Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Eu venho aconselhando a muitos colegas aqui no fórum. Se quiser converter seu código em Clipper e passar seus sistemas em 32 bits, você pode contar com um IDE muito boa porque é muito prática, muito fácil de trabalhar. Claro que você tem duas opções de compilar em modo console. Modo console para os que não sabem é modo não gráfico, assim como são as telas do Clipper (iguaizinhas).

1. Então baixe a IDE, eu aconselho a versão 3.0.035 que tem a opção de configurar se você quer compilar em modo console ou modo gráfico.

Eis o link para baixar a HMG 3.0.035: http://www.hmgforum.com/site/index.php? ... t&Itemid=2

Se quiser baixar outras versões eis o link: http://www.hmgforum.com/site/index.php? ... 0&Itemid=2 (mas eu aconselho começar com 3.0.035)

2. Depois disso instale o HMG na pasta que aconselha o programa de instalação (assim facilita entendimento para todos).

3. Abra uma pasta e coloque uma cópia do seu sistema que foi feito em Clipper.

4. Chame a IDE do HMG. Na primeira vez estará em inglês (óbvio) mas vc pode configurar para português brasileiro e pode também configurar o editor de textos que vc mais estiver acostumado. Claro que o ideal é que seja um editor GUI não o QEdit.exe nem o EDIT.exe do antigo Windows. Eu aconselho a usar o Notepad Plus que é freeware e ainda pode configurar as cores do editor diferenciando comandos, funções, numeros e os fechamentos do IF... Do While... For... com o endifs... enddo... Next... etc... Para configurar idioma e editor, vá no menu Tools e item Preferences você vai ver uma janela com Module Editor e IDE Interface Language, mude e clique em Ok. Para que tenha efeito, saia e entre novamente que irá aparecer em português (se foi esse o idioma que você tinha escolhido: Pt-BR, é claro).

5. Clique em Arquivo e no subitem Novo Projeto ou clique no botão Novo Projeto, dê um nome curto sem espaços nem caracteres especiais, pode ser o mesmo nome do prg principal.

6. A IDE irá criar dois arquivos um prg chamado Main.prg e um fmg (que seria o arquivo de telas para Windows) também chamado de Main. Eu normalmente não gosto desses nomes e deixo com o nome que já possui meu sistema.
Então apago eles, clico no Main.fmg e vou no menu Projeto no subitem Excluir Arquivo e novamente faço para o Main.prg fecho as janelas do prg e do fmg.

7. Bom agora vou colocar o meu prg principal que era o primeiro no Clipper e vou importar ele para que a IDE trabalhe com ele. Vou no menu Projeto e subitem Importar Arquivo daí irá aparecer como Main o meu primeiro prg. Logo importo os outros prgs que precisam compilar.

8. Uma coisa muito importante é colocar Function Main() no começo do primeiro prg após os includes.

9. Agora precisa dizer para a IDE que você quer compilar em modo console portanto a sua aplicação não é no padrão Windows, isto é, em modo gráfico. O programa irá parecer idêntico que as telas do Clipper. Para isso vá na janela Gerenciador de Projeto e clique na aba Configuração, você verá que tem um item Console mode clique com double click e mude para .T.

10. Agora tente compilar, no menu Projeto no subitem Executar ou pressione F5 ou clique no botão Executar que irá compilar e executar a sua aplicação. Se forem relatados erros, utilize o fórum para sanar suas dúvidas. Eu utilizo muito o Google para localizar a solução de erros colocando exatamente igual a mensagem de erro que aparece na tela. Basicamente resolvo 90% da minhas dúvidas.

Agora vou mostrar como abrir um projeto que já tenha sido feito com HMG. Fiz uns prgs simples, mais a título de comprovação de que posso chamar outros prgs mesmo não contedo Function <nome_da_função> e ainda utilizar passando parâmetros. Anexei um exemplo compactado que deverá ser descompactado em numa pasta (vamos chamá-la de pasta teste19).

1. Após fechar o primeiro projeto ou qualquer outro projeto, vá no menu Arquivo e no subitem Fechar Projeto. Após isso pode-se trabalhar com outro projeto. A IDE também aceita ser aberta em outras instâncias, ist é, pode chamar várias seções e portanto vário projetos. Mas quem consegue trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo ?

2. Vamos abrir o projeto demo que está na pasta teste19. Vá no menu Arquivo no subitem Abrir Projeto ou pressione F2 ou clique no botão Abrir Projeto, vá na pasta teste19 e verá lá o arquivo demo.hbp, após clicando nele, irão aparecer 2 prgs (Main.prg e Prog1.prg) na janela Gerenciador de Projeto.

