Bom dia amigos,
Após entrar em vigor o cancelamento por evento nenhum de meus clientes havia relatado nenhum problema para cancelar NF-e. Todavia, ontem um cliente entrou em contato dizendo que não conseguiu cancelar uma determinada NF-e. O ACBr estava retornando somente ERRO: Como primeira medida atualizei o AcbrNfeMonitor2 para a versão 0.8.0b e tentei cancelar, mais o prazo para cancelamento já havia decorrido.
Pude perceber que agora no acbr na aba WebService você pode configurar o tipo de cancelamento, que deve estar marcado na opção: ( o ) Por Evento.
Em minhas pesquisas pude entender que não é necessário mudar o comando NFE_CANCELARNFE(), pois o próprio acbr faz todas as mudanças necessárias para o correto cancelamento internamente. Entretanto me surgiu uma dúvida: Quando uma NF-e era cancelada com sucesso, eu confirmava o seguinte resultado, cStat=101. Quando eu não recebia o retorno por qualquer motivo ou o retorno não era cStat=101, antes de apresentar o problema eu fazia uma consulta NF-e NFE_CONSULTARNFE() antes de apresentar o erro, para ter certeza que a nota realmente não havia sido cancelada.
Para tanto, eu confirmava pelo mesmo campo cStat=101. A partir de agora como o cancelamento é por evento, no manual diz que o retorno do comando de cancelar é cStat=135, entretanto se for feita uma consulta, NFE_CONSULTARNFE() qual será o valor deste campo?
Sei que este procedimento pode parecer desnecessário, mais prefiro ter certeza que a NF-e está corretamente cancelada antes de fazer a devolução dos itens.
Sds,
Júlio.
Retorno do comando NFE_CONSULTARNFE() após cancelamento
Moderador: Moderadores
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
- JoséQuintas
- Administrador

Consulte uma nota cancelada no site da Fazenda.
Só olhar o status que está lá.
Só olhar o status que está lá.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Amigo José Quintas,
Grato pela sua colaboração. Eu já fiz este teste e como não tive nenhuma NF-e cancelada por evento, não tenho certeza se o retorno será o mesmo.
Sds,
Júlio.
Grato pela sua colaboração. Eu já fiz este teste e como não tive nenhuma NF-e cancelada por evento, não tenho certeza se o retorno será o mesmo.
Sds,
Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
-
Kiko Fernandes
- Usuário Nível 3

Boa tarde!
cStat=135 é o retorno de que o Evento foi registrado e vinculado a NFe. (Retorno do comando para cancelamento)
cStat=101 é o retorno da consulta da condição da nota.
Logo vc tem um tratamento após enviar o comando de cancelamento, porém vale aqui para saber se houve sucesso ou não.
Se retornou 135 vc sabe que foi registrado e vinculado a operação está ok. Pode marcar a NFe como cancelada.
Já na consulta da situação da nota o retorno permanece o mesmo. 100 (autorizado o uso) 101 (cancelada).
cStat=135 é o retorno de que o Evento foi registrado e vinculado a NFe. (Retorno do comando para cancelamento)
cStat=101 é o retorno da consulta da condição da nota.
Logo vc tem um tratamento após enviar o comando de cancelamento, porém vale aqui para saber se houve sucesso ou não.
Se retornou 135 vc sabe que foi registrado e vinculado a operação está ok. Pode marcar a NFe como cancelada.
Já na consulta da situação da nota o retorno permanece o mesmo. 100 (autorizado o uso) 101 (cancelada).
Amigo Kiko,
Agradeço sua contribuição. Responde exatamente minha dúvida.
Sucesso amigo.
Sds,
Júlio.
Agradeço sua contribuição. Responde exatamente minha dúvida.
Sucesso amigo.
Sds,
Júlio.
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias