E não tem outra forma, ao menos desse jeito que foi feito com o grid exibindo todos os dados.outra coisa eliminei de quase todo sistema o comando Main.Grid_Data.Refresh, entendi que serve para atualizar a tela depois da pesquisa, só que quando uso ele fica muito lento as pesquisa, tem algum outro que possa substitui-lo
Bom isto devia ter sido dito antes. Pois a construção do grid é diferente e irá mudar bastante.A minha idéia era que quando abrisse o programa a grid ficasse em branco, sem puxar dados do banco, e só apareceriam as informações na grid após clicar no Botton Pesquisa, como faço ??
Bom isso você mesmo pode fazer. Você pode utilizar a IDE abrir o seu formulário (anexei o fmg para facilitar-te) e coloque mais um botão. Depois de gravar o formulário, ponha pra visualizar e procure o novo botão, copie e cole dentro do prg.E pra finalizar o programa, se puder me ajudar preciso de um outro botton ao lado do botão pesquisa que chamasse "EXPORTAR DADOS"
Essa função de exportar, você verá um exemplo muito bom em: C:\MiniGUI\SAMPLES\Applications\DBFview\source\DBFview.prgapós o clique me gerasse um arquivo para ser lido no excel com todas as informações do filtro pesquisado..
Se não tiver a Minigui, instale esta versão: http://sourceforge.net/projects/hmgs-mi ... t/download
Só que agora estou com outro projeto em andamento e o meu tempo anda reduzido. Tente fazer por você mesmo e poste as suas dúvidas.Desculpa te pedir tanta coisa, mas não tenho a quem pedir.
- Anexos
-
Teste73.rar- (5.11 KiB) Baixado 337 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Pablo, muito obrigado por todas as suas orientações, criei o botão conforme voce me ensinou e com uma function no Action do mesmo (Segue abaixo), funcionou certinho, nem acredito que foi eu mesmo (com sua ajuda) quem fez. Esse método que me ensinou a programar de criar o código no FORMS, copiar o código e colar no MODULES (PRG), fica muito mais fácil de trabalhar, vi em um antigo post seu que o seu método de trabalho no HMG é este. Agora as novas dúvidas que tenho criarei novos posts a parte deste, o MINIGUI ainda não é pra mim, quem sabe mais pra frente, os códigos modelos de lá são muito complexos e não dei conta.. Outra coisa, to tentando que só iniciar o programa com a grid vazia, passei o código da COLUMNFIELDS que tava apontando para o banco para variaveis, aparece vazio, sem texto, mais os registros estão lá, da pra navegar por eles, esse restinho de ano que falta pra acabar eu consigo..hehehehe... Valeu, até a próxima...
Código: Selecionar todos
Function main_botaoexporta_action()
Arquivo := HB_OemToAnsi( MemoRead( "TESTE.CSV" ) )
MemoWrit( "TESTE.CSV", Arquivo )
copy to teste.csv delimited with ({chr(34), ";"})
msgbox( "Arquivos Exportados com Sucesso ! " )
Return Nil