como gerar exe que sera instalado no pc do cliente

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

ola pessoal, da maneira como estou compilando, os recursos do debugador, estao deixando o executavel muito grande, tentei compilar das duas maneiras descritas abaixo e das duas formas o executavel permanece do mesmo tamanho, tentei tambem colocar como false as linhas LDEBUG, PRG_DEBUG E LPRG_CLASSICDEBUG, mas nao esta tendo efeito, como devo gerar o executavel que eu vou instalar la na maquina do cliente ?

estou tentando dessas duas formas, sem sucesso:

DEL *.C
C:\xHarbour\BIN\XBuild CONTAB.EXE.XBP

DEL *.C
C:\xHarbour\BIN\XBuild CONTAB.EXE.XBP -DEBUG -CLASSIC -B -ALL

obrigado.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Não utilizo xBuild mas, parece que você está informando parâmetros na linha de comando que geram informações de debug no executável.

Experimente retirá-las:

Código: Selecionar todos

C:\xHarbour\BIN\XBuild CONTAB.EXE.XBP -CLASSIC -ALL
Para saber o que faz cada switch, use

Código: Selecionar todos

C:\xHarbour\BIN\XBuild /?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

assim tambem nao deu certo.
C:\xHarbour\BIN\XBuild CONTAB.EXE.XBP -CLASSIC -AL
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Talvez não seja possível reduzir o tamanho do executável. Isso também nem é importante atualmente. O que você considera um executável grande? Que tamanho tem este que você está gerando?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

utilizo o debugador direto e a solução é depois de compilar vc reduzir o tamanho do executável com o UPX... pesquisa no google q vc acha ele é opensource...

No teu BAT faz após o comando de compilar e tal assim UPX NomedoExecutavel... pronto... pra vc ter uma idéia 1 executável meu após gerado ele fica com 4,5 MB ai após o UPX ele cai pra 1,7 MB...

Outro exemplo aki é de um EXE q sem o UPX fica em 1,8MB e após o UPX ele cai pra cerca de 300Kb.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

bom dia pessoal, alxsts o executavel que esta instalado la no cliente se eu teclar Alt D e executar o sistema, ele abre o debugador, esses recursos aumentam o tamanho do executavel, eu quero levar para o cliente um executavel enxuto, esse sistema compilado no clipper o tamanho dele é 266.624 ja no xHarbour o tamanho dele é 1489.408, é um sistema pequeno, vou estudar o UPX conforme sugerido pelo amigo Fladimir.

obrigado.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Porter,

Um executável em xHarbour com tamanho de 1489.408 usando o Debug, acho que é até bem pequeno. Mas se quiser diminuir o tamanho usando a opção do colega Fladimir, baixe o UPX abaixo:
Anexos
upx.zip
(281.86 KiB) Baixado 74 vezes
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

Olá Jairo Maia,

Obrigado por passar o UPX.zip, tenho uma duvida, o fato de diminuir o tamanho do executavel, significa que o melhora da performance do sistema será tambem melhor ?

obrigado.
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Com relação a diminuição do tamanho do executável melhora o tempo para ele ser carregado na memória pelo SO (Sistema Operacional), com relação a performance do sistema depende mais da lógica q o programador utilizou para desenvolver, veja bem eu disse depende MAIS, ou seja, existe UMA pequena parcela da performance que é atribuída ao teu cenário de infraestrutura, mas ALGUMAS vezes essa pequena parcela é TUDO, exemplo vc gerou o EXE pequeno com uma lógica bem apurada mas coloca pra rodar em rede mal feita, ou com taxa de transmissão baixa e com computadores de péssima configuração, consequentemente a performance do seu sistema será afetada.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

Olá Fladimir,

Com o UPX, o executavel diminuiu de 1489.408 para 505.856, agora quando acesso o sistema o debugador ainda está lá, teclo ALT D e ele abre o debugador, isso é normal, é assim mesmo que fica o executável ?

já tentei assim, mas nao esta dando certo,

xbuild contab.exe.xbp -classic -all

obrigado.
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Porter não entendi o q vc esta perguntando se é normal...

Vc usar o UPX e reduzir o tamanho esta ok normal é assim mesmo... se vc compilou com o parametro do debug -b ele vai estar lá pra ser acionado via chamanda no teu fonte ALTD() dentro do PRG ou chamada externa teclando ALT+ D, isto tb é normal...

Qto ao comando xbuild contab.exe.xbp - classic -all não posso opinar pois não trabalho com ele.

Fora isto preciso q explique melhor tua dúvida pra ver se eu ou outro colega conseguimos t ajudar...

[]´s

.

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

estou compilando assim:
xbuild contab.exe.xbp

em seguida
upx contab.exe

mesmo assim ainda aciona o debugador com Ald D, essa é a minha unica duvida.

obrigado.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Porter,

Edite seu arquivo contab.exe.xbp e verifique as opções:
LDEBUG = .?.
LPRG_DEBUG = .?.

Veja se ambas estão setadas como .F.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

agora deu certinho, e ainda diminuiu ainda mais o tamanho do executavel.

obrigado Fladimir e Jairo, obrigado a todos.
Responder