Editando um sistema feito por terceiro.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Ola. Sou novo neste fórum pois tive a necessidade agora de debater com alguem com mais experiencia em clipper a minha dificuldade.
Trabalho diariamente com outra linguagem mas conheço essa poderosa força do clipper . Tenho um cliente que usa um sistema feito em clipper a mais de dez anos e esta funcionando perfeitamente e nunca apresentou problemas, esta tudo estável. Este cliente com o passar dos anos alterou algumas formas de trabalhar e precisou fazer pequenas alterações no sistema. A parte da programação não é problema pra mim, ja fiz as alterações (era só mudar alguns numeros).... em uns 3 arquivos .prg (o cliente tem os fontes do sistema pois ele comprou na época da pessoa que desenvolveu pra ele). O sistema tem muitos arquivos .prg ......
A minha duvida esta em como compilar e linkar .... eu instalei o clipper5 ... e fiz da seguinte forma

clipper <nome do arquivo>
não apareceu nenhuma msg de erro

mas no rtlink apare um erro : Aparece o nome de todos os arquivos prg do sistema e abaixo a msg
"Warning wrt0022: .exe may not execute properly -- underfined symbols"

fiz um teste para ver se estava tudo configurado certo (criei um pequeno programinha para exibir uma frase de teste na tela), compilei e linkei ... e funcionou. (quer dizer que a configuração do clipper esta correta).

Gostaria de uma ajuda sobre como proceder e qual a melhor forma de fazer essas pequenas alterações sem afetar esse sistema que esta a tantos anos funcionando.

Eu agradeço desde já a ajuda.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Olá Amigo, seja bem-vindo ao fórum!
Turco.raz escreveu:O sistema tem muitos arquivos .prg ......
A minha duvida esta em como compilar e linkar .... eu instalei o clipper5 ...
Verifique se não existe algum arquivo com a extensão RMK ou LNK junto com os arquivos PRG deste seu programa.
Quando se tem muitos arquivos PRG o ideal é compilar e linkar utilizando arquivos RMK e LNK, veja mais detalhes no link abaixo:

Utilizando o RMAKE

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Muito Obrigado pela resposta.

não encontrei nenhum arquivo .lnk ou .rmk dentro da pasta dos fontes.

Verifiquei que tem um arquivo .LN5 e o conteudo dele faz referencia a um arquivo @cl52.lnk .... no conteudo deste arquivo .LN5 te alguns comando e o nome de todos os arquivos .prg .. ..

Aquele artigo que você me indicou eu já tinha visto ele em pesquisas no google mas eu li ele novamente.

Será que é o arquivo .rmk ???
mas oque é essa extensão .ln5 ??

ainda estou neste impasse e sem conseguir compilar corretamente.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Turco.raz,

Acho que fica mais fácil se você compactar e anexar esse arquivo .LN5 para que possamos saber quais são esses comandos, e também os nomes dos PRGs da aplicação. Fica melhor para ajudá-lo a montar os scripts, principalmente se este arquivo já indicar possíveis LIBs que estão sendo usadas.

Para anexar um arquivo, acesse este link: Como anexar arquivo nas mensagens

NOTA: O Artigo indicado (não conhecia) é extremamente didático, mas se você ainda tem dificuldade, vamos tentar.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Este é o conteúdo do arquivo .LN5 que eu comentei. Não foi permitido anexar arquivo com extensão .LN5 eu poderia mudar para txt para anexar .... mas o conteúdo esta ai em baixo..
Preciso muito resolver isso. Se puderem me ajudar como compilar agradeço.

Blinker INCREMENTAL OFF
Blinker EXECUTABLE CLIPPER F200;X16;CGACURS;BADCACHE
Blinker OVERLAY UMB ON
Blinker OVERLAY PAGEFRAME ON
Blinker OVERLAY OPSIZE 48
Blinker CACHE EMS 200
Blinker CACHE XMS 1024
Blinker MEMORY CLEAR 1
Blinker MEMORY PACK 1
Blinker EXECUTABLE COMPRESS 1
Blinker DEMONSTRATION MINUTES 65535
Blinker PROCEDURE DEPTH 70
NoBELL