3. Como esse é um exemplo simples e não está com erro algum. Você pode compilá-lo. Isso você ja sabe... (item 10)

Bom com mais tempo irei colocar as telas demostrativas. Se surgirem dúvidas ou algum erro neste tutorial, podem questionar aqui mesmo.

Um grande abraço e espero que seja muito util para todos.

Tópicos relacionados:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=11543
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 664#p71664
https://pctoledo.org/forum/viewto ... hmg#p72828
https://pctoledo.org/forum/viewto ... hmg#p73131
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 070#p75070
Anexos
demo4.rar
(481.5 KiB) Baixado 1782 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
airam
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Fev 2012 22:02
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por airam »

Olá Pessoas,

Estou começando meu contato com HMG IDE, tentando gerar um EXE de base clipper para rodar num servidor 32 bits, infelizmente o demo acima não traz o conteudo que se refere, apresenta apenas um executável com teste de botões, se ainda tiver o exemplo que se refere ele pode me ajudar.

Obrigado,
Airam Miranda de Almeida
linkedin\face\twiter\google+
Airam1968@terra.com.br
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Não entendi, qual é a sua dúvida ?

Se você quiser algum exemplo em modo console, pode achar na pasta C:\hmg.3.0.35\SAMPLES\CONSOLE no seu computador. O conceito de carregar o projeto é o mesmo o que diferencia é apenas se é GUI ou CONSOLE e essa opção na versão 3.0.35 da HMG está em "Configuração" da IDE. Já na versões posteriores, você tem que adicionar:

REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Antes do Function Main() e a IDE o próprio Harbour irá assumir como não gráfico.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
helio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 175
Registrado em: 04 Ago 2004 10:36
Localização: São Bento do Una-PE
Contato:

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por helio »

Pessoal aqui nos utilizamos o XHARBOUR 0.997, SQLRDD e GTWVW posso usar esta ferramenta HMG ?
Helio Beltrao Jr.
msn: helio@htisistemas.com
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Não, HMG trabalha com Harbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
sygecom
Administrador
Administrador
Mensagens: 7131
Registrado em: 21 Jul 2006 10:12
Localização: Alvorada-RS
Contato:

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por sygecom »

Pablo César escreveu:Não, HMG trabalha com Harbour.
Pablo, quando você fala em HMG é a Minigui do Roberto Lopez ou a Minigui Extended ?

A Minigui Extended funciona sim com xHarbour, porém com essa versão que o colega mencionou teria que ver qual a versão compatível da Minigui terá que usar.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Pablo, quando você fala em HMG é a Minigui do Roberto Lopez ou a Minigui Extended ?
HMG é do Roberto Lopez (aniversário dele hoje) pois a versão 3.0.35. A Minigui, sei que trabalha com xHarbour. Mas ele mencionou HMG...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Mais uma explicação passo a passo desde a instalação até compilação de projeto exemplo. Vejam como é fácil:

1. Vá para a seção de Bibliotecas Visuais e IDEs ‹ MiniGui daqui do fórum.
2. Procure pelo tópico HMG Releases - Atualizações.
3. Na primeira mensagem você tem dois links (agora que re-editei a minha mensagem, para deixá-la mais evidenciada): um para baixar a versão HMG 0.35 e a outra onde mostra todas as versões 3 da HMG.
4. Selecione entre a versão mais atual ou a HMG 0.35. Como eu disse, a diferença principal entre ela é que é mais prático, por tanto um pouco mais fácil, ter a opção na IDE para você selecionar entre modo console/gui. Se você está migrando, aconselho a começar com a versão HMG 0.35 mas se quiser estar com mais recursos (seja pela HMG e pelo proprio Harbour serem mais atuais), escolha a ultima versão disponível.
5. Uma vez ter baixado o hmg.3.0.35.exe (por exemplo), clique no arquivo irá aparecer uma tela para você confirmar a instalação, muito provável é um alerta de segurança bem comum no Windows Xp e Win7, depois clicar no Next (de bem vindo e se deseja instalar), depois clica no Next (para confirmar o nome da pasta, sugiro que deixe como indica o programa de instalação), clique em Next (para confirmar o nome do atalho/ícone) e clica finalmente no Install que começará a instalar as bibliotecas gráficas, o programa IDE para compilar e trabalhar em forma interativa com os componentes na tela, instalará também o Harbour e todos os exemplos feitos em HMG. Uma vez terminado a instalação aparecerá uma tela com a opção Finish para indicar que terminou. Viu, muito fácil né ?
6. Observe que deve ter criado um atalho/ícone na sua área de Desktop no Windows. Essa é a IDE o principal para sair compilando e elaborar seus programas em HMG. Ao executar a IDE na sua primeira vez, irá estar tudo em inglês que é o idioma oficial por tratar-se de um produto que é utilizado internacionalmente. Mas você pode configurar para o português e isso você faz indo no menu da IDE em Tools depois Preferences e no ComboBox que diz IDE Interface Language selecione PtBR.lng ai clique em Oj e irá aparecer uma mensagem em inglês dizendo You must restart HMG-IDE for language changes has effect que traduzindo significa que para que os efeitos de configuração (neste caso idioma) tenham efeitos, será necessário sair e entrar no programa novamente.

