impressora FX-890
Moderador: Moderadores
- Amparo
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
ola colegas
pessoal, tenho um sistema feito em Harbour puro, neste sistema para imprimir eu utilizo o USBPRINT.EXE pois os clientes tem impressoras USB e impressora com placa de rede embutido, pergunto:
gostaria de colocar a rotina de impressao dentro do meu sistema sem usar o USBPRINT algum colega tem alguma rotina que possa usar para esta finalidade.
O mais importante se não tiver a rotina posso continuar usando o USBPRINT sem problema, mais eu PRECISO acertar um erro que estou tendo, toda vez que mando imprimir um relatório seja de 1 folha 2 ou mais a impremissora perde o posicionamento do começo de impressão, já tentei alterar as configurações da impressora, já falei ate com o pessoal de suporte da EPSON mais de nada adiantou, estava pensando em resetar a impressora no final da impressão, quando pular o picote do formulario so nao me lembro qual é o comando que devo usar.
por favor se alguem tiver uma solução para os dois casos me ajudem.
abraço
pessoal, tenho um sistema feito em Harbour puro, neste sistema para imprimir eu utilizo o USBPRINT.EXE pois os clientes tem impressoras USB e impressora com placa de rede embutido, pergunto:
gostaria de colocar a rotina de impressao dentro do meu sistema sem usar o USBPRINT algum colega tem alguma rotina que possa usar para esta finalidade.
O mais importante se não tiver a rotina posso continuar usando o USBPRINT sem problema, mais eu PRECISO acertar um erro que estou tendo, toda vez que mando imprimir um relatório seja de 1 folha 2 ou mais a impremissora perde o posicionamento do começo de impressão, já tentei alterar as configurações da impressora, já falei ate com o pessoal de suporte da EPSON mais de nada adiantou, estava pensando em resetar a impressora no final da impressão, quando pular o picote do formulario so nao me lembro qual é o comando que devo usar.
por favor se alguem tiver uma solução para os dois casos me ajudem.
abraço
- Pablo César
- Usuário Nível 7

impressora FX-890
Essa questão de disposicionar a cabeça de impressão fora do picote, não seria questão de configurar (talvez micro chaves da impressora) o tamanho da página/folha ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
impressora FX-890
Amiguinho,
Eu tinha um problema igual este e como não conseguia configurar o tamanho do formulário na impressão resolvi com contagem de linhas.
Todas as minhas impressões começavam com o contador em 1 e ia aumentando 1-a-1 até chegar no tamanho que eu necessitava que era de 60 linhas, então eu contava mais algumas e posicionava a nova folha.
O posicionamento inicial era feito pelo usuário, que colocava o papel e pressionava o botão load, depois eu ia contando de 1 até 60, do 60 em diante era o salto(configurado em .INI) e na proxima folha dava um SetPRC(0,0) e começava do 1 até 60 denovo.
Cheguei a imprimir 50 notas(na época das notas impressas) e só começar a ter diferença.
Eu tinha um problema igual este e como não conseguia configurar o tamanho do formulário na impressão resolvi com contagem de linhas.
Todas as minhas impressões começavam com o contador em 1 e ia aumentando 1-a-1 até chegar no tamanho que eu necessitava que era de 60 linhas, então eu contava mais algumas e posicionava a nova folha.
O posicionamento inicial era feito pelo usuário, que colocava o papel e pressionava o botão load, depois eu ia contando de 1 até 60, do 60 em diante era o salto(configurado em .INI) e na proxima folha dava um SetPRC(0,0) e começava do 1 até 60 denovo.
Cheguei a imprimir 50 notas(na época das notas impressas) e só começar a ter diferença.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Amparo
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
ola amigos
desculpe me a demora em responder, ficquei quase duas semanas sem internet ta uma loucura so, ainda mais no final de ano.
bem rochinha eu fiz exatamente isto monto o relatorio contando as linhas, so que eu uso o o USBPRINT.EXE entao monto o relatorio em TXT e depois executo usprint via RUN mais na ultima linha onde eu coloco o STPRC(0,0) sai impresso a palavra NILL e nao posiciona na linha correta.
to batendo cabeça...
abraços
desculpe me a demora em responder, ficquei quase duas semanas sem internet ta uma loucura so, ainda mais no final de ano.
bem rochinha eu fiz exatamente isto monto o relatorio contando as linhas, so que eu uso o o USBPRINT.EXE entao monto o relatorio em TXT e depois executo usprint via RUN mais na ultima linha onde eu coloco o STPRC(0,0) sai impresso a palavra NILL e nao posiciona na linha correta.
to batendo cabeça...
abraços
- rochinha
- Administrador

- Contato:
impressora FX-890
Amiguinho,
STPRC(0,0) ou SetPRC(0,0)?