FI ACIP
BEGINAREA
FI MANUTEMP,IMPEMPR,PROCEDE,MANUTGRP,IMPGRP,REINDEXA,MANUTCID,IMPCID
FI MANUTBAI,IMPBAI,MANUTSEV,IMPSERV,LANCA,LANCAUNI,MANUTSEF,IMPSERF
FI IMPAVIBO,MANUTHIS,IMPHISTO,LANCACAI,IMPCAIXA,LANCAGUI
FI IMPUSUNI,IMPQTGUI,IMPANIVE,MANUTSCP,IMPSCPC,MANUTDAS,CONSUGUI
FI IMPDASC,IMPLANCA,ETIQUEMP,IMPRECIB,GASTOUNI,CONSUGAS,MANUTUNI
FI IMPGASTO,IMPGASEM,IMPFAIDA,IMPEMIAV,IMPEMPR2,IMPMOVD,BAIXAUT
FI IMPUNIME,IMPMENSA,IMPTOTHI,TIMESLIC,MANUTCC,IMPCCUS,PROCESSA
FI IMPCXMES,MANUTCON,IMPCONTA,COB033,MANUTBOL,BAIXABOL,LEARQRET
FI MDLTOOL3,IMPBALAN,IMPRELIR
ENDAREA

##FI CLD.LIB
@CL52.LNK
OUT ACIP
LIB BIBLI6,LLIBCA,BLXCLP52;
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá,

Agora ficou mais fácil, dá para montar o arquivo faltante com estas informações (considerando que ele esteja completo) porém, o sistema foi compilado com o Blinker. Então você precisa ainda informar 2 coisas para podermos avançar:

1 - Verifique se nesse computador tem uma pasta chamada BLINKER, veja se ela tem a pasta BIN, e nessa pasta tem o arquivo BLINKER.EXE.

2 - Esta aplicação usa duas LIBs externas. Veja se na pasta dos .PRGs tem estas duas Libs:
BIBLI6.LIB e LLIBCA.LIB. (ou em alguma pasta do computador).

Se existir a pasta BLINKER, é possível tentar sem alterar nada por enquanto, caso ela não exista precisará ser instalado o Blinker. Você pode baixá-lo aqui: http://pub.buzinello.com/index.php?d=./ ... compilers/
Abraços, Jairo
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Sim ... dentro da pasta dos fontes tem uma pasta LIB e dentro dela outras pastas, tem uma chamada blinker

os arquivos mencionados estão dentro da pasta \lib\lib
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Pelo q vi então vc não vai usar o RTLINK pra linkar e sim o BLINKER...

Agora não me lembro a sintaxe de como se utiliza ele, Jairo /Toledo / outro colega alguém lembra?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Pessoal,

Gostaria que lessem com atenção por favor, gostaria de ter certeza que não estou cometendo alguma injustiça.

Da minha parte, com as informações que ele passou eu montaria os scripts e os .BATs necessários a compilaçao com o RMAKE e BLINKER, claro, adicionando algumas instruções para facilitar nossa ajuda.

Ocorre que pela manhã eu não havia notado, mas quando fui iniciar a montagem dos scripts, Constatei um Problema: Me parece que o cliente do colega NÃO TEM OS DIREITOS AUTORAIS do sistema, mesmo havendo os fontes no micro.

Por outro lado, ele alega que o sistema está funciona a mais de 10 anos, mas não podemos ter certeza disso, e sequer se ainda o sistema funciona hoje.

Façamos uma verificação no script que ele postou, e veremos. Quero acreditar que o colega não está de MÁ FÉ, mas penso que ele pode estar sendo ENGANADO pelo cliente dele.
Abraços, Jairo
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Jairo vc se refere a parte do Blinker q se refere ao período de demonstração?

Pelo q o colega citou de o cliente dele ter comprado os fontes etc e tal ao meu ver não temos como saber se ele tem os direitos ou não...

Agora diante do exposto o mais fácil seria o dono da empresa e o colega entrarem em contato com que fez/criou o sistema para montar o script de compilação/linkedição para ficar melhor e evitar possíveis problemas oriundos da incerteza.

