Configurar sistema para o Windows 8

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

zeluis
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por zeluis »

Olá pessoal!

Como configuro o sistema feito em Clipper para rodar corretamente no Windows 8 ?.....seria da mesma forma que no Windows XP (no config.nt e autoexec.nt)?

Grato pela ajuda"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

zeluis, eu acho que sistema em clipper não roda no windows 8, mesmo no win 7 64 bits não é possivel rodar esse tipo de aplicação. Isso só é possível em windows 32 bits ou inferior. Para SO 64 bits voce precisará usar algum emulador ou máquina virtual, se procurar no forum vai achar bastante material, o que eu mais vi aqui no forum é o dosbox.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
VanderSimples
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por VanderSimples »

no windows 8 nativo não roda!
Só usando maquina virtual
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Se usar o Blinker, pode embutir as variáveis de ambiente no EXE.
Já o files=, não lembro mais onde seria.
Mas só vai rodar se for Windows 32 bits.
O Windows 8 tem versão 32 bits, mas não tem o XP Mode como o Windows 7. (Virtual PC embutido).
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Na minha opinião vc deveria estudar a possibilidade de compilar o sistema em Xharbour ou harbour. Não da tanto trabalho assim e ai os ganhos são inúmeros.
zeluis
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por zeluis »

ok pessoal!....obrigado pelas respostas
thiagowittmann
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por thiagowittmann »

Minha questão é a mesma: tenho um programa em clipper, e gostaria de fazer algumas atualizações nele, por exemplo, gerar arquivo pdf e funcionar ele em win8 64 bits. Algum profissional poderia me ajudar?
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Claro, post suas duvidas.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
VanderSimples
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por VanderSimples »

Eu converti recentemente meu sistema Clipper 5.2 para Harbor seguindo as dicas do seguinte post: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=12658

Levei certa de 5 dias para converter tudo, realmente foi muito mais fácil doque imaginei no inicio.

Ja estou com o sistema rodando nos clientes a 2 semanas e roda perfeitamente até em Terminal Service com Windows Server 2008 64bits, em meu note de desenvolvimento windows 7 64bits tinha de ficar abrindo o VirtualBox para usar/mexer no sistema, agora tenho apenas o ícone do HMG 3.1.5, inicialmente era o HMG 3.0.35, mas também atualizou sem problemas.

Bom em resumo, na minha opinião eu perdi muito tempo não convertendo meu sistema antes.

Poste suas dúvidas que terei prazer em ajudar.

Obs.: A única coisa que preciso fazer para trocar o EXE em CLIPPER pelo EXE em Harbour no cliente é refazer os íncides, no meu caso IDX.
thiagowittmann
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por thiagowittmann »

Olá, meu programa é em clipper e tem esse monte de problema de compatibilidade com os w7 w8 64 bits. Além disso, não imprime em USB e não gera arquivo no formato PDF. Gostaria de saber se tem alguém que vocês indicam para fazer as alterações, e como eu entro em contato com essa pessoa. Meu e-mail é thiago@rusithy.com.br
grato
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

thiagowittmann escreveu:Olá, meu programa é em clipper e tem esse monte de problema de compatibilidade com os w7 w8 64 bits. Além disso, não imprime em USB e não gera arquivo no formato PDF. Gostaria de saber se tem alguém que vocês indicam para fazer as alterações
Oi Thiago, estou respondendo aqui porque não gosto de responder por MP assuntos técnicos e de interesse comum, também acho que você não obteve resposta dos colegas daqui do fórum, porque você adicionou o teu assunto com o do tópico. Caro Toledo, se achar conveniente desdobrar em novo tópico, agradecemos.

Primeiramente precisamos saber se você tem os fontes e se deseja aprender Harbour, isto iria facilitar para você migrar definitivamente o teu sistema para 32 ou até mesmo para 64 bits o teu sistema. Claro que todo aprendizado leva algum tempo e tudo depende da capacidade de cada um e da disponibilidade que cada um tem. Se for por você mesmo migrar, você que seria iniciante (sem certeza estou dizendo isto) aconselho a você utilizar a instalação do HMG que você encontrará na seção Minigui no tópico HMG Releases - Atualizações para você baixar a ultima versão. Na mesma seção você encontrará alguns tópicos meus indicando o uso da versão 3.0.35, esta versão é muito antiga e se você tem intenções de algum dia migrar para a programação GUI, aconselho baixar sempre a ultima versão.

Agora se você quer uma solução imediata e eficaz, você pode instalar um emulador (tem vários inclusive aqui no fórum é mencionado) e você poderá a vir utilizar o seu programa de 16 bits em Clipper em qualquer ambiente.

Eu vi, não lembro agora o nome do emulador, que abre uma sessão Windows XP em Win7 que é muito bom e simples.