Achei que voce imprimia diretamente na impressora, por isto falei do SetPRC(0,0). Voce não deve clocá-lo no script no USBPrint
STPRC(0,0) ou SetPRC(0,0)?
Achei que voce imprimia diretamente na impressora, por isto falei do SetPRC(0,0). Voce não deve clocá-lo no script no USBPrint
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
impressora FX-890
Ola, Amparo.
Não está claro para mim qual versão do harbour você usa, mas eu usando a versão "3.2.0 Dev" que vem junto com a Minigui Extend, utilizo a função PRINTFILERAW(), talvez se não tiver está função nesta versão que você usa, poderá optar em mudar para este que eu uso. Está função e muito boa, imprimi no padrão DRAFT em qualquer impressora matricial mesmo USB e em rede. Vale a pena ver isso para você sair desta situação de depender de outra aplicação para imprimir.
Não está claro para mim qual versão do harbour você usa, mas eu usando a versão "3.2.0 Dev" que vem junto com a Minigui Extend, utilizo a função PRINTFILERAW(), talvez se não tiver está função nesta versão que você usa, poderá optar em mudar para este que eu uso. Está função e muito boa, imprimi no padrão DRAFT em qualquer impressora matricial mesmo USB e em rede. Vale a pena ver isso para você sair desta situação de depender de outra aplicação para imprimir.
Harbour 3.2 + Minigui Extended 16 + xDev
- Amparo
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
ola amigos
rochinha, é setprc(0,0), eu nao tenho nem ideiai de como colocar no script do usbprint vou dar uma fussada pra ver se descubro como fazer.
runner, eu estou utilizando a versao 3.0.0 (Rev. 16951) que baixei meio que na loucura pois eu usava o harbour que vem no pacote do Harbour MiniGUI Extended Edition 2.1.7 - 2012.10.30, mas que nao consegui acertar algums detalhes de caractes loucos que apareciam em meu aplicativo, por isso baixei o harbour que nao me lembro o site e que agora nao consigo nem atualizar o danado, so sei que nao instalação ele cria a pasta HB30.
gostaria muito tirar o USBPRINT e fazer uma rotina de impressao dentro do meu sistema escolhendo qual impressora imprimir mais nao sei nem como começar, nem qual seria o comando a usar.
abraços
rochinha, é setprc(0,0), eu nao tenho nem ideiai de como colocar no script do usbprint vou dar uma fussada pra ver se descubro como fazer.
runner, eu estou utilizando a versao 3.0.0 (Rev. 16951) que baixei meio que na loucura pois eu usava o harbour que vem no pacote do Harbour MiniGUI Extended Edition 2.1.7 - 2012.10.30, mas que nao consegui acertar algums detalhes de caractes loucos que apareciam em meu aplicativo, por isso baixei o harbour que nao me lembro o site e que agora nao consigo nem atualizar o danado, so sei que nao instalação ele cria a pasta HB30.
gostaria muito tirar o USBPRINT e fazer uma rotina de impressao dentro do meu sistema escolhendo qual impressora imprimir mais nao sei nem como começar, nem qual seria o comando a usar.
abraços
- rochinha
- Administrador

- Contato:
impressora FX-890
Amiguinho,
Se for para usar Harbour tradicional use o deste link. Esta é a versão 3.2 para Borland C++ 5
Se for para usar Harbour tradicional use o deste link. Esta é a versão 3.2 para Borland C++ 5
-
jamazevedo
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
De forma bem primária:
Lembre-se as impressoras matriciais vêem configuradas para 66 linhas por página em formuário contínuo (240x280) que é diferente do A4 quando usamos folha solta. Então se você não alterou as configurações da impressora o exemplo acima irá fazer o salto de páginas corretamente.