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Caro Fladimir, Caro Turco.raz, e demais colegas:

Retratação:

Acabei de fazer os testes no Clipper, e constatei que realmente minha dúvida NÃO PROCEDE. O comando:

Código: Selecionar todos

Blinker DEMONSTRATION MINUTES 65535
Não pressupõe limitação de uso permanente. Ao contrário, após verificar isso reforça o que alega o colega, que seu cliente TEM SIM OS DIREITOS AUTORAIS DO SISTEMA.

Ao colocar este comando, o sistema apenas abortará se ficar aberto pelo período especificado, e basta abri-lo novamente e trabalhar normalmente novamente pelo tempo especificado. Se o programador tivesse essa intenção, colocaria por data ou um tempo menor.

65535 minutos, são mais de 1090 horas trabalhando ininterruptamente.

Caro Turco.raz,
Estou encerrando hoje, retomarei pela manhã. Caso algum colega não tenha ainda montado os scripts, me comprometo a fazê-lo e postar, bem como algumas instruções que da forma montarei os scripts pedirei para que você faça.

Espero que entenda minha preocupação, primeiro porque respeito os colegas programadores, e segundo porque o fórum tem regras rígidas contra quebrar direitos autorais.

Grande Abraço a todos, tenham uma boa noite.
Abraços, Jairo
Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Caro colega Jairo muito obrigado pela sua preocupação.

Sou muito grato por você se preocupar com isso e com minha dúvida.

Infelizmente não posso provar mas pode ter certeza que falo a verdade quanto aos direitos autorais.
TEnho uma empresa e trabalho desenvolvendo aplicações JAVA para alguns sites e tambem com Delphi para algumas outras empresas. Jamais cometeria o erro de burlar direitos autorais, porque sei na pele oque é ficar horas diurnas e noturnas programando.

Só tenho dúvida de como compilar e montar esse script, como configurar e usar o blinker. .... para esse sistema que nunca trabalhei a fundo, essa forma de compilar. Infelizmente estou acostumado aos motores de compilação que fazer todo o trabalho sujo sozinho.. kkk

Serei grato, por qualquer dica ou ajuda.... mas não quero que fazem por mim .... só me expliquem como funciona que eu faço o script aqui ....

Valeu...
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Olá Turco.raz,

Vamos tentar dar mais um passo seguindo as informações que temos, buscando uma solução. Tenha em mente que estamos trabalhando com as informações disponíveis, assim, caso faltar alguma lib por exemplo, aparecerão as mensagens, que se possível vamos tentando entender.

Primeiro, e para facilitar a comunidade (na minha opinião), vou pedir alguns pequenos ajustes antes que você tente a compilação, a saber:

1 - Copie ambas LIBs: BIBLI6.LIB e LLIBCA.LIB para a mesma pasta que estão os PRGs do sistema;
2 - Baixe e instale o BLINKER 7 do link que passei acima (site do Maligno), assim teremos certeza que o BLINKER usado será a versão 7.
3 - Certifique-se que tanto oClipper como o Blinker estejam instalados na pasta padrão, ou seja C:\CLIPPER5 e C:\BLINKER

Após esses passos, descompacte o arquivo anexo na mesma pasta dos PRGs. O conteúdo do anexo são 3 arquivos:
ACIP.RMK
ACIP.LNK
AMBIENTE.BAT

Como usar:
Na primeira vez que você acessar o Prompt de comando (e apenas a primeira vez em cada seção), antes de iniciar a compilação digite: AMBIENTE.BAT que preparará o ambiente para rodar o Clipper e o Blinker.

Uma vez configurado o ambiente, para compilar, proceda da seguinte forma:

Na primeira vez (e sempre posicionado na pasta dos PRGs), digite RMAKE /F ACIP.RMK. O parâmetro /F fará com que todos os PRGs do projeto sejam compilados atualizando os arquivos .OBJ, que serão usados pelo Blinker para linkar. Após a primeira vez, digite apenas: RMAKE ACIP.RMK, que somente, e se for o caso, os PRGs atualizados serão compilados.

Tente e veja se vai avançar.
Anexos
Acip.Zip
(1.34 KiB) Baixado 100 vezes
Abraços, Jairo
Turco.raz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Turco.raz »

Valeu ..... mas não deu pra testar pq fiquei fora o dia inteiro hoje, cheguei agora e peguei os arquivos ....

vou fazer os testes ... amanhã retorno postar aqui oque aconteceu....
Responder