Libs gráficas/IDEs - prós e contras

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

sambomb
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por sambomb »

sygecom escreveu:
sambomb escreveu:Até tem uma versão free, mas desatualizada...
Mas a questão é, vale realmente investir mais tempo programando em uma versão free sem a garantia de um suporte ou desembolsar um "pouco" e ter suporte?
Exemplo, se você estiver com problemas em um objeto como um Get, Combo, Browse, etc... Você prefere depender da boa vontade de outras pessoas ou ir em um suporte qualificado?
Desculpa falar, mas o suporte da Fivewin é bosta...até entendo o Gilmer aqui no Brasil, os cara pirateia essa bosta de mais o tempo todo, imagine a indignação desse cara, ninguém paga pelos UPDATE certinho, preferem ficar passando um por outro ou colocando para Download, e pior, usam os canal dos fórum descaradamente para pedir ajuda, ai fica difícil mesmo de dar um suporte decente, é a mesma coisa que alguém usar nossos sistemas sem pagar nada e pedir para agente ajudar eles a usar o sistema, da suporte e etc...pense no palavrão que sai nessas hora.

Mas o Fivewin é como as outras LIB, acaba mesmo as ajuda vindo dos Fórum e grupos do Google e Yahoo.
Paga certinho e manda email pra ele então, não é porque os outros não pagam que você vai perder o direito ao suporte, fora que além do fórum brasileiro tem o internacional onde tem MUITA gente de ALTO nível!
Imagem

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Duda 'Sgluber' »

Essa questão de suporte é controversa... sempre dá pano pra manga! E a gente acaba formando opinião em função das experiências q vivemos...

Com as q eu tenho, penso q o suporte gratuito, oferecido generosa e fartamente por uma comunidade ativa ganha de longe de qquer suporte pago.

Sou fã, defensor e incentivador do software livre. Tanto q eu cobro de maneira diferenciada por aqueles q eu mesmo desenvolvo, geralmente por suporte. Hehehe... lá vem outra polêmica, vamos evitar o desvio de assunto! :-)

De volta a ele, como já mencionei em msg anterior, se há uma coisa q eu tenho certeza é: vou investir numa lib gratuita. A qualidade das q estão à disposição me parece boa demais para ser descartada.

Com o pouco tempo q tenho para isso, tenho feito alguns testes e voltarei a escrever aqui em breve, oferecendo a minha opinião de iniciante neste campo. Até lá, tomara q outras valiosas opiniões sejam acrescentadas a este tópico.
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada! :-)
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

sambomb escreveu: Paga certinho e manda email pra ele então, não é porque os outros não pagam que você vai perder o direito ao suporte, fora que além do fórum brasileiro tem o internacional onde tem MUITA gente de ALTO nível!
Nem uso Fivewin, mas acho um puta desaforo isso...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
sambomb
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por sambomb »

sygecom escreveu:
sambomb escreveu: Paga certinho e manda email pra ele então, não é porque os outros não pagam que você vai perder o direito ao suporte, fora que além do fórum brasileiro tem o internacional onde tem MUITA gente de ALTO nível!
Nem uso Fivewin, mas acho um puta desaforo isso...
Posso estar entendendo errado, mas eu acho que não entendeu direito sobre o que eu estava falando...
Acontece que tem muita gente que utiliza o fivewin pirata e fica postando lá no fórum pedindo ajuda ae o Gilmer raramente posta lá mas responde as dúvidas por email, telefone, msn, skype, pois sabe que o cara pagou pelo produto.

Agora se ponha no lugar dele, você daria manutenção para um cliente que não esteja te pagando?
Imagem

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

sygecom escreveu:...
Das Free temos duas que na minha opnião são as LIB mais top de se trabalhar, a primeira disparada é a qt4xhb que se eu fosse fazer minha migração hoje ou se tivesse pouca coisa em Hwgui eu iria sem pensar na qt4xhb, é sensacional o que pode se fazer com ela o Marcos Gambeta está de parabéns da forma como ele projetou ela:
http://magsoftinfo.com.br/blogdomag/
http://br.groups.yahoo.com/group/qt4xhb/

Outra que uso e muito e é super estável é a Hwgui em conjunto com a IDE do basso, para mim tem me atendido muito bem, mas como eu disse, se eu tivesse ou ainda se possa a vir a ter uma chance de migrar para qt4xhb, não vou pensar duas vez...
...
Leonardo,

achei interessante sua sugestão para a qt4xhb principalmente pq vc está na "estrada" há tempos e usa a Hwgui. Em outro post recente, vc enfatiza a qt4xhb mais uma vez...

