Olá a todos.
Apesar de ser minha primeira postagem, tenho acompanhado esse fórum a algum tempo. Sou programador Clipper desde a versão Summer e atualmente utilizo a versão 5.2E.
Recentemente tive que trocar um dos meus HD's que havia queimado. A troca e configuração do novo drive foi rápida, mas agora enfrento um problema inédito para mim; não cosigo rodar meus programas em Clipper e nem programar. Eu utilizo o Windows XP SP3, original em Inglês, e as configurações para o Clipper são os mesmos há anos, no entanto, programas como Clipper.exe, RTlink, Dbase, entre outros, simplesmente não rodam. Quando chamados pelo CMD.EXE, o prompt do DOS simplesmente pula de linha e nada acontece. Não há nenhuma mensagem de erro. Tentei também executa-los por atalhos no Windows, mas a tela pisca e retorna ao desktop.
Um dado curioso. Todos os programas rodavam antes das atualizações do Windows. Suspeitei que uma das atualizações poderia ser a causa, mas ao verificar os computadores de meus clientes, eles têm a mesma versão do Windows e todas as atualizações e os programas rodam sem problema. Sei que talvez deveria colocar mais dados sobre o meu hardware e SO, mas para ser mais prático, prefiro postar os dados na medida que forem solicitados.
Alguém ja viu ou enfrentou problema similar?
Agradeço qualquer pista.
Grato.
Um Problema Peculiar
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Um Problema Peculiar
Seja bem vindo ao fórum Mikaelis, o meu conselho que execute uma vez este aplicativo e dê um boot no seu PC. Quanto a versão do seu Windows XP, já presenciamos vários comportamentos estranhos quanto ao Service Pack 3. Sugiro mudar para o SP2.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Um Problema Peculiar
Obrigado pelas boas vindas Pablo.
Já baixei o arquivo e vou testa-lo. Quanto à versão do XP, como eu disse, o SP3 funciona perfeitamente nos meus clientes, então só posso imaginar que é uma questão de configuração e não de SP. Mesmo assim, agradeço a dica.
Um abraço.
Já baixei o arquivo e vou testa-lo. Quanto à versão do XP, como eu disse, o SP3 funciona perfeitamente nos meus clientes, então só posso imaginar que é uma questão de configuração e não de SP. Mesmo assim, agradeço a dica.
Um abraço.
-
alxsts
- Colaborador

Um Problema Peculiar
Olá!
O suporte ao subsistema 16 bits (suporte DPMI) está instalado? É a última linha no autoexec.nt abaixo. Tem esta linha no teu? Tentou executar como administrador?
Neste link tem um exemplo de criação de um .Bat para executar como administrador. Veja se te ajuda.
O suporte ao subsistema 16 bits (suporte DPMI) está instalado? É a última linha no autoexec.nt abaixo. Tem esta linha no teu?
Código: Selecionar todos
@echo off
REM AUTOEXEC.BAT não é usado para inicializar o ambiente MS-DOS.
REM AUTOEXEC.NT é usado para inicializar o ambiente MS-DOS, a não
REM ser que se especifique um arquivo de inicialização diferente
REM no arquivo de informações de programa (PIF) do aplicativo.
REM Instalar as extensões CD ROM
lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe
REM Instalar o redirecionador da rede (carregar antes do dosx.exe)
lh %SystemRoot%\system32\redir
REM Instalar o suporte DPMI
lh %SystemRoot%\system32\dosxNeste link tem um exemplo de criação de um .Bat para executar como administrador. Veja se te ajuda.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
Um Problema Peculiar
Bom dia,
Antes de mais nada, quero agradecer pela ajuda. O problema realmente foi a falta das linhas no AUTOEXEC.NT. Eu esqueci que tinha feito algumas alterações no arquivo e não percebi que o DOSX estava desativado.
Um abraço a todos.
Antes de mais nada, quero agradecer pela ajuda. O problema realmente foi a falta das linhas no AUTOEXEC.NT. Eu esqueci que tinha feito algumas alterações no arquivo e não percebi que o DOSX estava desativado.
Um abraço a todos.