Veja o que a gente às vezes recebe !

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

TELASZIP.ZIP
Telas de sistema em Clipper puro
(29.31 KiB) Baixado 187 vezes
Outro dia recebi email com o seguinte conteúdo:
Olá,
Você ainda usa aquelas telas medonhas em modo texto no seu sistema ?!
Há mais de 5 anos repete que esta sem tempo de reescrever as telas em uma GUI completa como HwGui, Fivewin, Minigui ?!
Enquanto isso, disfarce, melhore um pouco o visual com a FWVW (freeware) com muita facilidade, mesmo sem usar efeitos gráficos significativos.
Ambiente: Windows, xHarbour.org, xHarbour.com, Harbour.

Mais informações em downloads no meu site.
Apesar da deselegância do remetente, pois não conhece os sistemas de todo mundo para ir rotulando de "telas medonhas" já de cara,
solicitaria a quem já fez ou está fazendo uso do visual com FWVW que emitisse suas opiniões, pois já algumas feitas com softwares
parecidos, e, cá prá nos, se não ficaram com "telas medonhas", ao menos, estão muito aquém das que conheço e utilizo, produzidas
em Clipper puro.

As telas podem ou não usar o mouse, etc., etc.

E como sempre afirmo, não são as telas que garantem um bom serviço mas sim o conteúdo das rotinas e seu processamento, com agilidade, rapidez, facilidade aos operadores, etc.

Se alguém quer melhorar suas telas no Clipper mesmo, seguem duas telas tais como as uso nos meus sistemas em arquivo zipado.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Olhei por curiosidade, cheguei nesta página:
http://forum.magaldi.eti.br/downloads/
Pelo menos nessa tela de exemplo, só usa coisa normal do Harbour: a wapi_Messagebox() que tem na hbwin, e uma janela extra.

Na sua tela, eu só corrigiria a acentuação de preço.
Mas uma coisa legal que poderia usar seria uma tela com mais linhas/colunas, porque no Harbour é só escolher.

De resto é isso mesmo:
O cliente não troca de software só por causa de tela, e sim por falta de recursos operacionais.
Mas tela gráfica ajuda a eliminar pontos contra, assim como relatórios mais elaborados.

Semana passada a cliente me ligou pra elogiar um relatório, só porque fiz o zebrado nele...
O curioso é que o sistema passou a trabalhar com tabelas diferenciadas por cliente/produto/forma de pagamento, e todo tipo de forma de pagamento maluca agora está calculando automaticamente, e nessa parte não houve manifestação. (tem até uma que se o cliente comprar de terça é um vencimento, e se comprar de sexta é outro vencimento - tudo configurado pelo usuário responsável na tabela de formas de pagamento).
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Olá amigo José Quintas e outros colegas deste Fórum

A finalidade deste tópico por mim criado foi chamar a atenção para a oferta (comercial) e sua tática, que não aprovei.
Como consta na oferta, é para melhorar um pouco o visual , mesmo sem usar efeitos gráficos significativos (sic).

Já vi alguns resultados da utilização dessas ferramentas, e, muito obrigado, continuo com as minhas telas em Clipper, mas para
quem trabalhou com COBOL, ASSEMBLER, BASIC, o Clipper oferece até que um bom tratamento de cores, crítica dos dados, etc.
Até sistemas em Visual Basic tem telas pobres, pois todos nós sabemos do tratamento de propriedades e eventos de cada componente
da tela, daí a necessidade de não exagerar no seu número, não é ?

Quanto à utilização de mais recursos que às vezes colocamos internamente à disposição do cliente e não são percebidos, não há
discussão.

Eu ainda estou preferindo fazer umas telas caprichadas em Clipper e rechear o sistema de bons relatórios usando o NODOSIMP, utilizar as facilidades do Windows (WORD, EXCEL), partilhar de bons softwares auxiliares (BLAT, LabelMagic, etc), enquanto puder, e, os meus sistemas não são de fácil desenvolvimento, mesmo em Clipper.

Aos poucos vou captando alguma coisa de HMG, MINIGUI, HARBOUR, bem devagar, pois até poder substituir meus sistemas por
sistemas gráficos muita água ainda vai passar por baixo da ponte.

Quanto à palavra "prêço" obrigado pela dica, é que o sistema apresentado é bem antigo, você reparou nas datas ????
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Realmente, não tinha reparado na data.

No meu caso, sinceramente não sei dizer se ficou melhor ou pior.
O que posso dizer é que economizou espaço em tela com desenho ao invés de texto.
No fonte ainda continua opcional usar em texto ou botões, mas ninguém nunca reclamou desse gráfico.
É algo que dá pra fazer, sem ter que refazer os fontes todos.
Por enquanto é a única coisa gráfica no meu sistema, além dos relatórios em PDF, alguns já com algo mais.
Anexos
telapedido.png
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Administrador
Administrador

E ao tentar confirmar o pedido com dados inválidos.
( tem no email que você recebeu como sendo um algo a mais )

Código: Selecionar todos

FUNCTION MsgWarning( cText )
   RETURN wapi_MessageBox( wapi_GetActiveWindow(), cText, "Atencao", MB_ICONEXCLAMATION )

Anexos
alerta.png
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Só prá ilustrar que enfeitar é fácil.
Se o sistema atende o cliente, o cliente sabe que isso não é importante.
É interessante, mas não importante.
José M. C. Quintas

Responder