Agora explicarei um exemplo de como carregar um projeto, compilá-lo e executá-lo:
1. Chame a IDE. Já no idioma português, clique no menu Arquivo, clique em Abrir Projeto porque iremos abrir um projeto dos muitos já existentes na pasta de exemplos. Então selecione a pasta do hmg.0.35 (se foi esta a que selecionou para ser instalada, se não procure a versão que instalou) no seu computador, depois vai na sub-pasta SAMPLES (onde estão todos os exemplos vindo no pacote), procure por outra sub-pasta chamada MAIN.DEMO (onde está um dos projetos que mostram a maioria dos recursos como exemplo), após clicado nessa pasta irá aparecer o arquivo de configuração para a IDE entender quais arquivos irá carregar e enfim auxiliá-lo para compilação. O nome do arquivo neste exemplo é demo.hbp clique nele e em abrir você verá que carregou um arquivo prg na janelinha de Gerenciador de Projeto na aba Módulos com o nome demo.prg (Main), esse Main é que indica que é o prg principal. Quando você criar seus projetos, você pode definir qual será o seu principal prg.
2. Depois de ter carregado o projeto exemplo, bastaria compilá-lo e executá-lo. Para isso vá no menu da IDE em Projeto clique Executar que a IDE entenderá que deve compilar e executar. Espere a compilação, que irá a aparecer a tela do Demo para você ver a maioria dos recursos que tem esse programa exemplo.

Mas simples, mais fácil que isso... não tem. Pois não vejo tanta dificuldade assim. Lembre quando abrir seus novos projetos, crie antes uma pasta onde irão ser depositados os fontes, as telas, os arquivo de imagens, seu banco de dados. E o mais interessante, que toda a bagagem que você tinha em Clipper será possivel utilizar, menos as que compõem a saída para telas, pois estas são dispensáveis para a programação GUI (modo gráfico) mas sim irão ser ainda úteis para quando você compilar em modo console (estilo Clipper). O resto é praticamente igual. Surgirão dúvidas: poste aqui no fórum, mas faça na seção adequada (neste caso na seção MiniGui).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

A fim de esclarecer melhor na hora de optar entre uma versão mais atualizada da HMG e a versão 3.0.35, a diferença mais relevante é que na IDE da 3.0.35 tem a opção de selecionar se quer em modo console ou modo gráfico (veja abaixo):
Tela55.PNG
Tela55.PNG (9.64 KiB) Exibido 25190 vezes
Apenas indico esta versão do HMG para facilitar aqueles que ainda não tem muita experiência com IDEs e com a HMG e que estão apenas para compilar seus fontes em Clipper e desejarem um meio prático e fácil para migrar para 32 bits em Harbour. No entanto as versões posteriores a 3.0.35 (que não vem com essa opção na IDE de selecionar o modo de compilação entre console/gui) pode ser utilizada a IDE para compilar em modo console bastando colocar no seu prg principal ( antes de você tem Function Main ) REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT nas primeiras linhas após dos includes... e aí a IDE juntamente com o Harbour irá assumir em modo não gráfico. Só isso.

Então se você quiser usufruir de maiores recursos do Harbour e da HMG, a ultima versão lançada é a melhor para ser obter maiores e até melhores rendimentos do que a versão 3.0.35.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
rubens
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1520
Registrado em: 16 Ago 2003 09:05
Localização: Nova Xavantina - MT

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por rubens »

Pablo,

Baixei a hmg do link indicado, instalei e mudei para português o idioma.
Quando busco o exemplo na pasta console consigo compilar e executar.
Mas quando gero um novo projeto não consigo compilar e executar, aparece o erro da imagem abaixo.
Salvo os projetos na pasta d:\hmg que criei.
Tento salvar dentro da pasta padrao do hmg o windows não deixa salvar dizendo que nao pode ter espaco e nem caracteres especiais no nome.

O conteudo que estou tentando compilar é o mesmo que está no exemplo hello.
Imagem

Vlw..
obg..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
VanderSimples
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Mensagens: 25
Registrado em: 15 Jul 2013 15:39
Localização: Marilia

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por VanderSimples »

Gostaria de Agradecer ao Pablo César pelo tópico e dizer que realizei a compilação do meu sistema de clipper para HMG e que ficou perfeito...