Fiquei curioso: na sua opinião, o q há de tão melhor na qt4xhb em relação às demais libs gráficas? Em outras palavras, o q ela tem q as outras não têm?
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marcosgambeta »

Duda 'Sgluber' escreveu:Fiquei curioso: na sua opinião, o q há de tão melhor na qt4xhb em relação às demais libs gráficas? Em outras palavras, o q ela tem q as outras não têm?
Embora a pergunta tenha sido dirigida ao Leonardo, gostaria de fazer alguns comentários nesta discussão.

Para se perceber os benefícios em usar um projeto como o Qt4xHb, é preciso que o desenvolvedor tenha uma ideia exata do que é o Qt Framework e o que ele tem para oferecer, já que o objetivo básico do Qt4xHb é servir de ligação entre o Harbour/xHarbour e o Qt Framework.

O Qt Framework é escrito em C++ e serve para o desenvolvimento de aplicações gráficas ou não, para diferentes sistemas operacionais. É composto por classes e dividido em módulos, onde cada módulo tem uma finalidade. Veja abaixo uma relação parcial dos módulos:

QtCore : classes que formam o núcleo do Qt e que são utilizadas pelos outros módulos
QtGui: classes para o desenvolvimento de aplicações gráficas (GUI)
QtNetwork: classes para rede e internet
QtWebKit: classes que formam o motor de um navegador de internet
QtSql: classes para trabalhar com SGBD's
QtXml: classes para processamento de arquivos XML

Visto que o Qt é escrito em C++, não pode ser utilizado diretamente em outras linguagens. É aí que entram as bibliotecas de ligação (bindings), que permitem utilizá-lo com Python, Java, Ruby, C#, entre outras. O Qt4xHb, então, é um conjunto de bibliotecas de ligação, com a finalidade de utilizar os recursos do Qt Framework com Harbour e xHarbour (respeitando, é claro, as diferenças entre xBase e C++).

Pode ser utilizado em aplicações em modo texto (console/cgi) e modo gráfico. Pode ser utilizado como uma alternativa para as bibliotecas gráficas existentes, como também pode ser utilizado em conjunto com estas bibliotecas gráficas. Por exemplo: aplicações em Minigui ou HWGUI podem usar o módulo QtSql para trabalhar com Firebird, MariaDB, MySQL, PostgreSQL, etc.

http://magsoftinfo.com.br/blogdomag/?p=548

Hoje mesmo disponibilizei um exemplo mostrando como usar o GtQtc, do Harbour, junto com o Qt4xHb:

http://magsoftinfo.com.br/blogdomag/?p=733

Se trata de um recurso que pode facilitar bastante a migração do modo texto para o modo gráfico, sem grandes alterações no código-fonte.

Enfim, o Qt4xHb não é apenas uma biblioteca gráfica. Vai além disto e pode ser útil de muitas maneiras.

Para saber mais sobre o Qt, recomendo os endereços abaixo como ponto de partida (há bastante informação na internet):

Site oficial
http://qt-project.org/

Dona atual do Qt
http://qt.digia.com/

Artigos na Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Qt_%28framework%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Qt

Quanto ao Qt4xHb, o Leonardo já citou o blog e o grupo de discussão. Se tiverem interesse, já sabem o caminho.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Duda,
Completando o que o colega Marcos postou, agora por ultimo o projeto qt4xhb+Harbour conseguiram algo inédito até hoje com as LIB gráficas e migração parcial de console para lib gráfica, sendo que a tela principal é gráfica, quando vi isso rodando, quase fiquei louco, tentei isso com todas LIB que pode imaginar e não tem jeito...e os cara conseguiram colocar isso para funcionar, você não faz ideia o ganho que se tem fazendo isso aos poucos, quando migrei para LIB gráfica levei maior tempão por que era ao inverso, e tinha que pegar telas inteira para migrar, dessa forma como eles fizeram ficou muito mais fácil...