Quanto a impressora USB, você pode capturar essa impressora para LPT1. Utilize um arquivo batch NET USE... aqu no forum tem vários tópicos.

Sobre você gerar relatorio em PDF, mesmo em Clipper também tem solução. Uma delas é utilizar um aplicativo de terceiros que transforme o seu arquivo texto em arquivo PDF.

Claro tudo isto depende da sua disponibilidade. Procure tudo que mencinei, aqui no forum você vai achar.

Boa sorte, desculpe não disponibilizar as URL de cada coisa que eu disse, é porque estou com o tempo meio curto.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Pablo César escreveu:Eu vi, não lembro agora o nome do emulador, que abre uma sessão Windows XP em Win7 que é muito bom e simples.
É o Windows Virtual PC, onde você roda o emulador Windows XP Mode, que emula o XP dentro do 7, só não me lembro se tem que ser o 7 Ultimate ou se no 7 Professional já roda também, eu uso, mas no meu caso tenho o Win 7 Ultimate.
Pablo César escreveu:Quanto a impressora USB, você pode capturar essa impressora para LPT1. Utilize um arquivo batch NET USE... aqu no forum tem vários tópicos.
Isso funciona as vezes, pois em alguns modelos de impressora não tem como, pois não aceitam a impressão em DOS. Eu tenho usado um aplicativo chamado DOS2USB e tem resolvido o meu problema.
Pablo César escreveu:Sobre você gerar relatorio em PDF, mesmo em Clipper também tem solução. Uma delas é utilizar um aplicativo de terceiros que transforme o seu arquivo texto em arquivo PDF.
Eu estou usando em clipper uma rotina que, se não me engano, o Rochinha disponibilizou aqui no site mesmo. Está funcionando perfeitamente.

Sucesso e abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,
O Windows 8 tem versão 32 bits, mas não tem o XP Mode como o Windows 7. (Virtual PC embutido).
O XP Mode pode ser baixado e instalado, tem uns 400Mb de tamanho e depois é necessário instalar o Windows Virtual PC, eles vem separados e não fazem parte natural da instalação do Windows. O Windows Virtual PC e o Microsoft Virtual PC são dois programas diferentes, o primeiro trabalha de forma mais transparente e o segundo mais stand-alone.

Na minha opinião, o VirtualBox é muito melhor:

- atuando muito bem em tela cheia
- podendo ter uma ou mais VMs executadas de forma direta sem usar o console
- podendo executar a VM de forma escondida e esta VM ser acessada via TS de outro pc.
Na minha opinião vc deveria estudar a possibilidade de compilar o sistema em Xharbour ou harbour. Não da tanto trabalho assim e ai os ganhos são inúmeros.
A transição lhe dará leques de utilidade e vida maiores. Prefira o Harbour tradicional.
Eu estou usando em clipper uma rotina que, se não me engano, o Rochinha disponibilizou aqui no site mesmo. Está funcionando perfeitamente.
Exatamente, esta versão disponibilizada estava preparada para uso com Clipper nativo e DOS portanto seu código é totalmente compatível ao Clipper.

nfPDF - Gera arquivos Portable Document File. PDF

Observação, se for usar o VirtualBOX, pelo fato de poder acessar a VM diretamente voce pode criar um ícone/atalho e este já abra a VM em tela cheia e ninguem perceberá a execução virtual.

As VMs do VirtualBOX tem acesso a todos recursos do PC-Host e é visivel na rede.

Dica: Use uma versão leve de S.O. na VM como XPerience(não se preocupe com o término do suporte), Windows Server 2003 ou Windows Server Core. Todos são leves na execução sendo que este ultimo não tem o desktop, voce tem acesso ao S.O. via Prompt somente.

Resumindo: O bom de se utilizar uma VM é o fato de ela ser um arquivo e voce pode ZIPar este arquivo para uso futuro, ou seja, deu pau, voce descompacta o arquivo e poe pra rodar.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Complementando.

Para gerar PDF / RTF / DOC, imprimir em qualquer impressora, gerar relatórios com logo e ou marca d´agua e coisas do tipo utilizo apenas o Dosprint.
Ele permite fazer tudo isso e muito mais.

Quanto a usar Windows 8, minha opinião é que é melhor perder um pouco de tempo e convertendo o sistema com Harbour.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Boa tarde a todos.
Cara eu uso o tal do dosbox http://sourceforge.net/projects/dosbox/ ... e/download

//Como criar um atalho para carregar seu programa com dosbox
http://www.gamingroom.net/materias/roda ... s-windows/

//Acesse essa opção para configurar para o clipper
Imagem

//Editei depois da seção [dos] e [autoexec]
Imagem

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

Responder