Ainda não caiu a ficha direito, eu venho tentando fazer algo assim para que meus sistemas rodassem em win64bits faz muito tempo, anos, pra ser exato.

Muito obrigado ao Pablo César e todos que colaboram com o forum


P.S.: "ficou melhor do que eu esperava, 100% compativel"
Avatar do usuário
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Mensagens: 570
Registrado em: 12 Mai 2009 17:33
Localização: Bauru-SP

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por billy1943 »

Eu aloquei todos os .PRGs necessários e a IDE alocou os .DBFs a serem usados.

Porém clicando para ser gerado o executável para executar, em modo console, aparece um erro:

c:\hmg.3.0.35\BUILD.BAT Not Found!


Pergunto:

- mesmo utilizando a IDE tenho que montar um arquivo .BAT, no caso o Build.Bat ?


Eu já usei bastante vezes o citado batch para compilar em modo gráfico, nos exemplos que tem na HMG e MINIGUI, mas achei
que na IDE não seria necessário.

Como seria esse .BAT exigido pela IDE ?
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Oi Billy,
Eu aloquei todos os .PRGs necessários e a IDE alocou os .DBFs a serem usados.
Na verdade a IDE reconhece os DBFs presente no diretório onde está o projeto. A IDE não detecta se são ou não usados no projeto, só dará erro na falta ao tentar acessá-lo se não estiverem na pasta corrente do projeto ou se o path não for encontrado.
billy1943 escreveu:mesmo utilizando a IDE tenho que montar um arquivo .BAT, no caso o Build.Bat ?
Não Billy, não precisa. E esse aquivo C:\hmg.3.0.35\build.bat não deve ser modificado jamais.
Como seria esse .BAT exigido pela IDE ?
Se você fez a instalação no path C:\hmg.3.0.35\ não tem que fazer mais nada. Você verificou se existe o C:\hmg.3.0.35\build.bat ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7
Mensagens: 5312
Registrado em: 31 Mai 2006 10:22
Localização: Curitiba - Paraná

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por Pablo César »

Só para esclarecer aqui nesta comunidade, sobre a utilização da IDE para compilar em modo console.

Confesso que por questão de praticidade eu sempre indiquei esta versão (3.0.35) a ser utilizada, ora porque nessa versão a IDE tem a opção de mudar no Gerenciador de Projetos/Configuração a opção Modo console. Pois bem, nas versões posteriores esta mesma opção não tem da mesma forma na IDE. Sabemos que houve mudanças no Harbour tendo assim que utilizar o driver GT como indiquei acima (REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT) mas hoje descobri que compilando nas versões posteriores mesmo utilizando o driver GT e utilizando-se da IDE, gera um executável que sempre abre uma nova janela mesmo sendo executada na linha de comando. É dizer, se no caso abre-se uma seção DOS (em XP digamos) e logo chama-se um aplicativo, este teria que abrir na mesma seção e não abrir uma nova janela. Foi que descobri que colocando gui='no' (entre aspas) compila do mesmo jeito que a 3.0.35 através do hbmk2 em puro console, sem as bibliotecas gráficas. O mesmo que seria compilar através do Build.bat com parâmetro /c.
Screen.PNG
Screen.PNG (10.02 KiB) Exibido 19803 vezes
Agora o mais indicado é utilizar a ultima versão do HMG, sem complicações em UNICODE e com novas funções. Se bem que aquele que almeja apenas migrar do Clipper para Harbour, na minha opinião, a versão 3.0.35 bastaria.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar do usuário
jartos
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Mensagens: 14
Registrado em: 18 Dez 2014 12:34
Localização: sp-sp

Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35

Mensagem por jartos »

Ola meus caros. Finalmente instalei a interface gráfica e depois de alguns tropeços consegui inserir meus fontes e minha lib no sistema. O que acontece e que não da erro de compilação nenhum e também não aparece o executável. Acho que fiz tudo certo no arquivo main. Alguém me ajuda?

*************************************************************************
#include "hbgtinfo.ch"

REQUEST HB_LANG_PTISO
REQUEST HB_CODEPAGE_PT850
REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULT

Function Main()
HB_GtInfo( HB_GTI_ISFULLSCREEN, .T. )
setmode(25,80)

func AD()
l_Inicio('HK-DEMO','Administracao',procname(),20150601,0)
set epoch to 1960
f_dis()
l_senha()
ad1000()
f_dis1()
l_Fim("18/03/1993")
retu NIL
Clipeiro a mais de 30 anos.Ainda chamando Harbour de "Senhor". Meu perfil no linkedin ->https://br.linkedin.com/pub/jarbas-torelli/29/691/ba9
Responder