- tenho impressora lx-300 (usb);
capturo a porta via: net use lpt1: \\maquina\nome_print (no sistema operacional, não é no harbour)
rotina de impressão:set device to print
do while lAte_o_Fim
if nContaLinha == 0 .OR. nContaLinha == 60
Cabecalho()
endif
@ prow()+1,001 say "Isso"
@ prow(),pcol()+1 say "Aquilo"
nContaLinha++
enddo
eject
set device to screen
Lembre-se as impressoras matriciais vêem configuradas para 66 linhas por página em formuário contínuo (240x280) que é diferente do A4 quando usamos folha solta. Então se você não alterou as configurações da impressora o exemplo acima irá fazer o salto de páginas corretamente.
Manaus - AM
Usando: Linux Ubuntu 18.04, Harbour 3.2.0dev r1811161533
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
Ola amigos
Pessoal me desculpe por retornar o assunto, mais ainda não resolvi o danado, por um monte de problema.
Bem, fiz o seguinte teste, tirei a impressora do printserv e instalei em uma maquina depois compartilhei a impressora e montei um BAT +/- assim
NET USE LPT2 \\192.168.1.125\FX90S /persistent:yes
Coloquei no INICIALIZAR das estações com windows xp e win7 professional, no windows XP consigo imprimir na boa salta as paginas onde quero ta uma beleza, já com o win7 quando tento imprimir da erro no sistema com a seguinte mensagem ACESSO NEGADO DOS ERRO 5, observação: no win7 criei o arquivo usando o EDIT do DOS só que quando abri o prompt pedi para executar como administrador, no inicializar também configurei o atalho para iniciar como administrador, coloquei o atalho para iniciar como compatibilidade com win xp service pack 2, e não funciona no win7 sempre da erro ACESSO NEGADO dos ERRO 5.
A impressora esta instalada em um servidor com sistema operacional win 2003 só que não tem dominio esta como GRUPO DE TRABALHO e esta instalada na porta USB e não paralela mais isso acho que não vem ao caso porque no xp imprimo tudo, já tentei montar o BAT desta forma
NET USE LPT2 \\192.168.1.125\FX90S user:administrador pactos20%98#feito
No xp funciona no win7 da a mesma mensagem ACESSO NEGADO DOS ERRO 5 isso acontece somente quando entro na minha aplicação e mando imprimir.
Já procurei na net e não encontrei nada que pudesse ajudar, abaixo as linhas de impressão coisa bem simples, mas que infelizmente em win 7 não vira. estou pensando em montar um programa para verificar se existe algum arquivo TXT em uma determinada pasta, se existeir imprime o arquivo, esse programa ficara instalado no micro que esta a impressora, é meio que ganbiarra, mas vai funcionar, se alguem tiver uma solução melhor e puder ajudar obrigado.
Pessoal me desculpe por retornar o assunto, mais ainda não resolvi o danado, por um monte de problema.
Bem, fiz o seguinte teste, tirei a impressora do printserv e instalei em uma maquina depois compartilhei a impressora e montei um BAT +/- assim
NET USE LPT2 \\192.168.1.125\FX90S /persistent:yes
Coloquei no INICIALIZAR das estações com windows xp e win7 professional, no windows XP consigo imprimir na boa salta as paginas onde quero ta uma beleza, já com o win7 quando tento imprimir da erro no sistema com a seguinte mensagem ACESSO NEGADO DOS ERRO 5, observação: no win7 criei o arquivo usando o EDIT do DOS só que quando abri o prompt pedi para executar como administrador, no inicializar também configurei o atalho para iniciar como administrador, coloquei o atalho para iniciar como compatibilidade com win xp service pack 2, e não funciona no win7 sempre da erro ACESSO NEGADO dos ERRO 5.
A impressora esta instalada em um servidor com sistema operacional win 2003 só que não tem dominio esta como GRUPO DE TRABALHO e esta instalada na porta USB e não paralela mais isso acho que não vem ao caso porque no xp imprimo tudo, já tentei montar o BAT desta forma
NET USE LPT2 \\192.168.1.125\FX90S user:administrador pactos20%98#feito
No xp funciona no win7 da a mesma mensagem ACESSO NEGADO DOS ERRO 5 isso acontece somente quando entro na minha aplicação e mando imprimir.
Já procurei na net e não encontrei nada que pudesse ajudar, abaixo as linhas de impressão coisa bem simples, mas que infelizmente em win 7 não vira. estou pensando em montar um programa para verificar se existe algum arquivo TXT em uma determinada pasta, se existeir imprime o arquivo, esse programa ficara instalado no micro que esta a impressora, é meio que ganbiarra, mas vai funcionar, se alguem tiver uma solução melhor e puder ajudar obrigado.
Código: Selecionar todos
*----------------------------------------------------------------------------------------------------
PROCEDURE IMPRI_LPT2()
LOCAL LINHA := 1
SET CONSOLE OFF
SET PRINTER TO LPT2 ( a mensagem de erro ACESSO NEGADO da nesta linha )
SET PRINTER ON
SET DEVICE TO PRINTER
SETPRC(0,0)
ArqImp->( DBGOTOP() )
Do While !ArqImp->( Eof() )
IF !EMPTY( ArqImp->Txtlinha )
IF LINHA > 59
LINHA := 1
EJECT
ENDIF
? SUBSTR( ArqImp->Txtlinha, 1,75 )
LINHA += 1
ENDIF
ArqImp->( DBSkip() )
EndDo
EJECT
SET PRINTER OFF
SET PRINTER TO
SET CONSOLE ON
SET DEVICE TO SCREEN
RETURN- Pablo César
- Usuário Nível 7

impressora FX-890
Oi Amparo,
Você tentou nessas estações em WIn7 mandar algum arquivo para tal impressora ?
Faça um teste na linha de comando e mande um arquivo texto, para saber se dá essa mensagem.
A outra questão, que você re-direcione a sua impressão de dentro do seu programa, que ao invés de mandar para LPT2 direto, crie um arquivo antes e depois copie para LPT2 capturada.
Você tentou nessas estações em WIn7 mandar algum arquivo para tal impressora ?
Faça um teste na linha de comando e mande um arquivo texto, para saber se dá essa mensagem.
Sim também irá funcionar, mas antes esgote todas as possibilidades.Amparo escreveu:estou pensando em montar um programa para verificar se existe algum arquivo TXT em uma determinada pasta, se existeir imprime o arquivo, esse programa ficara instalado no micro que esta a impressora, é meio que ganbiarra, mas vai funcionar
A outra questão, que você re-direcione a sua impressão de dentro do seu programa, que ao invés de mandar para LPT2 direto, crie um arquivo antes e depois copie para LPT2 capturada.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
impressora FX-890
É USB/Serial/Paralela ? está configurada no "ruindows" ? imprime pelo notepad ? então tenta ai:
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Function Imprime(cArq,cPrint,cTit)
*
*
Local oPrn, aPrn:=WIN_PRINTERLIST()
if empty(aPrn)
hwg_Msginfo('Não há impressoras instaladas')
return .f.
endif
If cPrint == Nil
cPrint := win_PrinterGetDefault()
EndIf
If cTit == Nil
cTit := "PEDIDO"
EndIf
nRet := Win_PrintFileRaw(cPrint,cArq,cTit)
if nRet < 1
cMsg := 'Erro Imprimindo: '
SWITCH nRet
CASE -1
cMsg += "Parâmetro inválido passado" ; EXIT
CASE -2
cMsg += "WinAPI OpenPrinter() Falha na chamada" ; EXIT
CASE -3
cMsg += "WinAPI StartDocPrinter() Falha na chamada" ; EXIT
CASE -4
cMsg += "WinAPI StartPagePrinter() Falha na chamada" ; EXIT
CASE -5
cMsg += "WinAPI malloc() of memory failed" ; EXIT
CASE -6
cMsg += "Arquivo " + cArq + " não Localizado" ; EXIT
//DEFAULT
// cMsg += cFile + " PRINTED OK!!!"
END
hwg_Msgstop(cMsg)
EndIf
Return .t.