Mas para mim, o que me fascina mesmo é o poder da IDE , Multiplataforma, e os SQL que já roda com os mais usados SGBD do mercado.

Eu coloquei na sessão Download o exemplo de ir migrando aos poucos(isso é utilidade publica), espero que o Toledo aprove, se não está no blog do Marcos e no grupo do qt4xhb no yahoo.
http://magsoftinfo.com.br/blogdomag/
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

marcosgambeta escreveu:Embora a pergunta tenha sido dirigida ao Leonardo, gostaria de fazer alguns comentários nesta discussão.
...
Marcos,

a pergunta foi dirigida ao Leonardo pq foi ele quem primeiro "acendeu a luz" sobre o Qt4xHb. Como é q eu poderia imaginar q vc mesmo apareceria pra acrescentar tantas boas informações sobre o seu trabalho? É um prazer! :-D

Sua msg foi muito útil e bastante interessante. Despertou interesse e "clareou" mais um pouco. Mas como sou iniciante nesta área, não posso deixar de perguntar: qdo pesquisei sobre libs gráficas/IDEs q focassem o Qt, inicialmente encontrei o Marinas-GUI. O q diferencia o seu projeto, o Qt4xHb, do projeto Marinas-GUI?

Não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para lhe parabenizar por seu trabalho e dizer q é um privilégio poder contar com seu conhecimento, sua dedicação e sua generosidade... muito obrigado e siga em frente! Imagem
sygecom escreveu:Olá Duda,
Completando o que o colega Marcos postou, agora por ultimo o projeto qt4xhb+Harbour conseguiram algo inédito até hoje com as LIB gráficas e migração parcial de console para lib gráfica, sendo que a tela principal é gráfica, quando vi isso rodando, quase fiquei louco, tentei isso com todas LIB que pode imaginar e não tem jeito...e os cara conseguiram colocar isso para funcionar, você não faz ideia o ganho que se tem fazendo isso aos poucos, quando migrei para LIB gráfica levei maior tempão por que era ao inverso, e tinha que pegar telas inteira para migrar, dessa forma como eles fizeram ficou muito mais fácil...
...
Eu coloquei na sessão Download o exemplo de ir migrando aos poucos(isso é utilidade publica), ...
Muito bom! :-D

Ótima notícia para quem, como eu, está exatamente nesta fase de começar a escrever em modo gráfico, mas ainda não pode abrir mão do modo console. Para quem já tem bastante coisa escrita e rodando perfeitamente em modo console, a ideia de poder migrar gradativamente para modo gráfico é como enxergar luz no fim do túnel!

Preciso dar uma boa olhada nesse material q vc ofereceu... muito obrigado, Leonardo! Imagem
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Dá uma olhada no post que acabei de fazer, pode ser que dê uma luz.

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=14127

Reforçando: acho que a gtqt pode causar uma reviravolta em tudo que se conhece.
Editado pela última vez por Pablo César em 06 Mai 2013 14:17, em um total de 1 vez.
Razão: Tag URL re-composta
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Duda 'Sgluber' escreveu:Mas como sou iniciante nesta área, não posso deixar de perguntar: qdo pesquisei sobre libs gráficas/IDEs q focassem o Qt, inicialmente encontrei o Marinas-GUI. O q diferencia o seu projeto, o Qt4xHb, do projeto Marinas-GUI?
Meu conhecimento do Marinas-GUI não é muito, mas baseado no que eu sei, seguem alguns comentários.

Marinas-GUI é uma biblioteca que usa comandos para criar os objetos, oferecendo uma sintaxe mais amigável para desenvolvedores xBase. Usa o projeto HBQT como base, dependendo dos recursos dele. Então, é uma camada à mais na aplicação:

harbour/Qt Framework -> hbqt -> marinas-gui -> aplicação

A sintaxe mais amigável pode agradar desenvolvedores que preferem este modo de programar. Mas é preciso levar em conta que:

. há uma camada extra de código
. o desenvolvedor não aprende realmente à usar o Qt Framework, mas sim os comandos da biblioteca Marinas-GUI
. não ví a possibilidade de criar novas classes baseadas nas classes já existentes
. não ví a possibilidade de trabalhar com gerenciadores de layout, mas somente com coordenadas fixas
. depende do que o projeto HBQT oferece, não tendo ligação direta com o Qt Framework

Se algum desenvolvedor mais familiarizado com o Marinas-GUI perceber algum erro da minha parte, fique à vontade para corrigir, por favor.

Quanto ao Qt4xHb, o desenvolvedor trabalha com classes e objetos. As classes seguem o mesmo nome das classes do Qt Framework, o mesmo nome nos métodos e a mesma hierarquia. Desenvolver com o Qt4xHb é mais semelhante ao modo de desenvolver uma aplicação em Qt com C++, respeitando as diferenças entre as linguagens.

Para ficar mais claro, veja abaixo um exemplo em Marinas-GUI (extraído do site do projeto) e o equivalente em Qt4xHb:

Código: Selecionar todos

#include "marinas-gui.ch"

PROCEDURE Main()

CREATE WINDOW myWin
      CAPTION "Marinas-GUI Test"
      WIDTH 200
      HEIGHT 120
      MAIN .T.

CREATE BUTTON text
         CAPTION "Hello World!"
         COL 62
         ROW 40
         WIDTH 75
      END BUTTON

END WINDOW

ACTIVATE WINDOW myWin

RETURN

Código: Selecionar todos

#include "qt4xhb.ch"

PROCEDURE Main ()

LOCAL oApp
   LOCAL oWindow
   LOCAL oButton

oApp := QApplication():new()

oWindow := QMainWindow():new():setWindowTitle("Qt4xHb Test"):resize(200,120)

oButton := QPushButton():new("Hello World!",oWindow):move(62,40):resize(75,30)

oWindow:show()

oApp:exec()

oWindow:delete()

oApp:delete()

RETURN
Sei que trabalhar com objetos costuma afugentar desenvolvedores não familiarizados com OOP, mas é o modelo mais adequado para se aproveitar bem os recursos do Qt Framework. Mas nada impede o desenvolvedor de criar seus próprios comandos. Teoricamente, até a Marinas-GUI poderia ser modificada para usar o Qt4xHb no lugar da HBQT.

Este modelo oferece a possibilidade do desenvolvedor criar classes derivadas das classes do Qt4xHb e usar os gerenciadores de layout, que dispensam o uso de coordenadas fixas ao colocar objetos numa janela. E, do meu ponto de vista, a maior vantagem que é ficar mais familiarizado com o Qt Framework e sua estrutura de classes (pode ajudar bastante numa mudança de linguagem).

É importante lembrar que as vantagens acima também podem ser obtidas com o projeto HBQT puro (sem Marinas-GUI).
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Diante do q vc escreveu, concluo q o Qt4xHb acessa diretamente o Qt Framework.

Isso é realmente interessante. Além das vantagens q vc já citou, penso q a independência do projeto pode/deve favorecer seu desenvolvimento. Sem vínculo com qquer outro elo de ligação, em tese vc pode "alçar vôos mais altos".

Em relação ao Marinas-GUI, ficaram claras as diferenças. Mas na sua opinião, pq usar o Qt4xHb e não o próprio HBQT, q tb acessa diretamente o Qt Framework?

Mais uma vez obrigado, Marcos! :-)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Minha opinião:
O ideal é usar o que tiver disponível como GT.
Infelizmente, os exemplos do Harbour são péssimos, complicam algo muito simples.

Usando GT, pode até misturar TODAS no mesmo EXE.
Nos módulos, basta uma única linha pra indicar qual GT será usada.

A partir daí, é só diversão.

Sobre a QT, é algo interessante.
Ela introduz um padrão para os desenvolvedores do Harbour, funciona em qualquer OS, e já traz quase tudo pronto.
A partir daí, eles trabalham em conjunto, e isso vém pra nós como resultado.
Mas já dá pra tirar proveito com todas que já existem.

Sobre os exemplos do Harbour, GTWVG que é a que estou usando:

O modelo de exemplo só funciona com no máximo 3 janelas em aberto, dá erro ao fechar a janela principal, e tem muito código que complica.
Diria que praticamente obriga a fazer tudo no estilo GTWVG, desde a primeira linha de código.
Na prática, com muito menos código se faz muito mais do que o demo, até mesmo partindo do menu principal em console.

Não existe "a melhor", apenas existem muitas opções.
Enquanto uns estão escolhendo, outros estão fazendo, sendo melhor ou não.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marcosgambeta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Duda 'Sgluber' escreveu:Em relação ao Marinas-GUI, ficaram claras as diferenças. Mas na sua opinião, pq usar o Qt4xHb e não o próprio HBQT, q tb acessa diretamente o Qt Framework?
É difícil responder esta pergunta. Existem diferenças na implementação que podem significar algo para o desenvolvedor ou não ter importância nenhuma. Mas não tenho uma relação pronta destas diferenças.

O projeto HBQT está fortemente ligado ao Harbour e isto pesa bastante em seu favor, sendo que é utilizado por desenvolvedores de diferentes nacionalidades.

Já o Qt4xHb é um projeto local, voltado para os desenvolvedores Harbour e xHarbour aqui do Brasil, sendo que não tenho planos imediatos de criar uma versão internacional. Exemplos e documentação estão sendo produzidos em português.

HBQT é software livre e Qt4xHb é freeware (com a opção de se obter o código-fonte). Esta questão de software livre e freeware vai ser, com certeza, um fator decisivo para muitos desenvolvedores. Mas sabemos que software não cai do céu e nem brota do chão, sendo que alguém tem que pagar a conta do desenvolvimento. E este tipo de projeto é complexo e consome bastante tempo. Daí a minha decisão nesta questão.

Cada desenvolvedor é um caso único, de forma que acho que é o próprio desenvolvedor que deve responder esta questão de qual usar, fazendo um levantamento das suas necessidades e escolhendo o projeto que melhor preenche estas necessidades.

Há desenvolvedores:

. que querem apenas melhorar a aparência de seus programas em modo texto, sem muitas alterações
. que querem migrar seus programas em modo texto para o modo gráfico, sem se importar com a API utilizada
. que querem migrar seus programas em modo texto para o modo gráfico, usando a API do Qt
. que querem desenvolver novas aplicações, mas já em modo gráfico, usando a API do Qt
. que fazem questão de suporte em português
. que querem acesso completo ao projeto, incluindo código-fonte, mas sem nenhum tipo de despesa

... e assim por diante.

Desta forma, muitos fatores pesam na decisão de qual projeto usar. Minha regra é influir o mínimo possível na decisão do desenvolvedor.
Atenciosamente,
Marcos Antonio Gambeta
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Muito grato por seus esclarecimentos, Marcos!

Da maneira clara e objetiva como vc escreve, suas msgs deixadas aqui foram muito úteis para mim e tenho certeza q tb serão para outras pessoas q as lerem, futuramente.

Valeu! Imagem
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Neste final de semana, pesquisando e lendo mais e mais aqui no nosso fórum, encontrei o tópico Qual a melhor biblioteca gráfica ?, q tem tudo a ver com o assunto q iniciei aqui neste tópico recentemente.

É verdade q aquelas msgs foram postadas anos atrás (2006) e muito coisa mudou de lá pra cá, é verdade q aquelas msgs são bastante extensas e beiraram o "conflito" entre o Wagner e o Stanis, é possível q se eles mesmos debatessem hj sobre o assunto as opiniões fossem diferentes, mas o fato é q tudo o q está escrito lá acrescentou boas informações para mim e pode fazer o mesmo por aqueles q estiverem lendo futuramente este tópico q eu iniciei.

Fica, portanto, a minha sugestão de leitura.
Responder