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Amparo
- Usuário Nível 3

impressora FX-890
ola amigos
como vai Pablo tudo bem?
net use (ENTER)
a resposta foi:
OK S: \\siscom\dados Rede Microsoft Windows
depois digitei: (o endereço ip é o mesmo do mapeamento acima so nao coloquei o nome do micro)
net use lpt2 \\192.168.1.125\fx890s user:administrador senha
a respota foi
comando executado com sucesso
digitei novamente o comando
net use
a resposta foi
OK lpt2: \\192.168.1.125\fx890s Rede Microsoft Windows
depois digitei
dir
a resposta foi
( como eu estava no prompt de comando na raiz C:\ listou algumas pastas e alguns arquivo )
depois digitei
dir > lpt2
a resposta foi
acesso negado
fiz outro teste eu tinha um arquivo TXT com algumas baboseiras escritas entao digitei
type leiame.txt >lpt2
a respota foi
acesso negado
esses testes acima eu fiz em uma maquina com win7 professional e deu o erro fiz em outra maquina com win XP e funcionou imprimiu na impressora normalmente.
abraços
amparo
como vai Pablo tudo bem?
veja o que fiz, no win7 na linha de comando digiteiPablo César escreveu: Você tentou nessas estações em WIn7 mandar algum arquivo para tal impressora ?
net use (ENTER)
a resposta foi:
depois digitei: (o endereço ip é o mesmo do mapeamento acima so nao coloquei o nome do micro)
net use lpt2 \\192.168.1.125\fx890s user:administrador senha
a respota foi
comando executado com sucesso
digitei novamente o comando
net use
a resposta foi
OK lpt2: \\192.168.1.125\fx890s Rede Microsoft Windows
depois digitei
dir
a resposta foi
( como eu estava no prompt de comando na raiz C:\ listou algumas pastas e alguns arquivo )
depois digitei
dir > lpt2
a resposta foi
acesso negado
fiz outro teste eu tinha um arquivo TXT com algumas baboseiras escritas entao digitei
type leiame.txt >lpt2
a respota foi
acesso negado
esses testes acima eu fiz em uma maquina com win7 professional e deu o erro fiz em outra maquina com win XP e funcionou imprimiu na impressora normalmente.
eu nao entendi muito bem o que voce quis dizer aqui, mas como escrevi acima, nos micros com win xp service pack 2 ou 3 funciona normal, so nao funciona no win 7 e acho que tambem nao vai funcionar no vista e nem no win 8Pablo César escreveu:A outra questão, que você re-direcione a sua impressão de dentro do seu programa, que ao invés de mandar para LPT2 direto, crie um arquivo antes e depois copie para LPT2 capturada.
abraços
amparo
impressora FX-890
Reforçando o que o Itamar disse, o seu problema pode ser resolvido utilizando:
Win_PrintFileRaw()
Um pequeno exemplo:
Primeiro defina a impressora como padrão
Um programa para testar:
Win_PrintFileRaw()
Um pequeno exemplo:
Primeiro defina a impressora como padrão
Um programa para testar:
FUNCTION MAIN
LOCAL cDefaultPrinter:=WIN_PrinterGetDefault()
SET DEVICE TO PRINT
SET PRINTER TO "TESTE.TXT"
SET PRINT ON
@ PRow()+1,000 SAY "TESTE"
EJECT
SET PRINT OFF
SET PRINTER TO
SET DEVICE TO SCREEN
WIN_PrintFileRaw(cDefaultPrinter,"TESTE.TXT",'Impressao Teste')
RETURN Nil
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
- Pablo César
- Usuário Nível 7

impressora FX-890
Viu Amparo os colegas postaram uma solução simples para Harbour, mas vai precisar da geração do arquivo de impressão. E só para efeito de teste, uma vez capturada, você poderia digitar na linha de comando:
copy leiame.txt lpt2
Mas acredito que uma vez você tendo o arquivo de impressão o Win_PrintFileRaw irá funcionar bem, como indicaram os colegas.
copy leiame.txt lpt2
Mas acredito que uma vez você tendo o arquivo de impressão o Win_PrintFileRaw irá funcionar bem, como indicaram os colegas.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta